Dicas

Como usar os corredores ?

Utilizando os corredores da casa

Cada espacinho de nossas casas , cada vez menores, deve ser analisado em termos de funcionalidade e/ou  decoração. Os corredores podem ser muito úteis, mesmo sendo  estreitos e pequenos e, se forem realmente muito pequenos, podem ter elementos que os valorizem esteticamente. Então:

Para qualquer largura de corredor, ele pode expor galerias com pinturas ou fotos de tamanho pequeno ou pequenas coleções. Isso pode ser feito criando nichos na parede iluminados internamente ou colocando-se prateleiras estreitas ou simplesmente pendurando os quadros na parede.

Eles podem tbém ter revestimentos específicos ou com paginação diferente, cores diferentes, papel de parede, adesivos, tapetes e passadeiras (que devem ser evitados quando há idosos e crianças muito pequenas, principalmente se o corredor der acesso a alguma escada), forros rebaixados, iluminação com rasgos ou usando spots, balizadores, lugar para guardar chaves, celulares, enfim. Há muitas possibilidades..

Para corredores mais largos, desde que se mantenha o mínimo de 85 a 90 cm (que é o ideal, a não ser que haja cadeirante na casa. Neste caso, o ideal é 1 metro)  para circulação, podemos ter armários, aparadores ou estantes, sem portas ou com portas de correr.

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, Alifesdesign, canadianhouseandhome, decorology,dominomag, imagesdecoration

Quer saber mais sobre corredores ? Clique AQUI

  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO · 01 de março de 2010 às 17:36

Amei seu post, muito lindo e instrutivo mesmo! bjks

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 19:21

Puxa, Obrigada!!!!
Beijocas, Carmen
Ro

Gasciarino · 01 de março de 2010 às 20:54

Adorei este post! Obrigada por compartilhar.
Bjs

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 14:26

OI! Puxa, obrigada!
bjos
RO

Carol Mayer · 01 de março de 2010 às 21:07

Muito bacana o post, Rô!

Meu corredor na casa nova é estreitinho e nem dá pra brincar com nichos ou prateleiras.

Mas pensei, para ele não ficar morto, em fazer um mural de fotos. Ainda existe tinta imantada? Se sim, pensei em fazer uma parede imantada, com fotos todas em P&B, da família e dos amigos. Como gostamos de receber, faríamos sempre uma parede interativa, mudando as fotos.

O que vc acha?

Beijos, te linkei no meu blog!

Carol

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 14:25

Oi, Carol,
Sim, existe tinta imantada e cada vez melhores opções. Veja nos sites da Suvinil, Coral e Sherwin Williams.
A idéia é boa. Mas não esqueça da iluminação, que fará toda diferença. Outra opção seria a que postei em http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/02/coisas-que-podemos-fazer/ . Dê uma olhada. Vc pode fazer tbém cordões de aço esticados com prendedores, mas tem que ser muito bem esticado para ficar ok.
Espero ter ajudado.
bjos
Rosana

Patrícia Di Carlo · 01 de março de 2010 às 11:55

Adooro corredores decorados como galeria! ;o)
Adorei a escolha das imagens!!

xerinhos

Patrícia

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 14:12

Obrigada!!
bjos
Ro

Jackeline Antunes · 01 de março de 2010 às 00:16

Eu tenho um corredor comprido, com cerca de 1m de largura e mandei fazer nichos iluminados em um dos lados, mas não sei o que colocar dentro deles!! Uns falama para colocar fotos, mas não imagino como! Não ficariam melhores esculturas? Estou totalmente perdida …..
Obrigada

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 18:54

Oi, Jackeline!
Me parece que coleções (de vasos, miniaturas, vidros, esculturas mesmo, etc) ficariam melhor que fotos, que provavelmente não vão ficar bem iluminadas, pois entendo que a iluminação vem de trás, estou certa ?
Se desejar me enviar fotos dos nichos iluminados, mande para rosanafe@gmail.com e me diga tbém o que vc tem em casa que imagina poder colocar.
bjos
rosana

Goreti · 01 de março de 2010 às 00:36

Disponho de um corredor estreito e longo, o qual gostaria de decorar com fotografias de familiares. Como poderei fazê-lo? Utilizar fotos em preto e branco, em tamanho grandes (vários), com molduras em madeira, por exemplo? Ou mesclar fotos coloridas e P/B sobre painéis de madeira? A iluminação é apenas no teto (03 lâmpadas com luminárias presas) e não haveria iluminação direcionada às fotos.
Aguardo sua opinião.
Grata.
Goreti Góes – Natal – RN.

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 03:44

Oi, Goreti
Enviei um mail para vc.
abs
Rosana

Goreti · 01 de março de 2010 às 19:24

Recebi seu e-mail, Rosana.
Muitíssimo obrigada pela “aula” de decoração. São ideias excelentes que, com certeza, poderei aplicar ao caso do corredor de minha casa. Esqueci de dizer que as paredes são brancas, mas de um lado há duas portas em madeira (bem bonitas, por sinal), uma da segunda suíte e a outra do escritório; o final do corredor há uma outra porta (igual), da suíte master.
Fiquei muito feliz com sua orientação.
Abraços.
Goreti

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 19:31

Perfeito! Eu tbém fiquei feliz!
abs
Rosana

Roberta Bueno · 01 de março de 2010 às 23:35

Boa noite,

Estou em reforma e tenho um corredor estreito que da acesso da sala aos quartos com um banheiro entre os quartos, estou perdida na decoração, gostaria de uma ideia.
Xau,

Me ajude …

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 01:15

Roberta Bueno,
Envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
RO

marli · 01 de março de 2010 às 14:37

estou decorando minha casa queria uma dica para o meu corredor que tem 1,87 m de largura gostaria de saber quantos aparadores ou poltrona seila , oq eu posso fazer?

essas imagens ai em cima sao ótimas mais gostaria de uma dica obrigada.

Responder

Bárbara · 01 de março de 2010 às 16:35

Boa Tarde,
Disponho de um corredor estreito que dá acesso aos quartos. Do lado esquerdo ele é todo liso e branco e do lado direito tem duas portas de quartos. Gostaria de fazer uma decoração nesse lado esquerdo com fotos. Como poderei fazê-lo? Utilizar fotos em preto e branco ou coloridas, em tamanhos e molduras iguais ou diferentes? A iluminação é apenas no teto (02 lâmpadas com luminárias presas) e não há iluminação direcionada às fotos.
Preciso muito da sua ajuda :)!!!!!

bjs,
Bárbara

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 20:06

Oi, Bárbara!
Tudo depende do que lhe agrada (claro!) e do estilo de decoração e cores da sua casa. Se vc tem uma casa com decoração mais clássica, a decoração do seu corredor deve seguir este estilo, então, seria mais clássica tbém, que pode ser conseguida com as fotos em preto e branco e/ou molduras iguais da mesma cor ou em variações da mesma cor e/ou uma disposição mais geométrica. Já se a casa é mais despojada, vc pode ousar mais, fazendo arranjos não tão organizados, com molduras diferenciadas, fotos coloridas, enfim, uma coisa mais lúdica. Mas vc sempre tem que ter em mente que isso faz parte da casa, logo, tem que combinar com ela, no estilo, nas cores. Vou enviar para vc por e-mail diversas organizações para vc se inspirar, ok?
Um beijo
Rosana

Bárbara · 01 de março de 2010 às 23:38

Oi Rosana,
ADOREI as imagens que você me mandou e as dicas que me deu! E sem dúvida vou me inspirar sim!
Obrigada pela atenção e pronto atendimento!
bjs,
Bárbara

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 00:46

Que bom!
Se quiser mandar fotos depois que fizer a sua arte no corredor , vou adorar!!
bjo
RO

gilca maria · 01 de março de 2010 às 17:19

gostaria de uma ideia para decorar corredor de casa ele e estreito e perto dos quartos obrigada …

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 20:28

OI, GILCA!
Mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ? E veja em http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/04/minipost-corredores-e-cores/ umas boas dicas
bjo
RO

Noelly · 01 de março de 2010 às 12:12

oq posso colocar no meu corredor q esta entre a cozinha e a sala??ele tem 1,5 de largura tem o teto rebaixado ate pelas vigas q tinha numa ponta e em outra.e tem aproximadamente 3 metros de cumprimento bjs amo seu site!!

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 20:43

Oi, NOELLY!
Com 1,50 de largura vc pode até colocar um móvel (tipo aparador ou até com portas de correr) , estreito, com até uns 40 cm de profundidade. Ou colocar prateleiras com 25 cm de profundidade, que já dá muita coisa, tipo livros, objetos de decoração, porta-retratos, quadros… fica bem legal. (veja este post, com 3 idéias : http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/10/corredores-parede-dry-wall/
Espero ter ajudado
bjos
RO

Juliana · 01 de março de 2010 às 10:18

Ola Rosana, compramos um apartamento que esta cujo piso esta coberto por carpete mas os tacos embaixo estão em perfeito estado, mesmo assim meu marido quer arrancar tudo e colocar tabua corrida. Sendo assim, gostaria de saber qual é a melhor opção? Outra coisa, nos quartos fica melhor armários embutidos ou armarios convencionais? Gostaria de comprar armários de madeira (convencionais ou embutidos) mas meu marido acha que pode ficar um ambiente pesado e prefere os de MDP? O que é melhor? SOCORRO!!

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 12:21

OI, Juliana!
Se os tacos embaixo estão em perfeito estado sugiro fortemente não retirá-los. Se for necessário lixar e calafetar, faça. Vai ficar muito mais barato que tábua corrida, está super na moda e valorizado, além de ser uma ação muito mais ecológica, de recuperação de um material que está desaparecendo, provavelmente é ótimo e está em perfeito estado.
Qto aos armários depende do seu gosto e seu espaço. Os embutidos tendem a ocupar melhor o espaço, mas sao fixos, diminuindo a flexibilidade de mudanças futuras, além de ser necessário cuidado se há passagem de hidráulica na parede onde ficarão. Qto a madeira e MDP tbém é uma questão de gosto e $$$. Os bons de madeira mesmo são mais caros, mas duram mais, mesmo assim, a durabilidade do MDP hoje é bem grande. É claro que todos os 2 necessitam de cuidados específicos para durar. E há revestimentos para MDP muito bons. O importante, nos 2 casos é a qualidade dos materiais usados na sua fabricação.
abs
Rosana

france · 01 de março de 2010 às 15:58

como fazer a iluminação de uma sala sem usar embutidos?

Responder

Juliano · 01 de março de 2010 às 21:00

Estamos reformando nosso apto onde na sala, cozinha, varanda e banheiros usamos porcelanato claro. Nos quartos colocamos piso laminado.
Estamos em dúvida qual piso devemos colocar no corredor dos quartos. Pode nos ajudar?

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 12:50

Oi, Juliano,
No corredor, se ele chega à sala, o que acredito que seja, use o mesmo porcelanato da sala. O ambiente fica mais amplo.
abs
Rosana

cynthia · 01 de março de 2010 às 21:37

a minha dúvida é se tem algum papel de parede para corredor, porque tenho criança pequena e o corredor é estreito,então fica sujo sempre,gostaria de disfarçar

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 18:26

Oi, Cynthia,
Qualquer papel de parede que serve para uma sala serve para um corredor. Neste caso, escolha papéis tratados – impermeabilizados – de forma que possa limpar a sujeira com pano úmido.
abs
Rosana

tatiane · 01 de março de 2010 às 21:30

Oi Ro?
Gostaria d dicas pois tenho varias duvidas do q colocar e onde p combinar,minha casa è de 3piso em baixo vou colocar porcelanato pois fica a cozinha e sala,devo colocar a mesma pessa ou diferenciar,e na escada q sobe p o 2piso colocar o q?nos quartos vou colocar laminado gostaria de colocar nos corredor mais meu marido disse q ñ iria combinar por causa da escada da ele que colocar porcelanato por causa da escada e do banheiro q fica no corredor,e no 3piso vou colocar porcelanato pois vai ser uma sala d video c cademia me ajude???

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 22:06

Oi, Tatiane,
Eu prefiro escadas em madeira (laminado no caso) pois acho que ficam mais sofisticadas e seguras (dependendo do porcelanato ele pode escorregar qdo molhado) e nos quartos eu prefiro laminado, pois eles não são frios como as cerâmicas. Mas caso queira porcelanato na escada pode continuar o corredor com laminado sim, mas é interessante que ele combine com o porcelanato (nas cores.)
abs
Rosana

Emilia Deyse Farias de Andrade · 01 de março de 2010 às 21:52

Olá, adorei as dicas,más tenho um grande problema meu orçamento é pequeno,como os ambientes,posso reformar e decorar cada ambiente? Minha casa a entrada e logo na sala de estar, tem jardim de inverno nas duas salas, na de visita, e de jantar, tem corredor que vai da sala de jantar passa pelo banheiro e quartos, sala de tv é L 2,5 x P 2,75. Me ajude por favor!!!

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 20:28

Oi, Emilia,
Sua dúvida não é específica… Só um projeto parece que pode lhe ajudar. Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br, a planta baixa ou medidas do ambiente e fotos. Em 4 a 5 dias lhe enviarei um orçamento.
um beijo
Rosana

Liandra · 01 de março de 2010 às 09:44

Queria saber que tipo de lampada foi usada neste projeto do corredor com recortes?

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 00:57

Oi, Liandra,
se vc está falando do corredor que tem faixas de luz de um lado e do outro, aquelas são l(provavelmente) âmpadas que podem ser fluorescentes amareladas embutidas no gesso com vidro leitoso fechando o nicho..
bjos
Rosana

Ismaela Rolim Teixeira · 01 de março de 2010 às 13:19

tenho um corredor, de 70 cm de largura e 5 m de comprimento. gostaria de saber se posso usar para decorar quadros nas paredes pois acho muito estreito, o que fica melhor para decorar? bjo

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 16:34

Oi, Ismaela,
Vc está certa: Com 70 cm o máximo que vc pode fazer é colocar quadros nas paredes e de preferência, faça conjuntos de pequenos quadros, pois quadros grandes precisam de espaço a frente para serem apreciados..
bjos
Rosana

Ana Paula · 01 de março de 2010 às 16:14

Queria uma dica,meu corredor começa na entrada da casa até uma sala de visita e dessa sala vai até a outra sala de estar queria umas dicas,o corredor tem 1 metro de largura e 5 de comprimento,o que devo colocar nele,sem gastar muito?

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 18:35

Oi, Ana Paula,
Quadros, prateleiras finas (não mais que 10 a 15 cm de profundidade), uma boa iluminação, cores claras na parede e se quiser colocar uma passadeira, que ela tenha listras na horizontal para dar a impressão de que o corredor é mais curto e mais largo.
bjo
Rosana

[...] Portal Simples Decoração recomenda que para corredores mais largos, desde que se mantenha o mínimo de 85 a 90 cm (que é o [...]

Angela Mantovani · 01 de março de 2010 às 20:02

Olá Pesoas!
Moro em uma casa grande e não tenho filhos, adoro arrumação e ambientes bem decorados, sem exagero, é claro…
O corredor de minha casa tem uma sanca de gesso que serca todo o seu teto, e na parte interna desse, eu pintei na cor laranja e deixei as sancas branca. O que posso usar na parede da direita, onde fica a porta de um dos quarto de hóspede pois a largura desse corredor é de 85 cm.
Beijos! Deus seja louvado…

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 23:48

Oi, Angela,
Com esta largura de 85 cm sugiro somente que vc ponha quadros (ou adesivos) nas paredes pois qquer coisa que ocupe espaço vai atrapalhar a passagem.
bjos
Rosana

Wanderlei · 01 de março de 2010 às 22:48

Tenho um corredor de 1 metro e estou pensando em fazer uma estante de livros inteira em uma das paredes. O problema é que se a estante ocupar 30 cm, restam apenas 70 cm de área de passagem no corredor. 70cm é aceitável?

Responder

rosana · 01 de março de 2010 às 12:43

Oi, Wanderlei,
O ideal é 80 cm. Vc pode fazer a estante com 20cm, no máximo 25. Já dá bastante coisa…
abs
Rosana

Hercules · 01 de março de 2010 às 17:39

ola meu corredor e pintado de perola com 4 portas pintada de branco neve. que cor eu poderia uzar nas portas pra minha casa fica feliz obg

Responder

rosana · 01 de março de 2010 às 20:07

Oi, Hercules,
Se o corredor é pequeno, o ideal é que as portas tenham cor parecida com a do corredor, para dar leveza. Normalmente eu prefiro que as portas sejam iguais à parede o mais possível e faço algum contraste com o rodapé, em madeira clara ou branco ou uma cor que vc goste e combine com a decoração da casa.
bj
Rosana

renata · 01 de março de 2010 às 15:27

olá
queria uma dica o meu corredor sai da sala tem 300×0,87 entre ele portas para os quartos e banheiro qual a medida ideal para um tapete?
obrigada

Responder

rosana · 01 de março de 2010 às 15:33

Oi, Renata,
Vc pode colocar uma passadeira por todo o corredor, com mais ou menos 2,70 ou pequenas passadeiras ou nenhuma passadeira (se tiver idosos em casa, talvez esta seja a melhor opção OU adesivar a passadeira ao chão para evitar tombos).
bjo
rosana

priscila · 01 de março de 2010 às 21:09

tenho um corredor de 1metro , e ele é o acesso para o banheiro de cadeirante .
o espaço para rotação será dentro do banheiro que tem porta de 90 cm decorrer de frente para o corredor, e a medida do banheiro é de 150x 236. terei problemas?

Responder

rosana · 01 de março de 2010 às 01:26

Olá, Priscila,
Vou colocar abaixo parte do texto da norma (NBR9050, vc acha no google) que informa as medidas mínimas para um banheiro de cadeirante, pois além de uma área livre de 1,20×1,20 (para a rotação da cadeira ou círculo de 1,50m de diâmetro para volta completa) vc precisa de mais coisas. Mas sintetizando, como vc precisa desta área de rotação e no box um espaço mínimo de 0,8 x 1,1, o espaço para o vaso sanitário seria muito pequeno para ser usado com facilidade (pois vc precisa de área livre na frente e barras laterais…. É, vc vai ter que aumentar este banheiro…
A porta de correr tbém tem que ser pensada de forma que o cadeirante possa abri-la com facilidade: (Porta: vão livre mínimo 0,80m; altura livre mínima 2,10m; maçanetas do tipo alavanca (altura 1,00m); a porta deve ser revestida na parte inferior para proteção (altura mínima 0,40m). )

Resumo texto NBR acessibilidade – banheiro:
Para os banheiros, são necessários:
Barras de apoio para transferência dos usuários de cadeiras de rodas para o vaso ou chuveiro (barras de apoio na lateral e no fundo)
Proteção para o sifão do lavatório
Reserva de espaço suficiente para a rotação da cadeira de rodas (1,20 mx1,20m para rotação de 90o ou círculo de 1,50m de diâmetro para volta completa)
Elevação da altura do vaso para 46 cm do piso acabado (altura próxima ao assento das cadeiras de rodas) e construção de banco para o boxe.
Deixar espaço ao lado ou a frente das bacias sanitárias para permitir a transferência frontal ou lateral.
No Box deve haver um banquinho firme na parede e corrimão para apoio.
Deve permitir a transferência de uma pessoa em cadeira de rodas ao vaso sanitário e chuveiro. Deve ainda permitir a aproximação ao lavatório.
As alturas dos comandos (registros de chuveiro, válvula hidra) devem estar a 1,00m de altura do piso. Não deve apresentar desníveis maiores que 0,015 para acesso ao boxe e o piso deve ser antiderrapante.
Bacia Sanitária: altura do assento 0,46m do piso; válvula de descarga de alavanca (altura máxima 1,00m do piso);
Lavatório sem coluna: altura 0,80m do piso (com altura livre de 0,70m); sifão e tubulação com proteção; torneiras de alavanca, célula fotoelétrica ou formas equivalentes.
Boxe Chuveiro – área transferência interna: dimensões livres mínimas de 0,80m x 1,10m; desnível máximo 1,5cm; registros altura máxima 1,00m do piso (localizados na parede lateral do banco); barras de apoio vertical (na parede do encosto do banco) e horizontal/vertical (em “L”) (na parede lateral do banco).
Porta: vão livre mínimo 0,80m; área de abertura sem interferir nas áreas de transferência e/ou aproximação; maçanetas do tipo alavanca (altura 1,00m); barra horizontal para auxiliar no fechamento (altura 0,90m); revestida na parte inferior para proteção (altura mínima 0,40m); sinalizada com Símbolo Internacional de Acesso afixado à 1,70m do piso.
Área de transferência lateral: dimensões mínimas 0,80m x 1,10m.
Banco basculante: profundidade mínima 0,45m; comprimento mínimo 0,70m; altura mínima do piso 0,46m.
OBS.: Piso – revestimento antiderrapante sob qualquer situação, seca ou molhada.
O projeto deve prever como exemplos, a colocação de barra de apoio no banheiro da residência sem o risco de danos na parte hidráulica; paredes internas passíveis de remoção para ampliação do ambiente; portas de banheiros mais amplas para a passagem de uma cadeira de rodas ou de uma pessoa que precisa de um assistente;

Deixe o seu comentário!