A leitora Amanda de Araújo me inspirou a escrever este post. Entre outras coisas, ela escreveu: “Estava lendo uma reportagem sobre paredes com tijolos aparentes que dizia que a copa e a cozinha deveriam conversar com a sala. Por favor, mais uma dúvida: Sala conversar com a cozinha ? Como?”

Sala conversar com a cozinha?

sala "conversar" com a cozinha
deposithphotos

Fiquei  imaginando o que uma pessoa pode entender com ” uma cozinha conversando com a sala ” e achei muito engraçado.  Por isso, resolvi explicar melhor este termo, como falei para a Amanda:

Esta é uma forma de dizer que vc deve ter algum (ou alguns) elementos que se repitam nos ambientes de forma que se perceba uma harmonia entre eles. Imagine uma sala neutra, com móveis clássicos modernos e depois um quarto todo colorido com móveis super descontraídos… A impressão vai ser que vc saiu de uma casa e entrou em outra, certo? Pois é, por isso a tal “conversa”.

sala não conversa com o quarto
Exemplo de falta de harmonia entre os ambientes

Como fazer os ambientes conversarem?

Um exemplo: Se vc usa 3 cores em um ambiente, com a predominância de uma destas, vc pode, em outro ambiente, usar estas mesmas 3 cores, mas com a predominância de outra das cores.  Ou usar outras 2 cores neste outro ambiente e repetir a cor predominante do ambiente anterior. Esta é uma forma de “conversa”: Com as cores. É a mais fácil e mais notada.

Vc pode “conversar” também com as texturas, as formas (tecidos brilhantes, formas retas ou arredondadas..), etc,  alguma coisa que vc tenha, na verdade, em todos os ambientes, predominando em uns, em detalhes nos outros.

Agora um exemplo em fotos, que é sempre melhor, não é ? Vou usar um apartamento (do Apartmenttherapy). Ele é simples, bom para mostrar  que isso pode ser feito em qualquer ambiente. Vejam comigo:

Sala conversar com a cozinha ? Como assim?! 1

Na 1a. foto temos um lado do estar. Repare no quadro florido e no com estampa amarela, nas almofadas e tapete em cinza e nos pés da mesa em preto.

Na 2a foto vemos o outro lado do estar. Repare agora que o estampado das poltronas tem cores e motivo parecidos com os do quadro florido da 1a foto, que o quadro amarelo repete o amarelo do outro quadro da 1a foto, que o cinza da parede é o mesmo do tapete e das almofadas. Nesta foto também repare que há um tapetinho branco felpudo e que a mesinha entre as poltronas é de madeira escura com varetas em madeira clara.

harmonia nos ambientes

No outro lado do estar veja que o móvel tem madeira escura e preto (como a mesinha entre as poltronas e os pês da mesa de centro). O quadro tem moldura preta e figura avermelhada (como a madeira dos móveis, os pequenos objetos acima da planta e as flores do quadro florido).

Sala conversar com a cozinha ? Como assim?! 2

 Agora estamos na área de jantar: Repare que os móveis de madeira clara, como as varetas da mesinha entre as poltronas, tem assentos e tampo em preto, repetido inúmeras vezes na sala . A moldura do quadro é similar à moldura do quadro amarelo no estar e a figura do quadro é branca, cinza e preto (como os móveis do estar).

Sala conversar com a cozinha ? Como assim?! 3

 E na cozinha, veja que os móveis são de madeira clara como os do jantar, o tampo na madeira mais escura como o rack, que o preto se repete em detalhes pequenos, assim como as cores quentes em detalhes. É tudo tão simples que é fácil não perceber a harmonia.

Sala conversar com a cozinha ? Como assim?! 4

Aqui estamos nos quartos e veja: No 1o quarto,  o móvel repete a cor do rack, o quadro sobre a cama tem as mesmas características do quadro lá da área de jantar e a cadeira ao lado da cama tem varetas de madeira como a da mesinha da sala, ao lado das poltronas. Veja também que o abajur sobre o móvel é duplo, lembrando o da sala, na mesinha entre as poltronas.

Sala conversar com a cozinha ? Como assim?! 5

No 2o. quarto as cores dos móveis se repetem, a cadeira é similar à do outro quarto, as cores da roupa de cama são similares às das almofadas da sala, o quadro à esquerda tem moldura como os do quarto e sala, além do tapetinho ser idêntico ao da sala, perto das poltronas. O quadro à direita repete em tons fortes, as cores existentes na decoração.

Isso tudo pode ter um pouco de coincidência. Mas é a tal “conversa“.

Gostaram? Como disse, escolhi esse apartamento exatamente por ser simples, não ter nada de elaborado e quase parecer que o dono não pensou em tudo isso quando o decorou, o que, algumas vezes, acontece.

Para exercitar, divirtam-se procurando mais da tal “conversa” em outros ambientes e nesse também EM cada foto, porque os elementos dentro de um ambiente também “conversam” E veja que não falei da formas retas e curvas que aparecem em todos os ambientes.

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Linda!
    A mesa que melhor usa o espaço em geral, é a redonda ou oval. Não sei o que mais vc vai colocar no espaço nem a sua necessidade de lugares. Mas tenha em mente que é preciso pensar no espaço livre necessário para que as pessoas possam levantar e sentar sem “apertos”. O ideal são, no mínimo, 50 cm livres atrás das cadeiras, mas outra ideia é colocar mesa retangular e bancos que possam ficar abaixo da mesa quando não usados. Dê uma olhada neste post: https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/03/10-dicas-para-uma-sala-pequena/
    bjo
    rosana

  2. Oi, Katiuscia,
    Bege, preto e branco são cores neutras. Se a cozinha for vista da sala, uma forma de vc fazer a tal “conversa” é colocar itens nas mesma cores vibrantes que colocou na sala tbém na cozinha. Outra coisa q pode fazer é acrescentar itens em preto na sala.
    bjos
    Rosana

  3. Olá Rosana,

    Amei este post era a resposta que estava buscando; pois tenho receio que a reforma que vou fazer nos ambientes não conversem…rsrs…

    bjs

  4. Olá Rosana!
    Estou comprando uma casa e vou reformá-la quase toda. Pretendo colocar porcelanato em toda a casa. Bege clarinho na sala e quartos, e na cozinha preto no chão e branco nas paredes. A minha preocupação é justamente a tal ‘conversa’! Não consigo imaginar o piso preto da cozinha casando bem com o bege já que imagino minha cozinha bem clean no preto e branco. Obs: os moveis da sala são basicamente areia e tabaco com decoração em cores vibrantes.

  5. Oi, ANa Cristina,
    Não é obrigatório, mas isso faz com que os ambientes formem uma unidade. Se gosta e deseja usar vários estilos, misture-os nos ambientes. Ao invés de fazer o quarto todo em provençal, o que seria um pouco pesado, faça em um estilo mais moderno e acrescente um móvel no estilo provençal, por exemplo. E vc pode fazer o mesmo na sala, por exemplo.
    bjo
    Rosana

  6. Oi Rosana

    Necessariamente os ambintes mesmo que separados devem “conversar”? Gosto de vários estilos e pensei em fazer os quartos em provencal e a sala, cozinha, hall e jantar com bastante fotografia e um pouco de pop art que vc acha?

  7. ola rosana gostou muito da suas dicas mais mesmo assim fico na duvida minha sala e integrada com a cozinha apenas dividida pela mureta minha sala tem um sofa bege e um home nogal (terracota) com preto vou mudar minha cozinha só não sei se ponho toda branca ou preto e branca me dá um help beijão

  8. É verdade, Heloísa!
    E acho que este apto foi um bom exemplo, né ? Super sutil! Gostei muito de fazer este post… acabo aprendendo muito com este site, sabe?
    beijos e obrigada pela visita e constante carinho
    RO

  9. Olá Rosana. Realmente o termo “cozinha conversando com a sala” é bem engraçado. Vc exemplificou bem o conceito. Acho que o segredo é combinar sem deixar o ambiente com cara de “muito certinho” e monotóno, né? Bjs Heloisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui