Algumas dicas para que vc consiga misturar revestimentos lisos e estampados sem exagerar nem deixar o ambiente  “certinho” ou monótono demais:

a) Muitos padrões diferentes e/ou contrastantes dão uma impressão de bagunça. Como as estampas “pesam” mais no ambiente, sempre equilibre com lisos (almofadas,paredes, mantas lisas que podem ter uma  textura agradável).

alifesdesigblogspotsala1

b) Se usar estampas diferentes repita, ao menos uma cor. Se forem muitos padrões, use a mesma cor de fundo. Vc pode também variar o tamanho das elementos das estampas, isso é, por exemplo, Flores grandes e flores pequenas. Quanto mais tons semelhantes, mais harmoniosa ficará a composição.

alifesdesigblogspotsala13

c) Use grupos em quantidade impar, que sempre funciona melhor do que a par. Por exemplo: 3 almofadas, sendo a maior com a estampa que mais deseja que chame a atenção, uma pode ser um estampado ou listrado, mas usando as mesmas cores das outras e a outra pode  ser lisa, usando uma das cores que existem nas outras 2.

deardesignerswordpresssala3

d) Use tamanho de estampa compatível com o ambiente ou objeto à revestir. Por exemplo: Uma cadeira deve ter uma estampa que possa ser vista ao menos 1 vez inteira. Se o ambiente é pequeno evite estampas grandes.

idealhomemagazinedotcodotuk6

e) Quando estiver escolhendo os padrões ,pense em todo o ambiente: Tapetes, paredes, móveis… É como se estivesse pintando um quadro: Escolha algumas cores (2 , 3 ou 4 para ambientes maiores) e use variações delas em todo o ambiente, em lisos e estampas. A inspiração para estas  cores pode partir de qualquer item da decoração, como um tapete, um sofá, etc. E usando o esquema de cores que achar mais interessante, produza todo o ambiente.

lovecollagewordpresscom

f) Dicas rápidas: Geométrico fica bem com circular; Floral – Listas ou bolinhas; xadrez + Floral + listrado é uma combinação bacana se as cores forem repetidas nas 3 padronagens.

lavmewordpress

g) Pense tbém no estilo do móvel quando for escolher uma padronagem para ele. Um tecido floral romântico em uma poltrona de linhas retas pode  não combinar (não estou dizendo que nunca combinam, mas deve-se tomar mais cuidado na escolha). Neste caso, vc deve testar antes de comprar.Algumas empresas permitem que vc leve amostras.

thelennoxxwordpress

h) Pense tbém no uso: Um quarto deve ter um clima relaxante , por exemplo. Já um lavabo, onde se fica pouco tempo, pode ter combinações mais ousadas.

quartocasaabril13

i) É mais fácil mudar o visual usando cores quando os itens mais importantes (paredes, sofás, tapetes) tem cores neutras. Neste caso, trocando cortinas , almofadas, mantas, detalhes decorativos, vc terá um novo ambiente rapidamente, sem gastar muito. Se usar tons fortes nas  paredes, por exemplo, use tons neutros nos sofás e tapetes e acessórios que combinem com as paredes.

studiodalu (2)

J) O branco ou off whites são  grandes aliados nas composições. Quanto mais desejar ousar, mais os use, como fundo das estampas, nas paredes, etc.

k) Quando trabalhar com a mesma família de cores ( roxo, violeta e lilás ou amarelo, laranja e vermelho, por exemplo) varie mais as texturas dos revestimentos.

L) Uma mesma cor pode ter diversos efeitos, dependendo da combinação criada. Por exemplo, vc pode ter uma parede vermelha fazendo parte de um ambiente extremamente romântico, usando rosas, florais e branco. Ou pode ter um clima de sedução e sofisticação se usar esta mesma parede vermelha com cinzas, vinhos, listras em cinza, vinho ou bronze.

m) Atenção para a iluminação: As cores variam dependendo da iluminação. Teste, se possível, o ambiente com a luz do sol e as artificiais. As fluorescentes dão um toque azulado e acentuam as cores frias (azuis, verdes). Já as incandescentes acentuam as cores quentes (vermelho, amarelo,..)  e dão um tom amarelado ao ambiente.

Tente encontrar nas fotos exemplos das dicas dadas neste post.

Fotos retiradas dos blogs e sites: alifesdesign, deardesigners, idealhomemagazine, lavme, lovecollage, thelennoxx, casaabril, studiodalu

22 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Renata!
    Interessante! Em 14 anos de blog é a primeira vez que recebo essa reclamação. Não imaginava que há pessoas que entendem o conteúdo e não entendem essas contrações… Ou será que elas não entendem o conteúdo também?
    Nunca recebi também reclamações sobre a clareza dos meus textos. Será que as pessoas não se sentem a vontade para falar sobre isso?
    Enfim, obrigada pelo que entendi como uma sugestão, visto que no meu blog tenho o direito de escrever como quiser. Eu acho.
    Eu sempre prezo pela clareza e – principalmente – gentileza e educação nos posts, na forma como escrevo e me posiciono. Acho isso muito, talvez o mais importante.
    Sei que há pessoas que não compreendem que muitas vezes escrevo como se estivesse conversando, daí essa informalidade. Infelizmente parece que não agrado a todos.
    Obrigada!
    Rosana

  2. Escrever contração num texto de site não fica legal, “vc”, “tbem”…linguagem menos formal não quer dizer que se possa escrever como num tuíte, por incrível que pareça algumas pessoas não entendem essas contrações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui