Hoje existem tantas opções que ficamos perdidos na hora de escolher coisas tão simples como o modelo da cuba do banheiro.Quem não tem dúvidas sobre cubas?  Então, vou falar sobre algumas características  dos diversos modelos existentes para que vc possa fazer uma boa escolha que lhe atenda da melhor forma não só estética mas também funcionalmente.

Dúvidas sobre cubas

Hoje temos cubas: De embutir,  de sobrepor, de apoio e  de semi-encaixe (existem tbém os lavatórios e as cubas feitas com o próprio material da bancada, além das construídas exclusivamente para o banheiro, mas não vou falar deles aqui ). Vejam abaixo.

dúvidas sobre cubas

 A cuba embutida é esta aí, abaixo das bordas do tampo. A bancada precisa ser larga o bastante para comportá-la e todo o seu corpo está ocupando espaço na parte inferior. Atenção com a limpeza na junção do tampo com a cuba.

dcorevocenichos-no-banheiro

As cubas de sobrepor tem uma borda de apoio acima do tampo. São, muitas vezes, menos profundas que as de embutir, ocupando assim menos espaço na parte inferior. Também necessitam de cuidados na limpeza da junção entre o tampo e a cuba e a profundidade da bancada deve se maior que a dela.

studioecasa11-apartamento-de-69m2-para-morar-trabalhar-e-receber-os-amigos

As cubas de semi-encaixe são estas, que tem a vantagem de permitir uma maior área útil com uma bancada mais estreita, o que é muito bom para banheiros / lavabos pequenos. Ocupam tbém um pouco menos de espaço na parte inferior da bancada, mas exigem uma saia (esta parte da frente da bancada, no mesmo material do tampo) mais larga. Alguns modelos podem ser usados como de sobrepor ou semi-encaixe.

dcorevocesuporte-de-pia-de-marmore

 Já os modelos de apoio ficam totalmente acima da bancada, logo o tampo tem que ficar mais baixo (a altura total, considerando a cuba – seja qual for o modelo –  é entre 80 e 90cm – depende da altura das pessoas que vão usar o banheiro normalmente ). Por isso, vc acaba tendo menos espaço para o armário embaixo. Em compensação, ganha o espaço que a cuba não ocupa, como nos outros modelos. Uma coisa que preocupa é a limpeza: Nos modelos como o da 1a foto, há uma área do tampo que está abaixo da cuba e não dá para limpar corretamente. As redondas como as da 2a foto não permitem o uso da área abaixo delas, mesmo estando livres.

Percebam que é possível usar tanto torneiras de parede como de mesa em todos os tipos, mas quanto menos profunda a cuba  mais complicado é vc achar uma torneira e colocá-la em uma altura que não espirre água para todos os lados. Os fabricantes informam alturas em que as torneiras devem ficar, etc, mas isso depende da profundidade da cuba e da força da água na sua casa. Quer dizer, mesmo seguindo o que dizem os fabricantes, vc pode ter problemas com cubas pouco profundas.

Visite nossas redes sociais e conheça nossos serviços!

1) Acesse também nossos FacebookPinterestInstagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou consultoria de decoração para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected], fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

18 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Bia,
    A cuba a ser escolhida depende de muitas coisas, principalmente a altura do gabinete.
    leia estes posts:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2012/01/decoracao-banheiro-duvidas-sobre-cubas/
    bjo
    ROsana

  2. Oi, Silvia,
    Eu quis dizer que a área da base da cuba redonda que tem maior diâmetro na parte superior, como a da foto é meio uma área morta, pq não há nada que vc possa colocar ali. É um detalhe, mas faz diferença
    bjo
    Rosana

  3. Oi, Silvia,
    A área abaixo da cuba deve ser selada para não haver passagem de água para esta área. Veja neste post uma das formas de faze-lo: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/28/fixacao-de-cubas-com-silicone-168210-1.aspx
    bjo
    Ro

  4. e mais uma questão, por favor:

    quanto a:
    “As redondas como as da 2a foto não permitem o uso da área abaixo delas, mesmo estando livres.”

    isso quer dizer abaixo do armário onde estão apoiadas? ou acima do armário?
    por que?

    Gratidão!

  5. Muiot obrigada pelas dicas…
    Acho lindissimo cuba de apoio de vidro, e é o que desejo, esteticamente, colocar me meu banheiro.

    A pergunta que tenho, por favor:
    quanto a não poder limpar a bancada abaixo da cuba de apoio, isso gera algum problema de higiene? Esta área fica inacessível quando a cuba não tem muita profundidade, é isso?

    Obrigada!

  6. Oi, Em geral, dá sim. Vc deve chamar um vidraceiro de confiança, que vai lhe informar se é possível a instalação, qual espessura e tamanho do vidro que deve colocar e como vai instalar
    bjo
    Rosana

  7. Oi, Anne,
    Tudo depende da altura da torneira e da força da água. Mas qto mais rasa mais possível de respingar.
    bjo
    rosana

  8. Olá,

    Comprei uma cuba redonda de apoio com 15cm de profundidade e 35cm de diametro mas estou achando muito alta e pensei em trocar por uma de 12cm de profundidade. Mas sera que é mto rasa e pode respingar?

    Abraço
    Anne

  9. Oi, Carol,
    Acho que isso depende da profundidade da cuba. Com certeza vc não pode ter a metade da cuba em balanço, tem que ser menos (eu imagino no máximo 1/3). No site da Deca há para cada cuba um pdf com o desenho técnico. De uma olhada lá nas menores que existirem e que sejam de semi encaixe.
    bjos
    Rosana

  10. muito bacana o post! Vc sabe me falar qual o mínimo necessário a bancada tem que ter de profundidade para cibas de semi-encaixe? Estou com um caso onde tenho 19cm de profundidade de bancada e gostaria de saber se para modelo semi-encaixe é suficiente. bjs: carol carneiro

  11. aqui em casa tenho esse problema com cuba pouco profunda no lavabo =[ quando as pessoas vão lavar a mão, malham tudo….e é uma pia inteira de vidro..

  12. Gosto muito em decorar banheiros, acho que cozinha e banheiro é o cartão postal de uma casa, adorei as idéias e as dicas, realmente é muito difícil de se achar uma torneira que espirre pouco, quando se coloca cuba de apoio a bancada fica toda molhada.

    bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui