Selecionei aqui algumas salas decoradas com as cores quentes, que são estas aqui,  dentro das linhas vermelhas:

Decoração em cores quentes - Sala 1

(O último círculo cromático acima é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

As cores amarelo e violeta são quentes, mas podem facilmente se tornar “mais frias” se acrescentarmos ao amarelo um pouco de verde e a violeta um pouco mais de azul , por isso elas ficam no “limbo”: estão próximas à área das cores frias.

Mas o que as cores quentes fazem no ambiente? Esquentam, né ? Trazem vida, dinamismo, alegria, tudo que vc pode pensar por “esquentar” um ambiente! Vamos ver ? (clica na foto para ver maior)

Decoração em cores quentes - Sala 2

Decoração em cores quentes - Sala 3

Decoração em cores quentes - Sala 4

Observem nestas fotos que a “base” dos ambientes é neutra, quer dizer, para usar os fortes (e lindos) laranja/vermelho sem exagerar na dose, os designers colocaram  grandes elementos em cores neutras, como o cinza e o bege, que ficam fantásticos quando acompanhadas destas cores quentes. Então, se vc quer usar cor quente e/ou forte sem “cansar”, use estes neutros e terá um ambiente vivo e sofisticado!

Decoração em cores quentes - Sala 5

Decoração em cores quentes - Sala 6

Decoração em cores quentes - Sala 7

Nestes outros ambientes a forte presença do branco dá espaço para o uso de cores fortes,que acrescentam vida e alegria aos ambientes. É uma boa opção para ambientes pequenos e não tão bem iluminados pela luz natural.

Decoração em cores quentes - Sala 8Decoração em cores quentes - Sala 9Decoração em cores quentes - Sala 10

Opção para ambientes bem iluminados naturalmente ou onde é desejada uma ambientação aconchegante. O 1o. ambiente tem cores quentes escuras e é iluminado pelo lustre amarelo dourado, que combina com a moldura do espelho. No 2o. ambiente os cinzas e beges acentuam a presença da luminaria vermelha e no 3o. ambiente, uma combinação de amarelo com marrons quentes, um tom sobre tom sofisticado.

Decoração em cores quentes - Sala 11Decoração em cores quentes - Sala 12

Veja nestas 2 salas o uso das paredes em vermelho: As cores dos demais elementos sã neutros e/ou brancos, para amenizar a cor forte das paredes. Observe que as 2 salas recebem bastante luz do exterior. Particularmente, acho o 1o. ambiente mais sofisticado em relação ao uso das cores. Considero o contraste do branco com o vermelho muito impactante e nada suave. Veja a diferença com  o sofá bege.

Fotos dos sites e blogs: decoratrix, fourwallsandaroof, thediversionproject, veneerdesigns, smallplacesstyle, omovel, nestinteriorsporterhousedesigns

 

52 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Corine,
    As cores combinam, mas o conjunto pode ficar pesado. E neste caso, use tapete objetos almofadas, em tons neutros e claros (marrons claros, beges, brancos, cinzas, amarelos leves). Não vejo necessidade de mudar a cor das poltronas, que são os elementos mais neutros entre os que vc falou. Talvez , se necessário, diminuir a área com o papel de parede.
    abs
    rosana

  2. ola Rosana, tudo bem?

    Bom, estou comecando a decorar minha casa e gostaria de sugestoes em relacao as cores. A minha sala e divida em dois ambientes, sendo o da sala de tv menor que a sala de estar. Eu comprei um jogo de sofa cinza com encosto listrado de cinza e preto que deu pra dividir entre as duad salas, mas para completar um dos sofas eu preciso comprar tres almofadas para servir de encosto. O meu rack e cinza claro e preto. Toda a minha casa esta pintada de branco ( justamente para decorar depois). As cortinas e cinza com branco ja que nem uma parede e colorida. Estou qurendo comprar almofadas coloridas, um tapete redondo fofinho da cor das almofados, um belo quadro que siga essas cores uma mesa de centro pequena preta e para a sala de tv um tapete preto fofinho. Gostaria de saber como posso inserir um pouco de cor nesse ambiente praticamente branco e cinza. Estou pensa do em vermelho, amarelo, azul. O meu quarto tambempossui um leve toque de cinza, mas e bem mais claro, mas nesse cado uso cores na roupa de cama. Obrigada desde ja

  3. Oi, Natália,
    Acho que vc não deve pintar a parede de vermelho. O ideal é uma cor neutra, de forma que vc possa ter os beges, pretos e vermelhos sem exageros. Uma boa cor para as paredes seria um cinza bem clarinho.
    As almofadas podem ser em cinza e/ou vermelho
    Sugiro que o tapete tenha uma cor neutra, pode ser um bege mais escuro ou mais claro que o sofá; A mesa de jantar, sugiro madeira clara.
    bjo
    rosana

  4. Oi, Suzi,
    Não sei se a faixa é na horizontal ou vertical, se ela está onde está o sofá, que vermelho é esse (fechado ? aberto?), como é a sala, o q mais tem nela… Entáo, fica difícil! se desejar envie fotos para [email protected] e vendo o ambiente posso lhe dar algumas dicas.
    bjo
    Rosana

  5. ola querida amiga preciso de uma opinião para decoração de minha sala pintei minha sala de branco so em uma parede fiz uma faixa de vermelho só que o meu sofá é veludo amassado bege com almofadas listradas de canto e o piso e porcelanato bege claro com uma tabeira nos canto mais escuras sera que combina me de uma dica pois vou me mudar para minha casa nova a semana que vem

  6. E se eu colocar sofa verde escuro,poltronas laranja ou ferrugem,cortina bege,papel de parede com funo bege e florzinhas laranja na parede principal e tapete um tom de bege um pouvo mais escuro,fica legal?obrigada.

  7. Adorei o blog!!! Muitas dúvidas que eu tinha com relação a decoração foram sanadas! Mas gostaria de um conselho.. To de mudança e a sala é totalmente nova: Comprei um sofá bege gigante e um rack e uma estante que se completam vermelhos. To na dúvida de que cores usar para almofadas, tapete e a mesa de jantar. Gosto muito de preto e queria colocar um puff, ou um quadro com moldura preta. Será que combina?? Ahhh, tb adoro parede colorida, dá pra pintar de vermelho tb ou vai ficar exagerado???

  8. Ola,gostari de saber se combina sofa verde escuro,cortina e poltronas bege,e papel de parede na parede principal estampado com flores pequenas no tom de laranjado?que cor de tapete coloco?posso trocar as cores das poltronas por qual outra cor?Obrigado,pois estou um pouco perdida na decoraçao.

  9. Oi, Nanda,
    Desculpe a demora na resposta. vermelho com cinza é lindo. As almofadas podem ser em cinza, um pouco de verde (que não seja vivo demais) e bege. As cortinas em bege ou cinza, mais claro que a parede.
    bjos
    Rosana

  10. Olá, adorei as sugestões, gostaria de uma opinião, meu sofá é vermelho( me arrependi de comprá-lo) mas…meu marido quis pintar uma parede de grafiato cinza..que cores posso usar nas almofadas e na cortina..sou um horror em decorar minha sala , nunca sei o que combinar…obrigada!

  11. Oi, wilton,
    Caso esteja interessado em um orçamento para decoração de sua sala, envie a planta baixa, se possível fotos e descrição do que deseja / precisa ter na sala, para [email protected]. Em 4 a 6 dias envio o orçamento sem compromisso.
    bjos
    Rosana

  12. Oi,gostaria de algumas dicas sobre decoração e cores para minha sala. Ela é pequena,mas bem aconchegante,mas to meio perdido quanto a decoração.

  13. Oi, Marcia,
    O verde combina com o vermelho (e tbém com o laranja, nesta mesma linha), mas muitas vezes se usa esta combinação nos tons “natalinos”… Para quebrar, vc pode trocar o verde por um verde oliva OU o vermelho por um vermelho atenuado, mais sofisticado que o vermelho aberto. A questão é de tons, não de cores.. Mas se quiser mudar a cor, teste o verde com laranja no lugar de vermelho. Se quiser mudar totalmente, use verdes variados com azuis variados. Fica muito bonito.
    bjos
    rosana

  14. Oi Rosana,

    Decorei minha sala de estar, de forma quase aleatória, com a predominância do verde e do vermelho nos estofados,usando tecido liso verde no sofá que tem linhas retas e xadrez(gelo, verde, vermelho ou bordô) no outro sofá que é um móvel de Gramado. Tenho ainda uma poltrona toda em vermelho liso e outra menor com tecido floral(hibiscos). Ficou aconchegante, mas às vezes acho meio “natalina”. A sala tem um estilo rústico. O que devo mudar, em termos de cores? Abraço.

  15. Oi, Jane,
    Sugiro que vc pinte novamente o rosa bebe com um rosa mais acinzentado, tipo as cores Camafeu , Ouro Rosa ou Argila, que são rosados mais masculinos.
    bjos
    Rosana

  16. Olá Rosana,

    As cores escolhidas não sairam como o previsto. Agora tenho uma sala em amarelo bem clarinho (quase bege) “dentro da sala” tem uma escada que dar acesso ao primeiro andar e as três paredes da escada ficaram com tom rosa bebê. Até que não ficou horrível, ficou “meiguinho”. O problema eh, como harmonizar o ambiente deixando romântico mas sem ser muito feminino afinal meu marido tb mora na casa rsrsrs. O Teto é branco e o piso porcelanato bege, portas e janelas de madeira cor imbuia. Aguardo suas sugestões. Bjooo

  17. Oi, Joyce,
    Eu adoro vermelho com cinza e alguns detalhes em verde (tipo oliva, nada forte ou vibrante demais).
    O vermelho tbém combina com os amarelos e laranjas (neste caso, tbém use cores atenuadas, fracas). E não há problema em acrescentar o cinza nesta lista. E não exagere, ok ?
    bjos
    Rosana

  18. ola boa tarde eu quero uma opiniao sua pintei uma parede da minha sala de vermelho eas oultras de branco eu queria saber que cor que combina com vermelho muito obigado aguardo resposta ansiosa bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui