Dicas

Dicas para apartamentos pequenos

O apartamento é pequeno, não tem jeito, certo ? Sabemos que é impossível aumentar o espaço, mas podemos fazer com que ele pareça maior!  Vão aí algumas dicas:

Em todos os ambientes: Use móveis leves, simples, com pouco volume. Use espelhos, móveis espelhados (não exagere), nichos e prateleiras. Simplifique.

Na Cozinha:

1) Colocar fogão, pia, geladeira, etc unidos, como um só móvel e  usando cores claras (o branco é uma tentação, mas dá trabalho, pense nisso e prefira tons mais escuros no piso).

2) Armários superiores o mais alto que for conveniente e poucos detalhes.Aliás, armários superiores abertos também dão a impressão de maior (além de serem mais baratos).

3) Recuos para abertura de gavetas (sem puxadores), além de baratearem o projeto, criam linhas horizontais, que também dão impressão de “maior”.

4) “Subir” o frontão até o teto, como na 1a. foto abaixo, tbém faz parecer maior.

Na Sala:

1) Não compre a sofás com braços enormes, espaçosos demais. Só eles vão preencher todo o espaço de sua sala e a tornarão menor, sem acrescentar  lugar para mais pessoas sentarem! Quer dizer: O que vc ganha ? Prefira linhas retas e simples, assentos com dupla função (como puffs que se tornam mesas de centro, por exemplo)

2) Ao invés de uma mesa de centro grande, que tal mesinhas pequenas que podem ser separadas ? E tampos de vidro sempre parecem ocupar menos espaço. E tente afastar alguns móveis das paredes.

3) Ao invés de mil objetos de decoração pequenos, invista em poucos objetos de tamanho maior.

4) Escolha uma paleta de cores para todo o espaço, não divida os ambientes (por exemplo, jantar e estar) com cores diferentes. Vai parecer menor.

 No quarto:

 1) Camas com local para guardar coisas embaixo do colchão são uma mão na roda. E se o colchão esconder este local é melhor ainda. Aliás, móveis aéreos (que ficam presos à parede, sem pés) são uma boa idéia sempre.


2) Não compre a maior cama que couber no quarto! Compre a cama com o melhor tamanho para o quarto, que é aquela que permite que vc tenha uma boa circulação por ele.

3) Uma simples prateleira ao lado da cama, ou uma gaveta presa à parede, funcionando como criado-mudo é leve e muito útil.

4) Luminárias pendentes ou presas à parede funcionam quando não há espaço para criado-mudo ou ele é muito pequeno.

5) Use as paredes!

Fotos dos sites e blogs: 1st- opinion, decoratrix, interiorporn, thedesignpad, apartment therapy, onetogo, mdemulher, artezanalnet, casaabril, thediversionproject e automatism

  • Imprimir
  • 2 curtiram

Posts relacionados

Comentários:

Jacqueline · 22 de setembro de 2011 às 17:12

Oi Rosana, sempre dou uma passadinha no seu blog. Em um dos posts, fiz uma pergunta mas não consegui encontrar a resposta. Eu queria saber se o tapete de centro para a sala precisa ser maior do que o sofá. É que eu só encontro tapete pequeno ou grande demais. Meu sofá tem 2,20 mts e meu rack tem aproximadamente 2 mts. Só encontro nas lojas tapetes com 1,5 X 2mt ou de 2,00 X 3,00. Não sei o que faço. Outra coisa, meu sofá é verde claro e minhas paredes são cor de areia também clara. Qual a indicação de cor para o tapete?
Muito grata, mais uma vez

Responder

rosanafe · 22 de setembro de 2011 às 01:14

Oi, Jacqueline
Se o sofá tem 2,20 vc precisa de 2,50 na largura. 2,50×2,00 por exemplo. Achei na casa fortaleza (http://www.casafortaleza.com.br/) um monte de tapetes neste tamanho..
Vc não disse a cor do piso. Mas marrom é uma boa pedida para sofa verde. Se o piso for escuro, um marrom mais claro.
beijoca
ro

Gerson · 22 de setembro de 2011 às 21:55

Boa noite,
É muito interessante saber várias formas de arrumar os móveis em apartamentos pequenos, muitas pessoas ficam indecisas ao decorarem seus apartamentos, sejam em qualquer parte, voce citou algumas formas o que são de grande ajuda, parabéns pelo site.
Também ouvi dizer que os sofás cama futon são ótimos para espaços pequenos, achei alguns muito bonitos no http://www.sofacamafuton.com.br/
Abraços

Responder

Lya · 22 de setembro de 2011 às 10:10

Olá, tenho um sofá bege e gostaria de usar as cores: branco e vermelho na sala. Que cor posso comprar o rack e a mesa de centro?
Seu site é ótimo, adoro vim aqui e aprender mais.

Responder

rosanafe · 22 de setembro de 2011 às 00:05

Oi, Lya,
Vc pode ter o rack e a mesa em madeira clara, puxando para o mel.
bjos
rosana

Vângela · 22 de setembro de 2011 às 17:36

Olá, preciso de orientação…tenho um apartamento tipo studio com um pequeno dectalhe… bem pequeno…ele (todo) tem 29m². Todas sugestões que vi são para apartamento com mais de 35m. O que se pode fazer a respeito?
Vân

Responder

rosanafe · 22 de setembro de 2011 às 00:49

Oi, Vângela,
Caso esteja interessada em um projeto para seu ap, mande planta e fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, caso não, sugiro que contrate um designer ou arquiteto para realizar um projeto que use marcenaria para um bom uso do seu espaço.
abs
Rosana

Waneska Ferreira · 22 de setembro de 2011 às 10:42

Adorei as dicas, principalmente da cozinha, os recuos das aberturas das gavetas e as prateleiras vazadas é uma dica excelente, com certeza utilizarei no nosso ap. Adorei essas dicas de apartamento pequeno. obrigada.

Responder

Celina Rocha · 22 de setembro de 2011 às 16:17

Tenho um espaço sala/cozinha de 30metros quadrados. Voce pode me dar uma dica de como distribuir os espaços – A Casa é na praia

Responder

rosanafe · 22 de setembro de 2011 às 20:45

Oi, Celina,
Mande planta e fotos (se possível) para rosana@simplesdecoracao.com.br . Em 4 dias lhe mando um orçamento para o serviço.
abs
rosana

Luana · 22 de setembro de 2011 às 22:17

Oi Rosana boa noite!! Preciso de uma orientação, umas ideias suas para soluçao da minha casa rsrsr!! Eu me mudei faz pouco tempo, e minha cozinha e pequena ,so tem a pia de aluminio, nao tem armario nao tem nada, ela e desentralizada ai sobra um espaça de um lado que naos ei o que faço, olho pra minha cozinha vejo uma bagunça, ja tentei ter ideias mais foi em vao!! Queria ajuda, por favor, gostaria de saber o email que posso mandar imagens, para que vc possa me ajudar, e meu banheiro o que posso fazer com ele, ele nao tem armarios , queria saber coisas praticas que vc pode me dar ideias!! AGUARDO RESPOSTAS

Responder

rosanafe · 22 de setembro de 2011 às 10:57

Oi, Luana,
O que vc precisa é de um projeto de decoração . Infelizmente no momento não estou aceitando novos projetos por problemas pessoais. O ideal é que contrate um designer ou arquiteto para realizar estes projetos.
abs
Rosana

domingas Lange · 22 de setembro de 2011 às 09:22

Querida eu só moçambicana, vive na em Maputo.
acabei de comprar uma casa ela ta toda danificada, tem três quartos , mas a sala,a cozinha e a casa de banho são compartimentos bem pequenos gostaria de ter sugestões suas de como decorar

Responder

rosana · 22 de setembro de 2011 às 20:04

Oi, Domingas,
Não estou, no momento, aceitando novos projetos, pois os trabalhos atuais estão me tomando todo o tempo…estou atrasadíssima com as respostas, veja só.
Desculpe. De qualquer forma, o que posso lhe dizer é para fazer primeiro o essencial e aos poucos, vá sentindo a casa e decorando sem pressa.
bjo
Rosana

Ana Takamatsu · 22 de setembro de 2011 às 15:22

Ola,
Pesquisando na internet novidades, encontrei este blog e gostei. Vi algumas pessoas com varias duvidas e procurando por soluções,e gostaria de deixar meu email para quem precisar dos meus serviços.Sou arquiteta,especialista em interiores.
arq.anacris30@gmail.com
http://www.decorcristakamatsu@blogspot.com
Abs
Ana

Responder

rosana · 22 de setembro de 2011 às 23:52

Oi, Ana,
Fica a dica para o pessoal que não gostar das minhas respostas ou quiser outra opinião.
abs
rosana

luiz azevedo · 22 de setembro de 2011 às 12:03

Ola Rosane,achei muito interessante as dicas.Tenho procurado profissionais da área de decoração,etc….pois tenho um apartamento de 48 mts no Leblon e gostaria de moderniza-lo,decora-lo,etc…..mas qdo entro nos sites dos arquitetos,decoradores,etc….só vejo projetos de apartamentos,casas,grandes,enormes.Posso estar errado mas gostaria de encontrar um profissional que fosse especialista em apartamentos pequenos….(corrija-me se estiver errado).
Enfim,vc tem meu email….espero sua resposta.
Vou enviar esta msg tbm para seu email particular….
Um abraço
Luiz Azevedo

Responder

rosana · 22 de setembro de 2011 às 00:26

Oi, Luiz,
Lhe respondi por e=mail.
abs
ROsana

Fabia · 22 de setembro de 2011 às 19:13

adorei as suas ideias. Gostaria de enviar a foto da sala de estar do meu ape para vcs com a decoração.como que eu faço?
bjs
e obrigada pela atenção!

Responder

rosana · 22 de setembro de 2011 às 19:57

Oi, Fabia,
Se vc mora no RJ e Sp eu tenho arquitetas/designers que podem lhe dar uma consultoria ou fazer um projeto. Caso esteja interessada, envie e-mail para rosana@simplesdecoracao.com.br.
Se tiver uma dúvida específica sobre a decoração de sua sala, pode enviar a questão para o mesmo e-mail que lhe respondo. Disposiçao geral ou decoração geral é um projeto.
bjo
Rosana

Edilson · 22 de setembro de 2011 às 10:23

Bom dia!

Tenho marcenaria em São Bernardo do Campo, trabalho nesse ramo a mais de 20 anos, de 3 anos pra cá trabalhei na área técnica e montagem, fui encarregado de uma empresa de móveis alto padrão em Diadema(Kozza, entre no site e conheça seus produtos), nessa empresa eu era contratado como encarregado, mas na verdade fiz montagens, depois trabalhei na área de montagens da SCA e por último na empresa Elgin, nessa última exerci a função de encarregado de montagem, mas trabalhei com toda a parte técnica, fazia medições, liberações de obras, acompanhamento de montagem e entrega ao cliente, carrego uma grande experiência na área de planejados alto padrão, trabalho com muita responsabilidade, tenho meus clientes como prioridade, pois só assim serei indicado a novos clientes. Atualmente retornei a fabricar móveis planejados, retornei devido gostar demais desse ramo, fico muito feliz em satisfazer clientes que acreditam na possibilidade de ter seus móveis de qualidade com um valor bem inferior aos praticados nas lojas, pois elas são obrigadas a agregar qualquer custo no projeto final. Não deixe de me conhecer, faça um orçamento sem compromisso

Contatos 11- 89876631 11- 86622993 Email – edilsonluz@yahoo.com.br

Att.

Edilson

Responder

Fernanda · 22 de setembro de 2011 às 18:28

Rosana, tudo bem?

Vc está aceitando projetos atualmente?
Aguardo sua resposta.

Obrigada.

Responder

rosana · 22 de setembro de 2011 às 19:05

Oi, Fernanda,
Ainda não , a não ser que sejam do RJ, pois tenho parceiras aqui. Estou fechando novos parceiros, logo, logo, para SP, que acho que é a sua terra, né ?
aguarde que te aviso
bjo
Rosana

Rubens Jr · 22 de setembro de 2011 às 11:19

Olá, gostaria de saber o nome e a marca da cor dessa tinta q usaram no quarto da foto. Eh amarelo mas queria saber o nome exato pra poder pontar meu apartamento nessa mesma cor. Desde já obrigado.

Responder

rosana · 22 de setembro de 2011 às 20:56

Oi, RUbens,
Infelizmente não sei o nome da cor, mas sugiro que vc escolha, na loja, cores similares e compre 3 amostras diferentes e pinte quadrados de 1×1 no seu apartamento. As cores mudam muito de monitor para monitor e, pior ainda, de ambiente para ambiente. É importante que vc use a cor no ambiente para ver o efeito dela nele.
abs
rosana

Nilma G Cavalcante · 22 de setembro de 2011 às 21:50

Olá Rosana, enviei um email para você sobre projeto de cobertura aqui em Niteroi/RJ e aguardo sua resposta o mais breve possível.
Obrigada,
Nilma

Responder

rosana · 22 de setembro de 2011 às 00:07

Oi, Nilma,
Amanhã (ou hoje… são 1:00) te respondo, ok ?
Obrigada
bjo
Ro

fernando Rodrigues · 22 de setembro de 2011 às 11:09

Bom dia Rosana,

A parede da sala do meu pequeno apartamento é pintado na cor cinza (dia de chuva) e no ambiente tenho vários acessórios na cor amarelo, logo estou querendo compra um tapete para a minha pequena sala, mas não sei a cor que ficaria legal. Vc poderia me ajudar na escolha da cor e dica do tamanho do tapete?

Abraços

fernando

Responder

rosana · 22 de setembro de 2011 às 16:26

Oi, Fernando,
Eu não sei a cor do sofá e nem a cor do piso, que seriam importantes para eu dar sugestões mais acertadas.O cinza e o amarelo combinam super bem, se vc quiser manter neutralidade com o tapete pode optar por um cinza ou prata, mais escuro ou mais claro, dependendo da cor do piso (se for escuro, é melhor o tapete mais claro e vice-versa).Se quiser, envie novo comentário informando a cor do sofá, piso e cortinas.
bjo
Rosana

fernando Rodrigues · 22 de setembro de 2011 às 11:50

Bom dia Rosana,
Complementando a pergunta anterior….
A parede da sala do meu pequeno apartamento é pintado na cor cinza (dia de chuva) e o meu sofá é cinza chumbo e no ambiente tenho vários acessórios na cor amarelo, logo estou querendo compra um tapete para a minha pequena sala de tv, mas não sei a cor que ficaria legal. Vc poderia me ajudar na escolha da cor e dica do tamanho do tapete?

Abraços

fernando

Responder

rosana · 22 de setembro de 2011 às 12:49

Oi, Fernando,
Há diversas opções: um tapete bege claro, tipo areia, clareia e mantem a neutralidade (se o piso é escuro é uma boa opçao). Se não se preocupa com os tons escuros e (ou) o piso é claro, um tapete em preto e cinza claro ficaria bem sofisticado. A largura do tapete deve permitir que haja no mínimo uns 15 cm de cada lado (além do sofá). E ele deve entrar abaixo do sofá uns 15 cm tbém, mais ou menos.
bjo
Rosana

fernando Rodrigues · 22 de setembro de 2011 às 12:00

Boa Tade Rosana,

Só complementando a pergunta anterior….
A parede da sala do meu pequeno apartamento é pintado na cor cinza (dia de chuva), o sofá é na cor chumbo, o piso é na cor bege clarinho quase branco, o rack tv é laca pretocom detalhes amarelo, o quadro na parede atras do sofá é na cor amarela, e tenho outros acessórios amarelo na sala, ainda não tenho cortina, logo estou querendo compra um tapete para a minha pequena sala, mas não sei a cor que ficaria legal. Vc poderia me ajudar na escolha da cor e dica do tamanho do tapete?

Abraços

fernando

Responder

rosana · 22 de setembro de 2011 às 13:25

Oi, Fernando,
Já lhe respondi anteriormente e a resposta continua valendo, ok?
bjo
rosana

fernando Rodrigues · 22 de setembro de 2011 às 19:19

Oi Rozana,
Muito obrigado pelas dicas. Estava pensando em colocar um tapeto roxo que vc acha? será q combinaria com o cinza e amarelo?

Responder

rosana · 22 de setembro de 2011 às 21:28

Oi, Fernando,
O Roxo é complementar ao amarelo, logo, uma boa combinação tbém, nada neutra, bem impactante. Acrescente objetos nesta cor tbém.
E parabéns pela ousadia e sensibilidade em relação à cores.
abs
Rosana

Rosangela · 22 de setembro de 2011 às 16:33

A parede onde vai ficar o rack da tv tem 2,55 m, o cortineiro 0,15. Ñao sei se faço o rack em toda a extensão da parede ou se deixo alguns cm antes de começar. Não tenho paredes laterais, de um lado é a cortina e do outro a sala de jantar. As caixas de som estão no teto.

Outra dúvida, posso fazer o rack em laca branca e madeira, posso misturar?

Obrigada,

Responder

Rosana Silva · 22 de setembro de 2011 às 20:16

Oi, Rosangela,
Pode sim misturar, laca e madeira, mas o ideal é que existam outros itens com estas cores. 2,55 é muita coisa, vc precisa de tudo isso para o rack? É esta a questão. Espaço vazio é sempre bom. Ou vc pode colocar plantas, puffs para visitas a mais, etc.
bjo
Rosana

Rosangela Reis · 22 de setembro de 2011 às 09:41

Rosana, obrigada pela resposta, entendi, é sempre bom não ocupar toda a parede se não houver necessidade. Com relacao a sua resposta “mas o ideal é que existam outros itens com estas cores” como assim, a madeira pode ser de tonalidade diferente ou tem que ser igual?

Abraços,

Responder

Rosana Silva · 22 de setembro de 2011 às 17:36

Oi, Rosangela Reis, minha maior comentarista! rs! O que quis dizer é que é bom repetir as cores usadas em outros itens, que não precisam ser móveis, podem ser objetos de decoração. Qto a madeiras diferentes, vc pode ter em um ambiente sim, sugiro não mais que 2 ou 3 se o ambiente for grande, mas bem diferentes entre sim. E se usar o mesmo tom de madeira em itens diferentes que ele seja realmente igual.
bjo
Ro

Rosangela · 22 de setembro de 2011 às 13:34

Obrigada pela resposta, e desculpe a quantidade de perguntas, estou montando meu apartamento “sozinha” e as dúvidas são muitas, vou tentar não incomodar muito. Bjs,

Responder

Rosana Silva · 22 de setembro de 2011 às 21:23

Tava brincando, Rosangela! Sem problemas!
bjo
Ro

Andressa tatiane da silva · 22 de setembro de 2011 às 11:14

olá tudo bem ? comprei uma casa e ficara pronta no final desse ano .O espaço é pequeno , É nossa primeira casinha !!!
queria dicas de uma decoração legal , mais que não saia muito cara !!!!
abraço!!!

Responder

Rosana Silva · 22 de setembro de 2011 às 18:09

Oi, Andressa,
Acompanhe o blog que sempre tem dicas legais e possíveis. Não tenha pressa em fazer tudo , compre primeiro o essencial de acordo com o seu gosto e observando o tamanho dos ambientes (tenha certeza qeu tudo que vai comprar vai caber e ainda se lembre que precisa de espaço livre para circular..). Depois, devagar, vá acrescentando o que não é essencial. Pode demorar mais um pouco mas no final vai ficar melhor do que se vc comprar tudo de uma vez sem ter vivido na sua casa e percebido o que é melhor para ela.
Sucesso
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!