Dicas

Revestimentos para pisos e paredes(3) – Pedras

Pedras são uma boa opção para pisos e paredes, tanto internos quanto externos. São duráveis, bonitas e de fácil manutenção.

Elas podem ser:

- Naturais -  Mais resistentes, podem revestir beiras de piscinas, fachadas e serem usadas em jardins, além de interiores. Elas podem ser ou não impermeabilizadas com resina. Este tratamento impede o crescimento de matérias orgânicas na pedra.

- Tratadas - Mais usadas nas áreas internas, banheiros e móveis, podem ter diversos tipos de tratamento, tornando-as: Polidas (que acaba com a rugosidade,mas aumenta a possibilidade de escorregadas – podendo ser mais ou menos lustradas para aumentar o brilho); Apicoadas (tornando-as antiderrapantes, com aspecto poroso e uniforme) ; Levigadas (desgastadas por abrasivos que a tornam ásperas ao toque,  semipolidas, servindo para área externa e interna); Flameadas ou Flamejadas (só para o granito com espessura acima de 2,5cm, tornando-o áspero, dá um aspecto rugoso e ondulado, é antiderrapante e usado em áreas externas ); Jateado (tratamento com jatos de areia, as pedras ficam opacas).

As pedras mais usadas no Brasil são:

Ardósia – Não use para calçamento externo: esquenta, é lisa e escorregadia quando molhada. Precisa de limpeza constante, mancha com facilidade. Evitar escovas e abrasivos. Selada com resina dura mais, mas fica mais lisa.

Granito – Alta resistência, para calçamento de espaços com tráfego intenso é usado em estado bruto. Pode ser polido, lustrado, apicoado, levigado e flameado, sendo assim apropriado para pisos e paredes internos e externos. Para limpar: Água e sabão neutro.

Miracema - Preço acessível, resiste a choques mecânicos e intempéries. Antiderrapante. Aplicada em estado bruto em áreas externas. Precisa de manutenção constante para não ficar encardida.

Arenito - Usada só no estado natural, bruto. Junto com o basalto e o mármore forma o Mosaico português. Pode ser usado em paredes. Assentamento demorado, manutenção fácil mas deve ser constante, com água e sabão.

(Passe o mouse para ver o nome da pedra. Clique para aumentar. Atenção que as pedras podem ter aspectos muito diferentes, dependendo do tipo e do tratamento realizado)

São Tomé, Mineira, Itacolomi e Quartzito – Rochas flexíveis, antiderrapantes, bastante absorventes. Não propagam calor, por isso ideias para beiras de piscina e área de lazer. Limpar com água e sabão. Para limpeza profunda contratar empresa especializada.

Mármore - Durável e resistente a impactos, mas se desgasta facilmente quando exposta à abrasão. Usado em pisos e paredes em ambientes internos com pouca circulação. Limpeza com água e sabão neutro.

Como instalar: Antes de assentar, certifique que a areia esteja lavada. Os rejuntes devem ser os indicados para pedras naturais. É preciso impermeabilizar a rocha (incluindo laterais). Assentando sobre contrapiso seco e nivelado, usar argamassas colantes ou feitas na obra com o mínimo de água. Após instalar, aguarde  que a argamassa e os rejuntes estejam secos para fazer a limpeza.

Como manter: Usar pano úmido e detergente neutro diluído. Depois de alguns anos a pedra poderá ter sinais de abrasão e trechos mais foscos, que poderão se tratados por pessoas capacitado. Se tiver perfurações ou ferrugem, restaure com resina e produtos específicos para manchas em pedras.

A Vantagem das pedras é sua alta durabilidade (sendo bem instaladas) e a desvantagem é que sendo piso frio, principalmente no inverno, a sensação térmica não é confortável.

Algumas dicas:

Em escadas internas use o acabamento polido e para maior segurança, coloque uma faixa apicoada. Nas externas o tratamento apicoado ou flameado é ideal. Bordas de piscinas podem usar pedras naturais, jateadas ou levigadas, que não são escorregadias tbém mas são mais lisas ao toque.

A umidade e a porosidade de pedras como arenito, quartzito, goiás, portuguesa ou miracema fazem com que o limo e o musgo se impregnem neles quando revestindo calçadas e muros.

Quanto menor a resistência mecânica da rocha, maior a espessura a ser utilizada.

Não utilize, lado a lado, materiais com desgastes muito diferentes.

  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

Christiane · 17 de junho de 2010 às 00:40

Menina, que aula!!! Quando eu crescer, quero ser assim!!! *.*
Estava com saudade de passar por aqui.
Que bom estar de volta a este mundo virtual! o/

Responder

rosanafe · 17 de junho de 2010 às 01:11

hehehe!
Que bom que vc voltou! Senti sua falta!
bjos
RO

[...] This post was mentioned on Twitter by Elenara Leitão, Blog da Ro – SDeco . Blog da Ro – SDeco said: #decoração Revestimentos para pisos e paredes(3) – Pedras http://goo.gl/fb/ssO70 [...]

valéria silva · 17 de junho de 2010 às 17:21

Tenho uma casa que a metade da parede é com piso de parede, só que gostaria de esconder este piso. Como posso fazer, dê uma sugestão de decoração.Poderia usar outro piso para revestir este? Desde já agradeço.

Responder

rosanafe · 17 de junho de 2010 às 20:53

Oi, Valeria,
Vc pode usar produtos especificos para isso, como massa acrílica e tinta epoxi, mas o desnível vai continuar existindo , ao menos que vc nivele com massa a área que não tem cerâmica tbém, o que não sei se será possível . Consulte um profissional experiente.
bjo
ro

Ajalmar N S Gaya · 17 de junho de 2010 às 21:56

Gostaria que informássem-me sobre o melhor produto para conservar e embelezar pedras São Tomé . Obrigado, Ajalmar.

Responder

rosanafe · 17 de junho de 2010 às 18:27

Oi, Ajalmar,
A limpeza se faz com água e sabão. Se estiver muito sujo e com manchas contrate de uma empresa especializada para uma limpeza mais profunda com ácido muriático. E talvez depois resinar para impermeabilizar.
desculpe a demora na resposta
bjos
ROsana

Adilson · 17 de junho de 2010 às 16:18

piso selado ele tem manutenção?

Responder

rosanafe · 17 de junho de 2010 às 00:53

Oi, Adilson,
Em geral tem, retirando todo o produto selante e fazendo tudo novamente. Mas isso depende das condições do piso. Consulte um profissional.
abs
Rosana

miriam · 17 de junho de 2010 às 15:47

gostaria de saber q pedra posso usar nas escadas externas teve ter uns 15m e q ñ fique verdes com o tempo obrigado.

Responder

rosanafe · 17 de junho de 2010 às 16:26

Oi, Miriam,
O fato de não ficar verde tem a ver com o caimento (não deve juntar água) e com a porosidade natural das pedras. O que vc pode fazer para evitar é usar impermeabilizante ou resina.
abs
rosana

Camilla · 17 de junho de 2010 às 18:36

Olá, gostaria de saber se fica bom o revestimento com Pedras São Tomé, em uma parede interna em uma sala. Porém nessa parede existem duas janelas de madeira branca com vidros.
Se possível uma resposta rápida, iria ficar muito grata.
Obrigada…

Responder

rosanafe · 17 de junho de 2010 às 20:14

Oi, Camilla,
Não foi possível a resposta rápida pois estou muito atrasada e atarefada.
Vc pode colocar a São Tomé, mas o ambiente ficará bem rústico e vc deve ter cuidado com a decoração: nada de muitos detalhes nem muitas cores chamativas. Talvez o ideal sejam tons neutros, tendendo para o marrom e bege com toques em vermelho.
bjo
Rosana

Juliana · 17 de junho de 2010 às 18:13

Oi Rosane,

Na minha sala existe uma parede que faz a divisa com o banheiro e sempre apresenta umidade. Nao se trata de vazamento, mas sim da umidade do banheiro (dos respingos de agua sobre o revestimento de azulejo) que penetra pela parede e acaba saindo pela sala, provocando bolhas na pintura. Acredito q a soluçao definitiva seria refazer o revestimento do banheiro, mas pensei em usar na parede da sala um revestimento de pedra que pudesse absorver essa umidade e ainda conferir uma maior beleza ao ambiente. Meu raciocinio está correto, ou o uso dessas pedras (pensei na Sao Tome) nao vai resolver o problema?
Obrigada.

Responder

rosana · 17 de junho de 2010 às 23:33

Oi, Juliana,
Sugiro que vc resolva o problema do banheiro. Não há jeito, vc vai acabar tendo problemas (revestimento soltando, por exemplo). Talvez seu problema seja somente de rejunte. O revestimento de pedra não vai absorver, ele não faz isso. Ele vai simplesmente esconder por mais tempo.
bjo
Rosana

Suzane · 17 de junho de 2010 às 11:27

Bom dia,

Todo piso interior da minha casa é de pedra mineira, gostaria de saber se você sabe como posso retira-las, se existe algum produto próprio? Pois gostaria, se possível, de reaproveitá-las. Obrigada.

Responder

rosana · 17 de junho de 2010 às 21:46

Oi, Suzane,
Infelizmente, pesquisei mas não consegui encontrar uma resposta confiável para vc. Sugiro que vá a um fornecedor do material. Ele deve lhe informar como fazer isso.
Sorry
bjo
ro

Lynda chrystti da silva · 17 de junho de 2010 às 20:36

Boa noite.
Gostaria de saber qual pedra posso colocar no quarto em baixo da janela p evitar infiltração? Aguardo resposta.

Obrigada.

Responder

rosana · 17 de junho de 2010 às 23:39

Oi, Lynda,
Infiltraçaõ se resolve descobrindo a razão dela e/ou impermeabilizando (no caso de ser proveniente do solo, mas tem que tirar todo o revestimento, até o tijolo, e aplicar um produto impermeabilizante). Procure profissionais experientes para este serviço.
bjo
Rosana

ALINE · 17 de junho de 2010 às 11:42

fiz uma area de lazer com aparede toda de piso estilo filete são tomé cor amarela, e tenho a pia, a churrasqueira, balcão para fazer.
preciso de uma opnião de como fazer, se eu fazer tudo como a parede acho que vai ficar meio pesado. PRECISO DE IDEIAS
FICO NO AGUARDO

Responder

Rosana Silva · 17 de junho de 2010 às 14:34

Oi, Aline,
Provavelmente vai ficar pesado mesmo. Além disso, a limpeza vai ser trabalhosa. Sugiro que uma parede deixe somente na parede que já fez e no restante pinte com uma das cores (a mais clara e leve) da pedra são tomé. Sugiro que acrescente objetos em marrom chocolate e/ou vermelho fechado.Se não quiser usar vermelho use azul royal (que vai tornar o ambiente mais jovial tbém)
bjo
Rosana

lUCINEIA OLIVEIRA · 17 de junho de 2010 às 15:28

Olá coloquei a pedra Miracema 1 no passeio o pedreiro nao limpou o cimento direito tem algum produto para remover e limpar a pedra?

Responder

Rosana Silva · 17 de junho de 2010 às 20:13

Oi, Iucineia,
Pelo que andei pesquisando para responder sua pergunta, este seu pedreiro merecia pagar pelo trabalho mal feito, viu ? Todos os sites que acessei falam que o cimento deve ser retirado o mais rápido possível, pois para limpá-lo vc precisará usar produtos que, na verdade, além de limpar, vão deixar sua pedra menos resistente, pois são corrosivos. Então, como não tem jeito, procure produtos para limpeza de pedras (veja um deles aqui: http://www.pisoclean.com.br/principal/ShowSECAO.asp?var_chavereg=279 e veja a explicação sobre pisos porosos, que é o seu caso.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!