Quando vemos aquelas lindas fotos de ambientes e observamos os objetos de decoração, vemos que eles, apesar de pequenos,  tem uma participação super importante na beleza do conjunto. Na verdade, uma decoração pode ser “derrubada” pela escolha incorreta de objetos: A falta faz o ambiente ficar “insosso”. O excesso faz o ambiente ficar “confuso”, “pesado”. Muitas vezes  tá tudo equilibrado, mas as cores dos objetos acabam com tudo! Mas como “acertar”?

Fórmulas mágicas e que funcionam para todo mundo NÂO EXISTEM! Mas existem dicas que podem facilitar o encontro de boas soluções. E existem REGRAS sim! Vamos a uma:  VOCE NÂO PODE PENSAR NAS CORES DOS DETALHES SEM PENSAR NAS CORES DO AMBIENTE INTEIRO!

Então, vamos começar do princípio, que eu não faço trabalho pela metade! (rs): Como encontrar a PALETA de cores do seu ambiente?  Ah, tem um monte de jeitos! Vamos a um que facilita a escolha das cores. Mas faça o seguinte para não enlouquecer: Trabalhe sempre com uma paleta de cores pequena. Um jeito de encontrar a paleta e  se “conter” é se basear, por exemplo, em um quadro que vc goste.

Vamos imaginar que vc tenha comprado este quadro:

Decoração - Escolhendo as cores 1Decoração - Escolhendo as cores 2

Bem, 1o. devo lhe agradecer por vc ter comprado o quadro que eu pintei ! (RS!!!!) Mas se vc comprou este quadro com certeza gosta das cores dele. Então, vamos usá-las na decoração da sua sala! Mas como?

Observe que o quadro tem, entre outras, as cores que eu coloquei ao lado desta linda obra :). E não é que elas são bonitas juntas ? Formam uma linda paleta de cores! (É claro, usei estas cores no quadro por causa disso!). Tá, bom, mas e daí? Daí, acrescente SEMPRE branco e  preto e pense no ambiente que vc quer:

Super colorido e vibrante ???? – Use as cores fortes, quentes e vivas em um ou dois dos grandes itens (paredes, sofá, piso) ; Nos demais grandes itens use as  mais neutras e as frias além de branco, preto e cinza  (se o ambiente for pequeno e mal iluminado, use as cores atenuadas) e nos detalhes (almofadas, objetos pequenos, etc) espalhe 2 ou 3 das cores da paleta, contrastantes com as usadas nos grandes itens e repita a usada nos grandes itens em poucos detalhes.

Decoração - Escolhendo as cores 3

Decoração - Escolhendo as cores 4

(na 1a. foto temos o vermelho e o verde da paleta e na 2a. foto, o laranja e os verdes)

Claro mas com cores vivas  ??? Use BRANCO e as cores claras e neutras nos grandes itens  e as cores fortes, quentes e vivas nos detalhes;

Decoração - Escolhendo as cores 5

Decoração - Escolhendo as cores 6

Decoração - Escolhendo as cores 7

(nas 3 fotos os vermelhos da paleta estão nos detalhes)

Aconchegante e tranquilo ???? Use os neutros e as cores frias, atenuadas se forem muito fortes, nos grandes itens. Nos detalhes use as cores mais comportadas ou as mesmas cores usadas nos grandes itens só que um pouco mais claras ou escuras. E coloque umas cosinhas em um tom quente atenuado.

Decoração - Escolhendo as cores 8

Decoração - Escolhendo as cores 9

(nas 2 fotos o verde e os terrosos da paleta)

Na verdade há diversas formas para criar estas sensações, mas estas funcionam tbém.

