Cozinha

Cozinhas integradas à sala

As cozinhas abertas para a sala, inteiramente ou não, são uma forte tendência da decoração. E isso acontece por duas razões principais: Os apartamentos estão cada vez menores (então, quanto menos divisões – paredes – mais espaço para usar) e a vida está cada vez mais corrida, cada um almoçando/jantando em um horário diferente, muitas vezes fora de casa. Engraçado que acho que o sonho da maioria é aquela cozinha grande, onde todos se juntam, participam, com uma copa, mesa grande, cheia de gente … mas a realidade é bem outra, não é ?

Então, se a realidade é este corre-corre e os imóveis minúsculos, temos que ter criatividade para fazer esta realidade ficar bem bonita! Abaixo, fotos de cozinhas que podem ser bem maiores que a sua, mas perceba os detalhes, revestimentos, etc e use-os para se inspirar e fazer sua cozinha por menor que seja, linda!

Seleção dos sites e blogs: yoquesedreamhomes, tranquiltownhouse, roxxon,smallplacestylestadshem

Detalhes interessantes: A combinação madeira/aço, o quadro para recados na parede esquerda, a abertura na bancada no lado da mesa, para guarda de objetos e nos toques de branco para clarear o espaço.

Atenção à combinação branco/aço (apesar que eu prefiro o piso mais escuro para aquecer e facilitar a limpeza) e na leveza dos móveis, com quase nenhum detalhe

O uso das cores para delimitar a bancada (veja como o azul escuro dá profundidade), os ladrilhos com desenhos geométricos, a cortina para esconder a bagunça.

Detalhes interessantes: 1) A combinação da cerâmica escolhida com a parte superior dos armários e as cadeiras, repetindo os “quadradinhos”, a escolha de cores de leve harmonia, o tapete e o revestimento tipo lambri da bancada divisória. Eu não gostei da cortina. Acho que não combina com os traços retos da cozinha.Uma persiana reta ficaria melhor. E também escolheria outras luminárias.

Repare no “super” uso do espaço na divisão entre a cozinha e a sala; no rasgo para a bancada de refeição (e que ela continua após ele); no recuo para os banquinhos, na combinação verde e madeira, na divisória para a área de serviço.

Detalhes interessantes: Na cerâmica que parece um muro de tijolos, branca e leve, no contorno preto das bancadas, no rebaixo para a iluminação da pia e fogão, nas leves prateleira e  no recuo da bancada para os banquinhos

Quer ver mais cozinhas? Veja todas em Categoria Cozinhas

Posts relacionados

Comentários:

Ana Carla Araujo · 12 de maio de 2010 às 12:06

Oi Ro
Adorei, a minha vai ser integrada, mas meu estilo é de movéis de demolição quando estiver na epoca mostro pra vc.
Hoje coloquei post sobre cozinhas também : )
bjos

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 12:09

OI! Que coincidência! Quero ver, hem ??
beijos e obrigada
Ro

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO · 12 de maio de 2010 às 12:49

Nossa, como eu amo cozinhas integradas à área social, mas sempre fugi disso porque a louça suja ficaria aparente hehehe mas acho que são as mais lindas cozinhas que há, né? beijos

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 20:59

É só esconder, boba! rsrsrsrs
bjos
Ro

[…] This post was mentioned on Twitter by BKO faz diferente, Andrea Brito, Rafael Moreira, Ana Carla Araujo, Blog da Ro – SDeco and others. Blog da Ro – SDeco said: #decoração Cozinhas integradas à sala http://goo.gl/fb/yfH89 […]

Juliana · 12 de maio de 2010 às 01:14

Olá, gostaria de tirar uma dúvida ! Devo deixar qual sala integrada a cozinha? A sala de jantar ou a de estar? Ou posso integrar as duas a minha cozinha ??

Agradecida desde já .! Amei o site !

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 12:40

Oi, Juliana!
Idealmente a sala de jantar deve ficar mais perto da cozinha, logo, tem todo o sentido a cozinha integrar-se à ela, facilitando a circulação. Agora, se vc faz jantares mais formais, deve pensar em haver uma forma de fechar a cozinha (com portas de correr, etc) quando estiver realizando estes eventos.
abs
Rosana

Josi · 12 de maio de 2010 às 11:30

Olá, tenho uma dúvida! Minha sala será integrada à sala de jantar e à cozinha. Posso colocar um piso diferente na cozinha ou fica melhor os três ambientes com o mesmo piso?
Obrigada!!

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 12:12

Oi, Josi!
Vc pode fazer as 2 coisas. Quando tudo é igual, fica mais “integrado”. Atualmente até madeira eu tenho visto em cozinhas integradas, mas tem que ser muito bem tratada e a manutenção é cara! Se vc vai colocar piso frio na sala, fica mais fácil. E há soluções em que vc põe um revestimento especifico para a cozinha, o importante é que combine com o piso da sala, que não haja uma mudança brusca demais de cor, ok ?
bjo
Rosana

clésia · 12 de maio de 2010 às 01:26

quero saber se tem como integrar uma sala de jantar e ozinha no espaço de 4m x 4m. e como eu posso fazer.por favor mande a resposta pro meu email.obrigada

Responder

Luis Henrique · 12 de maio de 2010 às 21:35

olá, moro em um apartamento e resolvi abrir um vão entre a sala e a cozinha ligando os dois ambientes. Fiz tipo uma “janela” na parede, quero idéias para colocar nest vão uma mesa fixa… Será que tem como?

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 22:52

OI, LUIS HENRIQUE!
Ter como fazer uma mesa fixa depende do espaço que vc tem no entorno. Se há espaço para colocar as cadeiras e para que as pessoas possam usá-las sem “aperto”. Se há espaço para ter, no mínimo, uns 30 cm a 35 cm de largura desta mesa (que é o que ocupa um prato e um copo, mais ou menos – Isso se vc vai ter cadeiras só do lado da sala) , então dá! Se não, não dá!
Ah, e observe que a altura deve ser de uns 75 cm se vc vai usar cadeiras comuns (assento de 45 cm a partir do piso, mais ou menos) e que deve haver espaço para que as pessoas posicionem as pernas, isso é, o tampo da mesa tem que vir à frente, entende?
Espero que funcione
bjos
Ro

Cleiton Rodrigues · 12 de maio de 2010 às 07:41

Estilos exelentes, onde há integração com os ambientes sociais, unindo a família,familiares e amigos.
Estou fazendo Desing de interiores na Etec Carlos de Campos São Paulo.
Ótimas idéias e uma grande referencia para nós iniciantes no mundo de Design.

Abraços, Parabéns!!!

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 19:46

Obrigada, CLEITON!
Fiquei feliz!
bjos e SUCESSO!
Ro

caren · 12 de maio de 2010 às 10:17

Oi,estou fazendo minha casa, mas eu tenho duvidas se na divisão entre a sala e a cozinha posso fazer como mesa, mas não vou ter sala de jantar, fica ruim? pq penso que pode ficar chato pra receber vizitas e tals….bjo

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 01:46

Oi, CAREN!
Já tenho visto algumas reformas que fazem exatamente isso: Derrubam parte da parede que liga cozinha à sala e, neste espaço, colocam a mesa de jantar. Mas isso depende do grau de formalidade que vc deseja para suas visitas…
bjos
Ro

Deise · 12 de maio de 2010 às 22:03

Olá!

Estou pensando em colocar a mesa com um dos lados (o mais estreito)encostado nas costas do sofá, ao invés de encostar na parede. A meu ver assim haveria mais espaço para as pessoas se acomodarem e circularem em torno da mesa. Minha dúvida é se isso seria esteticamente interessante, já que não tenho visto fotos com este tipo de distribuição.

Obrigada.

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 01:44

Oi, Deise!
Realmente esta disposição não é usual. Mas nada mais fácil que testar para ver não é ? Outra opçao, que talvez fique melhor esteticamente é acrescentar um aparador bem estreito e simples entre a mesa e o sofá. Teste e depois me diga!
bjos
RO

Paulinha · 12 de maio de 2010 às 22:31

Olá, meu apartamento vai ter cozinha e sala de jantar integrada e também sala de estar junto, da cozinha para a sala de jantar gostaria de fazer um passa pratos para separa a sala de jantar e estar estou precisando de uma idéia, ou eu posso montar sem divisórias mesmo. E também gostaria de saber se fica legal usar tapete tanto na sala de jantar como na de estar?
bjoO

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 12:36

Oi, Paulinha!
Não compreendi bem a sua idéia do passa pratos. Sem divisórias, como assim? O passa pratos é em termos bem diretos, um “buraco” que vc faz em uma parede para comunicação entre a cozinha e a sala de jantar, preferencialmente perto da mesa, de forma que possa passar objetos de um ambiente para outro sem precisar se locomover a este outro ambiente. Então, não entendi… Se quiser mandar fotos, mande para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ? Em relação aos tapetes, só usaria se a sala fosse bem grande, entre outras coisas pq o tapete da sala de jantar deve ser bem maior do que a mesa, de forma que as pessoas possam movimentar as cadeiras sem “carregar” o tapete junto, entende? Então, em geral, uso só no estar. Mas é claro que isso depende do ambiente que vc tem.
bjos
rosana

marta aparecida · 12 de maio de 2010 às 12:13

Bom dia!Gostaria de saber o que posso fazer,minha cozinha é piso branco e bem espaçosa,tenho uma mesa de vidro quadrada e agora comprei um movel de madeira tipo cristaleira,posso coloca-lo nessa cozinha ou poderia coloca-lo na sala de tv que fica ao lado?por favor me ajude,estou em duvida,pois se coloco na cozinha vou precisar lavar o chão constantemente,e se coloco nessa sala não ficaria estranho?obrigada

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 19:49

Oi, Marta!
Móvel tipo cristaleira na sala é uma tendência, não vai ficar estranho, a não ser que ele não combine de forma alguma com o restante dos móveis da sala. Coloque na sala e veja o que acha ou o que pode fazer (colocando objetos que combinem, se necessário mudando a cor, etc) pois me parece que na cozinha ele vai lhe dar trabalho, né ?
bjos
Rosana

Claudia · 12 de maio de 2010 às 21:57

Olá! Minha cozinha é integrada a minha sala e gostaria de saber que cor posso fazer o rack, painel de TV e sofá da minha sala,uma vez que os armários da cozinha são branco com pedra preta. Penso em fazer algo que próximo da mesma tonalidade como: painel cinza claro com sofá chumbo, mas ao mesmo tempo penso em fazer algo diferente uma vez que são ambientes diferentes. Estou em dúvida. Se puder me dar algumas dicas agradeço. Abraço

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 23:18

Oi, Cláudia!
Como a cozinha tem branco e preto, 2 cores neutras, vc tem grande liberdade em escolher as cores da sala e pode harmonizar os ambientes com objetos de decoração e acessórios da cozinha na mesma cor. Sua idéia de usar cinza é boa, pq ele é a mistura do preto com o branco, mas acrescente cores mais vivas e repita estas cores que escolher nos 2 ambientes.
bjos
ROsana

Thaissa Sousa · 12 de maio de 2010 às 16:18

Olá,
Boa tarde.Gostaria de algumas idéias para a minha sala e cozinha. Estou com dificuldades de escolher as cores que vou usar. A sala será integrada à cozinha. O piso da sala será lamnado de madeira e preciso fazer a integraçao com o piso da cozinha. Como o apto é pequeno, estou optando por cores claras. Queria o piso em cor de madeira mesmo,mas nao consido escolher! pensei em um detalhe de cor na cozinha, mas to com medo de nao combinar. por favor me ajude. estou com muitas duvidas!!

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 13:23

Oi, Thaissa,
Desculpe a super demora..
A opção por cores claras é ótima. Qto às cores, faça o seguinte para não errar: Use para o piso da cozinha uma cor similar, o máximo possível, com a cor base do laminado de madeira. Se o laminado, por exemplo, tiver uma cor tendendo para o cinza, como o Branco Malibu da Durafloor (http://www.durafloor.com.br/Durafloor/web/linhas/pattern.aspx?id=16 – que é uma ótima cor para pequenos ambientes – escolha o piso em um dos cinzas que este laminado possui… o ideal é levar uma amostra do laminado para comprar o piso.
abs
Rosana

[…] um projeto mais rústico que os anteriores, essa proposta que vi no Simples decoração ficou muito interessante também. A mesa encostada na bancada com do cooktop faz com que o ambiente […]

Maria · 12 de maio de 2010 às 13:45

Olá
Minha cozinha é tom amadeirado amendoa/mate e tampo granito preto, Minha mesa jantar é embutida na parede e de vidro. Minha sala e cozinha são integradas e eu gostaria de saber qual tom posso usar na sala de estar.
Seria coerente fórmica branca com detalhes em preto uma vez que tenho o granito preto na cozinha?

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 16:23

Oi, Maria,
Branco e lpreto são neutros, então não há problema em usá-los na sala de estar.
bjos
Rosana

Lauren · 12 de maio de 2010 às 16:30

Olá,
estou construindo ,minha casa vai se de madeira ,sala e cozinha juntas,estou na dúvida,de como arrumar os móveis,devo comprar tudo num só tom ? por favor me ajuda . hehehe ,Obrigada ,Lauren .

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 20:22

Oi, Lauren,
Compre tudo que fique bem junto, mas não precisa comprar em um só tom ou cor. Se for comprar de madeira, use no máximo 3 madeiras diferentes (contando com o piso, se este for de madeira) em um ambiente.
Mas eles tem que ficar bonitos juntos.
bjos
rosana

marivone · 12 de maio de 2010 às 21:11

olá?gostaria de uma dica para decorar minha sala de janta,tenho uma mesa no centro e 3 parede sem decoracao.porfavor mande um modelo para mim desde ja agradeco.

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 13:24

Oi, Marivone,
Caso esteja interessada em um orçamento para o projeto de decoração de sua sala, mande planta baixa, uma descrição do que precisa/deseja nesta sala e se possível fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br. Em 4 a 6 dias lhe envio o orçamento sem compromisso.
bjo
Rosana

Elaine Cruz · 12 de maio de 2010 às 12:20

Olá, minha cozinha e sala são integradas, gostaria de colocar porcelanato preto no chão da cozinha, mas não sei q piso devo por na sala, devido não ser bem iluminada e pequena. Adoro parede preta com decoração moderna, mas sei q ambiente claro deixa o lugar maior, não sei q cor devo escolher??

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 20:01

Oi, Elaine,
Vc pode colocar o porcelanato preto na cozinha e na sala colocar um cinza claro ou até branco, por exemplo. Fazendo assim vc poderá pegar a menor parede da casa e pintar com cinza escuro ou preto. Em compensação deve ter todos os móveis, sofá, cortinas, etc claros, de preferência em cores neutras, como branco, bege, cru, etc. E acrescente objetos coloridos vivos (amarelo, laranja, etc) para alegrar e clarear tbém.
bjo
Rosana

Adriana Maria de lira · 12 de maio de 2010 às 14:32

ola eu gostaria de saber que cores combinam com decoraçao rústica mim ajude por favor preciso dessa dica URGENTIMENTE
obrigada
bjjoss

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 11:58

Oi, Adriana,
A decoração rústica fica bem com tons de terra (vermelho, laranja, amarelo), areia, enfim, tons que lembrem a terra. E acrescente azuis e ou verdes nos detalhes para suavizar.
bjos
rosana

talita falcaobraga de souza · 12 de maio de 2010 às 18:55

oi !!Tenho ums casa com dois comodos>Gostaria de saber se tem como agregar uma sala nessa cozinha.Por favor me dê uma ideia.Desde ja agradeço por sua ajuda…

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 16:05

Oi, Talita,
Se a cozinha for grande o bastante para comportar os móveis que vc quer colocar na sala , sim. Mas infelizmente não tenho como lhe ajudar sem ver a planta dos ambiente e nem saber o que vc deseja colocar lar. Caso se interesse por um orçamento, escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br que lhe envio sem compromisso. Acrescente medidas e fotos.
bjos
Rosana

Lidiane · 12 de maio de 2010 às 15:33

tenho uma sala de jantar comtv e é aberta para jardim e area da churasqueira como fica melhor a decoração
obrigada

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 17:16

Lidiane,
Não tenho como lhe dizer, sem ver o ambiente, mas um ponto importante é: não deixe a TV de frente para qquer fonte de luz natural (janela e porta) pois isso vai prejudicar a visibilidade. Faça um ambiente leve, com cores claras e boa circulação. Traga o verde para dentro com espelhos e usando as cores do jardim.
bjo
ROsana

jienifer · 12 de maio de 2010 às 15:05

BOA TARDE!
GOSTARIA DE SABER SE FICA OU NÃO BONITO CASA FEITA DE PISO QUEIMADO OU LISO, NÃO SEI COMO VC CONHECER…MAS É AQUELE PISO QUE PODE SER NA COR VERMELHO , AMARELO, ENFIM; OU A LAJOTA E MELHOR, PRINCIPALMENTE NA COR BRANCA?
OBRIGADA.

Responder

rosanafe · 12 de maio de 2010 às 19:55

Oi, Jienifer,
Atualmente é uma tendência o cimento queimado, mas muito na cor do cimento mesmo ou branco, de forma que fique mais leve no ambiente. Há inclusive revestimentos cimentícios e cerâmicas que o imitam sem o inconveniente de trincar.
bjo
Rosana

Patricia · 12 de maio de 2010 às 16:57

Boa tarde

Minha cozinha é aberta para sala com uma ilha, quero comprar uma mesa de jantar, tenho que fazer da mesma madeira ou posso somente combinar cores?

Grata

Responder

rosana · 12 de maio de 2010 às 18:18

Oi, Patricia,
Não precisa fazer na mesma madeira mas se for fazer em madeira diferente escolha uma bem diferente mesmo, para não parecer que vc tentou a mesma madeira e errou, entende ?
bjo
Rosana

Gracela · 12 de maio de 2010 às 14:05

Boa tarde!
Gostaria de sua opnião. Estou contruindo e minha cozinha será conjugada com a sala de jantar, estava pensando em colocar granito preto no piso da cozinha e nas bancadas os armários serião brancos, já no piso da sala seria um porcelanato claro, mas vejo falar que colocar pisos de cor diferentes fica estranho que parece compra de piso em ponta de estoque, e que o preto diminui o espaço. Se Puder me dar sua opinião? Desde de já agradeço. Abraço

Responder

rosana · 12 de maio de 2010 às 22:52

Oi, Gracela,
Piso preto não diminui o ambiente se os armários e bancadas são brancos. pode usar sem mêdo. Vc pode tbém colocar um porcelanato off white na sala tendendo para o cinza, pois ficaria menos contrastante com o preto da cozinha. Acrescente cores vivas para quebrar a formalidade do preto/branco/cinza.
bjo
rosana

jardel · 12 de maio de 2010 às 09:43

ola, gostaria de ter uma opniao construtiva do profissional, tenho uma parede na sala de tres metros de comprimetnto a qual esta um sofa de 2,70 ml com altura de 0,95, a sala tem um pe direito de 2,75 m o que colocaria nesta parede, tive a ideia de colocar espelho e um quadro na mesma proporçao de tamanho do sofa ( espelho/quadro/espelho), pois a minha sala faz extensao para cozinha (agregada), obrigado

Responder

rosana · 12 de maio de 2010 às 17:45

Olá, Jardel,
Não entendi direito o q quis dizer com (espelho/quadro/espelho) ficou parecendo que quer colocar 2 espelhos, um de cada lado do quadro… Bem, de qualquer forma, vc pode usar as seguintes sugestões: 1) Quadros devem ficar a uma altura tal que o centro deles esteja mais ou menos na altura do seu olhar, de frente, em pé, olhando para ele. 2) O mínimo de 35/40 cm entre o término do sofá e o começo da moldura do quadro é bom para que vc não bata a cabeça no quadro qdo estiver sentado. 3) Considerando isso, imagine um retângulo com a largura uns 20 cm (10 de cada lado) menor que o sofá (no seu caso, 2,50). É este o espaço máximo que vc deve preencher. No mínimo, centralizando em relação ao sofá, preencha um retângulo de 1,25 m (neste caso, deixando mais ou menos 60 cm de cada lado livre.
Espero ter ajudado.
abs
Rosana

Maria de Fátima · 12 de maio de 2010 às 23:57

Olá, tenho uma dúvida! Minha cozinha integrada à sala de jantar vou integrar sala de jantar com uma abertura de 3 metros por 2,20 à sala de estar. Posso colocar um piso diferente na cozinha e sala de jantar com uma soleira de granito na sala de estar?
Obrigada!!

Responder

Rosana Silva · 12 de maio de 2010 às 00:18

Oi, Maria de Fátima,
O ideal seria que o piso dos 3 ambientes fossem iguais, já que vão ser integrados. Ou que ao menos a sala de estar e jantar tivessem o mesmo piso.
bjo
rosana

Patrícia · 12 de maio de 2010 às 12:26

Olá, Boa tarde…Tenho a cozinha e sala conjugada, gostaria de separar esses ambientes. Fica feio colocar o sofa de costas para a mesa da cozinha?

Responder

Rosana Silva · 12 de maio de 2010 às 23:14

OI, Patrícia,
Se as costas do sofá forem apresentáveis, não. Uma opção é encostar um aparador ou mesa bem estreita nas costas do sofá. Ele ainda servirá de apoio para a mesa da cozinha.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!