Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas

Revestimentos para pisos e paredes(3) – Pedras

Continuando esta série que começou aqui, vamos falar agora das Pedras.

Pedras são uma boa opção para pisos e paredes, tanto internos quanto externos. São duráveis, bonitas e de fácil manutenção.

Elas podem ser:

Naturais –  Mais resistentes, podem revestir beiras de piscinas, fachadas e serem usadas em jardins, além de interiores. Elas podem ser ou não impermeabilizadas com resina. Este tratamento impede o crescimento de matérias orgânicas na pedra.

Tratadas – Mais usadas nas áreas internas, banheiros e móveis, podem ter diversos tipos de tratamento, tornando-as: Polidas (que acaba com a rugosidade,mas aumenta a possibilidade de escorregadas – podendo ser mais ou menos lustradas para aumentar o brilho); Apicoadas (tornando-as antiderrapantes, com aspecto poroso e uniforme) ; Levigadas (desgastadas por abrasivos que a tornam ásperas ao toque,  semipolidas, servindo para área externa e interna); Flameadas ou Flamejadas (só para o granito com espessura acima de 2,5cm, tornando-o áspero, dá um aspecto rugoso e ondulado, é antiderrapante e usado em áreas externas ); Jateado (tratamento com jatos de areia, as pedras ficam opacas).

As pedras mais usadas no Brasil são:

Ardósia – Não use para calçamento externo: esquenta, é lisa e escorregadia quando molhada. Precisa de limpeza constante, mancha com facilidade. Evitar escovas e abrasivos. Selada com resina dura mais, mas fica mais lisa.

Granito – Alta resistência, para calçamento de espaços com tráfego intenso é usado em estado bruto. Pode ser polido, lustrado, apicoado, levigado e flameado, sendo assim apropriado para pisos e paredes internos e externos. Para limpar: Água e sabão neutro.

granito-marrom-absoluto-cozinha-moderna-com-ilha

Miracema – Preço acessível, resiste a choques mecânicos e intempéries. Antiderrapante. Aplicada em estado bruto em áreas externas. Precisa de manutenção constante para não ficar encardida.

   

Arenito – Usada só no estado natural, bruto. Junto com o basalto e o mármore forma o Mosaico português. Pode ser usado em paredes. Assentamento demorado, manutenção fácil mas deve ser constante, com água e sabão.

      

Atenção que as pedras podem ter aspectos muito diferentes, dependendo do tipo e do tratamento realizado

São Tomé, Mineira, Itacolomi e Quartzito – Rochas flexíveis, antiderrapantes, bastante absorventes. Não propagam calor, por isso ideias para beiras de piscina e área de lazer. Limpar com água e sabão. Para limpeza profunda contratar empresa especializada.

Mármore – Durável e resistente a impactos, mas se desgasta facilmente quando exposta à abrasão. Usado em pisos e paredes em ambientes internos com pouca circulação. Limpeza com água e sabão neutro.

cubaesculpida_voceprecisadecor01

Como instalar: Antes de assentar, certifique que a areia esteja lavada. Os rejuntes devem ser os indicados para pedras naturais. É preciso impermeabilizar a rocha (incluindo laterais). Assentando sobre contrapiso seco e nivelado, usar argamassas colantes ou feitas na obra com o mínimo de água. Após instalar, aguarde  que a argamassa e os rejuntes estejam secos para fazer a limpeza.

Como manter: Usar pano úmido e detergente neutro diluído. Depois de alguns anos a pedra poderá ter sinais de abrasão e trechos mais foscos, que poderão se tratados por pessoas capacitado. Se tiver perfurações ou ferrugem, restaure com resina e produtos específicos para manchas em pedras.

A Vantagem das pedras é sua alta durabilidade (sendo bem instaladas) e a desvantagem é que sendo piso frio, principalmente no inverno, a sensação térmica não é confortável.

Algumas dicas:

Em escadas internas use o acabamento polido e para maior segurança, coloque uma faixa apicoada. Nas externas o tratamento apicoado ou flameado é ideal. Bordas de piscinas podem usar pedras naturais, jateadas ou levigadas, que não são escorregadias tbém mas são mais lisas ao toque.

A umidade e a porosidade de pedras como arenito, quartzito, goiás, portuguesa ou miracema fazem com que o limo e o musgo se impregnem neles quando revestindo calçadas e muros.

Quanto menor a resistência mecânica da rocha, maior a espessura a ser utilizada.

Não utilize, lado a lado, materiais com desgastes muito diferentes.

Veja aqui o quarto post desta série

Posts relacionados

Comentários:

Rosana Silva · 17 de junho de 2010 às 14:34

Oi, Aline,
Provavelmente vai ficar pesado mesmo. Além disso, a limpeza vai ser trabalhosa. Sugiro que uma parede deixe somente na parede que já fez e no restante pinte com uma das cores (a mais clara e leve) da pedra são tomé. Sugiro que acrescente objetos em marrom chocolate e/ou vermelho fechado.Se não quiser usar vermelho use azul royal (que vai tornar o ambiente mais jovial tbém)
bjo
Rosana

Responder

lUCINEIA OLIVEIRA · 17 de junho de 2010 às 15:28

Olá coloquei a pedra Miracema 1 no passeio o pedreiro nao limpou o cimento direito tem algum produto para remover e limpar a pedra?

Responder

Rosana Silva · 17 de junho de 2010 às 20:13

Oi, Iucineia,
Pelo que andei pesquisando para responder sua pergunta, este seu pedreiro merecia pagar pelo trabalho mal feito, viu ? Todos os sites que acessei falam que o cimento deve ser retirado o mais rápido possível, pois para limpá-lo vc precisará usar produtos que, na verdade, além de limpar, vão deixar sua pedra menos resistente, pois são corrosivos. Então, como não tem jeito, procure produtos para limpeza de pedras (veja um deles aqui: http://www.pisoclean.com.br/principal/ShowSECAO.asp?var_chavereg=279 e veja a explicação sobre pisos porosos, que é o seu caso.
bjo
Rosana

Alyne Lemos · 17 de junho de 2010 às 10:14

OLÁ, EU COMPREI UM REVESTIMENTO, UMA CERÂMICA QUE IMITA AQUELAS PEDRAS. GOSTARIA DE COLOCÁ-LO ATÉ A METADE DAS PAREDES DA VARANDA E NA PARTE DE FORA, E A OUTRA METADE VOU PINTAR COM UMA COR QUE COMBINE, TOM SOBRE TOM. GOSTARIA DE SABER SE ISSO SE USA, SE FICA LEGAL, UMA OPINIÃO??
OBRIGADA

Responder

Rosana Silva · 17 de junho de 2010 às 20:42

Oi, Alyne!
Apesar de não saber exatamente que pedras são essas, acho que a ideia de colocar só na metade e colocar tinta na outra vai fazer os ambientes ficarem mais leves, o que é uma coisa boa.
bjo
Rosana

iranbezerril · 17 de junho de 2010 às 21:59

Ainda sem comentários, mas precisando de ajuda:minha casa todas as paredes têm salitro, o que devo fazer ou que tipo de piso devo repevestir?

Responder

nelly pereira de souza · 17 de junho de 2010 às 00:19

sou sindica e estamos querendo revestir uma parede da garagem – 61 metros -, com pedra São Tomé 15×30. Fico preocupada se não vai ficar pesado. Estamos pensando em não colocar pedra na garagem toda, intercalar com tinta branco gelo, ou seja, uma ou duas paredes com pedra e outras paredes com tinta.
Gentileza nos dá uma opinião, ficaremos muito gratos,
nelly

Responder

Rosana Silva · 17 de junho de 2010 às 00:20

oi, Nelly
A pedra São Tomé tem ótimo preço, é durável e bonita. Acho ótima a ideia, ainda mais com outras paredes com tinta, exatamente para não ficar pesado. Sugiro que use, ao invés do branco, um off white bege amarelado (use uma das cores mais claras da própria pedra). Vai ficar limpo mais tempo e bem bonito.
bjo
Rosana

Jessica gomes · 17 de junho de 2010 às 21:53

Eu coloquei revestimento no piso do chão
tem algum problema?

Responder

Rosana Silva · 17 de junho de 2010 às 18:32

Oi, Jéssica!
Não entendi! De qquer forma, se na embalagem revestimento está escrito que ele é de parede, muitas vezes colocar no piso não vai dar certo….
Já o contrário, revestimento de piso usar na parede, em geral, não tem problema.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!