Muitas vezes pecamos pela falta e outras pelo excesso – de objetos, de cores, formas… E estes elementos são tão importantes que podem simplesmente arrasar a decoração do seu ambiente.  Então, vamos ver alguns exemplos bem legais de bom uso dos acessórios de decoração:

Observe esta sala: O que faz ela ficar mil vezes mais bonita são os acessórios: As almofadas (iluminam o sofá escuro e trazem o branco das cadeiras para este canto – “inserindo” o espaço escuro na sala) Como usar os objetos de decoração ? 1

A luminária, a manta, os desenhos das almofadas e até o livro – tem em comum o vermelho que sofistica, aquece e ilumina esta área. Até os quadros pequenos fazem uma diferença enorme (as fotos em preto e branco combinam com o cinza do sofá e o branco de outros elementos). O vaso de flores acrescenta alegria  e combina  com o lustre, percebem?

Agora vamos aos detalhes das coisas:

Vejam na 2a foto abaixo: A cor do sofá e as cores do abajur estão presentes na almofada de listras e as cores dela na almofada do lado, que tem fundo semelhante à cor do sofá. O vasinho de flores comparece para alegrar e dar um toque mais vivo e profundo (cores mais fortes) à composição. E anote o tamanho dele – ele não “briga” com o abajur pq é menor. Praticamente o mesmo acontece na 1a foto, que ainda tem a composição lá atrás, no aparador que usa as mesmas cores mais o dourado  que está na mesinha de apoio, veja só.

Como usar os objetos de decoração ? 2Como usar os objetos de decoração ? 3

Um detalhe que todo mundo tem dúvida: O  que colocar e como arrumar a mesa de centro?

Taí uma idéia “classuda” e clássica: Dividir a área em n áreas menores. No caso abaixo, foi dividida em 4 áreas: em um lado 2 grupos com livros e um objeto baixo; No meio um lindo vaso (veja como ele “fala” com a almofada estampada” e do outro lado uma bandeja prateada. Veja que o vidro da mesa, o objeto acima do livro e a bandeja todos são reflexivos.

Como usar os objetos de decoração ? 4

Lá no fundo vc ainda vê pequenos, discretos e poucos porta retratos  em moldura de prata, na mesa lateral.Tem tanto detalhe interessante nesta foto que deixo para vc descobrir o que mais “conversa” com o que entre estes objetos. Observe bem pq é assim que a a gente cada dia aprende mais: Observando detalhadamente objetos bem decorados.

Aí vão mais alguns exemplos legais para vc exercitar (clique na imagem para aumentar)

Como usar os objetos de decoração ? 5Como usar os objetos de decoração ? 6

Como usar os objetos de decoração ? 7Como usar os objetos de decoração ? 8

Veja em “…A cereja do bolo”  mais sobre acessórios e em “.. o poder das almofadas” sobre elas mesmo, claro! rs!

Em tempo: Vc pensa que é fácil ? Não é não! As pessoas que produzem estas fotos ficam horas escolhendo cada um destes itens, viu? E a forma mais rápida de conseguir é já ter uma PALETA DE CORES  escolhida para o ambiente.

Fotos dos sites e blogs: centsationalgirl, inspiring interiors, museinteriors, apartment therapy, colourmehappy, e shelterness

18 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Mikarla.
    As cores são neutras, vc tem muitas opções. Com peças rústicas eu gosto muito de tons terrosos, acrescidos de azul e/ou verde.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Rosangela,
    Qualquer das 2 cores ficarão bem, pois as 2 são neutras. O cinza médio fará o sofá ter menos “presença” já que a parede tbém será na mesma cor. E aí depende o que vc quer fazer, se chamar a atenção para ela (aí a cor não seria a melhor) ou para o restante da sala…
    bjo
    ro

  3. Rosana, tudo bem? Pintei minha sala com cinza claro, posso colocar um sofá bege ou mesmo cinza medio? O que vc acha que fica melhor? Nao tenho nada ainda, estou montando a sala.

    Obrigada,

  4. Oi, Verônica,
    Se tiver questões específicas posso lhe ajudar gratuitamente. Se quiser que lhe ajude em todo o ambiente, isso é um projeto. De qquer forma mande fotos e se tiver a planta baixa, para [email protected]
    bjo
    ROsana

  5. Olá, Querida!

    Seu trabalho é muito bacana, gostaria de saber se vc pode me ajudar a decorar
    minha sala. Se for possível lhe mando a foto por email.

    Desde já agradeço.
    Verônica Linhares.

  6. Oi, TIda,
    Eu adoro vermelho com cinza, então lhe dou a maior força! Mas escolha vermelhos que não sejam gritantes, mas sim mais fechados. Fica mais sofisticado.
    bjos
    ROsana

  7. Tenho um sofá cinza chumbo e gostaria de decorar minha sala com tapetes, cortina e almofadas, de preferência algo em vermelho

  8. Boa tarde, gostaria de algumas dicas para meu quarto, ele e muito estreito e comprido 2,90*5,00 não consigo decorar pois o guarda roupa atrapalha. me salve por favor. beijos

  9. Oi, Sandra,
    Como o sofá preto uma boa idéia seria que as poltronas fossem mais alegres e claras, talvez estampadas de bege, vermelho, beringela e preto (em menor quantidade?). E os objetos de decoração tbém nestas cores, acredito que ficará bem legal.
    bjo
    Rosana

  10. Olá…recebi uma indicação deste site e adorei. Estou tentando mudar minha sala, porém me daperei com um dilema. Meu sofá de 3 lugares é preto, os móveis em tom de amadeirado( avelâ)e revesti a lareira e 2 paredes inteiras de amadeirado. Diante disso não consigo seguir a diante na decoração. Preciso escolher as poltronas e não sei que cor usar já que o sofá é preto. Sou do estilo mais moderno…gosto de cores como o beringela, roxo ou mesmo alguns tons de vermelho mais fechado…será que tens como me ajudar nesta tarefa? Se precisar de fotos para entender melhor te envio. Abraços!

  11. Olá!
    Parabéns pelo blog!Já aprendi muito com você…sempre que tenho alguma dúvida, dou uma passadinha por aqui e saio satisfeita.
    Muito obrigada!!!
    bjOo.

  12. Post bem didático Rosana! Você podia escrever um livro sobre decoração, é algo que sinto falta nas livrarias…

    beijos Rô, uma ótima semana!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui