Tipo de estampa muito usada na decoração, as listras aparecem em todo canto: Pintadas nas paredes, nos revestimentos  de parede, móveis e  acessórios e servem para um monte de coisas (além das coisas de moda, mas isso é outra história, que tem similaridades):

Listras verticais na parede fazem o pé direito parecer mais alto em compensação, faz o ambiente parecer mais estreito (do mesmo jeito que faz a gente – quando veste uma roupa com listras verticais – parecer mais altas e por isso, mais magras…). Em exagero, o ambiente fica “saturado” e com tendência a irritar o usuário…

decorologylavabolistras

Listras horizontas fazem o contrário: O ambiente parece mais baixo, mas tbém mais largo. Em exagero, o ambiente parece “sufocante”..

apartmentquarto1

Listras diagonais: Dão “movimento” ao ambiente, fazem ele parecer mais dinâmico…Em exagero, tendem a enlouquecer o usuário (rs!)

stylefiles

Então, como usar? Simples: Quer “abaixar” um pé direito alto ? Listra horizontal.  Quer fazer parece mais larga uma parede ? Listra horizontal. Quer parecer mais alto e imponente um espaço ? Listra Vertical.

remodelistacombarras

E atente para o fato de que prateleiras horizontais, por exemplo, tem o mesmo efeito de listras horizontais. Assim como móveis, janelas, divisórias, etc com linhas verticais ou horizontais tem o mesmo efeito de listras

designingquarto4

homesweethomequarto4

E as cores que vc usa fazem diferença, claro! Listras em cores neutras, tom sobre tom, remetem ao clássico, discreto, neutro… Já listras coloridas em cores vivas dão um toque de jovialidade em qualquer espaço. E as listras podem ser todas da mesma largura e espaçamento ou não. Neste caso, trazem movimento e jovialidade tbém.

casaabrilsolucaoocorredorestreito

vtwonendotn72

onetogosala5

E as misturas? Listras com bolinhas ? Lúdico e jovial. Listas com florais? Atual, descolado e também romântico (tudo depende das cores usadas).Listras com geométricos ? Podem criar efeitos óticos interessantes, mas podem cansar tbém.

lorenacavalcanti

casaabrilsalasofalistra

signedbytinablogspotcantoazul

brabournefarmsala3 (2)

Usem com cuidado. Sem exageros, deixando o ambiente e os olhos “respirarem”.. Para facilitar as combinações: Repita uma mesma cor, que pode ser mais clara ou mais escura – mas a mesma cor – em todas as estampas. Repita estampas com cores diferentes, que combinem entre si, enfim, algo deve existir em comum ou similar em todas as estampas. Isso não é regra, é só uma forma mais fácil de combinar. Arrisquem  testem!

listras1

Fotos dos sites e blogs: decorology, apartment therapy, stylefiles, remodelista, deco- designing, homesweethome, casaabril, vtwonen, onetogo, signedbytina, brabournefarm, lorenacavalcanti

22 COMENTÁRIOS

  1. OI, Thais,
    Eu acho que vc deveria deixar liso, em uma cor neutra, que pode ser um areia ou cinza clarinho. Muitos detalhes na parede obrigam que vc simplifique no restante, te deixando um tanto limitada.
    bjo
    rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui