Dicas

Revestimentos para pisos e paredes(5) – Porcelanato

O Porcelanato surgiu na França, na década de 70, durante pesquisas de um produto que pudesse ser usado em locais onde a cerâmica daquela época não tinha a adequada resistência ao desgaste (pisos de fábrica, etc).

Ele é um produto cerãmico também, obtido pela prensagem a seco de argilas, feldspatos (solo rochoso) e material inorgânico e queimado em altas temperaturas (mais que 1200 graus, acima da usada para cerâmica convencional). Resulta compacto, resistente ao desgaste, homogêneo e vitrificado, com mínima absorção d´agua, menor que a cerâmica comum.

Cada vez com menor espessura, é mais leve e fácil de trabalhar que as pedras naturais. Não tem as falhas características das rochas.

Atualmente uma tendência mundial, em grandes formatos (60X60, 100X100, 60X120, até 1X3m) e padrões que reproduzem a textura de tecidos, pedras, fibras, madeira, couro e cimento queimado; Há também aqueles com incrustações de partículas luminosas, metalizados, que reproduzem o couro de crocodilo, etc.

Características:

Altíssima resistência química, Resistência ao gelo, Resistência  mecânica (flexão, tração e compressão), à abrasão, alta durabilidade, reduzida porosidade (o processo de queima praticamente elimina os poros e a absorção de água é de  0,1% – Aluns porcelanatos até menos de 0.05% – ) .Porém, o fato de serem vitrificados os torna mais suscetíveis a quebras e lascas por impactos com materiais duros. Atóxicos e sem cheiro.

Recomendados para ambientes molhados como banheiros, cozinhas, saunas (atenção para o tipo de porcelanato: Em áreas molhadas devem ser anti-derrapantes, não polidos, consulte  o fabricante). São também muito utilizados em  salas, corredores, halls, ambientes comerciais e de serviços. Podem ser utilizados em pavimentos externos de edificações e áreas de grande tráfego.

Tipos de Porcelanatos: Anti-derrapante, Rústico-polido, Polido, Rústico e Esmaltado

Os porcelanatos polidos são mais suscetíveis a riscos, e  também podem ser escorregadios quando molhados.Nesse caso, existem produtos próprios para torná-los antideslizantes e antiderrapantes. Na verdade, todos os pisos riscam, mas os brilhantes tem menor resistência a riscos que os rústicos, por exemplo.

Diferenças entre piso cerâmico convencional e porcelanato:

A diferença básica está na absorção de água. Esta baixa absorção de água possibilita a alta resistência mecânica, suportando cargas pesadas, mesmo com menor peso e espessura; alta resistência ao gelo, podendo ser utilizado em locais com climas muito frios; a baixa expansão por hidratação, não deslocando se forem bem assentados e a possibilidade de se utilizar rejuntes mínimos, dando um acabamento diferenciado.

Como rejuntar Porcelanato: Devem ser usados rejuntes flexíveis à base de epóxi, hidro-repelentes e com tratamento antifungos. Quanto à cor, prefira os que sejam da cor do porcelanato. O rejunte deve ser aplicado em pequenas áreas por vez e, em seguida, limpos com um pano limpo (evitando manchas). É aconselhável aplicar o rejunte 72 horas após o assentamento e aguardar mais 72 horas para liberar o tráfego para o pessoal da obra e 14 dias para tráfego total.

Manutenção: Não deve-se  utilizar produtos que contenham ácido fluorídrico(como ácido muriático e xampu para pedras), nem produtos para retirar ferrugem de tecidos ou limpadores que dão brilho em metais (Eles podem causar danos irreversíveis).

Vantagens: Elevada resistência mecânica e a agentes químicos; fácil limpeza e manutenção; grande diversidade de formatos e dimensões, cores e texturas; impermeabilidade;  baixa porosidade, baixo custo de instalação.

Desvantagens: Custo elevado; pode lascar nas extremidades ou durante o transporte e assentamento;  piso “frio”; não suporta tráfego de veículos e é  vulnerável à abrasão superficial quando esmaltado.

Posts relacionados

Comentários:

Shirley · 28 de novembro de 2010 às 11:22

Maravilhoso o seu blog a fotos. Gosto muito do seu blog e sempre que posso leio os posts! Parabéns…..continue o ótimo trabalho. Shirley de Souza de Cestas de Natal

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 21:42

Obrigada, Shirley!!
bjo
Ro

[…] This post was mentioned on Twitter by Mega Bazzar , Blog da Ro – SDeco . Blog da Ro – SDeco said: #decoração Revestimentos para pisos e paredes(5) – Porcelanato http://goo.gl/fb/JWf70 […]

Gabi – obravipblogs · 28 de novembro de 2010 às 17:23

Adorei as dicas!! beijos

Responder

Carla · 28 de novembro de 2010 às 09:50

Acompanho o blog há algumas semanas, desde q comprei minha casa nova. Mas esse post em especial veio a calhar, pois estamos pensando em colocar porcelanato na sala. Minha dúvida é: o que usar de rodapé, o próprio piso? Usa-se tabeira de outra cor? Acha legal usar rodapé de madeira branca sendo que minhas portas são escuras? Dicas?

ui! quantas perguntas!!!!
bj * brigada

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 13:22

Oi, Carla!
Olha só: Você pode usar o porcelanato mesmo. Inclusive já há algumas marcas que tem o rodapé vendido pronto, o que facilita bastante. E outras que fazem (veja em http://beltaglio.blogspot.com/2010/05/rodapes-em-porcelanato-diversos-modelos.html um exemplo) O rodapé pode ter de 7 até 20cm
de altura, mas no caso de porcelanato, use no máximo 12 cm. Um piso de 60x60cm, 10 cm é uma boa altura. O ideal é que as juntas do piso coincidam com as juntas do rodapé. Além do porcelanato há outros materiais que vão bem, como a madeira, granito, mármore ou molduras de gesso ou poliuretano.
Para ver muitos exemplos, escreva no Google images, “porcelanato rodapé”.
Tabeiras podem ser da mesma cor ou não, se vc quiser acrescentar como um elemento decorativo do piso.
Não gosto muito da idéia de rodape claro com porta escura, porque acrescentam informação que pode ser diminuida quando tudo segue a mesma cor.
bjos
Ro

Helena · 28 de novembro de 2010 às 21:43

Carla,
uma delícia ler o seu blog! Comprei um apartamento novo recentemente pequenininho (60m2) e quero reformar todo o piso do apartamento. Estou pensando em colocar um piso de porcelanato claro. Colocar o mesmo piso em todo o apartamento seria uma boa idéia? O porcelanato é “frio” para o quarto? Aguardo sua resposta.
Obrigada!

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 19:46

OI, HELENA!
(não sou Carla, sou Rosana!)
Veja o post http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/11/revestimentos-para-pisos-e-paredes5-porcelanato/. Vc vai ter respostas para estas perguntas e saber mais sobre este revestimento, ok ?
bjos
RO

Nilza · 28 de novembro de 2010 às 19:25

Adorei seu blog, para mim que não entendo naaaada de reforma e construção foi um achado, estou reformando minha cozinha e pretendo colocar porcelanato no piso, mas tenho uma dúvida, o porcelanato deve ser polido, esmaltado ou rustico???? Voce pode me ajudar

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 01:46

Sim, NILZA! o porcelanato pode ser usado na cozinha mas deve ser tratado ou rústico para não escorregar.. Veja o post: http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/11/revestimentos-para-pisos-e-paredes5-porcelanato/
bjos
RO

Luciana · 28 de novembro de 2010 às 17:22

Gostaria de saber o que é mais usado e/ou correto que em locais que utilizamos porcelanato tenha ou não rodapé?
E quanto as escadas, fica bom com porcelanato?

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 20:18

OI, LUCIANA,
Atualmente já estão sendo vendidos porcenatos em formato especial para rodape. Para escadas use porcelanato que tenha um coeficiente de atrito alto. Quanto maior o coeficiente de atrito, menos escorregadio é o piso.
abs
Rosana

Bárbara · 28 de novembro de 2010 às 14:45

Olá Rosana.
Gostaria de saber se o porcelanato pode ser colocado sobre pisos de ceramica? Existe alguma contraindicação?
Obrigada

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 19:36

OI, BÁRBARA!
Eventualmente pode ser possível, mas é importante que vc procure um bom profissional que deve analisar o estado do seu piso de cerámica para ver se não há peças soltas, desnível, etc.
Isso é muito importante.
bjos
Ro

Willian · 28 de novembro de 2010 às 11:05

Vou colocar no piso da sala porcelanato 80×80 creme bem claro, vou colocar em volta, uma tabeira de 80×20 de porcelanato preta. Estou com dúvida quanto ao rodapé, pois gostaria de colocar porcelanato 80×10 acompanhando o porcelanato creme.

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 21:27

Oi, WILLIAN,
Vc não me disse uma coisa importante: qual a cor das suas paredes ? Pq o ideal seria que elas combinassem com este layout de piso que vc está pensando… É claro que tbém o resto do ambiente influi… Mas, considerando que tudo combina bem, fica bem sim, o rodapé combinando com o piso.
abs
Rosana

aureamoura · 28 de novembro de 2010 às 16:13

Estou querendo sujestão do tamanho de porcelanato para usar em uma cozinha ~,área de serviços e paredes numa área mais ou menos de 8metros.

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 14:11

OI, AUREAMOURA,
Quando o espaço é pequeno o ideal é que o piso seja compatível, isso é, porcelanato de 1m x 1m não vai ficar bom. Mas os de 60 já devem ficar bem.
bjos
RO

Cláudia · 28 de novembro de 2010 às 10:57

MInha sala é de madeira/sinteco e eu fiz uma abertura na parede para conjugar com a copa. Vou colocar porcelanato na copa. Qual cor e qual tamanho me indica. A quantidade e 25×25 e que tipo de porcelanato. Meus móveis na copa são de macanaiba. Qual tipo vai arranhar menos?

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 15:12

Oi, Claudia,
Escolha uma cor que combine ou seja similar à cor da madeira da sala. É a melhor forma de dar a sensação de que o espaço é maior. Neste post sobre porcelanato mesmo veja que escrevi: “Os porcelanatos polidos são mais suscetíveis a riscos, e também podem ser escorregadios quando molhados.’
abs
Rosana

Cláudia · 28 de novembro de 2010 às 11:13

sala de estar e sala de jantar conjugadas, espaços grandes. Qual cor devo pintar as paredes e teto, qual a tendência atual. Tenho os móveis em macanaíba e sofá amarelo. As cores de cortinas ou percianas verei após a pintura.

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 15:10

Oi, Cláudia,
Sugiro que vc, a partir das cores do piso, móveis e sofá, já existentes, pense em que sensação vc deseja que o ambiente transmita: tranquilidade ? impacto ? acolhimento ? Considerando esta sensação, escolha as cores que (além destas já existentes) vão trazer esta sensação. Por exemplo: Se vc quer impacto, cores contrastantes => AMARELO x AZUL.. Se quer tranquilidade, cores harmoniosas: AMARELO x BEGE X Laranja atenuado.. e assim por diante. Considere, sim, as cores das cortinas, juntamente com todas as outras. E se o ambiente for escuro, cortinas claras; Se desejar escurecer, cortinas escuras. Se desejar controlar melhor, cortinas duplas, na mesma cor, em tons diferentes.
Tente fazer, acredito que vc irá conseguir. Tendo dúvidas sobre cores, veja os post da série Cores na Decoração em http://www.simplesdecoracao.com.br/projetos-e-dicas/.
Seguindo o que lhe falei acima, vc não só vai escolher bem as cores da sua sala como as de qualquer ambiente.
bjos
RO

claudia · 28 de novembro de 2010 às 17:23

Muito obrigada pelas dicas e atenção dada. tenha uma excelente tarde

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 20:15

Oi, Claudia!
Obrigada por agradecer! É tão bom quando recebo este carinho, respeito e atenção!
bjo
RO

cris · 28 de novembro de 2010 às 15:34

tudo que voce escreve é perfeito! mais não é facil, o teto da minha sala é de madeira, estou em dúvida, coloco madeira no chão ou porcelanato? cinversei com uma vendedora de uma loja e ela diz que o piso da sala deveria ser igual ao da cozinha, mais eu acho esquisito azulejo branco e piso bege, pois acho bonito porcelanato bege. mais por outro lado acho interessante essa moda de ficar tudo parecendo uma coisa só, o que vc acha?

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 20:24

Oi, Cris!
Obrigada!
Vc pode colocar madeira ou porcelanato, não precisa seguir o teto. E o piso da sala não precisa ser igual ao da cozinha. Ele deve combinar com o da cozinha, mas não obrigatoriamente ser igual. Todo o ambiente com um só tipo de piso dá uma idéia de maior amplitude dos espaços, sim. Mas não precisa ser assim. Deve haver harmonia. Só isso.
bjo
RO

viviane · 28 de novembro de 2010 às 20:18

Oi querida como vai?
então estou com uma idéia de colocar na bancada de minha pia um uma pedra branca tipo porcelanato ou granito branco com a pia prata, pois irá combinar com minha coifa, e o piso da cozinha porcelando branco zeus, e o piso da sala e quarto taba corrida clarinha o que acha? me dê uma sugestão
bjos bjos e obrigada

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 13:18

Olá, Viviane!
Acho suas idéias boas, vai ficar legal, mas tenho questão em relação ao piso branco pq acho que mostra muito qualquer sujeira. Se desejar, opte por um cinza ou alguma cor do granito (que sempre tem uma corzinha, mesmo sendo branco, né ?) ou um off white que tenda para a cor do piso da sala.
bjos
RO

Marcus · 28 de novembro de 2010 às 16:38

Rosana, boa tarde.

Vou colocar porcelanato na cozinha e banheiros da minha casa. A princípio, nossa escolha (minha e da minha mulher) era de porcelanato fosco, branco na cozinha e preto nos banheiros, para diferenciar do porcelanato do restante do móvel, que tem brilho.
Porém, nosso pedreiro disse que não aplica epóxi em porcelanato fosco, pois é muito difícil limpar e pode ficar sujo.
Queremos o acabamento de porcelanato com epóxi por causa do visual todo juntinho e da facilidade de limpeza do rejunte. Nosso medo é de usar porcelanato com brilho e ficar muito escorregadio.
Alguma sugestão? (desculpe o post longo!)

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 17:14

Oi, Marcus!
Seu mêdo tem fundamento, o porcelanato com brilho é mais sujeito a riscos e a provocar escorregões quando molhado. Da mesma forma seu pedreiro tbém está certo, o epóxi é mesmo mais difícil de colocar e exige limpeza rápida para evitar manchas… Solução? Contratar uma pessoa que tenha experiência neste serviço e parabenizar seu pedreiro por ser um profissional correto! Além disso, veja se o porcelanato fosco e retificado pode lhe atender e tbém ao seu pedreiro…
abs
rosana

Isabel · 28 de novembro de 2010 às 07:48

Oi Rosana!! Muito obrigada pela
atenção que vc deu a mim e a todos que pedem sua orientação. São pessoas como vc que o Brasil e o mundo estão precisando!! Um abraço e fique com Deus!! Isabel

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 09:52

Ô, Isabel!
Obrigada pelo carinho!
bjos
RO

daiane franca · 28 de novembro de 2010 às 12:23

queria uma ideia oque decorar minha parede da minha cozinha o piso e de porcelanato beje e as paredes porcelanato branco mais estava querendo colocar ele deitado mais queria algo mais para minha paredes . obrigado se puder me ajudar.

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 00:35

Oi, Daiane,
Vc pode colocar faixas decorativas, mas cuidado para escolher desenhos discretos de forma que as paredes não atrapalhem sua decoração, ok ?
bjos
Rosana

miriam aquino · 28 de novembro de 2010 às 13:11

OI vou colocar piso e parede na minha cozinha queria algumas sugestoes,pois vou fazer com porcelanato brilhoso e o chao do meu apto todo com o mesmo da cozinha minnha cozinha tem 38m² poderiam mandar algumas fotos p/eu ver?
obrigado!

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 20:36

Oi, Miriam,
Se vc detalhar melhor que tipo de fotos, cozinha, cor de piso, vc precisa eu posso pesquisar e enviar algumas fotos para vc.
Aguardo
bjos
Rosana

jorge · 28 de novembro de 2010 às 23:10

EU GOSTARIA DE RECEBER ALGUMAS AMOSTRAS DE BANHEIROS COM PISOS E PARAEDE DE PORCELANATO

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 17:54

Oi, Jorge,
Veja aqui todos os posts sobre banheiros do Simples Decoração. Muitos são com porcelanato nos pisos e paredes.http://www.simplesdecoracao.com.br/category/banheiro/
Também aqui vc encontra muitos exemplos: http://casa.abril.com.br/materias/banheiros/
abs
Rosana

Luiz Henrique · 28 de novembro de 2010 às 11:46

Bom dia pessoal

Sou representante de porcelanato de granito reciclado. Este material é importado ( italiano )e altamente resistente. entre em contato e peça uma amostra. Empresa situada no RJ.

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 18:06

Oi, Luiz Henrique!
Obrigada pelo contato. Pf, envie material para rosana@simplesdecoracao.com.br
Abs
Rosana

rose · 28 de novembro de 2010 às 08:44

gostaria de saber os precos dos porcelanato? e receber algumas amostra de pisos para casa e banheiro.

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 13:24

Oi, Rose!
Eu não vendo porcelanato.
abs
Rosana

André Lima · 28 de novembro de 2010 às 13:56

Boa tarde, gostaria de saber em relação a distancia de uma placa para outra. Percebi que a distância é muito pouca, motivo para um acabamento bem fino. Na colocação da placa, elas devem se tocar ou existe uma distância mínima para ambas? se eu puder juntá-las na colocação, mesmo assim é necessário o rejunte, correto?

Obrigado

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 16:51

Oi, André,
Na verdade depende do porcelanato que vc está usando, mas todos precisam de rejunte.
Veja por exemplo, no site da Eliane, 2 porcelanatos diferentes. A distãncia é o item JUNTA DE ASSENTAMENTO
http://www.eliane.com/produtos/banheiro/pisos/calacata/calacata-branco-br-44×44-44x44cm
http://www.eliane.com/produtos/banheiro/porcellanato/area/area-prosecco-ac-45×45-45x45cm
Sugiro SEMPRE ler a informação do fabricante, mas no geral, juntas de 2 mm para peças retificadas e j de 5mm ou 1% do tamanho da peça, para não retificadas. Retificada é “a placas cerâmica que após a queima, passa entre rebolos diamantados que garantem dimensões finais precisas, permitindo o total alinhamento durante o assentamento”, que dizer, ela é mais retinha e permite que rejunte seja menor.
Leia tbem este artigo: http://colunistas.ig.com.br/dicasdaarquiteta/tag/porcelanatos/

Francielle · 28 de novembro de 2010 às 12:36

Olá, boa tarde! Estou numa dúvida que está me consumindo rs…
Decidi colocar porcelanato na cozinha, sala e quarto da mesma cor por serem integrados, mas na varanda irei colocar cerâmica comum. A dúvida é se poderia colocar cores diferentes, já que vai ter uma porta separando do restante do ambiente (a minha porta é de 2metros de correr e madeira escura).
Pensei em branco na casa e na varanda bege com “quadriculados” que imitam pedra em diferentes tons de bege(não sei se deu pra entender rs).
Será que vai ficar estranho ou muito pesado os ambientes sendo diferentes???
Desde já agradeço!

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 23:29

Francielle,
Não estou vendo os ambientes, mas como se trata de uma área externa acredito que ficará bem sim.
bjos
Rosana

camila · 28 de novembro de 2010 às 15:47

Olaaaa…

Tenho uma duvida, a escada da minha casa sera revestida com madeira e assim tbm uma parte da parede, gostaria de saber qual a cor do piso, sendo que ha uma passagem direta para a sala de estas e cozinha. Por favorrrr me respondaa eu nao faco a minima ideia tenho medo de errar, gostei muito de um piso de porcelanato cinza e queria por na cozinha…mas ja nao sei o que fazer por causa da sala …..beijaooo

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 10:59

Oi, Camila,
O cinza é uma cor neutra que fica bem com madeira, em geral. Leve alguns para casa e veja. Sugiro que coloque em todo o ambiente o mesmo piso, para dar uma sensação de amplitude do ambiente.
bjos
Rosana

Cibele Bulat · 28 de novembro de 2010 às 12:25

Olá,
gostaria de saber que tipo de rodapé deve ser usado com porcelanato.
Devo usar o próprio piso?
Ou outro material?

O meu porcelanato imita mármore travertino.

Obrigada

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 16:40

Oi, Cibele,
Vc pode usar o próprio (já há a venda prontos – alguns modelos) ou pode usar madeira tbém, natural ou pintada em branco por exemplo.
bjo
Rosana

James · 28 de novembro de 2010 às 10:08

Olá, quero colocar porcelanato na sala da cor beje, a idéia é intercalar tons escuros e claros (2 cores), mas gostaria de saber se combinaria com moveis estilo preto e branco (sofá preto, rack preto e branco)? Caso não combine vc teria uma ideia de qual cor de porcelanato seria melhor com estes moveis?

Grato!

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 00:52

James,
Branco e preto juntos formam cinza, logo, tudo a ver!
bjo
Rosana

Tania · 28 de novembro de 2010 às 14:24

Olá, tenho piso frio (cerâmica) colocado no meu apartamento, mas estou pretendendo fazer uma reforma e gostaria de colocar porcelanato. A duvida é, posso colocar o porcelanato sobre o piso de cerâmica.

Abs
Tania

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 20:43

Oi, Tania,
SIM, vc pode colocar o porcelanato sobre a cerâmica. Procure profissionais experientes neste trabalho.
abs
Rosana

Juliana · 28 de novembro de 2010 às 17:34

Olá! Estou construindo uma pequena casa de campo. Quero saber se posso usar o mesmo piso em toda casa, incluindo o banheiro. A sala e a cozinha são integrados.Tenho a intenção de usar porcelanato. O que vc acha?
Muito obrigada,
Juliana

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 20:58

Oi, Juliana,
Pode sim, mas atenção para as características do porcelanato. Se vc quer colocar no banheiro e na cozinha ele deve ser antiderrapante.
bjo
rosana

Rosana · 28 de novembro de 2010 às 10:08

Bom dia!!
estou construindo uma casa pequena,mas gostaria de colocar porcelanato, posso colocar na casa toda o mesmo, incluido banheiro e cozinha? E qual o revestimento ideal para combinar?

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 14:02

Oi, Rosana,
Poder colocar o mesmo porcelanato em todos os ambientes, vc pode, mas neste caso terá que usar um porcelanato que tenha as características boas para o banheiro (logo, que não escorregue ao molhar e seja fácil de limpar) e normalmente é mais caro. Sugiro que use o mesmo para todos os ambientes exceto o banheiro e cozinha, onde vc deve escolher porcelanato similar ao usado na casa toda mais com estas características, ok ?
bjo
Rosana

arthur · 28 de novembro de 2010 às 09:43

Posso aplicar qualquer tipo de porcelanato na fachada da casa ou e especifico para fachadas. Obrigado.

Responder

rosanafe · 28 de novembro de 2010 às 11:42

Oi, Arthur,
Deve ser específico para fachada (áreas externas), que tenha maior resistência a exposição ao sol e intempéries. procure uma boa loja ou acesso sites de fabricantes.
abs
Rosana

Alessandra · 28 de novembro de 2010 às 00:45

Boa Noite, estou reformando meu apartamento e gostaria de colocar porcelanato apenas
nas áreas de maior circulação, já nos quartos gostaria de colocar piso de madeira (tacos ou laminados), gostaria da sua opinião se combina madeira com porcelanto!!! você acha que o porcelanato é um pouco frio para quartos ou se usa também. tenho uma escada caracol também que gostaria de revestir a pisada com granito ou madeira, qual combinaria com o porcelanato da sala. Agradeço muito se puder responder.

Responder

rosana · 28 de novembro de 2010 às 12:35

Oi, Alessandra,
Vc está totalmente certa! Os quartos ficam mais acolhedores com laminados ou madeira. Mas são usados, principalmente em locais quentes. Eu gosto de madeira na escada, acho que fica mais sofisticado. E ela pode ser parecida com a madeira usada nos quartos. Qto ao porcelanato vc pode escolher um tom que exista na madeira que escolher para os quartos, de forma que tudo fique harmonioso.
bjo
Rosana

[…] Estas interessantes informações foram tiradas do Site Simples Decoração. […]

Tatiana · 28 de novembro de 2010 às 16:00

Olá, uma excelente tarde.

Estou reformando o meu apartamento, penso em retirar o piso laminado e substituir pelo piso frio, porcelanato. Gostaria de sua opinião para me orientar se porcelanato branco em todos os ambientes da casa, ficaria estranho?
Meu apartamento é pequeno e acredito que assim ele terá a sensação de amplitude e combinado com a decoração vai ficar mais aconchegante e calmo, estou correta?

Agradeceria muitissimo seu contato.

Abs.

Responder

rosana · 28 de novembro de 2010 às 19:15

Oi, Tatiana!
O piso branco e o mesmo piso na maior parte dos ambientes sempre amplia. Agora: 1) Porcelanato é mais difícil de manter, pode manchar – inclusive na instalação, tome cuidado, etc. Branco então… 2) Há laminados bem claros atualmente (veja no site da durafloor http://www.durafloor.com.br/Durafloor/web/linhas/produtos.aspx) e há tbém os vinílicos que estão cheios de lançamentos (veja o site da fademac http://www.tarkett.com.br/produtos/ , inclusive que podem ser usados em áreas molhadas – é algo a analisar 3) Os pisos laminados são quentes, o porcelanato é frio – nos quartos será interessante colocar tapetes ao menos ao lado da cama..
Vc decide!
bjo
Rosana

Denise · 28 de novembro de 2010 às 01:52

Ola…td bom?
estamos planejando construir uma casa estilo moderna, aberta(sala,sala de jantar e cozinha)de 2 pavimentos, na praia. Gostaria de saber a sua opiniao sobre o tipo de revestimento a ser colocado. vc acha que o porcelanato eh uma boa ideia para a parte de baixo da casa…e na parte de cima(quartos e banheiro) o que vc sugere? Agradeco de coracao. Amo o seu site…obrigado!

Responder

rosana · 28 de novembro de 2010 às 10:56

Oi, Denise,
Casa de praia tem areia. E areia risca cerâmica. Para evitar isso, escolha cerâmicas com coeficiente de atrito alto,pisos não esmaltados com espessura plena (não aqueles fininhos) se quiser usar esmaltado use com dureza Mohs mair que 8 (pois a dureza da areia é 7). Porcelanato não deve ser polido pois pode riscar com areia e escorregar com água. Prefira cerâmicas antiderrapantes.
bjo
Rosana

Marcos Rios · 28 de novembro de 2010 às 09:08

Olá Bom Dia,
Gostaria de saber se o porcelanato´pode ser usado na fachada de mercantil, com bastante exposição a sol e chuva!! O porcelanato passa uma mensagem muito boa de modernidade e higiêne, já que o porcelanato esmaltado tem essas características!!

Agradeço demais se puder dar sua opinião. Grande Abraço, Marcos Rios ….

Responder

rosana · 28 de novembro de 2010 às 11:53

Oi, Marcos,
Vc deve escolher de acordo com as especificações. Compre porcelanato específico para área externa e use argamassa específica para fachada tbém. Uma sugestão é porcelanato imitando madeira (veja uns exemplos aqui: http://www.portobello.com.br/blog/design/arquitetura-fachadas-modernas-e-sustentaveis/) Veja aqui algumas informações: http://www.weber.com.br/assentar-revestimentos/o-guia-weber/solucoes-construtivas/como-assentar-e-rejuntar-revestimentos-em-fachadas-com-seguranca.html.
Tenha preocupação em contratar pessoal com experiência e comprar o melhor material possível. É um alto investimento que deve durar anos e além disso, tem que ser seguro. Não esqueça que é necessário manutenção ao menos anual para ter certeza que não ocorrerão acidentes.
abs
rosana

lene · 28 de novembro de 2010 às 17:26

olá, eu estou querendo reforma meu banheiro ,tenho 2 filhos e a minha preocupação e sobre o tipo de piso ,ser o porcelanato serve ou escolho a cerâmica antiderrapante desde ja agradeço !!!

Responder

Rosana Silva · 28 de novembro de 2010 às 00:42

Oi, Iene,
Tanto cerâmica qto porcelanato existem em versões antiderrapantes e específicas para banheiros. Procure uma boa loja e peça exatamente o que deseja:Piso antiderrapante para áreas molhadas, ok?
bj
Rosana

Eduardo Ap. Mariano · 28 de novembro de 2010 às 19:34

Olá Rosana, gostaria de uma dica. Estamos reformando a casa e vamos coloca revestimento de porcelanato na área, gostaria de saber se podemos colocar revestimentos de cores diferentes tipo um mais claro com detalhes de outro mais escuro, ou vice-versa.

desde ja agradeço, abraço!

Responder

Rosana Silva · 28 de novembro de 2010 às 21:02

Oi, Eduardo!
Desde que o resultado final fique bem e não “polua” o ambiente com muita cor (use tonalidades um pouco diferentes de uma mesma cor, por exemplo), não há qquer problema
abs
Rosana

Deixe o seu comentário!