Cozinha Organização

Formas de distribuição do espaço da cozinha

Para o bom funcionamento de uma cozinha deve-se distribuir os seus elementos formando o que se chama “Triângulo de trabalho“, cujos 3 vértices são a pia, a geladeira e o fogão, como visto no desenho abaixo, de preferência. Esta é a forma que permite que pessoa trabalhe com o menor número de movimentos de um ponto à outro quando está preparando as refeições.

triângulo distribuição cozinha

Na vida real nem sempre o ambiente permite esta distribuição. Por isso, consideramos a forma do ambiente e  distribuímos, tentando preservar esta idéia, da melhor maneira possível. Abaixo alguns exemplos de formatos de cozinha:


Cozinha com península,  Cozinha com Ilha Central – Para ambientes grandes, quadrados ou retangulares. Ótimos mas na maioria das vezes inviáveis devido ao tamanho cada vez menor das cozinhas atuais.(camillaathome,   Casa e Jardim)

 

Cozinha em U , Cozinha Paralela (apartmenttherapy), Cozinha em Linha (euroferragens) – Ideais para ambientes pequenos. A paralela é perfeita para cozinhas compridas com portas nos 2 lados menores (o corredor livre deve ter 1,20m no mínimo)


Cozinha em L habituallychic e houzz) – Ideal para ambientes abertos para a sala por exemplo.

Quer saber mais? veja em Decoração-Cozinhas

Quer ver TODAS as cozinhas do site ? Clique AQUI

Posts relacionados

Comentários:

Andrea Monção · 12 de dezembro de 2009 às 08:01

Bom dia eu estou numa duvida terrivel sera que vcs poderia me ajudar? É que estou terminando minha casa e a cozinha e a sala de estar não tem divisória é tudo um só então não sei quer cor pinto não sei qual piso coloco e o principal os moveis não ideia de como vou decorar ai me ajudem por favor.

Responder

rosanafe · 12 de dezembro de 2009 às 11:56

Oi, ANDREA!
Vamos por partes, né ?
Quando a sala de estar e a cozinha são integradas, vc deve ter maior atenção à decoração da cozinha para que ela não “atrapalhe” a da sala, e, muito mais até, combine com ela.
Se deseja colocar na sala piso frio (cerâmica, porcelanato, etc) vc pode continuar o mesmo piso na cozinha, mas compre pisos que sejam antiderrapantes, não porosos, enfim, que possam ser usados na cozinha ( o vendedor lhe ajudará nesta escolha). Caso for usar madeira ou laminado, etc na sala de estar, o melhor é que a cozinha seja em piso específico para ela, mas com uma cor parecida com o material usado na cozinha, ou que combine com ele.
Quanto à cores, se for pintar as paredes da cozinha, vc pode continuar com as mesmas cores da sala, assim os ambiente ficam mais integrados. Caso deseje variar use cores similares (uma mais clara, outra mais escura) é sempre mais fácil.
Os móveis da cozinha devem ou combinar com os da sala ou, mais fácil serem neutros em cores claras (branco, creme, etc). E vc pode colocar detalhes de decoração na mesma cor nos 2 ambientes (por exemplo: se usar vermelho nas almofadas ou vasos na sala, use algo vermelho na cozinha tbém – se quiser variar, use estas cores em objetos que podem ser trocados)
Tenha cuidado com a luminosidade e a ventilação. São super importantes. O Ideal é que vc tenha uma coifa para o fogão, de forma que os odores da cozinha não invadam a sala.
espero ter ajudado
bjos
RO

Samantha · 12 de dezembro de 2009 às 08:18

Bom dia! Descobri recentemente o blog de vocês e estou adorando! Parabéns. Estou na fase final da construção da minha casa e tenho tido várias idéias com os posts de vocês.
Tenho uma pequena dúvida quanto a minha cozinha. Ela é grande, terá uma ilha central e é conjunta com a sala de jantar. A parede será revestida de pastilhas da altura da cuba até o teto. As pastilhas são de várias cores que variam desde o marrom escuro até o bege bem clarinho.
Gostaria de uma dica de vocês: qual é a cor mais indicada para os armários da cozinha? Percebi que quase todas as fotos de cozinha aqui no blog têm armários brancos. Provavelmente o mármore da minha cozinha será escuro. Os eletrodomésticos são todos em inox. O ideal neste caso é ter armários brancos? Ou pode ser uma cor de madeira? Desde já muito obrigada!

Responder

rosanafe · 12 de dezembro de 2009 às 00:38

Olá, Samantha,
Obrigada!
Eu adoro pastilhas, mas por que são caras e possuem muito rejunte (o que significa mais trabalho para manter limpo) não costumo sugerir que vão até o teto, até porque se vc vai colocar armários muitas ficarão escondidas atrás deles..então… Como não estou vendo seu espaço, posso estar errada. Veja que na maioria das vezes as pastilhas (revestimentos mais nobres em geral) são colocadas entre a cuba e os armários. Outra coisa que penso é que com pastilhas em tons de bege a marrom a minha tendência seria ter o revestimento da pia (mármore ou outro) em um dos tons da pastilha, para harmonizar melhor.
Qto aos armários, o branco daria maior destaque para suas pastilhas e iluminaria a cozinha. Considero o ideal, sim, neste caso.
bjos
Rosana

adriana · 12 de dezembro de 2009 às 16:17

ola minha cozinha e aberta para a sala de estar que é dividida com mureta minha sala tem um home nogal (terracota) com preto meu sofa bege quer cor colocar nos tapetes parede e cortina e as poltrona tambem bege tenho duvida quer cor colocar nos armarios da cozinha tanto o piso da cozinha como o da sala e branco e o azulejo da cozinha tambem me ajude por favor

Responder

rosanafe · 12 de dezembro de 2009 às 00:26

OI, Adriana,
Sugrio que na cozinha vc use branco e marrom nos detalhes, Nas paredes sugiro um off white tendendo para bege ou cinza e a cortina em um tom mais escuro do que vc escolher para as paredes. O tapete pode ser em marrom ou cinza mais escuro que o sofá já que o piso é branco.
abs
Rosana

roseli · 12 de dezembro de 2009 às 08:22

comprei uma casa em gravata pe. sala peq. com cozinha americana, as parede sao de tijolo aparente. o que voce acha mander ou pinta para nao ficar pesada?os moveis sao de angelin.muuuuuito obrigada pela ajuda!!

Responder

rosanafe · 12 de dezembro de 2009 às 00:46

Oi, Roseili,
Todas as paredes em tijolo aparente acredito que vão escurecer a sala. Sugiro que deixe somente 1 e pinte as outras em tons claros .
abs
Rosana

adriana · 12 de dezembro de 2009 às 18:15

adorei o blog

Responder

adriana · 12 de dezembro de 2009 às 20:29

obrigada pela dica vc e uma flor

Responder

Bianca · 12 de dezembro de 2009 às 18:53

Olá! adorei as dicas,realmente está ajudando muito.. olha,na explicação acima vocês ensinam que deve manter distância entre: fogão,geladeira e pia,nessas últimas imagens você teve que manter próximos devido a falta de espaço! tem alguma dica que possa ser aproveitada quando tiver esse caso do ambiente ser pequeno e não ter opção para manter esses 3 itens em uma certa distância? obrigada! parabéns pelo site,abraço.

Responder

rosanafe · 12 de dezembro de 2009 às 23:54

Oi, Bianca,
O ideal é haver uma bancada mínima entre cada um destes itens, para servir de apoio e afastar o fogão da geladeira, devido à diferença de temperatura. Mas se não tiver espaço para isso. a geladeira e a pia pode ficar mais perto, mas tente manter a distância entre fogao e geladeira. Ou colocar um deles em outra parede, formando um triângulo.
abs
rosana

Ana Paula · 12 de dezembro de 2009 às 21:59

Boa noite, queria tirar uma dúvida. Minha cozinha tem o formato de U e a sala de jantar fica ao lado, dividida por um balcão que fica entre os dois ambientes. A pessoa que está na sala de estar consegue ver um pedaço da sala de jantar e da cozinha. Minha dúvida é a seguinte: Fica feio se eu colocar piso laminado na sala de estar no tom marrom nem tão claro nem tão escuro e porcelanato branco na sala de jantar e na cozinha? A divisória de um tipo de piso e cor para o outro não fica estranho? Meu balcão será em granito marrom imperial e os armários serão brancos com marrom amadeirado. Fica legal? Não existem degraus dividindo os ambientes. Que cor você indicaria para o revestimento da parede da cozinha? E a parede da sala de jantar? Muito obrigada.

Responder

rosana · 12 de dezembro de 2009 às 19:41

Oi, Ana Paula,
Acredito que nao ficará ruim, pois o porcelanato é branco, neutro. Se bem que a impressão que tenho é que se o porcelanato fosse bege ficaria mais harmonioso com o laminado e com a cozinha em si, que tem marrom… Para o revestimento da cozinha, sugiro cores neutras claras, como areia, bege claro ou branco.Com detalhes (pastilhas, talvez?) em tons de marrom, bege e branco tipo miscelânea, se gostar. E a parede da sala de jantar pode continuar a cor do revestimento da cozinha, em tinta.
bjo
Rosana

Ana Paula · 12 de dezembro de 2009 às 22:14

Boa noite, queria tirar uma dúvida com você. Minha cozinha tem o formato de U e a sala de jantar fica ao lado, dividida por um balcão que fica entre os dois ambientes. A pessoa que está na sala de estar consegue ver um pedaço da sala de jantar e da cozinha. Minha dúvida é a seguinte: Fica feio se eu colocar piso laminado na sala de estar no tom marrom nem tão claro nem tão escuro e porcelanato branco na sala de jantar e na cozinha? A divisória de um tipo de piso e cor para o outro não fica estranho? Meu balcão será em granito marrom imperial e os armários serão brancos com marrom amadeirado. Fica legal? Não existem degraus dividindo os ambientes. Que cor você indicaria para o revestimento da parede da cozinha? E a parede da sala de jantar? Muito obrigada.

Responder

rosana · 12 de dezembro de 2009 às 20:57

Oi, Ana Paula,
Não fica feio. Mas porcelato branco na cozinha principalmente pode dar trabalho para manter limpo. Sugiro que vc use porcelanato em um dos tons do laminado. Vai facilitar a limpeza e ter um contraste menor com o laminado, combinando bem. E como o balcão e os armários tem tom amadeirado, vai combinar super bem. Já as paredes da cozinha e sala de jantar, dependem das paredes da sala de estar tbém, mas de qquer forma, cores neutras tem a possibilidade de combinar mais: bege, branco, off white tendendo para as cores das paredes da sala.. mas tem que combinar tbém com o piso.
bjo
RO

Lizia A. B. Vilas Boas · 12 de dezembro de 2009 às 06:19

Bom dia!
Estou fazendo uma reforma integrando a sala de TV com a cozinha separada por uma bancada de 1,90m x 1m (não vou colocar armário debaixo). O piso dos dois ambientes será porcelanato Pérola off White. A parede da cozinha revestimento com Apolo Bianco. O cooktop preto. A geladeira o microondas e demais eletrodomésticos são brancos. Por gentileza gostaria que me desse algumas sugestões:
– Qual a largura da bancada? Fica melhor ela fechada ou aberta em baixo?
– Na pia e demais bancadas, qual granito fica melhor: branco siena ou preto são gabriel?
– Que cor devo pintar a sala de TV?
Parabéns pelo blog!

Responder

rosana · 12 de dezembro de 2009 às 11:44

OI, Lizia,
A largura da bancada depende da área que vc tem e do uso que fará para ela, mas não faça com menos de 30/35 cm de largura (o mínimo para usar para refeições). Eu sugiro que ela seja fechada embaixo para evitar que quem está na sala veja a parte inferior da cozinha e se vai colocar bancos, não esqueça de um recuo para o espaço das pernas das pessoas (mínimo de 20cm , somando o recuo da parede e o avanço do tampo (em granito, que deve avançar para a sala uns 3 ou mais cms). Como tudo é branco, o preto são grabriel é uma boa idéia. E como tudo é neutro, preto/branco, sugiro que as paredes que se comunicam com a cozinha sejam em branco ou cinza de claro a médio. A parede oposta pode ser, se vc quiser, em outra cor e neste caso, vc pode optar por praticamente qquer cor,que combine (ou seja uma das cores de algum dos itens ou móveis que já possua. Se deseja manter a neutralidade, pode ser este mesmo cinza mais escuro ou um bege puxando para o cinza ou amarelo atenuado.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!