Simples Decoração - Porque o bom é simples

Cozinha Sala

Decoração – Sala de Estar, Jantar e Cozinha – Tudo junto!

Agora é assim ,não é ? Integração total e uma falta de espaço que  só milagre resolve… Vamos ver alguns ?

A idéia da integração acredito ter vindo do Loft – um espaço sem divisões, muitas vezes um antigo galpão transformado em casa. Por aqui se transformou em um ótima forma de gastar menos e ganhar mais construindo ambientes cada vez menores, às vezes absurdamente pequenos considerando o preço que se paga por eles. Fazer o que ? Adaptação é uma característica dos seres humanos.

 

A manutenção do mesmo piso, assim como…

…..a repetição de uma ou mais cores em todos os ambientes reforça a integração e dá a sensação de maior amplitude.

Algumas vezes o estar é somente um sofá e o jantar uma pequena mesa. Neste caso, mais importante ainda o uso de móveis sob medida, a exploração de desníveis na parede, quantidade restrita de cores diferentes, uma boa iluminação.2 objservações: Na 1a foto, o pendente sobre a mesa está abaixo do que deveria (coloque-o por volta de 80 a 90 cm do tampo) e na 2a foto o posicionamento da TV, próximo à área de jantar, ao meu ver, poderia ser repensado…

O piso único e preto na 1a foto não diminui o espaço: Há muita luz e muito branco para compensá-lo. Na 2a foto repare no  ladrilho hidráulico próximo à pia, protegendo o piso em madeira do restante do espaço.

Na 1a foto o balcão que separa a cozinha da sala serve como área de refeições e muitas vezes somente isso pode ser a área de jantar. Na 2a foto a ideia das prateleiras “criando” a área de estar a partir do balcão da cozinha é interessante.

 

Nas 1a foto um espaço maior (que poucos tem), colocado aqui para mostrar como as cores podem integrar realmente os ambientes, criando continuidade.  Na 2a foto o balcão tem uma prateleira mais baixa que faz as vezes de mesa de jantar, permitindo o uso de cadeiras ou bancos baixos. Neste caso, a cozinha tem piso diferente da sala, mas o tapete repete a cor azul deste.

Na 1a foto, um bar com uma idéia que poderia ser usada para uma pequena cozinha, simplesmente deixando uma abertura no balcão que contorna todo o espaço.  Na 2a foto, outro ambiente onde a integração funciona em um espaço amplo.

Acima, 2 ambientes que tem em comum o piso diferente na cozinha. Na 1a foto a mesa de jantar encostada no balcão já é um clássico bastante funcional, quando há espaço para isso. É importante que haja um recuo no balcão para o espaço das pernas das pessoas ao sentar nos banquinhos, não esqueça disso!

Os 2 ambientes acima tem em comum as poucas cores usadas em todas as áreas. O 1o., devido ao uso da madeira em maior quantidade, dá uma sensação mais acolhedora. No 2o. ambiente parecem faltar cor e elementos decorativos, o que pode ser a intenção para criar um clima mais minimalista e aumentar a sensação de amplidão.

Fotos dos sites e blogs: Freshome, HomeSweetHome, IgDelas, IkeaFamilyLive, LesChosesDeMarie, LaLamp, OrangeDesign, EdsonLopes, MadeByGirl, CasaAbril, Veranda, AchadosdeDecoracao e MdeMulher

Posts relacionados

Comentários:

Debora · 29 de Fevereiro de 2012 às 16:35

Meu quarto é aberto pra cozinha ..bem na frente fica a porta de entrada para a casa… a cozinha é junta com a sala e é grande mas o quarto é pequeno…. quem construí fez tudo errado… quero uma solução..preciso saber como fazer… e as dicas de vcs é ótima.. .

Responder

Rosana Silva · 29 de Fevereiro de 2012 às 13:44

Oi, Débora,
Pelo que entendi vc tem um só ambiente integrado que tem uma parte que é quarto, outra que é cozinha e outra que é sala, é isso ?
O que vc pode fazer, sendo assim, é tentar dividir visualmente o espaço, com estantes vazadas, por exemplo e com a disposição dos móveis. Outra coisa que vc pode pensar (se for possível) seria tentar mudar o posicionamento dos ambientes (tipo onde é o quarto hoje virar a sala e a sala virar o quarto …) Eu não sei se isso é possível pq não entendi bem como é o ambiente.
Caso queira, envie fotos para que eu possa compreender melhor e se for possível lhe ajudar.
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br e pf, repita no e–mail o seu problema, para que eu saiba de quem se trata, ok ?
Bjo
RO

fernanda · 29 de Fevereiro de 2012 às 22:46

Olá boa noite!minha sala e americana com cozinha,a sala tem mobilia marrom escuro quero comprar um armario gosto de preto e branco gostaria de saber se fica estranho?ou da certo?

Responder

Rosana Silva · 29 de Fevereiro de 2012 às 14:25

Oi, Fernanda!
Eu não entendi se o armário é para a cozinha ou a sala, mas de qquer forma, para que não destoe do restante, vc deve espalhar pela sala coisas pequenas em preto e branco lisos ou estampados (como almofadas, objetos decorativos, etc)…
bjo
Rosana

Rosana Silva · 29 de Fevereiro de 2012 às 19:05

Oi, Lourdes,
Eu sugiro sempre em ambientes que não sejam muito grandes, que um dos pontos de luz seja mais discreto e o outro chame a atenção. Em geral, prefiro que o da mesa de jantar seja o mais vistoso e chamativo.
bjo
ROsana

Responder

Sarah Leandro Leite · 29 de Fevereiro de 2012 às 22:10

Olá Boa noite!

Estou com uma dúvida! Minha sala de estar é junto com a sala de jantar! Meu sofá é cinza e as cadeiras da minha mesa são azuis, qual cor e estilo de tapete poderia colocar?
Desde já agradeço!

Responder

Rosana Silva · 29 de Fevereiro de 2012 às 17:24

OI, Sarah,
O estilo do tapete depende do estilo da sala. Se ela for descontraída, um tapete do tipo “detonado” em diversos tons de azul ficaria super bem, eu acredito.
Se for uma sala mais clássica e q vc queira manter este tom sério, um tapete em fundo bege ou cinza com listras (ou outro desenho) em azul, cinza, prata, marrom, tbém ficaria ótimo. Se deseja um tapete mais discreto escolha um liso bege médio ou prata.
bjo
ROsana

Cristina Santos · 29 de Fevereiro de 2012 às 13:38

Olá, Boa tarde!
Estou fazendo uma cozinha americana que fica de frente para sala de visinta, a questão é, eu coloquei as pedras mármore dividindo o ambiente em volta dela toda, até no chão da entrada que dá para o balcão,
A minha duvida é se eu posso colocar o mesmo porcelanato da cozinha, se eu posso colocar na sala também?
A minha pia da cozinha também é verde Ubatuba!

As pedras do balcao são verde Ubatuba, e o porcelanato é Preto mesclado com pequenos detalhes em branco marmorizado, o revestimento das paredes da cozinha são brancos…

E deixei uma parede da cozinha para colocar partilhas em HD, é uma parede de escada que ficou na cozinha em um canto discreto.
O que você acha, vai dá certo?

E na parede da sala que da para americana Vou colocar um revestimento em HD cruas sem nenhum brilhos….
Porque o Porcelanato do chão ja tem brilho retificado. Me ajuda pelo de Deus! Rsrs…

A minha também é porque coloquei a pedra no chão dividindo o ambiente! Mesmo assim posso o mesmo porcelanato?

Responder

Rosana Silva · 29 de Fevereiro de 2012 às 17:13

Cristina,
Eu realmente não consegui entender como é o seu espaço. Se quiser mandar fotos envie para Rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
RO

Lorena Silva Soares · 29 de Fevereiro de 2012 às 07:53

Bom dia, minha cozinha é branca com cinza, o cinza é bem escuro! Ela é conjugada com a sala de estar e de jantar.Gostaria de saber se ficaria bom eu colocar um sofá retrátil cinza claro com um painel todo branco e uma mesa Branca laqueada. E tbm estou na duvida sobre a cor da papel de parede e cor de parede. Pode me ajudar?

Responder

Rosana Silva · 29 de Fevereiro de 2012 às 17:00

OI, Lorena!
Acredito que ficará bom sim, pq vc estará usando só cinza e branco, cores neutras. Mas em relação ao painel, se a TV vai ficar na frente dele, eu sugiro que use uma cor que lhe dê mais conforto visual (ver tv com um painel branco em volta pode ser cansativo, pense no cinema, que é sempre escurinho…). Pode ser um bege médio (para fugir do cinza, fica bem com o cinza e mantem a neutralidade). Eu não sei onde vai colocar o papel de parede, mas pode pensar em uma estampa com fundo em bege ou cinza mesmo e desenhos (do jeito q achar melhor) em uma ou 2 cores que vc goste. Fica bem (no meu gosto) o vermelho,o azul, o verde e o amarelo com este conjunto branco, cinza, bege. Mas vc pode usar outras cores com esta base neutra.
Para as paredes eu sugiro um off white tendendo para o areia, por exemplo. E que vc coloque objetos coloridos com as cores que escolher para o papel de parede mais preto, branco e cinza.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!