Continuando a história que comecei AQUI, a leitora Sheila de São Bernardo do Campo/SP, após receber a dica do banheiro/lavabo solicitou nossos serviços para um projeto de organização/distribuição para sua Área de Serviço e uma área descoberta onde desejava colocar uma churrasqueira. Começou assim:

“Minha máquina é da eletrolux que abre em cima. Pretendo ter um tanquinho e quero fazer uma marcenaria embaixo. Quero  tbém um móvel  pra guardar vassouras, etc.  A churrasqueira pretendo colocar perto da área descoberta, passando pelo quarto em cima. Além disso, uma pia perto da churrasqueira e  um tanque com duas cubas… uns armários para guarda de produtos de limpeza e uma bancada que poderia servir de tábua de passar”

Depois de muitas conversas e idéias, veja o projeto que enviei à Sheila:

sheila3a1

Projeto – 3D da área de serviço

Criamos uma boa área para guarda de materiais de limpeza e usar como dispensa, guardar tábua de passar, roupas para passar e lavar; Secadora, máquina de lavar, um quadro para recados, lugar para pendurar as roupas passadas; uma grande bancada que pode ser usada como apoio para a lavanderia e nos churrascos, o tanquinho que serve tanto para apoio à área da churrasqueira quanto para a lavandeira, um pequeno espaço onde a Sheila poderá manter plantas ou uma mini-horta.

sheila3

Projeto – 3D da área da churrasqueira

A churrasqueira com prateleiras para guarda de materiais para churrasco, uma pequena bancada de apoio ao lado da churrasqueira e abaixo, espaço para colocar os bujões de gás da cozinha; Mesa, cadeiras e banco confortáveis e que não atrapalham a circulação, tudo coberto com cobertura transparente que permitirá manter a ventilação e luminosidade do ambiente.

 sheila5

Projeto – 3D da área da churrasqueira e serviço

É claro que o projeto completo envolveu medidas, todas as vistas, detalhes e dicas para uso dos espaços, enfim, o necessário para que a Sheila possa executar este projeto com os profissionais que contratar. Bem, ela gostou e disse que vai realizar desta forma. Quando ela me enviar as fotos eu mostrarei aqui no site.

Neste projeto tive a ajuda super importante, profissional e amiga da Arquiteta Maria Amélia Raeder, a quem agradeço muito.

Caso você se interesse por projetos de ambientes completos ou consultorias para questões específicas, é só comentar ou escrever para [email protected] que retornaremos, ok ?

77 COMENTÁRIOS

  1. bom dia!!!
    encontrei o site em uma busca e fiquei encantada com tudo que vi, amei esse projeto da area de serviço da sheila. enfim, estou pretendendo organizar minha area de serviço, fazer armarios, mas não sei por onde começar, por isso gostaria de umas dicas referente aos armarios e a localização. no momento só tem na minha area de serviço um tanque de lavar roupas e a maquina, ela tem 2,50m de comprimento e 1,7m de largura. por favor me ajuda.
    desde ja agradeço.

  2. OI, POLLYANA,
    Internamente vc deve revestir churrasqueira com cerâmica e tijolos refratários. Externamente em geral se usa granito. O mármore é mais poroso e tende a manchar e descolorir; Mas sugiro que vc consulte um especialista em fabricaçaõ de churrasqueiras para executar a sua da melhor forma, pois há diversos detalhes importantes, inclusive o tipo de rejunte e argamassa.
    abs
    Rosana

  3. Olá!

    Nossa como preciso de sua ajuda. O meu projeto é um desafio (rs)… Moro numa pequena cobertura. Tenho uma churrasqueira e uma pia, com uma mureta (baixa) bem no encosto da pia e nesse corredor tenho ainda uma geladeira. Na outra área (descoberta), tenho intenção de colocar uma piscina (bem pequena). Essa área tem aproximadamente 4 m de largura x 6 m de extensão. O muro está bem feio, também gostaria de dicas para acabamento. Gostaria de manter a churrasqueira, fazer a piscina e ainda ter espaço para uma mesa e cadeiras (ou bancos) para receber os amigos. Ah, minha sala de estar é separada por uma porta de vidro que dá acesso a esse quintal.
    Beijos e agradeço se puder me ajudar.
    Obrigada,
    Vanice

  4. OI, RENATA!
    O ideal, no seu caso, é um projeto específico para seu ambiente. O espaço do projeto desta leitora tinha mais de 20 m2.Envie fotos e mais detalhes para [email protected], ok?
    Um ótimo ano novo!
    bjos
    RO

  5. OI,GOSTARIA DE SUA AJUDA POIS COMPREI UM APARTAMENTO E A AREA TEM O TOTAL DE 7,22 MTS,ADOREI SEU PROJETO,MAS GOSTARIA DE SABER SE DA PRA FAZER POIS A AREA E BEM PEQUENA E TENHO 1 MAQUINA DE 11 KG.GOSTARIA DE FAZER DE 1 LADO O PROJETO DE AREA DE SERVIÇO E DO OUTRO COLOCAR 1 CHURRASQUEIRA PEQUENA DE 3 OU 4 ESPETOS E UMA BANCADA DE VIDRO OU MARMORE.SOLICITO SUA AJUDA.
    OBRIGADA

  6. Olá Rosana,

    Estou em obra para minha áera de lazer e gostaria muito de fazer uma churrasqueira diferente e acima de tudo higiênica e de fácil limpeza, por isso vou fazer a churrasqueira toda com tijolo refratário e massa refratária, mas quero revestir com cerâmica imitando madeira. Apesar desse revestimento ser retificado, vou assentar com 3mm e com argamassa ACIII, para evitar qualquer problema por causa do calor.

    Na parte interna da “boca” da churrasqueira queria colocar granito ou inox para ficar bem fácil de limpar, mas não estou sabendo se há alguma dica especial para colar esse granito no tijolo refratário???

    Não sei se devo fazer com tijolo dobrado nessa região para minimizar o calor??? Se tenho que colocar alguma coisa entre o tijolo refratário e o granito???

    Enfim, gostaria e saber se vc sabe informar o que devo fazer, já que na internet tem muitas opções com esse tipo de revestimento. Agora só resta saber como deve ser feito.

    Desde já te agradeço
    Muito obrigada
    Mirela Ourique

  7. Oi, MONICA,
    Realmente, não sabia que o granito solta em fundo de churrasqueira, mas tbém nunca vi churrasqueira com fundo em granito… deve ser por isso… Vou enviar para vc fotos de churrasqueiras para lhe dar idéias, ok ? aguarde
    bjos
    RO

  8. Ola, comprei um kit churrasqueira de aco inox e estou com duvidas de qual revestimento usar na parede do fundo / lateral, sendo uma na lateral de vidro, pois
    comentei com o engenheiro de colocar granito sao grabriel dando continuidade na bancada e o mesmo me recomendou tijolo refratario, pois o granito solta ! nao localizei nenhuma foto e uma churrasqueira dessa maneira e acredito que nao ira ficar legal, tendo a coifa em inox… Vc tem alguma outra ideia ?
    Obrigada / Monica

  9. Oi, Andrea,
    Andrea,
    Para lhe dar alguma sugestão mais profunda precisaria de muito mais informações e para lhe dar todas as respostas, seria um projeto. Caso deseje que eu faça um orçamento para vc me escreva ([email protected]), enviando fotos do local, se possível planta com medidas e informação de tudo que vc planeja colocar neste espaço (eletrodomésticos que já possua, etc).
    De qualquer forma, umas dicas: Crie, da melhor forma possível, 2 áreas: A de lavanderia e a da churrascaria, de forma que uma não interfira na outra (ou interfira o mínimo). Mas vc pode usar uma mesma bancada e pia/tanque para as 2 áreas, como eu fiz no projeto que vc viu no site; Use as paredes (prateleiras, suportes, etc); Procure pessoas especializadas para a correta instalação da churrasqueira; Use revestimentos que suportem o calor; Se há área descoberta pense na proteção de sol e chuva; Pense tbém na iluminação e na ventilação.
    Use móveis com múltiplos usos, banquetas, pufs, cadeiras que podem ser empilhadas, para poupar espaço.
    Boa sorte!
    Rosana

  10. Boa tarde Rosana, gostaria de sua ajuda tenho uma area muito pequena no fundo coberta, mais ou menos 2,5 por 2,5 queria fazer uma churrasqueira e lavanderia no mesmo ambiente, você teria alguma dica de como posso fazer? Desde já agradeço e aguardo retorno,

  11. Oi, Simone!
    É importante que vc se certifique que pode colocar a pastilha de vidro onde deseja colocar. Converse com seu arquiteto ou fornecedor, sobre as questões de limpeza e resistência à altas temperaturas, tanto da pastilha como do rejunte que será usado (se for o caso – isso depende de como a churasqueira foi instalada, etc. ). Quanto à cores, o cinza corumbá fica super bem com vermelho. Sugiro uma paginação que misture vermelhos de tons diferentes e/ou lisos e estampados. Neste caso, as paredes ao redor deverão ser brancas ou off white.
    abs
    Rosana

  12. Olá, Rosana. Gostaria muito da sua ajuda para revestir a parede acima da churrasqueira e fazer o acabamento da alvenaria na parte debaixo da mesma. A pia é de granito cinza corumbá e a churrasqueira é de aço inox, com laterais de vidro. Estou pensando em decorar com pastilhas de vidro, em cores vivas, para alegrar o ambiente.Ainda não escolhi os armários para colocar acima e embaixo da pia e as cores das paredes; depende do que colocar de revestimento… Meu apartamento é uma cobertura e a área da churrasqueira tem teto de vidro, com uma parte de recolher. Espero que possa me ajudar!
    Bjs

  13. Oi Cristiana!
    Puxa, é pequena mesmo! Eu não sei como tem uma de frente prá outra e consegue ficar no meio!
    Mas pense o seguinte: Use as paredes! Coloque prateleiras no lado da máquina de lavar e coloque os materias de limpeza em caixas destas de plastico bonitas que tem por aí, com transparências ou furadas para vc ver dentro delas. O varal vc deve colocar daqueles que ficam no alto, sobre a área onde está o tanque.
    Em relação à tábua de passar, veja aonde é possível colocar uma tábua presa na parede, que abre quando vc vai usar. Se não for possível isso, veja se é possível prender uma tábua para passar roupa sobre a máquina de lavar ou o tanque (veja qual tem a altura melhor), que, quando não estiver em uso, vai estar presa, em pé, na parede. Um marceneiro faz isso com facilidade. Depois que resolver a tábua de passar e o varal, o espaço sem uso que sobrar, coloque as prateleiras.
    Veja se algo do que falei acima dá certo e pf, me retorne pq fiquei louca prá ver a solução
    bjos
    Rosana

  14. Oi! OTimas as suas dicas…
    Quero sua ajuda. Comprei um apartamento mto pequeno, e a area de serviço quase some de tão pequena.
    A area tem 1,00 x 1,20m. Tenho uma lavadora/secadora de 10kg e 01 tanque, ambos de frente para o outro.
    Queria aproveitar melhor o minusculo espaço com armários, mas gostaria de colocar uma tábua de passar roupa e varal.
    Como faço????
    Aguardo seu retorno…
    Grata
    Bj

  15. oi rosana!
    dei uma olhada na lavanderia e a minha é bem menor mas tenho o mesmo desejo da nossa amiga sheila, só que minha lavanderia será coberta com telhas de ceramica ( se vc tiver algo melhor por favor me oriente! ) e preciso de ajuda por causa da churrasqueira, a lavanderia tem 2,50 de largura e 6,0 m de comprimento e preciso estender roupas tbm no mesmo ambiente, tenho uma máquina de lavar que abre em cima tbm, preciso de um tanque,uma pia perto da churrasqueira, mandei a bagunça agora é com vc.
    obrigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada!!!!!!!!

  16. oi, gostaria de saber qual programa foi usado para apresentar o projeto em 3d… fucaria muito grata com a resposta, Paula

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui