Cozinha Sala

Decoração – Sala de Estar, Jantar e Cozinha – Tudo junto!

Agora é assim ,não é ? Integração total e uma falta de espaço que  só milagre resolve… Vamos ver alguns ?

A idéia da integração acredito ter vindo do Loft – um espaço sem divisões, muitas vezes um antigo galpão transformado em casa. Por aqui se transformou em um ótima forma de gastar menos e ganhar mais construindo ambientes cada vez menores, às vezes absurdamente pequenos considerando o preço que se paga por eles. Fazer o que ? Adaptação é uma característica dos seres humanos.

 

A manutenção do mesmo piso, assim como a repetição de uma ou mais cores em todos os ambientes reforça a integração e dá a sensação de maior amplitude.

Algumas vezes o estar é somente um sofá e o jantar uma pequena mesa. Neste caso, mais importante ainda o uso de móveis sob medida, a exploração de desníveis na parede, quantidade restrita de cores diferentes, uma boa iluminação.2 objservações: Na 1a foto, o pendente sobre a mesa está abaixo do que deveria (coloque-o por volta de 80 a 90 cm do tampo) e na 2a foto o posicionamento da TV, próximo à área de jantar, ao meu ver, poderia ser repensado…

O piso único e preto na 1a foto não diminui o espaço: Há muita luz e muito branco para compensá-lo. Na 2a foto repare no  ladrilho hidráulico próximo à pia, protegendo o piso em madeira do restante do espaço.

Na 1a foto o balcão que separa a cozinha da sala serve como área de refeições e muitas vezes somente isso pode ser a área de jantar. Na 2a foto a idéia das prateleiras “criando” a área de estar a partir do balcão da cozinha é interessante.

 

Nas 1a foto um espaço maior (que poucos tem), colocado aqui para mostrar como as cores podem integrar realmente os ambientes, criando continuidade.  Na 2a foto o balcão tem uma prateleira mais baixa que faz as vezes de mesa de jantar, permitindo o uso de cadeiras ou bancos baixos. Neste caso, a cozinha tem piso diferente da sala, mas o tapete repete a cor azul deste.

Na 1a foto, um bar com uma idéia que poderia ser usada para uma pequena cozinha, simplesmente deixando uma abertura no balcão que contorna todo o espaço.  Na 2a foto, outro ambiente onde a integração funciona em um espaço amplo.

Acima, 2 ambientes que tem em comum o piso diferente na cozinha. Na 1a foto a mesa de jantar encostada no balcão já é um clássico bastante funcional, quando há espaço para isso. É importante que haja um recuo no balcão para o espaço das pernas das pessoas ao sentar nos banquinhos, não esqueça disso!

Os 2 ambientes acima tem em comum as poucas cores usadas em todas as áreas. O 1o., devido ao uso da madeira em maior quantidade, dá uma sensação mais acolhedora. No 2o. ambiente parecem faltar cor e elementos decorativos, o que pode ser a intenção para criar um clima mais minimalista e aumentar a sensação de amplidão.

Fotos dos sites e blogs: Freshome, HomeSweetHome, IgDelas, IkeaFamilyLive, LesChosesDeMarie, LaLamp, OrangeDesign, EdsonLopes, MadeByGirl, CasaAbril, Veranda, AchadosdeDecoracao e MdeMulher

  • Imprimir
  • 11 curtiram

Posts relacionados

Comentários:

Rafaela – Tudo em Foco · 29 de fevereiro de 2012 às 20:51

Muito legais as ideias e as imagens ajudam a exemplificar o que se pode e não pode fazer. É bem interessa esta questão da decoração, porque cada vez mais os apartamentos estão pequenos. Esta é uma tendência da construção e a decoração precisa se adaptar. Acho que o objetivo ideal é criar um ambiente bacana e confortável em qualquer espaço.

Responder

Carolina Mattos · 29 de fevereiro de 2012 às 13:33

Olhando as fotos sempre é possível ter ideias que podem ser utilizadas em casa. Tendo a visão você identifica características semelhantes entre o ambiente da foto e do da sua casa ou apartamento. Post bem ilustrado. Adorei.

Responder

ana maria · 29 de fevereiro de 2012 às 19:33

Nossa, quantos ambientes lindíssimos.. gostei de tudo!!!!!!
Adorei suas dicas!!!

bjuuuuu

Responder

rosanafe · 29 de fevereiro de 2012 às 03:54

Obrigada, Ana Maria
bjo
Rosana

Flaviene · 29 de fevereiro de 2012 às 15:25

Meu pequeno apto (50 m2) tem os ambientes integrados: cozinha e sala estar/jantar. Na cozinha os móveis são sob medida (branco com detalhes preto) muito bonito. E já possuo um sofá (quase novo, que adoro!) em marrom. Estou perdida em como combinar os ambientes com esses móveis. Fico agradecida se alguém me der alguma dica/sugestão!

Responder

rosanafe · 29 de fevereiro de 2012 às 17:58

Oi, Flaviene,
Branco, preto e marrom são cores neutras. Portanto vc pode continuar com os neutros nos grandes espaços (paredes, piso, cortinas) e colocar cores mais vivas e alegres nos detalhes e inclusive em alguma parede que queira enfatizar. O marrom do sofá deve ficar bem com vermelhos ,laranjas, azuis , verdes… É só escolher de acordo com o seu gosto e usar 2 ou 3 destas cores nos 2 ambientes.
abs
rosana

Maria · 29 de fevereiro de 2012 às 10:51

Ol[a gostaria da sua opini’ao se possivel.
Tenho uma casa que mede 8m por 12m.E pretendo decor[a-la,mas estou tendo dificuldade a sala de estar e jantar [e unica e noa tenho ainda nenhum movel so uma estante.
Aguardo respsota no site ou no meu e-mail
Beijos
Att,Maria da Concei;’ao

Responder

rosana · 29 de fevereiro de 2012 às 20:04

Oi, Maria,
Infelizmente não estou no momento aceitando novos projetos, devido ao excesso de trabalho.
Sinto muito.
abs
Rosana

ADRY · 29 de fevereiro de 2012 às 08:46

gostaria de ideias para faixada de uma casa, que em sia frente é ceramica cinza, uma cor para corredores, é um só. e cores para kitnetes o que usar

Responder

rosana · 29 de fevereiro de 2012 às 20:41

Oi, Adry,
Infelizmente naõ entendi bem sua dúvida. Por favor, escreva novamente me explicando melhor…
abs
Rosana

TICI · 29 de fevereiro de 2012 às 18:09

BOM MINHA DÚVIDA É QUANTO A LUSTRE (ILUMINAÇÃO). MIHA SALA DE JANTAR É CONJUGADA COM A COZINHA E TAMBÉM A SALA DE ESTAR. QUERIA SABER SE POSSO COLOCAR OS LUSTRE DIFERENTE DA SALA DE ESTAR E DA SALA DE JANTAR.AS SALA SÃO EM FORMA DE L. NA ENTRADA A SAL DE ESTAR E A DIREITA A SALA DE JANTAR.COMO TEM UM MEZAINO , O TETO É ALTO, ENTÃO QUERIA UM LUSTRE COM OS FIOS LONGO ATÉ A ALTURA DA MESA QUE SERIA UNS 90CM, É ISSO, DA ALTURA DA MESA.DUVIDAS DEMAIS

Responder

rosana · 29 de fevereiro de 2012 às 00:18

Oi, TICI,
Vc pode, mas use materiais e estilos semelhantes. É isso mesmo: 90 cm é uma boa altura, a partir do tampo da mesa.
bjo
Rosana

José Gouveia · 29 de fevereiro de 2012 às 12:36

Oi Rosana.

Moça, to perdido!

O meu loft é todo integrado. Um espaço único para o quarto, sala e cozinha. Quando a sala e a cozinha, já tenho idéias de como dividí-las, inclusive a partir de suas opniões. Contudo, para o quarto, não sei o que fazer, pois para esse ambiente preciso de mais intimidade. Se puder dar uma luz indicando opções de dividí-lo conseguindo resguardar certa intimidade, seria muito grato.

Um grande abraço.

José

Responder

rosana · 29 de fevereiro de 2012 às 01:46

Oi, José,
Será que vc consegue colocar uma estante estreita, ou um biombo ou até um painel de MDF para resguardar sua intimidade ?
bjo
Rosana

Christina · 29 de fevereiro de 2012 às 14:11

Olá, estava procurando informações sobre cores na decoração da sala de jantar e estar e caí neste post. Minha dúvida é a seguinte: posso usar cores diferentes (ou paletas diferentes) para a sala de estar e de jantar, mesmo quando elas são juntas? Minha sala de estar tem um sofá verde musgo e outro vermelho terroso, além de detalhes em mostarda e todas as paredes brancas. Queria estofar as cadeiras da sala de jantar com um tecido de chita azul e amarelo. A cozinha é aberta para a sala de jantar e poderia usar acessórios nela puxando para as mesmas cores, assim integraria a sala de jantar com a cozinha, constrastando com o estar. O que ocorre é que a mesa de jantar e cadeiras são em madeira escura (daquelas bem antigas, herdados da minha avó) e queria dar uma suavizada/modernizada no visual dela, com um tecido bem colorido. Se achar que não vai dar certo, teria alguma sugestão? Muito obrigada!

Responder

rosana · 29 de fevereiro de 2012 às 23:39

Oi, Christina,
verde musgo, vermelho terroso, mostarda, branco ; azul e amareo – Sugiro que vc acrescente azuis na sala (em pequenos objetos) e algum verde – pode ser mais claro que o musgo da sala mas no mesmo tom – na cozinha (que deve ter na chita, não?). E não esqueça de acrescentar tbém objetos em branco para contrabalançar.
bjo
rosana

juliana · 29 de fevereiro de 2012 às 12:56

oi preciso de uma ideia,minha sala de tv e jantar e no mesmo ambiente posso usar um pendente em cima da mesa e na sala de tv uma luminaria,no primeiro momento tinha penssado em por 2 pendentes mas me falaram ke não fica bom por pendente na sala de tv

Responder

rosana · 29 de fevereiro de 2012 às 19:52

Oi, Juliana,
Se já tem pendente na sala de jantar, o melhor é uma coisa mais discreta na sala de tv. Além disso, dependendo do pendente e da sua altura ele pode atrapalhar a visão da tv.
bjo
rosabna

Nivea · 29 de fevereiro de 2012 às 23:02

Ola Rosana gostaria de uma dica sobre onde comprar Lustres diferentes e com um precinho camarada que nao sej a Uemura ok..obrigada? ” gosto de misturar o antigo com o moderno ”
obrigada!

Responder

rosana · 29 de fevereiro de 2012 às 12:30

Olá, Nivea,
Infelizmente vc não informou onde mora…
aguardo
abs
rosana

Nando Timbane · 29 de fevereiro de 2012 às 10:56

Ola

eu sou de Maputo, Moçambique e estou construindo, uma casa(anexo) e preciso de ajuda para fazer a sala e cozinha conjugada ou americana. aguardo a vossa resposta.

Nando Timbane

Responder

rosana · 29 de fevereiro de 2012 às 10:26

Oi, Nando,
Preciso saber exatamente o que vc deseja para lhe ajudar: Quais são suas dúvidas?
aguardo
abs
Rosana

andre oliveira · 29 de fevereiro de 2012 às 18:33

Boa tarde Rosana,
Estou reformando uma casa pequena, mas o espaço é pequeno e tive de anexar a cozinha jto a sala para poucar espaços,
Gostaria de saber se vc tem algum projeto legal para coz e sala jtos, a medida que tenho é apenas de 4.70 de comprimento por 5.20 de largura.
E tbem o valor de um projeto desse e como faço para contrata-la para esse projeto apenas.
Obrigado
Att
andre

Responder

rosana · 29 de fevereiro de 2012 às 02:17

Oi, Andre,
Não tenho projetos prontos… Infelizmente não é assim que funciona para conseguir uma ótima solução para vc. Caso esteja interessado em um orçamento, preciso que me envie a planta e fotos. Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br.
aguardo
abs
rosana

Edith · 29 de fevereiro de 2012 às 10:40

Rosana,
Primeiro, parabéns pela matéria.
Estou precisando de uma ajuda. Minha sala tem 8m de comprimento (um retângulo) e é dividia em sala de estar e sala de jantar. Na sala de estar tenho uma porta que dá para a varanda e na sala de jantar tem a janela que dá para a varanda. Como eu posso colocar cortinas ou persianas? Posso colocar nos dois ambientes, deixando um espaço entre as cortinas para fazer a divisão (ex: 3m para a sala de estar e 3m para a sala de jantar e ficaria com 2 metros de parede no meio sem nada), ou colocar uma cortina ou persiana que cubra toda a parede?
Obrigada.
Edith

Responder

Rosana Silva · 29 de fevereiro de 2012 às 20:24

Oi, Edith,
Eu sugiro que vc coloque nos 2 ambientes cortina na porta e persiana na janela ou cortinas nos 2, e no meio coloque quadros, prateleiras, enfim, algo para decorar e não deixar vazio o espaço.
bjo
Rosana

[...] Leia mais #gallery-2 { margin: auto; } #gallery-2 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 33%; } #gallery-2 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-2 .gallery-caption { margin-left: 0; } [...]

adriana · 29 de fevereiro de 2012 às 19:57

Ola,gostaria,muito de uma ideia simples p\ decora o quartinho dos meus filhos,pois são 3crianças para um espaço pequeno 3\2 ,2meninas e1menino , 3largura 2comprimento me ajude por favor

Responder

Rosana Silva · 29 de fevereiro de 2012 às 02:27

Oi, Adriana,
A melhor ideia com esta metragem seria um beliche com uma cama extra abaixo da cama inferior, que só ocuparia espaço quando usada.
Ainda daria espaço para colocar uma bancada estreita presa à parede que ficar livre para servir como mesa e uns puffs que poderiam ficar abaixo desta bancada.
bjo
Rosana

jacy ferreira · 29 de fevereiro de 2012 às 17:43

poxa minha sala e junto com a cozinha é não sei como decorar ou que sofá compra,mesmo porque tem um balcão no meio da sala com a cozinha

Responder

Rosana Silva · 29 de fevereiro de 2012 às 00:46

Oi, Jacy,
É muito pouca informação para lhe dar uma sugestão. Caso queira, envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br e tentarei lhe ajudar.
abs

Rosana

thais cncolato · 29 de fevereiro de 2012 às 17:53

Entrei aqui agora e me encantei por td que postou…amei as varandas pequenas, vc tem uma coerencia em suas escolhas que me encantei.Parabéns

Responder

Rosana Silva · 29 de fevereiro de 2012 às 10:31

Obrigada, Thais!
Volte sempre!
bjo
Ro

Rúbia Angeli Andreatta · 29 de fevereiro de 2012 às 14:01

olá boa tarde…eu ja tinha decidido todos os pios da minha casa o chão da casa ia colocar um pios 50×50 na cor bege um banheiro ia fazer preto e branco e o outro ainda estava na dúvida e a minha varanda ia ser um piso também bege só que com detalhes, só que meu noivo decidiu usar porcelanato,eu queria saber se fica legal colocar a varanda com o piso que já está comprado que no caso é o bege com detalhe, e o chão da casa com porcelanato,e os banheiros com piso normais no caso o banheiro da suite queria ele preto e branco e o outro está a escolha ainda, e também estou em duvidas com a parede da cozinha eu poderia colocar piso normal na parede com porcelanato no chão? ficaria legal? aguardo sua resposta!

Responder

Rosana Silva · 29 de fevereiro de 2012 às 20:53

Oi, Rubia!
Então: Uma coisa muito importante é que o piso principalmente para o banheiro e também para a cozinha antiderrapantes (normalmente, qto mais brilhante o piso, mais escorrega quando molhado). Dito isso, se as cores dos pisos são harmoniosas entre si e, mais importante, se os ambientes são fechados, acredito que não será um problema – por exemplo: A varanda em cerâmica comum bege com detalhe e o porcelanato no mesmo tom de bege, vai ficar bom sim. Qto ao banheiro em preto e branco tbém não vejo problema… são cores neutras. E tbém não há problema em colocar cerâmica normal na parede e porcelanato no piso, desde que as cores combinem entre si ou sejam as mesmas.
um beijo
Rosana

leandro · 29 de fevereiro de 2012 às 15:05

adoro uma casa simples e bem decorada, onde quem chega fica
surpreso com o ambiente decorado e contagiado com as cores alegres
sua decoração é divina meus parabéns. Porém estou com um simples problema
comprei um apto pequeno 47m e minha sala coloquei moldura toda branca(neve) com as paredes toda branca(gelo) e meu sofá todo vermelho e o Rack cinza com preto o que vc me indica p/ ficar uma sala linda,conjugada com a copa desde tapete até a cor da parede se puder me retornar ficarei eternamente grato mil abraço a ti ….bom domingo e continue decorando vida de pessoas bjs.email (leandro.gomessilva@yahoo.com.br)

Responder

Rosana Silva · 29 de fevereiro de 2012 às 17:48

Oi, Leandro,
Vermelho cinza e preto são ótimos juntos! O tapete vc pode colocar um cinza prata (veja o melhor tom de cinza para combinar com o piso, que vc não me informou a cor). Se quiser pode continuar com o branco nas paredes e acrescentar quadros nela (posters ou fotos em preto e branco ficam sofisticados, com molduras em preto, cinza, vermelho).
Se desejar acrescentar outras coisas, pense em bege, areia, marrom e toques de azul vivo para alegrar.
bjo
rosana

daniele · 29 de fevereiro de 2012 às 10:29

Ola td bem, adorei suas dicas , estou reformando minha casa e vou fazer sala e cozinha juntas no mesmo espaço porém tenho um espaço grande, gostaria de saber se não fica muito exagerado colocar lustre na sala e lustre mais simples na cozinha acima da mesa. obrigada!!!

Responder

Rosana Silva · 29 de fevereiro de 2012 às 15:27

Oi, Daniele,
Se os espaços são bem grandes mesmo, não há problema.
bjo
Rosana

Geandra · 29 de fevereiro de 2012 às 16:41

Gostaria de tirar uma dúvida. O lustre, pendente, da sala de jantar tem que ficar em cima da mesa ou pode ficar no meio do ambiente.

Obrigada, Geandra

Responder

Rosana Silva · 29 de fevereiro de 2012 às 20:04

Oi, Geandra,
Depende do que vc deseja. Se vc quer (ou precisa) que a luminária ilumine toda a sala, ela pode ficar no meio do ambiente. E se deseja iluminação somente para a mesa, então, coloque-a acima a mesa de jantar. E vc pode ter as 2 luminárias, cada uma para uma função, entender?
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!