Já tivemos todos aqueles posts sobre CORES NA DECORAÇÂO, lembram?  Pois então, agora vou mostrar e comentar exemplos do uso das cores nos ambientes, começando com  – Combinando cores – Neutros.

Acredito que isso pode lhe ajudar a decidir afinal de que cor pintar as paredes de sua casa, qual a melhor cor do tapete, estas dúvidas terríveis… Vamos lá?

Combinando cores – Neutros

Muito usada quando se deseja um ambiente tranquilo, clássico, mais sério e formal, ou quando deseja liberdade para usar e trocar as cores de detalhes na decoração e quando não está seguro(a) para usar cores mais fortes, a combinação de neutros é um clássico na decoração.

As cores neutras são o preto, o branco, o cinza puro, que é a mistura de preto e branco. Mas também são considerados neutros os off-whites, os beges, muitos marrons e muitas madeiras.

Na verdade, podemos considerar que a quantidade de cores ditas neutras é enorme.

Deve-se ter cuidado para que o ambiente não fique “sem graça”, enfatizando as texturas, as formas, acrescentando elementos de interesse, etc., já que a cor, neste caso, é como o “fundo” de uma tela: Serve de base para outros elementos brilharem.

Mas tem sua importância (já imaginou um quadro de uma paisagem sem os elementos de fundo?)

Combinando cores - Neutros - sala em tons neutros
Foto: Casa tres chic

Nesta sala todas as cores são consideradas neutras. No entanto, perceba a variedade de texturas em todos os elementos e que chamam atenção, além de embelezar o ambiente! A rusticidade do tapete, o trançado da cadeira, a leveza das cortinas, a estampa na almofada, o toque envelhecido do vaso ao lado do sofá, tudo chama a atenção!

Outro ponto a considerar é a importância da estampa do tapete que traz o necessário contraste que os ambientes neutros precisam.

E neste outro exemplo:

quarto em tons neutros - madeira clara
Foto: CensationalStyle

O único elemento que tem alguma cor não neutra é o tapete, mas veja quanta coisa para ver: O formato da cama, as mantas, o cesto, o verde das plantas, os pés do abajur, a bolserie na parede! A gente quase se pergunta prá que colocar cor nesse ambiente, não é mesmo?

sala de jantar com escada e parede de pedra
Foto: Casaabril

Novamente, os pontos de cor são poucos, mas a escada e a parede em pedra chamam toda a atenção necessária. Note o uso do vidro em contraste com a rusticidade da pedra. Variar o material dos elementos também cria pontos de interesse. O piso em madeira mais escura permite que a mesa seja muito valorizada.

É claro que sempre temos que dar valor à texturas e contrastes, mas quando não há cores que não sejam neutras no ambiente essa atenção deve ser redobrada.

quarto em tons neutros com papel de parede
Foto: Desire to inspire

Este quarto é uma delicadeza tão cheia de detalhes que quase não notamos que tem praticamente só cinza e branco, cores neutras e que poderiam torna-lo sem vida.

Mas o belo, discreto e simples papel de parede, a cabeceira da cama com as “tachinhas”, a mesa em metal e a textura da roupa de cama, além do detalhe do desenho, o transformam em uma fonte de interesse que a gente não sabe nem para onde olhar.

É essa a beleza e o desafio de decorar usando somente cores neutras.

Então, sintetizando: Para criar um belo ambiente usando somente cores neutras, pense em:

a) Qual será o elemento (ou elementos) enfatizados no ambiente

b) Como combinar os neutros de forma que não sejam um ” fundo em branco”, sem volume ou profundidade.

c) Usar contrastes: claro/escuro, de texturas e de materiais

LEIA SOBRE COMBINAÇÃO DE CORES CONTRASTANTES

232 COMENTÁRIOS

  1. Ariadne,
    Todas as cores que vc falou são neutras. Acredito que as paredes também. Só não sei a cor. Se as paredes são neutras (bege, marrom, areia), o melhor é que as cortinas tenham uma cor similar (pouco mais escura ou mais clara) à cor das paredes. Assim elas não vão “pesar” no ambiente. Se as paredes são brancas vc pode usar qquer das cores já usadas no ambiente, considerando a luminosidade que deseja manter (quanto mais escuro o ambiente, mais clara a cor que deve colocar para evitar escurece-lo mais). Qto ao tecido, depende do grau de privacidade que vc deseja: tecidos translúcidos (como voal comum) são ótimos para manter a claridade mas diminuem a privacidade. Tecidos não translúcidos mas finos (como linho, gaze de linho) dão um pouco mais de privacidade. E os sintéticos ou compostos de sintéticos suportam melhor o Sol e são mais fáceis de manter.
    bjo
    ROsana

  2. Para uma sala integrada com a cozinha em que a mesa é off White com cadeiras em linho marrom e o sofá em linho creme, qual a sugestão de cor e tecido para as cortinas?

  3. Oi, Rosangela,
    Eu usaria um off white tendendo para o cinza, bem clarinho mesm – mas q seja um cinza que exista na ardósia só que bem clarinho, entende ? Assim quebra o contraste que o branco faria. E coloque muitos pontos de luz: LUminária de pé, abajur enfim, uma boa iluminação.
    Já para a cortina eu colocaria um bege, que fica ótimo com cinza e permitirá que vc fique livre para escolher as cores do resto da decoração, por serem neutros.
    bjo
    ROsana
    bjo
    Rosana

  4. Rosana boa noite!!
    Minha sala principal é toda em ardosia envelhecida nas cores cinza mustardaumdl mais ou menos clado não sei q cor colocar no teto e fundo de escada .preciso de claridade ja q ardosia escurece bastante .pensei no branco mas acho q vai aparecer mto ou o areia me ajude por fvor. Obrigado

  5. Oi, Daniela,
    Todas as cores que vc tem na sala são consideradas neutras, fáceis de combinar com qquer cor. Portanto, sugiro que use as cores que vc gosta, em estampas, lisas, enfim, da forma q vc quiser. Só se preocupe q elas combinem entre si.
    bjo
    Rosana

  6. Por favor gostaria de uma ajuda tenho um sofa na cor bege, tapete bege, e a cortina branca, meu rack tbem branco, as poltronas em baixo do rack e cinza com estampa branca gostaria de colocar umas almofadas que cor ficaria bom

  7. Adriana,
    Em salas pequenas em geral fica difícil ter 2 tapetes sem que isso atrapalhe a circulação, o tapete se “enrole” com as cadeiras e tal. É isso que vc tem que observar.
    bjo
    Rosana

  8. Oi, Adriana!
    Pode ficar sim, mas cuidado: Veja este post:https://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-de-salas-de-estar-e-jantar-2/ onde falo do cuidado que se deve ter com o tamanho do tapete para a sala de jantar. Se não for possível colocar lá, uma ideia é mudar o assento das cadeiras por uma estampa colorida.
    bjo
    Rosana

  9. Olá ,
    Por favor me ajude !
    Minha sala é pequena e tem uma porta de correr de vidro que dá pra um jardim , as cortinas são brancas e o piso claro tbm , o rack embutido na parede e café c leite com laterais marrom escuro , meu sofá e puf são cor de café , minha mesa e de tampo de vidro com madeira escura e assento das cadeiras tem cor que parece marrom claro as paredes parecem cor palha , tenho um quadro em cima da mesa que tem cores de abóbora marfim azul turquesa amarelo todo misturado . Gostaria de colocar pelo menos a sala de jantar um pouco mais alegre Pq estou sentindo tudo muito neutro , será que se eu coloca um tapete de listras coloridas na sala de jantar vai ficar legal?

  10. Oi, Daiane,
    O chocolate fica bem com bege, vermelho, amarelo, laranja, verde, azul… Depende se vc quer uma cor mais viva ou algo mais neutro. Se usar cores mais vivas e quentes (vermelho, amarelo,laranja) escolha cores que sejam menos gritantes, pois elas cansam mais rápido.
    bj
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui