Está cada vez mais difícil escolher o material para a bancada da cozinha / banheiro / piso, etc. entre as inúmeras opções do mercado, não é mesmo ? Vamos ver algumas características destes materiais?

 Mármore –  É uma rocha natural, indicado para ambientes internos e externos de baixo tráfego. Poroso, por isso menos indicado para áreas úmidas de cozinha. Também tem pouca resistência a riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego. Não use produtos abrasivos para limpá-lo. Se cair café , suco de limão, vinagre, etc deve ser limpo imediatamente. Diversas coisas podem manchá-lo (cigarro, jornal úmido, ferros, etc).

banheiro parede marrom mármore

Granito – Rocha natural  que pode ser usada em ambientes internos e externos. É pouco poroso, mais resistente à abrasão, riscos, impacto, desgaste e tráfego que o mármore. Não use produtos abrasivos para limpá-lo.Também pode manchar, apesar de mais dificilmente que o mármore,  portanto, limpe imediatamente. Em geral, os cinzas absorvem mais água (mas há exceções). É, em geral, mais barato que o mármore.

cozinha granito pastilha branca marrom

cozinha granito cinza madeira

Limestone – É i,a pedra natural caucária, composta por calcite mineral e outros, aveludada e com pouco  brilho. Com ele vc pode fazer bancadas e cubas sem emendas, o que melhora e facilita a higiene, mas tem alto grau de absorção de líquidos, é mais poroso que o mármore, portanto DEVE ser impermeabilizado quando usado em áreas úmidas. Também tem pouca resistência a riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego e pode manchar como o mármore. Não use produtos abrasivos para limpá-lo. (abaixo um piso em Limestone). É , em geral, mais caro que o mármore. Ele pode ser usado em ambientes internos mas não úmidos se não tiver tratamento e em ambientes externos com baixo tráfego, se o ambiente tiver cobertura.

sala estar bege limestone

banheiro limestone

Silestone – É um material industrializado, feito por 94% de quartzo  e resina de poliéster. Pode ser usado em ambientes externos e internos. Tem baixa porosidade e alta resistência a  riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego, além de não manchar com facilidade, mas cigarro, jornal úmido, ferros, etc podem manchar sim. Deve ser limpo esponja e produtos saponáceos. Para cores claras, produtos a base de cloro. Super legal, mas o preço é bem salgado.

bancada silestone

bancada silestone cozinha vermelha

Fotos dos sites e blogs : (Onde vc pode ver mais informações, inclusive de outros materiais) : Maria Julia Arquitetura, Casa e Jardim, Reforma Fácil, Catep , Marmoraria Alonso, e Casa Abril

8 COMENTÁRIOS

  1. Pras pessoas que precisam pesquisar pela marmoraria mais próxima, serviços realizado pela mesma nosso site pode ajudar: http://marmorariasnobrasil.com.br. Lá vocês podem localizar o serviço em mármore e granito mais próximos de vocês.

  2. Oi, Telma,
    É o Corian é ótimo e faltaram outros tbém. Mas é tanto material que vou lhe contar… o post ia virar um livro!
    bjo e obrigada
    Rosana

  3. Mariane, Sua pergunta é bem difícil de responder. Mas posso dizer a vc que comecei a estudar esta área faz 4 anos e tenho 53 anos. Fiz administração tbém e antes fiz técnico em eletronica. Depois da administração fiz pós-graduação em design de interiores e estou estudando design de interiores. E inventei este blog em 2009. Eu não vivo só dele, tenho uma pequena pensão (sou viúva). Segundo os profissionais que conheço e pelo que vejo, que é difícil, é; Mas o que não é difícil ? E vc tem que atualizar o tempo todo, batalhar muito, estudar sempre. Mas onde, em que profissão não tem ? Não sei se vai dar certo ou não para vc; Mas sei de uma coisa: Eu sempre estudei e trabalhei no que gosto. E isso, prá mim, faz toda a diferença.
    Só sugiro que vc tente manter o trabalho atual e se inicie neste. É um grande sacrifício. mas seria o mais seguro.
    bjos
    rosana

  4. Oi, Kawã!
    Obrigada por escrever e pelo que escreveu.
    Fui lá ver sei site e adorei suas fotos, viu ? De muita sensibilidade! Espero que vc continue “alimentando” seu blog, trabalhando nos projetos da marcenaria do seu pai e que tenha muito sucesso e, principalmente, saúde e alegrias! Fiquei contente com sua visita e comentários.
    beijocas
    Ro

  5. Realmente , é muito difícil escolher os materiais, meus pais terminaram minha casa recentemente, e sei bem como é. O pior de tudo, é que eu estou sempre no meio palpitando, mas eles nunca dão ouvido , rs
    A ultima imagem do Silestone Vermelho, achei um charme rs, adoro ambientes com essas cores.
    Bom, oque me trouxe ao seu site? Eu gosto demais, de Design de Interiores, então dei uma pesquisada sobre blogs e sites com esse conteúdo, e o seu me chamou muito a atenção, pois os posts são ótimos, explicam muito bem, sobre tudo !
    Comecei meu blog recentemente, é mais um blog pessoal, mas pretendo sempre estar postando algo do tipo.
    Aliás, vi seus projetos, e é muita coincidência, pois trabalho de “projetista” na marcenaria do meu pai.
    Gostaria de receber sua vista no meu blog também, já que agora vou estar sempre passando por aqui, para conferir os posts .
    Parabéns pelo site . Abraços!

  6. Olá,

    Primeiro preciso dizer que o site é demais!!! Já trouxe várias dicas pra minha casa rs

    Mas também gostaria de abusar um pouquinho e pedir sua opinião num projeto pessoal.

    Eu tenho 24 anos de idade, me formei em Administração de empresas e há alguns anos trabalho com Projetos na área de Compras.

    Estou interessada em migrar para Design e trabalhar com este novo tipo de projeto, que sempre foi tipo um sonho. Do ponto de vista profissional, eu me considero madura. Mas na área de Design, tecnicamente eu começaria do zero.

    Minha primeira pergunta seria se, francamente na sua opinião, já está tarde para isso. Pergunto pois hoje já estou colocada no mercado, e preciso avaliar bem o risco desta minha escolha. Será que o mercado de trabalho me aceitaria bem?

    E será que se der certo, mas eu ficar num nível médio de profissional (e fizer bem menos sucesso do que um site deste por exemplo), ainda assim um dia eu vou conseguir sustentar minha família? rs

    Desculpe o tipo de pergunta, mas eu ficaria muito grata se pudesse me dar um feedback!

    Obrigada!
    Mariane

  7. eu adorei todas essa decorações ficarão perfeitas nem sei qual é mais bonita, essa é a casa dos sonhos de qualquer pessoa toda organizada bem trabalhada eu adorei a dica.
    valeu pela noticia

  8. Excelente matéria! Ótima informação!
    Senti falta de comentários sobre o “Corian” da Du Pont. Também um excelente material para coberturas, pode ser feito sem emendas, inclusive, com formas arredondadas. Assepsia sem igual! Muito usado em laboratórios e hospitais.
    Beijos e boa terça,
    Telma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui