Continuando a série que iniciei falando sobre as características gerais dos revestimentos para pisos e paredes, vamos falar agora deste revestimento sobre o qual  tenho respondido muitas dúvidas aqui no SD: O piso Laminado.

O QUE É ?

O PISO LAMINADO (como os conhecidos Durafloor e Eucafloor) são composts por 4 componentes: O Overlay, que é uma camada transparente de resina que faz com que o produto tenha maior resistência a riscos, facilidade de limpeza e, em alguns casos, proteção antibacteriana. Depois vem o Laminado Decorativo, que é a camada que é tratada para apresentar a semelhança com a madeira. Ele é feito com lâminas de material fibroso impregnado de resinas endurecidas por aquecimento (melaninas).Abaixo, há um painel, o substrato de MDF ou HDF, que faz o encaixe das réguas. E mais abaixo ainda há o chamado Balanço, também um laminado de resina ou espuma de polietileno que tem a função de estabilizar e proteger da umidade do contrapiso. O encaixe das réguas pode ser do tipo macho/fêmea, colados ou o chamado click, que não usa cola.

São vendidos em réguas de tamanhos variados (1,20 a 3m de comprimento; 20 a 30 cm largura e 2,5 a 8mm de espessura).

Revestimentos para pisos e paredes - Laminados 1

Revestimentos para pisos e paredes - Laminados 2

CARACTERÍSTICAS: Custam menos que os pisos de madeira, tem substrato ecologicamente correto, fácil instalação e manutenção (em relação aos pisos de madeira), resistentes à luz do sol, riscos e manchas – até um certo ponto. É bom protege-los colocando forros de feltro nos móveis e limpá-los com pano umedecido, NUNCA jogar água – Ele pode inchar;  Não carregam cupins mas podem ser atacados por eles. Tem uma grande diversidade  de modelos.

IMPORTANTE: A instalação deve ser feita em piso muito bem nivelado e deve ser colocada uma manta especifica entre o contrapiso e o piso. Procure sempre profissionais especializados, preferencialmente recomendados pelo fabricante. Existem diversos modelos de rodapés, cantoneiras, perfis e frontais para escada também vendidos pelos fabricantes. Ah! E eles podem “subir pelas paredes” tbém. Converse com  o fabricante.

Revestimentos para pisos e paredes - Laminados 3

Revestimentos para pisos e paredes - Laminados 4

Revestimentos para pisos e paredes - Laminados 5

fotos dos sites: piso.srv.br, santos.olx.com.br e tudoemliquidacao.com.br

28 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Jéssica!
    Acho os 2 muito bonitos. O que eu penso é que se os móveis são claros, o piso mais escuro contrasta mais e vice-versa. Por outro lado, se o ambiente é pouco iluminado, o mais claro ajuda a não escurecer mais. O mais claro facilita tbém na criação de um ambiente leve, mais jovial. Mas não é impossível com o mais escuro.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Rosana. Tudo bem?

    Você tem alguma dica para facilitar a escolha da cor do laminado? Combinação com cores de móveis etc.

    Estamos entre o Carvalho Malta e o Carvalho Lion, ambos da linha Studio da Durafloor…

    Abraços.

  3. Oi, Fabiano,
    O piso colado usa cola para instalação e o clicado tem um sistema de encaixe macho e fêmea (que serão encaixados entre si.) que permite a instalação sem o uso de qquer outro produto.
    Para mim o clicado é o melhor pois o cheiro da cola é bem forte e a instalação demora mais
    abs
    Rosana

  4. Lucia,
    Toda experiência que tive com laminados até agora, se o piso não está bem nivelado há problemas – em geral, ao pisar há um barulho e vc sente que o piso “desce”. Então, não conheço esta solução não…
    abs
    Rosana

  5. Olá Rosana, dei uma olhada na internet e achei uns que podem ser colocados em cima de cerâmicas, quando estas não estão tão bem niveladas, vc poderia me ajudar, é isso mesmo, mas fica bom em casa?
    Obrigada
    Bj
    Lucia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui