Simples Decoração - Porque o bom é simples

Sala de Estar

Decoração – Combinando cores

Muitas pessoas me pedem idéias sobre de que cor pintar uma parede, qual cor escolher para o sofá, enfim! Todos tem uma dúvida enorme em relação às combinações de cores. Muitas vezes falo dos off whites – aqueles “quase brancos” que fazem um diferença danada em relação ao uso do branco, pq suavizam o contraste, dão profundidade e sofisticam. Vejam alguns exemplos:

As 3 fotos acima mostram off whites tendendo para azul e cinza: O toque azulado “refresca” o ambiente e o cinza (a última foto), dá alguma profundidade à sala em preto e branco. Se a parede fosse branca tudo pareceria um pouco  “chapado”.

Nas salas acima o off white com tendência para o verde, também refrescane. Na 2a  e 3a fotos um verde mais amarelado, que, por isso aquece um pouco os ambientes.

Aqui off whites quentes, tendendo para o vermelho e amarelo.  Perceba o quanto estes tons delicados modificam o clima da sala com um mínimo de cor. É esta a beleza dos off whites.

Fotos dos sites e blogs: MyDealHome, TheMarionHouseBook, LittleGreenNotebook, Decophoto, TudoEdimais, MyParadissi, StyleAtHome, DesignElements e TheDesignerPad.

 

 

Posts relacionados

Comentários:

rosana · 13 de Abril de 2012 às 15:31

Oi, Adri Adri
Todas as cores que vc citou são neutras. O sofá em cinza tbém é neutro o marrom escuro é quase neutro tbém. Cinza, beges, brancos, marrons ficam super bem juntos. E vc pode acrescentar cores mais vivas nos detalhes, como as flores das almofadas. Vc pode também usar amarelo queimado e tons de azuis tbém. Qto ao tapete, como o piso é bege, um tom mais escuro ficaria bem e pode ser em cinza – tipo grafite – ou marrom de médio para escuro (se o cinza do sofá não for escuro demais. Se for, sugiro o tapete em cor mais clara que ele ou em listras ou estampas em cinzas, marrons e beges, por exemplo). Nas cadeiras do jantar escolha uma das cores que usou na sala para harmonizar.
bjo
Ro

Responder

rosana · 13 de Abril de 2012 às 15:38

Oi, Daniela,
Desculpe! Confundi as cores!
Eu entendo que todos estes ambientes estão na mesma área aberta, certo? Sendo assim, se vc acrescentar o bege do sofá em detalhes na sala de estar e jantar (cinza, preto e vermelho combinam com o bege, em geral) será que não resolve ? Almofadas e objetos,quadros, molduras, enfim da cor do sofá ou com estampas que tenham esta cor devem resolver.
bjo
rosana

Responder

Déggila · 13 de Abril de 2012 às 13:52

Olá Rosana, sempre acompanho vc por aki, estou com um sofá marron claro, quase um rose sued, e não consigo casar com nada.. gostaria de sugestões para almofadas e uma poltrona. Quais cores combinariam? Abraços.

Responder

Rosana Silva · 13 de Abril de 2012 às 22:04

Oi, Déggila,
Inicialmente vc deve ver quais cores já tem na sala pois elas devem combinar com as cores escolhidas tbém. Mas considerando somente o marrom claro, que entendi que tem uma puxada para o rosa, sugiro almofadas com fundo cinza e desenhos em rosa, marrom escuro, bege, por exemplo, além de almofadas lisas tbém nestas cores. a poltrona pode ser uma estampa leve, em tom sobre tom de marrons, inclusive o marrom do sofá.
bjo
rosana

Silvia Quintiliano · 13 de Abril de 2012 às 20:57

Boa noite! Precisamos de uma grande ajuda!
Acabamos de reformar nossa casa e compramos tintas suvinil. Para o lado externo escolhemos a cor leite com café e nas esquadrias possamos o esmalte com brilho, cor piano (lilás claro). E compramos para o muro a cor tarde de inverno, que parecia muito linda no papel, mas achamos que ficou um roxo azulado bem enjoativo… O que podemos fazer? Não sabemos que outra cor escolher ou mesmo se misturamos algum corante para quebrar um pouco e deixar “mais queimado”?
Dicas, por favor 🙁
Obrigada,
Sílvia

Responder

Rosana Silva · 13 de Abril de 2012 às 22:22

Oi, Sílvia,
MIsturar cores é sempre uma aventura, pq vc não sabe que cor vai sair no final. Mas se desejam aventurar, façam testes com pouca quantidade de tinta e corante mas sempre medindo a quantidade de corante e e cor que estão misturando (para saberem fazer a cor novamente depois que acharem a que desejam)
Mas, eu sugiro que vc use uma cor parecida com a leite com café (eu não achei no site da suvinil esta cor), só que mais escura ou mais clara – cores médias e claras duram mais em ambientes externos). E que comprem embalagens para testes, evitando assim mais gastos…
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!