Estou pensando em me mudar e por isso este final de semana fiquei olhando sites de venda de apartamentos. Fiquei espantada! Primeiro com os preços (uma coisa irreal o que está acontecendo no RJ com os preços dos imóveis) e depois com a despreocupação de muitas pessoas ou empresas na apresentação das fotos dos imóveis. Então, pensei em fazer um post sobre isso. Lá vai:

O imóvel que vc está querendo vender ou alugar é um PRODUTO e vc anuncia e coloca fotos dele para ATRAIR OS POSSÍVEIS COMPRADORES, certo ? Provavelmente vc quer vender/alugar RÁPIDO  e por um bom PREÇO, considerando que vc não é doido(a)! . Então, vc tem que INVESTIR na APRESENTAÇÃO, caramba!

Veja estas 2 fotos, que retirei aleatoriamente, de um dos sites que visitei (se o dono do ap visitar o Simples Decoração e quiser que eu tire a foto, é só escrever nos comentários, mas preciso de exemplos…):

aptovendabom1

aptovendaruim2

Diz pra mim: Vc vai ficar interessado em ver o apto da 1a foto ou o da 2a?

A questão é que, em geral, chama a atenção das pessoas exatamente os itens que serão (ou poderão) removidos e não tem qualquer importância, como os móveis, a bagunça, as cores fortes, o excesso de objetos, etc. 

A sala da 2a foto é bem maior que a da 1a e talvez seja bem melhor iluminada, mas toda a confusão de móveis, objetos e cores pode fazer com que o pretendente nem telefone para ver o apartamento OU até vá ver, mas não consiga perceber o potencial que o ambiente possui!

Então, quer alugar ou vender rapidinho e por um bom preço? Siga estas dicas:

– Se estiver morando no imóvel ou ele tiver móveis:

– Retire (ou esconda nos armários) tudo que for supérfluo, deixe a casa o mais livre possível, com o mínimo de móveis, se tiver onde colocá-los. Simplifique.

– Retire da visão objetos de uso pessoal, deixe poucos  objetos de decoração.

e de qualquer forma:

– Limpe o ambiente, paredes, piso, tudo.

– Faça o ambiente o mais neutro possível nas cores, tecidos, paredes, revestimentos.

– Prepare a casa para receber as pessoas, abra as janelas, use um aromatizador bem leve, coloque vasos com flores naturais na mesa, como se vc fosse receber uma visita importante (e É!)

– Os itens que mais desvalorizam uma casa e chamam tbém a a atenção são: Paredes manchadas, azulejos antigos, torneiras pingando, estas coisas que fazem as pessoas acharem que não há cuidado na manutenção e que elas podem ter surpresas ruins. O investimento para cuidar disso é, com certeza, muito menor do que o lucro que vc vai ter vendendo ou alugando mais rápido e por um preço melhor.

– Se coloque na posição de um comprador / locatário e ande por sua casa. Melhore tudo que for possível.

ACRESCENTANDO: A amiga Christiane  deu um toque que vale a pena mesmo acrescentar: Seja um bom cristão, pelamordeDeus (seja qual for a sua fé – a questão aqui é ética): Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com vc!  NÃO faça maquiagem para esconder problemas – conserte antes de vender!.

E , para quem está comprando / alugando: Observe o que e´realmente importante e pode lhe trazer dor de cabeça depois: Elétrica, Hidráulica, Documentos, Condomínio, Condições do prédio (principalmente se for comprar) …. Se puder, contrate ou peça a ajuda de amigos que conheçam estes assuntos.

19 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Josefa,
    Acho que 2 paineis e um espelho realmente pode ser demais… Escolha um dos painéis sómente. Sugiro que só o do estar.
    bjo
    rosana

  2. Oi, Josefa,
    Acredito que não ficaria ruim josefa.. Se for possível conseguir uma amostra para testar seria o ideal.
    bjo
    rosana

  3. sobre o assunto da compra de imoveis,vc tem toda rasão!é absurdo o k agente ver,moro em Recife tive k correr muito atras de um ap.depois de algums anos aprocura consegui,mas vale apena procurar com calma,e seguir as dicas.bjs josy

  4. Rosana,o painel do qual falei ficará no pequeno corredor da porta principal, logo vem a mesa e um espelho que ficará atras do buffer na sala jantar.quero colocar mas acho k vai ficar demais, o k vc acha?e tem o rom k terá painel!!estou muito confusa.bjs josy

  5. bomdia!!muito obrigado por responder vc caiu do céu,vc disse k devo colocar opainel na cor claro,minha mesa tendo a base imbuia,ficaria feio o painel mesclado com cor clara e escuro.(nao sei como se chama este tipo de madeira).bjos josy

  6. Oi, Josefa,
    Pode usar branco sim e o painel de madeira tbém. Mas escolha uma cor clara. Acrescente outros objetos (poucos e pequenos) em vermelho tbém.
    bjo
    Rosana

  7. Oi, Josefa,
    O vermelho é ótimo com cinza. Se vc não usar muitas cores diferentes e acrescentar branco, cinzas ou beges, não vai ficar pesado.
    bjo
    Rosana

  8. bem!acho que minhas cadeiras sao meio sinsas com pigmentos marrom(tecido).qual a cor do vaso que devo usar,pensei en vermelho uo trsnparente tenho pavor de ambiente carregado.minha sala è pequena

  9. Rosana leio todas as suas dicas!sao excelentes.recentimente comprei um ap.estou totalmente perdida na decoração,o meu sofà é marrom e as cadeiras tambem pq nao encontrei branca,eu gosto de branco eu posso usar brnco no resto dos moveis como:buffer,aparador e rom,ha quero tb colocar um painel de madeira decorando uma parte da parede pricipal,naqual terá um vaso grande o que vc acha?porfavor me ajude.bjs josy

  10. Olá!
    Excelente post! Estive recentemente no Rio, ajudando um amigo a ver imóveis e também fiquei espantada com as fotos que alguns corretores tiram!!! Gente, com o celular!!!! De baixa resolução… horrível!!!!
    Eu me perguntava… será que realmente querem vender esse imóvel?

    Sou arquiteta e vale a dica da Chris de levar um empreiteiro, um faz tudo, um amigo engenheiro ou arquiteto pra dar uma verificada no imóvel antes de qualquer coisa!!!

    Beijinhos!!!

  11. eu estou em uma busca incansável por um imóvel e é cada coisa que a gente vê nas fotos dos sites das imobiliárias, viu?! Até prato de comida em cima da estante da sala eu já vi… Loucura!!
    bjs
    Fernanda

  12. Oi, Rô! Estava com saudade de passar por aqui!
    Gostei do post, também fico revoltada com o descaso das fotos! E quando o cômodo não tem nada e colocam uma foto do canto da parede… afffff
    Mas o “outro lado” também é importante: cuidado para não se deixar levar pela “maquiagem” feita no local.
    Quando aluguei meu primeiro apartamento, era “virgem e inocente” e me deixei encantar pelas paredes branquinhas, recém-pintadas. Poucas semanas depois a descarga (que é daquelas que fica por dentro da parede) parou de funcionar e ainda não conseguimos encontrar alguém que desse jeito! (Agora só me interessam caixas acopladas!)
    Fora que foi só dar a primeira chuva que apareceu o mofo das paredes e o teto começou a descascar…
    Por isso, fica a dica: Tente procurar sem pressa e olhe TODOS os detalhes antes de fechar negócio. Se puder levar um mestre-de-obras ou qualquer outra pessoa que consiga enxergar esses “detalhes escondidos”, não pense duas vezes! Vai valer o esforço.

  13. Rosana
    É isso mesmo, tem muita gente sem noção.
    Agora, sobre os preços, está uma loucura mesmo. Aqui em SP está a mesma coisa. Tenho lido economistas dizendo que agora, não é o melhor momento para se aplicar em imóveis, porque os preços já estão nas alturas.
    Mas espero que você consiga um bom negócio. Procurando bem, sempre se acha.
    um beijo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui