Continuando a série Ambientes Pequenos (veja tbém: Banheiros Pequenos, Cozinhas Pequenas, Salas de Estar/Jantar pequenas) vou mostrar algumas soluções para áreas de serviço pequenas:

 Decoração - Áreas de Serviço Pequenas 1Decoração - Áreas de Serviço Pequenas 2

Para área pequena, máquina de lavar com abertura frontal o ideal, pois vc pode usar a parte superior para uma bancada, como nestes projetos. O tanque embutido faz o conjunto ficar mais bonito. Na 2a foto, a divisória em vidro transparente permite a luz da janela ilumine bem a cozinha.

Decoração - Áreas de Serviço Pequenas 3Decoração - Áreas de Serviço Pequenas 4

Aqui 2 exemplos do que eu sempre lembro: Use as paredes. Só se preocupe em não entulhar  nem prejudicar a circulação das pessoas, da luz e do ar.

Decoração - Áreas de Serviço Pequenas 5Decoração - Áreas de Serviço Pequenas 6Decoração - Áreas de Serviço Pequenas 7

Acima um ponto importante: As divisões internas dos armários devem ser pensadas para guardar com conforto todos os objetos e eletrodomésticos existentes. Na 3a foto, uma tábua de passar roupa que, dobrada, fica dentro da caixa presa à parede.

Decoração - Áreas de Serviço Pequenas 8Decoração - Áreas de Serviço Pequenas 9Decoração - Áreas de Serviço Pequenas 10

Mais 3 soluções: Na 1a, a parede em preto dá profundidade; Na 2a, as cores e as prateleiras e cabideiro e na 3a, ao invés de armário, prateleiras com organizadores.

Fotos dos sites e blogs:  Casa Abril, TheHappyHome e  PasseoCondominioClub

16 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo Blog! O que nosso escritório de arquitetura tem encontrado de projetos residenciais para apartamentos pequenos nem se fala! 🙂

  2. Oi, Ester,
    Neste projeto, que retirei do site da casa abril, este móvel foi executado por um marceneiro.
    bjo
    Rosana

  3. Oi, Wellington,
    Estamos sempre falando de ambientes pequenos. Busque nesta categoria (ambientes pequenos) q vc encontrará muitas idéias.
    bjo
    Rosana

  4. Oi boa tarde…aquela foto em que a tábua de passar que fica guardada em uma caixa de mdf…onde encontro esse produto? estou louca por umaa..meu ape é pequeno e ela seria ideal..obrigada

  5. OI, Vinicius,
    Desculpe, mas no momento não estou aceitando novos projetos. De qquer forma,o espaço para a lavanderia deve ficar junto ao da cozinha tanto por uma questão funcional como econômica.Não esqueça que deve guardar material de limpeza, vassouras, baldes e tábua de passar. Use as paredes ao máximo, já que o espaço é pequeno.
    Ventilação e boa iluminação são importantes. Pense sempre em ventilação cruzada.
    abs e boa sorte
    Rosana

  6. oi, estou com um problema estou construindo um casa pequena com uma suite e uma sala/cozinha e preciso alem de organizar o espaço conjugado da sala com a cozinha, reservar um espaço para a lavanderia nesse ambiente, se puderem me dar alguma dica o meu projeto está assim 4,20m por 3,50m com uma porta para o quarto na parede com 4,20m e uma porta de correr para entrada da casa na parede de 3,50m.

  7. Olá, tudo bem?

    Sou assessora de imprensa da Rede Asta, primeira rede de venda direta de artesanato sustentável do país. Gostaria de enviar algumas sugestões, para que email posso enviar?

    Fico no aguardo.

    Obrigada.

  8. Conheci o blog há poucos dias, estou montando meu 1o apê e suas dicas para ambientes pequenos estão me ajudando MUITOOO!!

    Quanto a área de serviço, vi em um destes aptos decorados uma idéia que curti, a máquina fica sobre um pequeno armário, a parte de dentro deste armário tem rodinhas, e serve como cesto de roupas…
    Mas em aptos decorados ninguém usa de verdade, era tudo de madeira… quando lavar pode estragar o móvel. Acho que vale a pena fazer a estrutura em granito, e apenas o cesto em madeira… acho que vou abraçar a idéia!

    O tanque embutido realmente, fica muito mais bonito! Transforma o ambiente…

    Obrigada pelas dicas, vou continuar acompanhando!
    bjs

  9. n interessa o tamanho da area de serviço!!!
    com uma maquina vermelha linda daquela td fica perfeito!!!
    hahahha

    bjobjoooo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui