É difícil encontrar informações para organização/decoração de áreas de serviço, não é ? Pois então, aí vão algumas fotos e dicas que encontrei nas minhas pesquisas:

Abaixo desenhos que encontrei, publicados pela Ana Afonso em Janeiro de 2009 (infelizmente, não guardei o site), que mostram boas disposições para os itens da área de serviço (veja os números no texto)

area12

Organização da área de serviço

Como a área de serviço é cada vez mais mínima, use as paredes ! Coloque prateleiras, ganchos, armários altos. A tábua de passar (2) deve ser do tipo que é recolhida quando não usada. Os varais suspensos (3) tbém economizam espaço. Tenha um recipiente ou espaço ou cesto para roupa suja, outro para roupa limpa. Coloque cabideiro (1) e um lugar para deixar demais roupas passadas perto da tábua de passar. Nos armários, separe lugar para os materiais de limpeza. Não esqueça de separar um espaço tbém para o aspirador de pó e outro para os baldes.

Uma boa ideia é colocar o tanque e lavadora (e secadora, se tiver) encaixados em um módulo de parede ou gabinete (4). Lavadoras com abertura na frente permitem que vc use o espaço sobre elas melhor, inclusive colocando um tampo de pedra logo acima, para apoiar as roupas e produtos.area13

O piso da área de serviço deve ser resistente à água. O ideal é que ou os armários estejam uns  20cm elevados acima do piso ou que haja uma base de alvenaria de uns 10 cm para que os armários fiquem sobre ela (5). Assim eles não são estragados pela umidade. Atenção para o nivelamento do piso: ele deve ter caimento para o ralo para evitar empoçar.As vassouras pode ser colocadas em ganchos na parede ou em armários que existem para este fim (6).  O ferro de passar deve ser guardado perto da tábua.

Coloque as máquinas de lavar e secar ao lado do tanque e aproveite a mesma tubulação de água (8).Não esqueça da entrada e saída de água para a máquina de lavar (9).

apartmentservico2

Revestimento de pisos e paredes na área de serviço

Vc pode usar cerâmicas, porcelanato ou pastinhas para o revestimento que pode ser usado somente na área dos tanques ou em meia parede e pintar com tinta acrílica de uma cor clara e refrescante, como o verde claro, por exemplo.

apartmentservico1

Ventilação na área de serviço

Não pode faltar, para permitir a boa secagem das roupas. O varal deve ficar perto da janela. Se puder, faça esquadria vazada.

area1 (2)

Iluminação da área de serviço

Preferencialmente lâmpadas fluorescentes, que gastam menos e não esquentam. As máquinas de lavar e secar e a tábua de passar devem ser bem iluminadas.

apartmentservico4

Elétrica na área de serviço

 Não esqueça de ter uma tomada para cada eletrodoméstico. E a posição delas deve ser pensada antes de iniciar a reforma ou construção.

área de serviço grande

area5

Hidráulica na área de serviço

As torneiras devem ter arejador com bico direcionado e pescoço comprido e ser específicas para área de serviço.

Área de Serviço – Organização 1

Fotos: Apartment Therapy,brigadeirodecolher e outros

17 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Icaro!
    Desculpe a demora na resposta. Muito trabalho. Vc pode me enviar a planta do apartamento ? E se puder enviar fotos, quem sabe tenho uma ideia e posso lhe ajudar? Escreva para [email protected]
    abs
    Rosana

  2. Gostaria de uma ajuda. Minha Área de Serviço não tem ventilação (apartamento novo), tem apenas uma “grade” no forro de gesso. Fica ao Lado da Cozinha (onde tem 1 porta e uma báscula). O apartamento está sendo entregue agora em Dezembro 2013. Estou com muito medo. As roupas não vão secar. Existe uma solução? Pensei inverter toda a cozinha e área de serviço. Porém, teria que quebrar TUDO! Existe algum exaustor, ventilador, algo que poderia ser útil para resolver meu caso?

  3. Oi, Silvana,
    Bem, vc pode colocar cerâmica (porcelanato ou não), que é facílima de limpar. Prefira unidades grandes para ter pouco rejunte ou os retificados e que sejam lisos, sem texturas ou reentrâncias…Ou pode usar mesmo tinta acrílica de boa qualidade, fosca, que vc tbém consegue manter limpa por bom tempo passando pano úmido ou com sabão de coco bem leve.
    bjo
    Rosana

  4. Gostaria de uma orientação.
    O que devo colocar nas paredes da minha área de serviço? Gostaria de um revestimento que fosse fácil limpar. O piso é bege.

    Silvana

  5. Olá, gostaria de algumas dicas para área de serviço no quintal, próxima à área de lazer.
    obrigada….

  6. Oi, Regina!
    Desculpe a demora na resposta, “pulei” seu comentário e só agora o vi novamente. A sua questão é que a umidade externa está passando para dentro de casa. Acredito que vc deve tratar tanto fora quanto dentro, pois provavelmente a construção não foi impermeabilizada adequadamente. Para resolver o problema vc deve arrancar o reboco de dentro e de fora até a altura da umidade, chapiscar com areia e cimento e rebocar com vedacit ou similar. Agora, se a casa tiver sido impermeabilizada no baldrame, isso resolve. Se não foi, a umidade pode subir entre o reboco externo e o interno e a umidade aparecer acima de onde você reformou. Aí vc tem que fazer tudo outra vez. O bom é que vc acaba conseguindo acabar com o problema. Na casa da minha mãe aconteceu isso e ela fez o que estou lhe sugerindo umas 3 vezes…. Acabou que resolveu.
    bjos
    RO

  7. Boa tarde,

    Como faço para tirar a umidade da sala. Tenho na parede externa da sala pedra médias fixadas com cimento.
    Mas todas as chuvas estão castigando-as. Estão sempre molhadas.
    Resultado, muito mofo nas paredes interna da sala.
    Como posso resolver isto?

    Um abraço

  8. OI, VALÉRIA!
    O ideal seria que vc me mandasse fotos da situação, para que eu lhe dê sugestões que realmente resolvam seu problema, pois não sei a altura da “espionagem”… rs!
    Se quiser mandar fotos, mande para [email protected]. De qualquer forma, idéias: Plantas altas, treliça com plantas trepadeiras, qualquer tipo de divisória que permita passar o vento e a luminosidade (vazada) e dificulte a visão dos mal educados dos seu vizinhos… rsrs
    bjos
    RO

  9. OLÁ ! PARABÉNS ! GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM A DESCOBRIR UMA FORMA DE TIRAR OS OLHOS DO VIZINHO DO MEU QUINTAL . SOCORRO !!!! NÃO PODEMOS FICAR NO QUINTAL QUE SEMPRE TEM GENTE NA JANELA DO PREDIO DOS FUNDOS ESPIANDO . CONTO COM SUA AJUDA. DESDE JÁ AGRADEÇO. VALÉRIA GONTIJO

  10. Nossa!
    Ainda bem que não faz mal!!! rsrsrs! De qualquer forma, cuidado… Tudo que é demais…rsrs
    Obrigada!
    Vou procurar sobre este assunto e fazer um post só para vc , ok, Sonia?
    bjos e obrigada!
    Ro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui