Cozinha

Decoração – Cozinhas – Como economizar na construção ou reforma

A cozinha é um dos ambientes mais caros para construir ou reformar. Eletrodomésticos, revestimentos, hidráulica… não é fácil!  E como economia é sempre bom, aí vão algumas dicas para vc gastar menos e ter uma cozinha bonita e funcional:

1) Reforma: Os armários estão com a estrutura perfeita mas tem uma cara de “passado” terrível ? Que tal trocar ou reformar somente as portas? Veja estas imagens que “catei” lá no Blog da Reforma (que eu adoro! Os textos da Lilly são super interessantes e engraçados) : Os armários são os mesmos! – Clica que aumenta!

2) Outra idéia que na foto acima também foi usada, é: Simplificar! Claro, simplificar sempre fica mais barato e muitas vezes fica mais bonito e funcional: Veja que na direita foram retiradas as portas. Outra coisa: Aqueles aramados maravilhosos, puxadores cheios de firulas, todas as coisas que podem ser lindas e até quem sabe, ajudar um pouco a organização: Pense bem na relação custo x benefício e manutenção! Para ser bom e durável, é mais caro… ás vezes bem mais caro. Veja se vale mesmo antes de acrescentar ao projeto ou se não há algo mais importante e necessário que vc pode trocar por isso. E não esqueça: Quanto mais “coisinhas” vc tiver, mais vc vai trabalhar para manter limpo!

3) Use base de alvenaria para diminuir o gasto com o piso e, de quebra, facilitar a limpeza! Aliás, pense no uso de alvenaria no geral!

4) Pense em praticidade e durabilidade, além do preço, beleza e moda, principalmente, tente não pensar muito em moda. Tudo que está na moda é mais caro do que deveria custar, somente porque está na moda !  Pense mais no clássico do que na moda, porque a verdade é que o clássico não sai de moda. O velho e bom granito continua aí pq é durável, prático e relativamente barato. Bancada de madeira é linda, mas não é, mesmo, o melhor revestimento para lugares onde haja contato permanente com a água! Ela vai necessitar de manutenção anual, no mínimo, para manter as características que NÃO SÃO naturais dela. Assim como o Mármore é POROSO, o que quer dizer que são menos higiênicos no sentido de acumularem mais facilmente microorganismos nocivos. É claro que cada vez mais existem produtos e mais produtos, tratamentos e mais tratamentos para não permitir ou evitar ao máximo que isso aconteça, mas isso custa dinheiro e exige manutenção, bem menor que a necessária com o granito, naturalmente mais duro, resistente à absorção de água e à abrasão.

5) Não economize na QUALIDADE dos materiais hidráulicos. Não estou falando de moda, mas de produtos de melhor qualidade dos materiais de que são feitos: Tubos, conexões, torneiras, etc. compre a melhor marca, pode ser o modelo mais simples, mas da melhor marca. Estas coisas vão ficar lá por anos e anos. E devem durar anos e anos! Falando em hidráulica, tente concentrar os pontos hidráulicos o mais junto possível, inclusive considerando outros cômodos, como banheiros. Vc gasta menos com canalização.

6) Por último, aproveite as novas e fantásticas tintas que tem uma boa sobrevida em ambientes úmidos e use revestimentos cerâmicos somente próximos aos pontos de trabalho da cozinha (pias, fogões..). Mesmo que tenha que pintar com mais frequência que a frequência em que se trocam azulejos, imagine se vc tem um problema hidráulico e precisa quebrar as paredes ?

Fotos dos sites e blogs: blog da reforma, apartment therapy, birchandbird, spark e casa abril

Posts relacionados

Comentários:

Aline v. H. Maas · 13 de julho de 2011 às 09:00

ótimas dicas =] adorei a reforma dos móveis nas primeiras fotos

Responder

Elsa · 13 de julho de 2011 às 13:50

Achei o tema “Como economizar na construção ou reforma” interessante.
Não pode publicar um sobre banheiros?

Responder

rosanafe · 13 de julho de 2011 às 17:29

Oi, Elsa,
Anotado! Obrigada! Se bem que muita coisa que falei sobre cozinha é idêntico para banheiro, viu ?
beijocas
Rosana

JAQUELINE · 13 de julho de 2011 às 14:06

Olá Rosana:
Sou do interior do MS e acabei de comprar uma pequena casa e como ainda não tenho “tempo” para reformá-la transf. a cozinha numa sala de jantar, mas ela tem o revestimento da parede com a mesma ceramica do piso, posso pintar?? Que tinta usar?? Por favor uma luz!!!

Responder

rosanafe · 13 de julho de 2011 às 17:31

Oi, Jaqueline,
Hoje existem diversas tintas para pintar cerâmica. Para “sumir’ com o azulejo vc deve nivelar antes com massa acrílica. E depois pintar com tinta epóxi ou acrílica. Procure um bom fornecedor/loja que ele te explica direitinho e lhe mostra as opções.
bjos
Ro

ABC Moveis Planejados · 13 de julho de 2011 às 18:41

Estou fazendo a reforma de armarios de dormitorios ao qual estou somente trocando as portas e reformulando internamente, o beneficio é o reaproveitamento da estrutura.

Responder

rosanafe · 13 de julho de 2011 às 18:23

Com certeza, pessoal da ABC Móveis. Fica a dica.
abs
ROsana

Marília Lucena · 13 de julho de 2011 às 22:22

Olá!! Me tira uma dúvida: a base de alvenaria fica estragada com o tempo? É o seguinte: aqui em casa, 1 vez por semana, eu lavo o chão da cozinha. Não é passar pano é lavar mesmo com água e sabão. O contato da água com a base de alvenaria poderia estragar?? Vou fazer os armários da cozinha e estou com essa dúvida. Gostaria de fazer com base mas se não der certo faço os armários suspensos mesmo. Fazer a base com granito ou com o mesmo piso do chão é mais caro, né? ME ajuda!!

Responder

rosanafe · 13 de julho de 2011 às 23:42

Oi, Marília,
Se a base é de alvenaria não estraga não. O que estraga é o móvel de MDF, por exemplo, em contato direto com a água. Acredito que fazer com o mesmo piso deverá ser mais barato, a não ser que o seu piso seja mais caro que granito.
bjo
Rosana

Aline da Vitória · 13 de julho de 2011 às 09:57

Olá..estou construindo minha casa.Gostaria de dicas simples(pois a casa é simples) para a montagem da cozinha e do quarto de casal (cores)pois estpu com muitas duvidas.
Obrigada.

Responder

rosanafe · 13 de julho de 2011 às 12:30

Oi, ALine!
Veja o post
http://www.simplesdecoracao.com.br/2011/03/decoracao-escolhendo-as-cores/
e todos da categoria cor na decoração (http://www.simplesdecoracao.com.br/category/cor/ )
Tenho certeza que vão lhe ajudar
bjo
Rosana

kenya maria sousa de medeiros · 13 de julho de 2011 às 09:18

oi meu nome é kenya moro em joão pessoa pb estou pretendendo fazer uma pequena reforma na minha cozinha trocar uma porta de lugar mais não sei se vai dá certo colocar umas pastilhas em uma parede só que minha cozinha é ainda de azulejo branco mais não quero trocar então gostaria de ter algumas opinião porque não tenho muitas condições obrigado espero por respostas.

Responder

rosanafe · 13 de julho de 2011 às 20:12

Oi, Kenya,
Que tal ao invés de colocar pastilhas repor os azulejos brancos na parte que vai quebrar/construir e colocar adesivos para colorir, se vc não deseja gastar muito ?
Mas se deseja pastilhas mesmo, vc pode retirar os azulejos somente da parte onde vai colocar as pastilhas (contrate um bom azulejista).
bjo
Rosana

Lucimar · 13 de julho de 2011 às 09:18

Bom dia, moro em apto e tenho uma cozinha grande, pois retirei a dependencia de empregada e um banheiro, mas com isso ela ficou meio torta por causa das colunas, gostaria de reformar mas não sou boa nisso e contratar um arquiteto fica fora do meu orçamento, gostaria se pudesse me ajudar a reformar desde piso parede e armarios, caso possa me ajudar enviarei fotos da mesma.
Att,
Aguardo anciosamente resposta,
Bjs

Responder

rosanafe · 13 de julho de 2011 às 12:15

Oi, Lucimar,
Se vc deseja mexer em paredes (demolir, construir) sugiro que vc contrate um arquiteto ou engenheiro que vá a sua casa e dê uma solução que seja segura e eficiente. Muitas vezes a gente pensa que um arquiteto é caro e em geral não é tão caro assim (vc pode pagar uma consultoria por hora) e lhe dará segurança pq este negócio de mexer em paredes pode ser perigoso, viu ?
Agora se for só distribuição de eletrodomésticos e móveis, revestimento, piso e armários, envie a planta (ou medidas de todas as paredes , com posição e medidas de portas e janelas) e fotos e em 4 dias lhe envio um orçamento sem compromisso.
bjos
Rosana

TELMA · 13 de julho de 2011 às 10:25

OLA !
SOU TELMA ,E ESTOU PENSANDO EM RENOVAR MEU PISO E CERAMICA E OUVI SOBRE UM NOVA TINTA PRA PISO TINTA EPOXI EU QUERO SABER SUA OPINIAO SOBRE A DURABILIDADE,A FACILIDADE,ECONOMIA SE O BOM!
OBRIGADO DESDE JA AGUARDO RESPOSTA.

Responder

rosanafe · 13 de julho de 2011 às 20:33

Oi, Telma,
No piso eu não recomendo. Só para parede. Sugiro piso sobre piso.
bjo
Rosana

karina · 13 de julho de 2011 às 23:00

Ola,
quero trocar o piso de minha cozinha e vi num programa de tv um piso adesivado, q basta colá-lo sob o piso, onde posso comprar??

Responder

rosana · 13 de julho de 2011 às 19:36

Oi, Karina,
Na cozinha, que é área molhada, é importante saber se este piso adesivado vai realmente funcionar. Atualmente existem pisos vinílicos (veja no site da Eucaflex, por exemplo) que, segundo a empresa, funcionam bem em áreas molhadas.
bjo
Rosana

Annamaria · 13 de julho de 2011 às 09:44

BOM DIA. EXISTE UMA TINTA PARA PINTAR A PIA DE GRANITO DA COZINHA? NO GUARUJÁ, TUDO MUITO ÚMIDO E A PIA FICA PRETA CONSTANTEMENTE, PRECISANDO USAR CLORO COM FREQUÊNCIA. AGUARDO.

Responder

rosana · 13 de julho de 2011 às 20:44

Oi, ANna,
Veja aqui http://bbel.uol.com.br/casa/post/como-limpar-pisos-de-marmore-granito-e-ardosia/page3.aspx e aqui http://www.graninorte.com.br/dicas/granito-como-limpar/ que limpar granito com cloro não é uma boa idéia.
Tente bicarbonato de sódio e solução de água oxigenada que, dizem, ajuda. http://www.dicasdemulher.com.br/como-limpar-e-conservar-bancadas-de-granito/ http://comofas.com/como-limpar-granito/
abs
ROsana

Eliana · 13 de julho de 2011 às 00:12

Oiiii, corrigindo…

Olá!

Adorei tudo, só preciso de uma informação referente ao primeiro armário reformado.
Tenho um na casa de minha mãe parecido com este e quero reformar pra ela tbm.
Ele foi reformado com pintura ou colado fórmica?
Desde já agradeço sua atenção!

Bjus

Responder

rosana · 13 de julho de 2011 às 19:24

Oi, Eliana,
Olha o post do Blog da Reforma de onde retirei estas fotos: http://blogdareforma.wordpress.com/2011/06/27/antes-e-depois-de-uma-cozinha/
bjo
Rosana

Tamara Kehl · 13 de julho de 2011 às 20:08

Temos uma cozinha de 4,50m X 3,0m e muito escura e já velha, necessitamos deixar ela mais clara mais prática, mais funcional,embora é pintada de branco e os móveis também, como devemos fazer e por onde começar, da cozinha passa-se pela garagem.

Responder

rosana · 13 de julho de 2011 às 22:13

oi, Tamara,
Não tenho como lhe responder, pois o que vc precisa é de um projeto para este ambiente. Caso esteja interessada, escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br, posso ter referências perto de vc.
abs
rosana

Silvana Perteson · 13 de julho de 2011 às 19:45

Parabéns pelo site, ficou muito bom, trabalho na área de franquias de reparos e reformas e sempre que posso vou visitar o seu site para ver se encontro alguma novidade, abs

Responder

Rosana Silva · 13 de julho de 2011 às 19:57

Obrigada, Silvana!
bjo
RO

sylvia · 13 de julho de 2011 às 13:28

adorei as ideias de cozinha,gostari de saber o espaço que esta cozinha esta ocupando de área,pois vou reformar minha cozinha e os móveis vão ficar justamente no mesmo sentido,obrigado,a cozinha é a primeira que foi pintada,as portas.

Responder

Rosana Silva · 13 de julho de 2011 às 19:30

Oi, Sylvia,
Não sei exatamente qto tem esta cozinha, mas considere que cada bancada deve ter uns 60 a 65 cm…Eu “chutaria” uns 3 m de largura. E a parede ao lado da porta no fundo deve ter uns 1,2m a 1,5m.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!