Muita gente detesta ambientes em cores neutras: “Aqueles begezinhos sem graça”.. Por isso resolvi falar das vantagens que uma base em cores neutras pode lhe proporcionar em um ambiente, principalmente se vc gosta de variar mas não quer gastar muito nem  ter que pintar as paredes cada vez que decide mudar.

(Não estou falando que ambientes em cores neutras são obrigatórios, ou o máximo. Só quero demonstrar como tirar vantagem deles.)

Quando vc decide colocar, por exemplo, uma parede em uma cor forte não neutra, um vermelho por exemplo, além de ter que se preocupar com o impacto que esta cor vai trazer para o ambiente como um todo (impressão de diminuição do espaço, reflexo desta cor em todo o ambiente, etc.) automaticamente vc cria um ponto focal forte, do qual dificilmente conseguirá fugir, além de  limitar o leque de cores que poderá acrescentar a este ambiente, pois sempre terá que harmonizar as cores dos demais itens a esta cor. Além disso, deverá diminuir a quantidade de cores diferentes usadas, para não deixar o ambiente “pesado”, principalmente se ele for pequeno.

decoratrix-comedor

shoener-wohnensala1

Nos ambientes acima, poucos e simples elementos em cores que combinam com a forte cor das paredes trazem harmonia ao conjunto. Perceba a importância dos neutros (brancos e beges) que dão uma “descansada” para os olhos.

Já um ambiente neutro é meio como uma tela em branco, não há um item limitante, então permite maior liberdade para variações. Veja o exemplo abaixo, onde usei o quarto que foi transformado este mês na seção Minha Casa Renovada da Revista Minha Casa de Outubro, pela arquiteta Renata Cáfaro (a quem peço desculpas pelos “garranchos” abaixo)

Decoração - As vantagens do ambiente em cores neutras 1Decoração - As vantagens do ambiente em cores neutras 2

Decoração - As vantagens do ambiente em cores neutras 3Decoração - As vantagens do ambiente em cores neutras 4

O exemplo é bem simples: mudei somente a cor das almofadas, manta e tapetes. Mas use sua imaginação e perceba o quanto somos livres para mudar o “clima” de um ambiente com base neutra. Ele pode se tornar sensual, quente, refrescante, enfim… modificando somente as cores dos objetos que o compõem. Se vc acrescentar ou modificar objetos  então, imagine a versatilidade!

Se a cabeceira tivesse a parede em vermelho, qquer modificação levaria obrigatoriamente em sua composição este elemento quente e marcante, o que influenciaria o conjunto final fortemente.

O que estou falando se aplica menos a cores como marrons, beges e cinzas escuros nas paredes, pois estas são cores mais “neutras”.

Então, pegue o seu ambiente “begezinho” e faça o mesmo! A cada semana vc pode ter uma sala nova!

 Fotos dos sites e blogs: Casa abril, schoener-wohnen e decoratrix

9 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Paulo
    Veja as paletas de off white da suvinil, coral, sherwin williams… Escolha um que goste e compre um tom bem claro e outro mais escuro com a mesma cor (o mais escuro pode ser uma cor que não seja off white – é importante que a composição da cor seja a mesma, só que com mais branco, entende? O vendedor pode lhe mostrar isso). Os off white podem tender para azul, cinza, vermelho, amarelo, bege… Eu prefiro os que tendem para o azul e o cinza, pois os acho mais elegantes.
    bjo
    Rosana

  2. olá, tenho um apartamento pequeno no estilo contemporâneo, tenho o gesso pintado na cor branca, e piso claro…
    Gostaria de umas dicas de cores neutras para utilizar nas paredes, nada muito chamativo,um tom mais forte para uma parede, e um tom mais claro(fraco), para as demais paredes; vc poderia me dar algumas dicas? estou com muitas dúvidas!
    Agradecido..

  3. Oi, Cynthia,
    Qquer das cores da poltrona vc pode usar na decoração, tanto das paredes qto das almofadas. Vc pode usar tons diferentes, mas na cor exata que escolher, ok ? Por exmplo: Paredes em marrom mais claro que o marrom das flores do tecido provavelmente será uma boa escolha.
    bjs
    Rosana

  4. Oi, adorei suas dicas e queria uma opinião. Comprei um sofá cor petróleo e uma poltrona c um modelo bem inovador, ela tem forma parecida c uma concha, d tecido estampado com flores marrom, prata,verde azulado e o fundo é escuro quase petróleo tb e tem o pé redondo cromado. Fiquei apaixonada pela dupla, mas agora não sei q cor pintar as paredes e as almofadas…O piso é de laminado cor castanho claro e os móveis marrom escuro c branco. Como faço artesanato adoro cores, principalmente lilás, roxo, rosa… Pode me dar uma ajudinha… Obrigada.
    Bjss
    Cynthia Chagas

  5. Oi, Cintia,
    Estas cores são neutras todas elas, se o puxado pro amarelinho for mais creme que amarelo. O tabaco e o branco tbém. Então não vejo problema em vc usar as cores que pretende.
    Além disso,amarelo e azul ficam bem. Não exagere no fucsia.
    bjo

  6. Ola!! Adorei seu site!!
    Queria uma ajudinha. Estou morando em um apartamento alugado, entao nao gostaria de fazer mudancas nele. So que o piso é cor de creme, e as paredes tb, puxado pro amarelinho. Meus móveis da sala de jantar sao em tons de tabaco e branco. Gostaria de colocar cores vivas (como fuscia, azul), mas tenho medo de não combinar com o piso e as paredes. Como posso fazer isso??
    Obrigada!!

  7. Olá,

    Gostei muito do post, concordo bastante com o que foi escrito , pois ambientes nestes tons tem inúmeras e ilimitantes maneiras de trabalhar em cima!

    Boa Semana!
    bjus

  8. Olá…
    Eu concordo em partes sonre as paredes neutras, porem eu gosgo de cores para dar mais personalidade nos ambientes.
    Até
    Paula Kasas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui