Sala de Estar

Decoração – Onde colocar a TV ?

Eu tenho uma TV e só uso para ver filmes e algumas séries que gosto. Normalmente ela está desligada e me causa espanto o que, na verdade parece normal na maioria das casas: Cada cômodo tem uma TV e ao menos uma está ligada, seja qual for a hora que vc chegar! Eu sou mesmo estranha…

Mas, vamos deixar isso de lado pq, afinal, se vc está lendo este post deve estar querendo saber é como colocar a sua TV (na sala, quarto, banheiro, cozinha, área, sei lá!)  de forma que ela não se torne um elemento estranho na decoração. E olha que, com o tamanho cada vez maior que elas tem, isso está se tornando um desafio! Então, selecionei algumas ideías para vcs. Vejam aí:

Coloquei estas salas acima para falar de uma coisa muito importante: A luminosidade atrapalha a visão da TV, cansa a vista. Então, uma boa idéia é que a parede (ou só a área em volta) onde está a tv tenha cor escura. Outra, é que a TV nunca fique à frente de uma janela, principalmente sem cortinas ou cortinas finas e onde bata o sol – é ruim para ver e pode danificar a tv).  Outra coisa importante é a altura da TV e a posição dela em relação aos assentos principais ou mais usados  – vc quer ter torcicolo pq ficou olhando para o lado ou para cima por horas? Então, a não ser que tenha uma cama à frente, e veja tv deitado (a), não coloque uma tv tão alto quanto na 2a. foto!

Nesta foto achei legal a leveza do móvel branco, preso à parede, sem detalhes e o adesivo (ou pintura ?) da parede, que a preenche de uma forma elegante. Na 2a foto um móvel simples, mas o painel em madeira de demolição, enorme e iluminado por trás faz a maior diferença.

Agora 2 soluções legais para situações diferentes: Na 1a, o painel que parece de teka aqueceu a sala e as poucas prateleiras e armários são para quem não tem muito o que guardar aí. Já na 2a foto, esta pessoa é igual a mim: Tem livro, CD e DVD que não acaba mais! Então, precisa de área útil para guardá-los e/ou expo-los. A parte fechada com porta em veneziana guarda equipamentos permitindo que eles não sejam danificados devido ao aquecimento (não esqueça disso!).

Na 1a foto gosto do contraste das cores dos móveis que sobem para o painel e descem ao piso (bonito ponto de interesse na sala branca e grande). Na 2a foto uma boa forma de utilizar o espaço sob a escada.

Na 1a foto solução simples quando vc tem pouco espaço e a 2a foto está aí para mostrar uma boa disposição de quadros (que é sempre um problema na parede da TV) e uma boa cor para parede onde há tv.

Acima, a parede embute a TV que gira, podendo ser vista na área de jantar ou na de estar.E a 2a foto é outra ótima disposição de quadros em volta da tv.

Para terminar, uma idéia que eu gosto: Esconder a tv ! A 1a com um painel móvel na estante (a lareira tão perto da tv merece cuidados, mas.. isso não vem ao caso aqui!) e a 2a, um móvel antigo modificado para embutir a tv. Neste caso a porta deve ter este tipo de abertura pra funcionar, né ?

E não esqueça: Antes de posicionar a tv definitivamente, fique no lugar onde vai sentar para ve-la (sente no sofá, nas poltronas laterais, deite na cama, sei lá!) e só então decida a posição da tv. Observe a incidência do sol e prefira que ela fique na parede onde a luz menos incidir, ok ?

Fotos dos sites e blogs: PotteryBarn, designattractor, apartmenttherapy, decorati, emilyaclark, casa abril, decophoto, casaejardim, artezanal, achadosdedecoração decoeuracao

Posts relacionados

Comentários:

Regina · 10 de julho de 2011 às 09:04

Concordo com você, com o tamanho cada vez maior das tvs está se tornando um desafio achar um local onde elas não fiquem “atrapalhando”a decoração. Essas fotos que colocam ajudam muito a visualizar alternativas para incorporá-las ao ambiente sem parecerem um trombolho.

Responder

rosanafe · 10 de julho de 2011 às 23:56

Obrigada, Regina, pelo seu comentário!
bjos
Ro

Rosane Faleiro · 10 de julho de 2011 às 16:20

Ola
confesso que adoro os paineis de madeira com tv mas a terceira sala com os galhos me encantou!!
bom domingo

Responder

rosanafe · 10 de julho de 2011 às 23:58

Oi, Rosane (quase xará!rs!)
É lindo mesmo o arranjo com os galhos…
bjos e obrigada
Rosana

Silvana · 10 de julho de 2011 às 09:42

Bom dia!
Preciso de uam dica bacana, e tenho certeza que vc vai me ajudar. (risos)
Instalei uma TV de LCD de 26″ na parede e adivinha! Tenho fios aparentes, o que posso fazer de forma economica e harmonica para esconde-lós? Se achar melhor posso te enviar uma fotográfia.
Bjks
Sucesso

Responder

rosanafe · 10 de julho de 2011 às 17:27

Oi, Silvana,
Vc pode fazer um painel simples com MDF. em volta ou só abaixo da TV, fazendo um U, quer dizer imagine uma placa de MDF afastada da parede uns 5 a 9 cm e fechada dos lados, como uma caixa. Vc pode piintá-la, colocar adesivos, enfim, fazer uma arte. E ela deve ir até o móvel da tV (acredito que tenha algum movel abaixo, certo ? Se não tiver, coloque uma pequeno aparador, de preferência fechado atrás, para esconder os fios até a tomada.
bjos
ROsana

Marília · 10 de julho de 2011 às 16:10

Olá!
Acabei de decorar meu home e ficou bem legal. Coloquei madeira de demolição na parede principal e no espaço onde ficou a TV de 52 pol. tem um painel que vai do teto ao chão em laca preta. O móvel de baico é preto tmb. Devo essa ideia a vcs, que me inspiraram a esta composição! Obrigada!
Marília

Responder

rosanafe · 10 de julho de 2011 às 17:46

Oi, Marília!
OBa! Fiquei feliz!
Obrigada e sucesso com o seu super home!
bjos
RO

Paula Silva · 10 de julho de 2011 às 20:27

Adorei a ideia apresentada, mas amo mesmo o móvel antigo.

Responder

rosanafe · 10 de julho de 2011 às 12:48

Obrigada, Paula, pela visita
O antigo tem o seu valor, né ?rs!
bjo
Ro

andreia · 10 de julho de 2011 às 21:46

oi adorei as idéia ,.queria pedir a sua ajuda com mais uma dúvida.
minha sala é em lL e eu quero fazer os 3 ambientes e colocar a sala de tv debaixo da escada sera que dá?

Responder

rosanafe · 10 de julho de 2011 às 12:33

Oi, Andreia,
Não tenho a menor idéia, pq vc não me falou as medidas da sala.
bjos
ROsana

Scheila · 10 de julho de 2011 às 19:29

Olá..me encontro em um grande empasse…comprei um apartamento na planta, a sala é grande tem bastante espaço, porem nao sei onde fazer a sala de estar e onde coloco a mesa de jantar…gostaria de colocar o sofá e a TV proximo da sacada, como normalmente se faz, só que para o sofa o espaço está ok, mas para a TV nao sei como fazer..tenho uma parece mto pequena em frente do lugar onde colocarei o sofa, 1 metro +/-…nao gosto de estantes e muitas prateleiras, ficaria perfeito ali, mas nao sei como dispor os objetos…se eu fizer a sala no outro canto a mesa fica no meio do caminho para a sacada e dai nao sei como colocar o rack com a TV pois tenho medo da luz do dia atrapalhar..vou colocar aqui uma plantinha só para vc ter uma ideia do meu espaço..
poderia me dar uma ajuda??

tem um e-mail para te mandar a planta???
Obrigado

Responder

rosanafe · 10 de julho de 2011 às 00:03

Oi, Scheila,
Porque vc não faz um painel e prende a TV a ele ? E pode fazer prateleiras acima dela para colocar objetos de decoração.
bjo
Rosana

Rosane · 10 de julho de 2011 às 10:49

Amei o blog. Assim é que eu gosto, um blog que acrescenta boa informação, além de lindas fotos.
Dou cá minha opinião: Hoje, ao contrário de anos atrás, a TV fica no Living e cada vez mais afixada à parede, como você disse bem.
Parabéns, blogueira, sucesso.
Rosane

Responder

rosanafe · 10 de julho de 2011 às 11:53

Obrigada, Rosane!
bjos
Ro

Roberta · 10 de julho de 2011 às 16:16

Olá Rosana! Parabéns pelo blog, super completo e de muito bom gosto. Gostaria de uma sugestão, se possível. Pretendo fazer um rack para colocar a tv e algumas prateleiras acima da tv e nas laterais (sem painel, colocadas direto na parede), mas o fio da tv a cabo sai do teto e desce rente à uma coluna, cujo canto foi machucado pelo móvel antigo. Alguma ideia de como corrigir a coluna e esconder o fio? Obrigada!

Responder

rosanafe · 10 de julho de 2011 às 17:17

Oi, Roberta,
Vc pode contratar um profissional para corrigir o canto e tbém embutir (desgastando a parede e depois corrigindo) o fio na parede. Outra opção é fazer uma estrutura pequena em gesso ou um acabamento em madeira que escondam a fiação.
bjo
ROsana

TV de plasma na sala » BananaCraft · 10 de julho de 2011 às 09:13

[...] -Adesivo de galhos de árvore na parede da tv de plasma [...]

Tereza · 10 de julho de 2011 às 23:02

Olá gostaria de saber como é feito o painel de madeira p/ esconder as fiações da tv e do dvd que fia numa prateleira abaixo do painel? O painel tem que estar afastado da parede? ou apenas ter furos p a passagem dos fios. Abraços e obrigada.

Responder

rosanafe · 10 de julho de 2011 às 17:06

Oi, Tereza,
Há diversas formas de fazer. Mas veja estes vídeos que explicam bem 2 das formas:
http://www.youtube.com/watch?v=Bg0k6gugcNE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=4sANxWVKOFU&feature=related
bjo

Christina · 10 de julho de 2011 às 06:11

Olá, estou quebranco a cabeça para decidir minha sala de estar, pois, assim como você, eu não quero que a TV seja o centro da minha sala e não gosto quando dois sofás são colocados em L e a TV de frente para um deles. Queria fazer minha sala de estar mais ou menos como na foto 8 (com a TV embaixo da escada – na minha casa não tem a escada), com sofás um de frente pro outro e a TV na lateral. Mas será que não dá torcicolo assistir TV assim? Fico preocupada se vai ser confortável, mesmo que só ligamos a TV para ver filmes e futebol, mas ela é a única TV da casa. A sala tem uns 3mx4m, sendo duas paredes de 4m, uma parede de 3m com uma janelona e no outro lado de 3m não tem parede – é a continuação da sala para a sala de jantar. Tenho 2 sofás de 2 lugares e uma poltrona. Obrigada desde já!

Responder

rosana · 10 de julho de 2011 às 22:30

Olá, Christina,
Desculpe a demora na resposta.
Entre ter 2 sofás que ficam de lado para a tv a ter 1 que fica de frente e o outro de lado, a melhor opção é a 2a. Além disso, tente colocar a poltrona tbém de frente para a TV, ok ? E a TV na parede de 4 m.
bjo
Rosana

wesley · 10 de julho de 2011 às 13:54

Olá,
Gostei muito do site! A ideia dessa TV embutida na parede com um suporte giratório é o que eu preciso para o meu quarto, onde não tenho espaço pra colocar a TV de frente para a caba, podendo, assim, ficar na parede de lado. Pensei em criar um nicho na parede para encaixar a TV. O meu problema é que estou pesquisando na internet e não encontro um suporte desse tipo. Eu teria que mandar fazer? Isso é trabalho para marceneiro, serralheiro ou o que? Vc tem alguma orientação sobre isso?
Obrigado, desde já!

Responder

rosana · 10 de julho de 2011 às 23:16

Oi, Wesley,
Existem muitas opções hoje em dia, eu continuaria tentando achar. Mas quem faz isso é serralheiro.
abs
rosana

elizabeth · 10 de julho de 2011 às 14:07

olá!! gostaria de sabe rse fica estranho a tv na parede e a mesa de jantar embaixo. é o único jeito de caber essa mesa na minha sala:(

Responder

Rosana Silva · 10 de julho de 2011 às 20:07

Oi, Elisabeth,
Não é usual… Vc tem certeza ? Quer mandar fotos prá mim ? Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br, mas fotos onde dê para ver toda a sua sala, de forma que eu possa tentar lhe ajudar, ok ?
bjo
Ro

Deixe o seu comentário!