Vira e mexe eu e diversos sites e blogs de decoração, arquitetos, designers, artistas, etc usamos o termo PONTO FOCAL. Então pensei em falar sobre este assunto neste post.

Ponto focal, na arte, arquitetura, fotografia e design de interiores é aquele ponto que nos chama a atenção assim que batemos o olho em um quadro ou foto,olhamos um prédio ou entramos um ambiente, decorado ou não.

Uma janela pode ser o ponto focal de uma sala vazia, mas a decoração desta pode enfatizar ou mascarar este ponto focal, criando outro.

Por exemplo: Na  sala abaixo, `esquerda, provavelmente o ponto focal, mesmo com a sala vazia, seria a janela circular (como estamos vendo o ambiente por foto, na verdade, não podemos saber, pois o fotógrafo escolheu o ponto focal  ao definir o ângulo da foto, mas vamos dizer que estamos olhando o ambiente…). Perceba que toda a decoração que vemos enfatizou a janela – a mesa circular, os bancos, tudo repete, aponta e realça este ponto, inclusive a cor branca.

inspiringInteriorssala8

Mas a decoração poderia diminuir sua importância ao invés de enfatizá-la,como na sala ao lado, cuja decoração, usando diversos recursos – linhas horizontais, cores fortes no sofá, persiana horizontal – diminuiu o impacto das altas janelas no ambiente, criando outro ponto focal, que é o sofá.

Ponto focal na decoração 1

Veja alguns exemplos em que, ao menos no ângulo visto pela foto, o ponto focal é um elemento da decoração. Vc consegue dizer qual??? (é fácil: É aquele que vc vê primeiro!)

Ponto focal na decoração 2

Ponto focal na decoração 3

Ponto focal na decoração 4

Ponto focal na decoração 5

Então, na decoração é importante que nos preocupemos em que os elementos não briguem uns com os outros pela primazia de ser o ponto focal. Isso faz com que o ambiente fique mais harmonioso.

Fotos dos sites e blogs: inspiringinteriors, apartmenttherapy, alifesdesign e decoeuracao

9 COMENTÁRIOS

  1. Glaucia,
    Se o pé direito da sala não tiver mais de 3m, acho que não será uma boa idéia: Vc vai chamar a atenção para a altura e linhas horizontais dão a impressão de menor altura, principalmente em grande contraste com outras cores (no caso, o branco da parede e teto). Se quiser testar, consiga um papelão ou papel em cor similar e simule o efeito em uma parede.
    bjo
    Rosana

  2. Olá Rosana!
    vou me mudar para um apartamento de 48m². A sala é bem pequena. Pensei em colocar sancas na sala. Mais pensei em manter as paredes brancas e pintar as sancas de vermelho, laranja ou preto. O que vc acha? Grande beijo!
    Gláucia

  3. Ro querida!Procuro estar em dia com minhas leituras mas esses dias tem sido dificil. Há muito não parava para comentar os otimos conteúdos que leio na net. Esse não poderia passar batido, PONTO FOCAL foi a melhor definição que poderia ser criada para ajudar profissionais e leigos, no quesito ‘decor’. É a linha guia para toda decoração, projeto, bem sucedidos. Sem duvida!
    Parabéns por sua constante disponibilidade a seus leitores, compartilhando informações e sua própria experiência.
    Uma excelente semana pra ti! E sempre que puder passe lá no meu cantinho!
    Grande beijo!
    Van Yurie

  4. Oi Ro, vim te desejar um ótimo fim de semana, tá? agora estou num projeto de trabalho que não me permite mais fazer visitinhas diárias, mas leio tudo no Google Reader, viu? bjs querida

    Carmen
    ACHADOS DE DECORAÇÃO

  5. Interessante!!! Agora quando entrar em algum ambiente vou prestar atenção nisso para ver se descubro o Ponto Focal.
    Quando não percebemos nada de decoração o Ponto Focal na nossa casa acaba por ser aleatório, é por isso que há aquele impacto quando entramos num local que foi decorado por um profissional…
    Gostei desta matéria! 🙂
    (assim como de todo o site)
    Um beijinho*

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui