O apartamento é pequeno, não tem jeito, certo ? Sabemos que é impossível aumentar o espaço, mas podemos fazer com que ele pareça maior!  Vão aí algumas dicas:

Em todos os ambientes: Use móveis leves, simples, com pouco volume. Use espelhos, móveis espelhados (não exagere), nichos e prateleiras. Simplifique.

Na Cozinha:

1) Colocar fogão, pia, geladeira, etc unidos, como um só móvel e  usando cores claras (o branco é uma tentação, mas dá trabalho, pense nisso e prefira tons mais escuros no piso).

2) Armários superiores o mais alto que for conveniente e poucos detalhes.Aliás, armários superiores abertos também dão a impressão de maior (além de serem mais baratos).

3) Recuos para abertura de gavetas (sem puxadores), além de baratearem o projeto, criam linhas horizontais, que também dão impressão de “maior”.

4) “Subir” o frontão até o teto, como na 1a. foto abaixo, tbém faz parecer maior.

Dicas para apartamentos pequenos 1Dicas para apartamentos pequenos 2

Na Sala:

1) Não compre a sofás com braços enormes, espaçosos demais. Só eles vão preencher todo o espaço de sua sala e a tornarão menor, sem acrescentar  lugar para mais pessoas sentarem! Quer dizer: O que vc ganha ? Prefira linhas retas e simples, assentos com dupla função (como puffs que se tornam mesas de centro, por exemplo)

Dicas para apartamentos pequenos 3

2) Ao invés de uma mesa de centro grande, que tal mesinhas pequenas que podem ser separadas ? E tampos de vidro sempre parecem ocupar menos espaço. E tente afastar alguns móveis das paredes.

Dicas para apartamentos pequenos 4Dicas para apartamentos pequenos 5

3) Ao invés de mil objetos de decoração pequenos, invista em poucos objetos de tamanho maior.

4) Escolha uma paleta de cores para todo o espaço, não divida os ambientes (por exemplo, jantar e estar) com cores diferentes. Vai parecer menor.

Dicas para apartamentos pequenos 6

 No quarto:

 1) Camas com local para guardar coisas embaixo do colchão são uma mão na roda. E se o colchão esconder este local é melhor ainda. Aliás, móveis aéreos (que ficam presos à parede, sem pés) são uma boa idéia sempre.

Dicas para apartamentos pequenos 7Dicas para apartamentos pequenos 8

2) Não compre a maior cama que couber no quarto! Compre a cama com o melhor tamanho para o quarto, que é aquela que permite que vc tenha uma boa circulação por ele.

3) Uma simples prateleira ao lado da cama, ou uma gaveta presa à parede, funcionando como criado-mudo é leve e muito útil.

Dicas para apartamentos pequenos 9Dicas para apartamentos pequenos 10

4) Luminárias pendentes ou presas à parede funcionam quando não há espaço para criado-mudo ou ele é muito pequeno.

Dicas para apartamentos pequenos 11

5) Use as paredes!

Dicas para apartamentos pequenos 12

Fotos dos sites e blogs: 1st- opinion, decoratrix, interiorporn, thedesignpad, apartment therapy, onetogo, mdemulher, artezanalnet, casaabril, thediversionproject e automatism

42 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Andressa,
    Acompanhe o blog que sempre tem dicas legais e possíveis. Não tenha pressa em fazer tudo , compre primeiro o essencial de acordo com o seu gosto e observando o tamanho dos ambientes (tenha certeza qeu tudo que vai comprar vai caber e ainda se lembre que precisa de espaço livre para circular..). Depois, devagar, vá acrescentando o que não é essencial. Pode demorar mais um pouco mas no final vai ficar melhor do que se vc comprar tudo de uma vez sem ter vivido na sua casa e percebido o que é melhor para ela.
    Sucesso
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui