Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas

Revestimentos para pisos e paredes(1)

Dentre as sugestões que pedi durante a nossa última promoção (aproveito para agradecer a todos que deram idéias muito boas) alguns pediram que falasse sobre revestimentos. Então, vou fazer uma série de posts sobre este assunto, cada um falando de características, usos, vantagens, desvantagens, enfim, dados importantes sobre os revestimentos em geral. Este aqui é um tipo “geral”. Os outros serão mais específicos.

casaeconstrucaobanheiro-simples-37

Pastilhas nos destaques, cerâmica no piso, pintura epóxi na área seca

Em termos funcionais, cada ambiente precisa de revestimentos de características diferentes, já que vão ser expostos a diferentes agentes.  Em termos decorativos, sua cor e textura influenciam a atmosfera que se deseja e não podem ser esquecidos na composição das cores do ambiente.

Áreas e Necessidades:

1) Cozinhas,  banheiros, lavanderias – Chamadas Áreas Molhadas, precisam de revestimentos que resistam à água e gordura e que sejam fáceis de limpar, duros (que resistam ao atrito constante) e impermeáveis.Também não podem ser escorregadios quando molhados, para evitar acidentes.

Bancada em Limestone

cozinhaamericana_voceprecisadecor09

Pastilhas, granito na bancada e porcelanato no piso

2) Áreas Externas – Os revestimentos para estas áreas tem que suportar a chuva e o sol, não podem ser escorregadios (perto de piscinas e sob chuva) e preferencialmente, instaladas de forma a permitir que a água da chuva seja drenada pelo terreno, evitando poças e melhorando as condições ambientais do terreno e arredores (é ecológico usar materiais drenantes. Um dos grandes vilões das enchentes é o fato de haver revestimentos nas casas e ruas que não permitem a passagem da água para a terra). Atualmente já há no mercado revestimentos que, por sua composição e/ou forma de fabricação, permitem a drenagem da água.

05-jardim-tem-arvores-frondosas-flores-e-cantos-de-estar

Piso drenante

3) Áreas Social e íntima – Para salas e quartos há uma gama imensa de materiais. Os itens sempre importantes são o trabalho para a manutenção e a resistência do material. A escolha nestas áreas tem muito a ver com o desejo do “clima” do ambiente:  Se deseja aconchego, posso usar os tecidos, como seda e linho; Um tom mais moderno é dado pelas placas cimentícias e um ar clássico pelos papéis estampados;  Para ambientes rústicos, tijolo de demolição é uma possibilidade e por aí vai. O que tbém exige atenção é o ruído –  quanto maior o nível de absorção acústica do material, menos os sons serão ouvidos nos demais ambientes.

justlia-decoracao-pufe-001

Piso em madeira, parede: tijolo

casatreschic-12ff1b5

Cimento queimado no piso

Para qualquer ambiente e qualquer revestimento, um ponto de grande atenção é o rejunte e a argamassa usadas em alguns materiais. Eles devem ser escolhidos de acordo com o material e o ambiente e aplicados por profissional qualificado. Tenha MUITA atenção a este item e vai evitar inúmeros problemas depois.

Outro ponto a considerar é a facilidade ou não de instalação:  Alguns materiais (madeiras, por exemplo) pedem mais obra e outros (carpetes de madeira,  laminados, etc), podem ser instalados sobre o revestimento antigo.

circulo-cromatico_voceprecisadecor06

Cerâmica

Características que vc precisa conhecer:

Coeficiente de atrito – Mede a resistência ao escorregamento.  Quanto maior ele for, mais rugoso é o revestimento logo, menos escorregadio. Em locais internos que tem contato com água, a norma brasileira recomenda coeficiente de atrito igual ou maior que 0,4. Em áreas molhadas externas com rampa, o coeficiente de atrito deve ser superior a 0,8.

openhouse-20-salas-com-sofa-rosa-6

Revestimento com alto coeficiente de atrito (veja as texturas e desníveis).

Absorção de água – Quanto mais baixo for o número, menor a porosidade, logo, menor a absorção; A absorção de água está diretamente relacionada à Resistência a manchas (limpabilidade) que determina a facilidade de limpeza   da cerâmica: Quanto menos porosa, mas fácil de limpar. São cinco as classes de limpabilidade:

Classe 1 – Impossibilidade de remoção de mancha

Classe 2 – Removível com produto especial (ácido clorídrico diluído)

Classe 3 – Removível com produto forte à base de amoníaco

Classe 4 – Removível com produto fraco (detergentes convencionais)

Classe 5 – Facilidade de remoção (água e detergente neutro)

yatzer-f1_glowna_osobowa_kitchen_bar_yatzer

Ambientes comerciais devem ter piso com alta resistência à abrasão, à cargas (às vezes), à manchas…

Resistência a cargas (resistência mecânica ao impacto) – Muito importante, principalmente se vc está fazendo o piso de sua garagem! Ele tem que aguentar o peso do carro, certo ?

Resistência à abrasão do esmalte (PEI) –  Resistência ao desgaste superficial do material devido ao trânsito de pessoas e ao contato com objetos. Varia de 0 (para paredes somente)  a 5 (até para áreas industriais).

Resistência à riscos – todos os pisos riscam, mas pisos brilhantes têm baixa resistência ao risco, logo riscam com mais facilidade que pisos rústicos, mais resistentes neste aspecto.

Cerãmica e rejunte para cada ambiente

Sala: Como é sujeita  a  resíduos de poeira e areia, use cerâmica com, no mínimo, PEI 3, limpabilidade classe 5, e rejunte industrializado de boa qualidade.
Quarto: Usar no mínimo PEI 3, limpabilidade 5 e rejunte industrializado de boa qualidade, aditivado e/ou impermeabilizado.
Cozinha: Usar no mínimo PEI 3, limpabilidade 5 e rejunte impermeável (à base e epóxi) ou à base de cimento, aditivado e/ou impermeabilizado.

arquidicasbanheiros-pequenos-modernos-677x1024
Banheiro: O assentamento e rejuntamento devem evitar a proliferação de fungos e bactérias. Usar no mínimo PEI 3, limpabilidade 5 e rejunte impermeável (à base de epóxi) ou à base de cimento, aditivado e/ou impermeabilizado.
Quintal, garagens e corredores: Usar no mínimo PEI 4, limpabilidade 5 e rejunte a base de cimento, aditivado e/ou impermeabilizado.
Áreas comerciais: Lojas, lanchonetes, bancos, restaurantes, escolas, hospitais, hotéis e escritórios, usar no mínimo PEI 4. Em locais com tráfego super intenso (shoppings, rodoviárias, aeroportos, indústrias, etc), usar PEI 5. Em áreas de extrema higiene (hospitais), usar rejunte impermeável (à base de epóxi). Em outras áreas, usar rejuntes industrializados de boa qualidade, aditivados e/ou impermeabilizados.

Nos próximos posts vou falar de cada revestimento, suas características, vantagens e desvantagens. Espero que gostem!

http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/04/revestimentos-para-pisos-e-paredes2-pastilhas/

Posts relacionados

Comentários:

Miranda rezende · 01 de Abril de 2010 às 05:19

não fica feio Heloisa. Pelo contrário, vai ficar linda 🙂

Responder

Carlos Alberto · 01 de Abril de 2010 às 08:33

Tenho um ap térreo e algumas paredes sempre estoram até uma determinada altura. Já consultei um engenheiro que disse que é a umidade do solo. Numa parede da área privativa, fiz uma textura por motivos decorativos e esta parede não estorou mais (ja faz 12 anos). Gostaria de saber se fica muito feio fazer em outras paredes internas para resolver este problema. Poderia me ajudar?

Responder

Rosana Silva · 01 de Abril de 2010 às 20:07

Oi, Carlos,
Estou besta, pq, em geral, texturas e cerâmicas são paliativos, a umidade acaba voltando. O que pode resolver é retirar tudo até o tijolo e colocar impermeabilizantes específicos para este caso. É claro que se a textura resolvesse, seria mais econômico, mas vc só vai saber fazendo. E não tenho como lhe dizer se vai ficar feio – mas pense em usar cores neutras ou, melhor ainda, a mesma cor da parede para que não chame a atenção e teste. Acho que vale a pena, pq a umidade, além de dar um aspecto ruim, é perigoso para a saúde de sua família.
abs
ROsana

Carlos Alberto · 01 de Abril de 2010 às 21:08

A sua sugestão eu já fiz. Resolve um tempo mas, volta. Fiz isto junto com a textura e deu para comparar. Acho que vou fazer como disse: usar a mesma cor das paredes para não realçar muito. Obrigado pelo atendimento.

Responder

Stans Scheltinga · 01 de Abril de 2010 às 13:55

Que demais estes revestimentos, estou reformando minha casa e vou tirar algumas ideias daqui para minha casa. Muito bonito e bom gosto, parabéns. Assim que terminar mando fotos de como ficou os meus revestimentos.

Beijos

Responder

Deixe o seu comentário!