Dos sites e blogs: Sketch42, thesomedayblog, sweetiepiepumpkinnoodle, style-files, casaabril, apartmentTherapy, tudoedimais

73 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Aline,
    O palha é uma cor neutra. Não sei que cores vc tem nas paredes, piso e outros móveis. Então, o que posso lhe dizer é: Se quer um ambiente chic e requintado, tenha bons móveis e tapetes, de boa qualidade e design clássico (evite coisas que “estão na moda” ) , use poucas cores, que podem ser neutras ou tons de qualquer cor, mas acinzentados, nada tipo “cheguei”, sabe? Escolha bem poucos objetos. O chic é simples, mas bem feito e preocupado com os detalhes.
    bjo
    Rosana

  2. Oi Rosana, boa noite!!! Estou remontando minha sala, dai comprei 1 sofa na cor palha bem clarinho e estou com duvida em uma cor que nao cansa para as poltronas e tapete…o q vc sugere? Provavelmente esta será uma sala de star…quero um ambiente chic e requintado..

  3. Oi, Clara!
    Se vc não tem mais cores além das que falou (cinza, grafite, branco) acho que vc pode usar sem problemas cadeiras em cores. Para um toque mais jovial, o amarelo ou azul claro, para um estilo mais contido o azul médio/escuro. Acrescente almofada e algum objeto pela sala as cor escolhida. Talvez, pelo seu receio, vc ache demais misturar cadeiras nas 2 cores.
    bjo
    Rosana

  4. Meu sofá e cortinas são cinza e as cadeiras de canto grafite bem escuro. A mesa e o Buffet são brancos, estou na dúvida em qual cor de cadeira da sala de jantar eu uso. Adoro azul e amarelo, mais tenho receio de ficar tudo muito colorido. Me ajudem

  5. Oi, Elianne,
    Tenho uma lista enorme de comentários para aprovar e responder, alguns ainda do final do mês 8. Infelizmente, não consigo ser rápida devido ao grande volume e meus diversos afazeres… peço desculpas,mas acabo respondendo sim.
    Qto a esta questão: Os quadros em preto e branco, como são neutros e, além disso, vc tem preto e branco no ambiente, devem ficar bem sim. E eu acrescentaria almofadas e objetos em azuis (não precisa ser exatamente o mesmo da parede, podem ser mais escuros e/ou mais claros ) e amarelos ou beges, ou até laranjas, se vc gostar do contraste mais forte.
    Bjos
    Rosana

  6. Olá, estou com uma dúvida tremenda. Louca para ajeitar minha sala para o natal, mas com medo de ir às compras. Tenho um sofá no tecido facto cor champagne, modulados na cor atacama (parece madeira envelhecida) com vidros pretos. As paredes são brancas e uma delas foi pintada de azul-esverdeado (cor forte), o piso é porcelanato bege. Com essa composição não sei que tipo de quadros colocar na parede. Pensei em preto e branco com moldura preta. Será que fica bom?

    Já mandei dúvidas de outras vezes, mas não consegui encontrar onde foi postada a resposta.

    Agradeço antecipadamente a ajuda.

  7. Oi, Irani,
    Sua escolha é boa para as almofadas. Acrescente objetos em amarelo e marrom tbém. Se quiser pintar a parede do sofá, sugiro um tom sobre tom, quer dizer, a mesma cor do sofá só que mais clara. Outra opção seria um amarelo bem clarinho.
    bjo
    Rosana

  8. Oi, Cristina,
    Não tem qquer problema as cortinas brancas, são neutras. O tapete pode ser em um cor como a do sofá só que mais escuro ou marrom. O item para chamar a atenção poderia ser um quadro acima do sofá que tivesse todas as cores (ou quase) que vc colocar na sala.
    bjo
    Rosana

  9. Oi, Cristina,
    Seus móveis atuais tem vermelho e amarelo (mogno e creme) Vc pode fazer uma combinação harmonioso usando cores desta “família” (vermelho, laranja,amarelo, bege, marrom) e pode acrescentar alguns itens pequenos em verde e azul para criar um contraste. Use cores leves, claras, acinzentadas, para não ficar pesado, ok ?
    bjo
    Rosana

  10. Olá, estou com grandes dúvidas,tenho um sofá marrom e meus moveis tabaco com bege, gostaria de dá uma quebrada com almofadas estampadas de flores amarela,azul e vemelha e alguns objetos vermelho e branco e gostaria de uma sugestão para pintar uma parede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui