Jardim

Jardim, varanda, quintal – Criando uma área verde

A primavera chegando, dá vontade de falar sobre plantas e flores. Então, vão aí algumas dicas para vc montar uma área verde (mesmo que seja mínima). Os pontos importantes que vc deve analisar antes de criar o seu espaço verde são:

1) As características do espaço definem as plantas que devem ser escolhidas -  Cada planta tem as suas necessidades específicas de luz e alimento e suas fraquezas ou forças em relação à incidência de luz, pragas e vento (algumas aguentam tudo e outras são muito suscetíveis).  Para que vc não fique triste pq as plantas morreram ou ficaram doentes logo depois de plantadas, deve saber um pouquinho sobre isso.

Há as plantas de sombra, meia-sombra e sol.  Em geral, as de sombra são as que tem as folhas mais bonitas e as de sol as que tem as flores mais bonitas. Mas estas características variam de lugar para lugar: Uma planta de sol do SUL do país pode ser de meia-sombra no SUDESTE.

 

Sombra

Meia Sombra

Sol

 Há plantas que precisam de suportes para crescer. Outras se agarram no que estiver por perto.

Se vc quer plantas perto de piscina não vai querer que ela faça muitas sombras sobre a água, certo ? Então, veja o quanto a planta cresce, se faz muita sombra e se solta muitas folhas antes de plantar.

 Outra característica é o tipo de solo: Há plantas que gostam de terrenos mais arenosos, outras precisam de terra argilosa.

2) Vc tbém deve analisar a sua disposição para cuidar das plantas –  Algumas precisam de cuidado constante, outras vc deixa lá e praticamente esquece. Cactos, por exemplo, só precisam que os deixemos em paz.  Outras precisam de água duas vezes por dia. Outras perdem as folhas de tempos em tempos e se ficarem perto de piscinas vão dar trabalho. Há também aquelas que só duram por um período (as anuais) e não adianta, vc tem que troca´-las. Outras duram por muito tempo (se bem tratadas) – são as perenes.

 

cactus e planta anual

3) As características de crescimento das plantas – Toda planta tem um tamanho máximo quando adulta e vc deve considerar isso quando a compra, principalmente se vc pretende plantar no chão, perto de muros. Se plantar em vaso,  o tamanho do vaso não vai deixar a planta crescer o que deveria, mas ela pode não gostar disso e vc deverá trocá-la para um vaso maior. Além disso, algumas crescem devagar (árvores levam anos) e outras crescem feito umas doidas (primavera por exemplo). O Ficus, aquela plantinha que fica bonitinha podada, é uma ÁRVORE, não se esqueça – se plantar no chão perto de muro, fique de olho.

Ficus pequeno e adulto

 Então, para criar a sua área verde sugiro que leia um pouco sobre isso e/OU observe bem o espaço onde pretende colocar suas plantas, anote suas características (sol de que horas a que horas ? Alguma luz  indireta (vindo de janela, etc)  ? Como é a terra ?   É úmido ? É seco ? Tem muro perto ? Quero ter pouco trabalho? etc. e converse, de preferência, com o produtor – um vendedor pode não saber tanto e estar mais interessado em vender que em lhe ajudar. Se vc tiver sorte, ele vai lhe dar dicas preciosas e o seu jardim ou cantinho verde vai ser exatamente do jeito que vc sonha.

Fotos dos sites e blogs:ClaudiaCasella, floriculturaverdeperto, bonde.comlunallena.Spaceblog, naterradoipe, fazfacil,novatech, plantasonya, mercadolivre, arvoresdesãopaulo

  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

Marion Creutzberg · 20 de setembro de 2011 às 19:18

Achei ótimas as dicas! Tô mesmo colocando em dia minhas floreiras e vasos no meu terraço…para dar um up no visual!!! Muito bom! Marion

Responder

Marina · 20 de setembro de 2011 às 09:41

Dicas valiosíssimas para uma arquiteta que tem muito a aprender sobre as plantas… hehehe…
Adorei!

Responder

Vânia Pinho · 20 de setembro de 2011 às 21:02

Que ótimas ideias…primavera chegando, então vamos valorizar as plantas e enfeitar ainda mais nossa casa…quintal…varandas…etc.
Parabéns pelo post.

bjux

Vânia Pinho

Responder

Blog de Artesanato Vila do Artesão · 20 de setembro de 2011 às 16:44

Jardim é uma terapia que exige envolvimento. Cada planta espera um tratamento especial e precisa que a gente esteja atenta. Mas apesar do trabalho não tem coisa melhor que um belo jardim em nossas casas.

Beijos,

Cris Turek

Responder

Carol Carneiro · 20 de setembro de 2011 às 20:23

É verdade! Devemos tomar muito cuidado ao escolher a planta ideal para determinado ambiente. Vc arrasou na explicação, mas senti falta de vc citar alguns nomes (como das espécies q/ postou fotos). Mesmo assim já é bom saber essas dicas que nos deu. Sou Designer de Ambientes (interior e exterior-paisagismo) e achei super bacana este post! bjs: Carol Carneiro

Responder

rosanafe · 20 de setembro de 2011 às 23:50

Obrigada, Carol!
Pode deixar que no próximo falo dos nomes das plantas…
bjos
rosana

celinha · 20 de setembro de 2011 às 19:27

Gostei muito das dicas,pois adoro flores!

Responder

Deixe o seu comentário!