Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos Cozinha Dicas Sala

Sala “conversar” com a cozinha ? Como assim?!

A leitora Amanda de Araújo me inspirou a escrever este post. Entre outras coisas, ela escreveu:

“Estava lendo uma reportagem sobre paredes com tijolos aparentes que dizia que a copa e a cozinha deveriam conversar com a sala. Por favor, mias uma dúvida: Como?”

Fiquei  imaginando o que uma pessoa pode entender com ” uma cozinha conversando com a sala ” e achei muito engraçado.  Por isso, resolvi explicar melhor este termo, como falei para a Amanda:

Esta é uma forma de dizer que vc deve ter algum (ou alguns) elementos que se repitam nos ambientes de forma que se perceba uma harmonia entre eles. Imagine uma sala toda  vermelha, com móveis clássicos e depois um quarto todo verde com móveis super modernos… A impressão vai ser que vc saiu de uma casa e entrou em outra, certo? Pois é, por isso a tal “conversa”.

Um exemplo: Se vc usa 3 cores em um ambiente, com a predominância de uma destas, vc pode, em outro ambiente, usar estas mesmas 3 cores, mas com a predominância de outra das cores.  Ou usar outras 2 cores neste outro ambiente e repetir a cor predominante do ambiente anterior. Esta é uma forma de “conversa”: Com as cores.É a mais fácil e mais notada.

Vc pode “conversar” tbém com as texturas, as formas (tecidos brilhantes, formas retas ou arredondadas..), etc,  alguma coisa que vc tenha, na verdade, em todos os ambientes, predominando em uns, em detalhes nos outros.

Agora um exemplo em fotos, que é sempre melhor, não é ? Vou usar um apartamento (do Apartmenttherapy). Vejam comigo (cliquem nas fotos para ver detalhes):

Na 1a. foto temos um lado do estar. Repare no quadro florido e no com estampa amarela, nas almofadas e tapete em cinza e nos pés da mesa em preto. Na 2a foto vemos o outro lado do estar. Repare agora que o estampado das cadeiras tem cores e motivo parecidos com os do quadro florido da 1a foto, que o quadro amarelo repete o amarelo do outro quadro da 1a foto, que o cinza da parede é o mesmo do tapete e das almofadas. Nesta foto tbém repare que há um tapetinho branco felpudo e que a mesa de madeira clara tem varetas em madeira e detalhes em preto.

Na foto da TV, que fica na outra parede do estar veja que o móvel tem madeira e preto. O quadro tem moldura preta e figura avermelhada (como a madeira dos móveis, os pequenos objetos acima da planta e as flores do quadro florido).  Na próxima foto, da mesa,  estamos na área de jantar: Repare que os móveis de madeira clara, como a mesinha entre as cadeiras, tem assentos e tampo em preto. A moldura do quadro é similar à moldura do quadro amarelo no estar e a figura do quadro é branca, cinza e preto (como os móveis da 1a foto).  Na foto da cozinha, veja que os móveis são da mesma cor dos móveis anteriores.

Aqui estamos nos quartos e veja: No 1o quarto,  o móvel repete as cores do tampo do móvel da TV, o quadro sobre a cama tem as mesmas caractísticas do quadro lá da área de jantar e a cadeira ao lado da cama tem varetas de madeira como a mesinha da sala, ao lado das cadeiras. Veja tbém que o abajur sobre o móvel é duplo, lembrando o da sala, na mesinha.  No 2o. quarto, acontece o mesmo, além do tapetinho ser idêntico ao da sala, perto das cadeiras.

Isso tudo não é coincidência. É a tal “conversa“.

Gostaram? Pois então divirtam-se procurando mais da tal “conversa” e também EM cada foto, porque os elementos dentro de um ambiente tbém “conversam”!

Posts relacionados

Comentários:

Gabi – ObraVipBlogs · 30 de junho de 2010 às 16:34

Adorei as dicas! e as fotos de exemplo estão lindas! beijao

Responder

rosanafe · 30 de junho de 2010 às 02:19

brigada, menina!

Heloisa Ferreira · 30 de junho de 2010 às 00:11

Olá Rosana. Realmente o termo “cozinha conversando com a sala” é bem engraçado. Vc exemplificou bem o conceito. Acho que o segredo é combinar sem deixar o ambiente com cara de “muito certinho” e monotóno, né? Bjs Heloisa.

Responder

rosanafe · 30 de junho de 2010 às 02:18

É verdade, Heloísa!
E acho que este apto foi um bom exemplo, né ? Super sutil! Gostei muito de fazer este post… acabo aprendendo muito com este site, sabe?
beijos e obrigada pela visita e constante carinho
RO

[…] This post was mentioned on Twitter by Akeo, Blog da Ro – SDeco . Blog da Ro – SDeco said: #decoração Sala “conversar” com a cozinha ? Como assim?! http://goo.gl/fb/4cnFK […]

adriana · 30 de junho de 2010 às 22:50

ola rosana gostou muito da suas dicas mais mesmo assim fico na duvida minha sala e integrada com a cozinha apenas dividida pela mureta minha sala tem um sofa bege e um home nogal (terracota) com preto vou mudar minha cozinha só não sei se ponho toda branca ou preto e branca me dá um help beijão

Responder

rosanafe · 30 de junho de 2010 às 11:27

Oi, Adriana!
Sugiro o preto com branco, tbém porque dá menos trabalho para limpar que todo branco.
bjos
rosana

Ana Cristina · 30 de junho de 2010 às 16:13

Oi Rosana

Necessariamente os ambintes mesmo que separados devem “conversar”? Gosto de vários estilos e pensei em fazer os quartos em provencal e a sala, cozinha, hall e jantar com bastante fotografia e um pouco de pop art que vc acha?

Responder

rosanafe · 30 de junho de 2010 às 01:18

Oi, ANa Cristina,
Não é obrigatório, mas isso faz com que os ambientes formem uma unidade. Se gosta e deseja usar vários estilos, misture-os nos ambientes. Ao invés de fazer o quarto todo em provençal, o que seria um pouco pesado, faça em um estilo mais moderno e acrescente um móvel no estilo provençal, por exemplo. E vc pode fazer o mesmo na sala, por exemplo.
bjo
Rosana

katiuscia · 30 de junho de 2010 às 10:58

Olá Rosana!
Estou comprando uma casa e vou reformá-la quase toda. Pretendo colocar porcelanato em toda a casa. Bege clarinho na sala e quartos, e na cozinha preto no chão e branco nas paredes. A minha preocupação é justamente a tal ‘conversa’! Não consigo imaginar o piso preto da cozinha casando bem com o bege já que imagino minha cozinha bem clean no preto e branco. Obs: os moveis da sala são basicamente areia e tabaco com decoração em cores vibrantes.

Responder

rosana · 30 de junho de 2010 às 20:04

Oi, Katiuscia,
Bege, preto e branco são cores neutras. Se a cozinha for vista da sala, uma forma de vc fazer a tal “conversa” é colocar itens nas mesma cores vibrantes que colocou na sala tbém na cozinha. Outra coisa q pode fazer é acrescentar itens em preto na sala.
bjos
Rosana

Rose · 30 de junho de 2010 às 20:17

Olá Rosana,

Amei este post era a resposta que estava buscando; pois tenho receio que a reforma que vou fazer nos ambientes não conversem…rsrs…

bjs

Responder

Neula · 30 de junho de 2010 às 00:06

Oi, menina!

Sempre de olho aqui… Amo muito…

Beijoka!

Responder

Rosana Silva · 30 de junho de 2010 às 12:40

vc é um doce!
bjos, linda!
RO

LINDAECE QUIRINO DA SILVA · 30 de junho de 2010 às 10:01

ESTOU COM DIFILCULDADE PARA MONTAR MINHA SALA DE JANTAR, POR CAUSA DO PEQUENO ESPAÇO 4X3 METROS, QUE TAMANHO DE MESA E QUANTIDADE DE CADEIRAS QUE DEVO COMPRAR.

Responder

Rosana Silva · 30 de junho de 2010 às 12:26

Oi, Linda!
A mesa que melhor usa o espaço em geral, é a redonda ou oval. Não sei o que mais vc vai colocar no espaço nem a sua necessidade de lugares. Mas tenha em mente que é preciso pensar no espaço livre necessário para que as pessoas possam levantar e sentar sem “apertos”. O ideal são, no mínimo, 50 cm livres atrás das cadeiras, mas outra ideia é colocar mesa retangular e bancos que possam ficar abaixo da mesa quando não usados. Dê uma olhada neste post: http://www.simplesdecoracao.com.br/2015/03/10-dicas-para-uma-sala-pequena/
bjo
rosana

Deixe o seu comentário!