Selecionei aqui algumas salas decoradas com as cores quentes, que são estas aqui,  dentro das linhas vermelhas:

Decoração em cores quentes - Sala 1

(O último círculo cromático acima é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

As cores amarelo e violeta são quentes, mas podem facilmente se tornar “mais frias” se acrescentarmos ao amarelo um pouco de verde e a violeta um pouco mais de azul , por isso elas ficam no “limbo”: estão próximas à área das cores frias.

Mas o que as cores quentes fazem no ambiente? Esquentam, né ? Trazem vida, dinamismo, alegria, tudo que vc pode pensar por “esquentar” um ambiente! Vamos ver ? (clica na foto para ver maior)

Decoração em cores quentes - Sala 2

Decoração em cores quentes - Sala 3

Decoração em cores quentes - Sala 4

Observem nestas fotos que a “base” dos ambientes é neutra, quer dizer, para usar os fortes (e lindos) laranja/vermelho sem exagerar na dose, os designers colocaram  grandes elementos em cores neutras, como o cinza e o bege, que ficam fantásticos quando acompanhadas destas cores quentes. Então, se vc quer usar cor quente e/ou forte sem “cansar”, use estes neutros e terá um ambiente vivo e sofisticado!

Decoração em cores quentes - Sala 5

Decoração em cores quentes - Sala 6

Decoração em cores quentes - Sala 7

Nestes outros ambientes a forte presença do branco dá espaço para o uso de cores fortes,que acrescentam vida e alegria aos ambientes. É uma boa opção para ambientes pequenos e não tão bem iluminados pela luz natural.

Decoração em cores quentes - Sala 8Decoração em cores quentes - Sala 9Decoração em cores quentes - Sala 10

Opção para ambientes bem iluminados naturalmente ou onde é desejada uma ambientação aconchegante. O 1o. ambiente tem cores quentes escuras e é iluminado pelo lustre amarelo dourado, que combina com a moldura do espelho. No 2o. ambiente os cinzas e beges acentuam a presença da luminaria vermelha e no 3o. ambiente, uma combinação de amarelo com marrons quentes, um tom sobre tom sofisticado.

Decoração em cores quentes - Sala 11Decoração em cores quentes - Sala 12

Veja nestas 2 salas o uso das paredes em vermelho: As cores dos demais elementos sã neutros e/ou brancos, para amenizar a cor forte das paredes. Observe que as 2 salas recebem bastante luz do exterior. Particularmente, acho o 1o. ambiente mais sofisticado em relação ao uso das cores. Considero o contraste do branco com o vermelho muito impactante e nada suave. Veja a diferença com  o sofá bege.

Fotos dos sites e blogs: decoratrix, fourwallsandaroof, thediversionproject, veneerdesigns, smallplacesstyle, omovel, nestinteriorsporterhousedesigns

 

52 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Porcina,
    Você pode usar o voal translúcido ou uma gaze de linho (se não bater sol) em um cinza ou bege claro.
    Bjo
    ROsana

  2. Oi! Parabéns pelo site tá perfeito. Poderia me dar uma ajuda em relação a cor de uma cortina? Sala toda branca os móveis brancos o sofá cinza grafite. O ampiente é poente porém quente, tô em duvida da cor da cortina pra não esquentar mais.

  3. Oi, Amanda!
    Se a sala for bem iluminada, talvez usar o pirâmides do Egito seja uma solução sim, pois vai diminuir o forte contraste vermelho/branco.
    Mas se ela não for, há o perigo de acabar ficando muito escura. Neste caso, eu sugiro mesmo q pinte novamente esta parede (q aliás, estando atrás da tv, vai cansar a visão..) . Sugiro as cores Marajoara ou vermelho tapeçaria da Coral tbém.
    bjo
    Rosana

  4. Olá, parabéns pela página! Preciso de uma ajuda temos uma sala totalmente branca, com móveis neutros e pintamos a parede atrás da TV com vermelho hibiscos, porém ficou muito pesado, o que me sugere? Pensei em Pintar as paredes brancas com “pirâmides do Egito” da suvinil.

  5. Oi, Érica,
    Todas as cores que vc falou são basicamente neutras e tendendo para o amarelo (não sei o quanto). Então, amarelo e cinza pode funcionar sim, mas eu sugiro que acrescente tbém uma cor fria, como o azul por exemplo, em objetos e almofadas. Vc pode ter itens em tons diferentes de azul,amarelo, marrom, bege e cinza. Almofadas estampadas e lisas com estas tonalidades, tapete em cinza médio… E já teria uma sala nova sem precisar mexer nas cores das paredes.
    bjo
    Rosana

  6. OLÁ,
    Lindo seu site…
    Será que vc poderia me dar uma ajudinha? kkkk
    Gostaria de inovar minha sala… meu sofá é marrom, meu rack também, minha cortina é cru, parede é palha…
    Gostaria de uma ideia bem legal, pensei no amarelo e cinza!Mas não sei muito o que fazer onde pintar e de que cor… almofadas…
    SOS
    abraço
    Érica

  7. Oi, Tatiana,
    Boas cores são: laranja, verde, azul, vermelho, amarelo. Se quiser um ambiente equilibrado, escolha uma cor quente e outra fria, como laranja e azul por exemplo. Para móveis escolha madeira clara ou branco ou, se quiser algo impactante um aparador em azul turquesa por exemplo.
    bjo
    Rosana

  8. Oi, Adriana,
    Se vc tem receio de usar as cores, use-as em detalhes, pequenos objetos… Todos os itens que mencionou tem cores neutras, portanto pode fazer isso devagar até onde achar que está legal. Normalmente pessoas que tem medo de usar cores se sentem bem com tons de azul e como tem marrom, esta é um boa cor para tentar usar. Tapetes e cortinas mantenha em tons neutros (beges, cru ou areia) e coloque colorido nos itens pequenos.
    bjo
    rosana

  9. Oi, Alexandre,
    Em relação às cores bege/chá dançante é, provavelmente, uma boa combinação, mas o ideal é q vc pinte uma parte desta parede e coloque o sofá perto para ver por si mesmo. Existem milhões de beges diferente e a incidência da luz tbém faz diferença.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui