As pastilhas estão em alta e se apresentam em tantos formatos e materiais, que resolvi começar nossa viagem pelos revestimentos por elas. Mas veja o primeiro post desta série aqui para saber as características importantes dos revestimentos em geral.
Características: Revestimentos pequenos, vendidos em placas, colados em um papel aderente para facilitar a aplicação. Podem ter vários acabamentos e materiais acrescidos (porcelana, cerâmica, vidro transparente, vidro colorido fosco, com acréscimo de metais, purpurina, materiais de lâmpadas fluorescentes recicladas, osso de boi, casca de coco, etc, etc.). As pastilhas podem ser industrializadas ou artesanais, vem em tamanhos diversos, desde 2×2 até 12×12 cm ou mais; podem ser colocadas em grandes áreas ou usadas como detalhes. São especialmente indicadas para revestir superfícies muito irregulares, por serem pequenas.
As pastilhas de vidro são compostas por uma mistura de areia e outros materiais inorgânicos, fundidos em fornos de alta fusão – 1600ºC. Após fundida, ela é afinada e condicionada termicamente, tornando-se uma massa homogênea, depois resfriada até 120ºC e preparada para o corte) e pigmentos.
Pastilha em Leque da Mazza Cerâmicas
Metalizadas da Colormix
Com Purpurina da Colormix
De reciclagem de lâmpadas fluorescentes da Lepri;
De vidro da DGrass e Sustentáveis e metalizadas, da Colortil
Em vidro transparente, da Gea
Em vidro, da Vidrotil
Elas devem ser instaladas em piso ou paredes livre de fissuras, trincas e umidade. Na parte inferior e no contrapiso recebem argamassa colante. Depois de 2 horas do assentamento, deve-se efetuar limpeza para que o papel saia. O rejunte e a argamassa devem ser escolhidos de acordo com o produto e o ambiente de uso.O Rejunte Epóxi é excelente, mas siga as instruções do fabricante para não ter problemas.
Usos: Ambientes internos e externos, Pisos e paredes de áreas molhadas, piscinas, fachadas, compondo mosaicos, etc. Normalmente, com baixíssima absorção de água – abaixo de 0,05%, são revestimentos perfeitos para áreas molhadas, mas é sempre necessário consultar o fabricante/vendedor para confirmar se a pastilha escolhida é apropriada (por suas características de resistência a atrito, PEI – desgaste e abrasão, porosidade, dureza, limpabilidade, capacidade antiderrapante ou não,etc) ao ambiente desejado. Por exemplo:Em cozinhas e banheiros: Mínimo PEI 3, Limpabilidade 5 , no piso, antiderrapante, rejunte impermeável. Em quintais, garagens e corredores, Mínimo PEI4 e material que resista a pressão por peso. As pastilhas de vidro são resistentes somente ao tráfego moderado de pessoas. Elas também não absorvem líquidos, inclusive óleos, e resistem a diversas substâncias químicas – exceto ácido fluorídrico, sem perder tonalidade e brilho.
Manutenção: Lave o piso com água e sabão; escovas podem provocar riscos.
Vantagens: Sempre está na moda, é durável e não desbota. Impermeável, tem grande variedade de cores, tonalidades e tamanhos e permite composições diferenciadas de efeito estético único.
Desvantagens: Para instalar procure MESMO mão de obra especializada. É um piso um pouco frio, desconfortável para lugares frios. As de vidro tem custo alto e todas não suportam grande tráfego.
Exemplos de Uso:
No banheiro – Na bancada, no piso e na parede
Na cozinha – Formando um mosaico, na parede e no piso (na cozinha principalmente, prefiro pisos com cerâmicas maiores – quanto menos rejunte, mais fácil de limpar)
Em áreas externas: coberturas, piscinas e fachadas
Veja aqui o terceiro post desta série.
Fotos dos sites e blogs: Pastilhart, spaclean,casabril, alifesdesign,casaejardim, achadosdedecoracao, alkemie e apartmenttherapy, acervo de interiores
- Imprimir
- Tweet
Revestimento
Comentários