Cozinha

Soluções para cozinhas pequenas

Fiz uma seleção de fotos com boas idéias para ocupar de forma eficiente o pouco espaço das cozinhas e áreas para refeições (quando existem..).

(Estou cada vez mais espantada com a diminuição das áreas dos ambientes. Lembro, pouco tempo atrás, que o tamanho mínimo de um quarto de classe média era 3 x 3m (9m2) . Agora vivo me deparando com quartos de 2,5 x 3,2 (8m2) e até menores. Temos que ter cada vez mais criatividade para conseguir, além de colocar o essencial, ainda conseguir imprimir a nossa identidade nestes espaços ínfimos. Para isso, móveis feitos sob medida, itens artesanais, que possuam (ou contem ou pertençam) a história dos moradores  e customizações feitas pelo(a) proprietário(a) ajudam muuuuito!)


1) Bancos e mesas com apoio central; 2) Das cozinhas industriais, os armários abertos acima do balcão 3) Aproveitando a luz da área e fazendo armários estreitos

1) Repare na mesa dobrável  2) Máquinas de lavar e secar integradas à cozinha 3) Prateleiras na frente das janelas, sem fundo para deixar passar a luz

1) Criando espaço para temperos atrás do fogão; 2 e 3) Vc pode não acreditar, mas esta é uma cozinha completa(Veja aqui o artigo). Na 2a foto, a 1a gaveta é o fogão

1) Aproveitando a bancada para guardar a louça e veja a prateleira acima do fogão 2) Criar nichos com prateleiras para guardar a louça 3) Aproveite os desníveis das paredes.

Dos sites e blogs: imagesdecoration, alifesdesign, apartmenttherapy, thekitchen, Desiretoinspire ,achadosdedecoração, casabril, thedesignfiles e yoquesedreamhomes


 

Posts relacionados

Comentários:

Liz · 29 de janeiro de 2011 às 11:52

Adorei essas idéias! Não tem jeito, temos que nos adaptar aos pequenos espaços.
Beijosss

Responder

rosanafe · 29 de janeiro de 2011 às 20:08

OI, LIZ!
Pois é! Criatividade nos pequenos espaços!!
bjos
RO

[…] This post was mentioned on Twitter by Habitare Construtora, Blog da Ro – SDeco . Blog da Ro – SDeco said: #decoração Soluções para cozinhas pequenas http://goo.gl/fb/fC3fV […]

Lucas mendonça · 29 de janeiro de 2011 às 17:29

Tenho uma cozinha comprida e pequena, minha idéia foi transformá-la em cozinha americana.

Responder

rosanafe · 29 de janeiro de 2011 às 20:05

Idéia perfeita, Lucas!
bjos
Ro

Juliana · 29 de janeiro de 2011 às 21:35

Olá, td bem?

Já tinha passado por aqui algumas vezes para elogiar seu site. Continua lindo. Desta vez vim convidá-la para conhecer meu novo blog… À moda da Jú, é um blog descontraído, para jogar conversa fora… Dá uma passadinha lá, vou adorar receber sua visita. Bjs! Ah, e todos estão convidados…

Responder

Juliana · 29 de janeiro de 2011 às 21:36

Q cabeça a minha, o endereço é amodadaju-dicas.blogspot.com. Bjs! Rs…

Responder

rosanafe · 29 de janeiro de 2011 às 19:57

Oi, juliana!
Adorei seu blog, uma graça, e cheio de dicas! Parabéns!
bjos
Ro

Camila Bragança · 29 de janeiro de 2011 às 09:26

ADOREI!!! Estava mesmo querendo colocar um armário fininho na parede da minha cozinha para colocar copos e taças, agora vendo as fotos sei que ficará ótimo!

Responder

rosanafe · 29 de janeiro de 2011 às 19:48

Que bom que lhe ajudei, CAMILA!
BJOS
RO

Soluções para cozinhas pequenas « · 29 de janeiro de 2011 às 11:18

[…] Post original aqui […]

Tatiane · 29 de janeiro de 2011 às 16:43

Amei o que eu vi são ideias otimas e praticas.
Comprei um apartamento de 46 metros quadrados,
com 2 quartos e um pequeno quintal privativo,
qual seria a sujestão para decora-lo. bjs

Responder

rosanafe · 29 de janeiro de 2011 às 00:42

Oi, Tatiane,
É impossível sugerir com tão pouca informaçaõ, mas em linhas gerais e para não errar, use cores claras e neutras nas paredes e móveis maiores e acrescente cores mais vivas e alegres nos detalhes menores. Sempre funciona para ambientes pequenos.
bjos
Rosana

Amanda · 29 de janeiro de 2011 às 17:43

Oi Rosana,

Mudei há pouco tempo para um apartamento pequeno e a cozinha é minúscula e não tenho espaço para colocar meu bebedouro, daqueles que suportam um galão de 20 litros. O único espaço onde posso colocar é na sala, mas como fazer isso sem ficar feio e espalhafatoso?

Obrigada

Responder

rosanafe · 29 de janeiro de 2011 às 12:41

Oi , Amanda,
Não se vc colocá-lo “escondido” em um móvel que combine com a sua sala. Mas pense no uso – altura, facilidade de acesso, para não ser um estorvo.
bjos
ROsana

nilza dos santos silva · 29 de janeiro de 2011 às 13:42

ADOREI TD QUE VC MOSTROU MEU AP TEM 63 Metros vou usar suas dicas mt bom mesmo bjs

Responder

Gláucia · 29 de janeiro de 2011 às 10:03

Só fico triste pelas fotos nunca mostrarem o espaço da geladeira na cozinha, um dos objetos que ocupam mais espaço….

Responder

Dri · 29 de janeiro de 2011 às 23:39

Adorei, mas estou desapontada, cadê a GELADEIRAAAAAAA, minha dúvida é onde fica a geladeira, mostruosa mas necessária!!!Minha cozinha estreita, até hoje não sei onde é o lugar certo pra ela. Isso me queima os neurónios! Ah! Se pudesse me livrar dela….minha cozinha ficaria perfeita.af!

Responder

rosanafe · 29 de janeiro de 2011 às 02:24

Oi, Dri,
É mesmo, a maioria das fotos não mostra a geladeira… rs! Mas a disposição melhor é aquela em que a geladeira está logo na entrada da cozinha, para evitar que quem vai simplesmente beber água atrapalhe quem está trabalhando. Depois da geladeira a pia e depois o fogão. Esta disposição pode ser em linha ou em triângulo, sempre com a pia entre a geladeira e o fogão.
bjos
rosana

sonia · 29 de janeiro de 2011 às 20:45

eu adorei todas as ideias maravilhosasssssssssssss

Responder

Andressa · 29 de janeiro de 2011 às 14:04

ooi ,a minha casa vai ser muito pequena 540×540,entao preciso ageiitar bem as coisas em seus devidos lugares para mim poder ganhar um espaço :D queria saber como posso fazer isso ?

Responder

rosana · 29 de janeiro de 2011 às 20:45

Oi, andressa,
Compre o essencial, em tamanho pequeno. Prefira móveis que tenham dupla função (tipo puff que pode ser mesa de centro e assento), que possam ser empilháveis (cadeiras dobráveis e empilháveis) que possam ser dobradas ou diminuidas quando não usadas. Use cores claras, abuse do branco e de prateleiras. Mesmo pequena, faça janelas grandes e bem posicionadas para que o ar circule bem e entre bastante luz. Fique atenta a manter uma boa circulação.
bjo
Rosana

Angelis · 29 de janeiro de 2011 às 19:27

No projeto da minha casa há uma cozinha de 9,90m² integrada à sala de estar (outros 9,90 m²). Há ainda uma porta e uma janela na minha cozinha… Não haverá divisória nenhuma entre os dois ambientes. Pelo visto, a solução será as prateleiras sem fundo na frente da janela… !

Parabéns pela postagem.

Responder

Alessandra · 29 de janeiro de 2011 às 10:46

Olá,
No projeto da minha casa a cozinha é integrada a sala de TV. A cozinha é com armários pretos e vou trocar o piso, na sala de tv vou colocar uma laminado não muito claro e na cozinha tinha pensado em um piso da Rocca que parece ladrilhos. Será que este piso vai ficar muito carregado????
Obrigada!!
Parabéns pelas postagens !!!!!!

Responder

rosana · 29 de janeiro de 2011 às 18:15

Oi, Alessandra,
O ideal é o que o piso tenha alguma das cores do laminhado. Mas como os armários são pretos, sugiro ou uma das cores do laminado só que bem mais claro ou um cinza médio a claro.
bjo
Rosana

katiany produtora · 29 de janeiro de 2011 às 21:29

Valeu Cantos de casa!!!!!!!!!!

Responder

Deixe o seu comentário!