Muitas pessoas me escrevem perguntando como decorar o Hall ou como criar um Hall quando  “não existe” este espaço na casa. Este post é sobre isso.

O Hall pode ter como função: A) Ser uma “apresentação” da casa, para a visita (esta é obrigatória). B) Um Espaço para guarda de objetos para quem chega da rua (quando ele não é externo à casa) C) Aumentar a privacidade, diminuindo a visibilidade do interior da casa para quem está na porta. D) Permitir dar aquela última olhada no “look” antes de sair. E) Ser um local de espera, com um banco, poltrona, cadeira, etc.

Por isso ele deve ou pode ter: Uma decoração que “tenha a ver” com a decoração do próximo ambiente (isso é obrigatório), gavetas ou recipientes para guarda de objetos como chaves, etc. Se for o caso, um elemento mais alto (meia parede, biombo, estante, etc) que “esconda” um pouco o ambiente seguinte, um lindo espelho e um assento.

Considerando isso, vamos aos exemplos:

 02-casa-claudia-pagina-104-casa-florista

Para pouco espaço em uma casa de decoração despojada, uma estreita prateleira com objetos decorativos, flores, um quadro (ou espelho).

thedecorista2946900_D8EA8BCN_f

Uma decoração que mostra o ousado misturado ao clássico e sofisticado, o que deve acompanhar o estilo da casa.

roomremixcantinho1

 Quando há mais espaço, uma poltrona é bem vinda. Atrás dela, uma boa ideia para diminuir a visibilidade do interior: Um biombo que permite que a luz do ambiente seguinte chegue a esta área.

raenovatecantinho1

Outra ideia para aumentar a privacidade do próximo ambiente e dar funcionalidade é a execução de um armário que pode ser aberto ou fechado, como o da foto (caso a luminosidade seja boa).

myidealhometumblr_lygp1uplQm1qb83abo1_500

Para espaços pequenos, a mesinha em meia lua poupa centímetros preciosos.

myfirstlittleplace08

E quando há um corredor estreito, por exemplo, uma prateleira bem estreita abaixo de um espelho iluminado e alguns objetos interessantes já é o bastante.

morningslight7

Despojamento total no espaço para pendurar roupas e bolsas e colocar os sapatos.

marthastewart1

Uma versão romântica

madebygirlsarah11412A1

 O elemento que chama a atenção é a parede (use papel de parede, textura, pintura diferenciada, etc).

Decoração: Como decorar o Hall (ou criar um) ? 1

Um móvel elegante, alguns objetos bonitos, um quadro combinando e um pequeno puff não ocupam muito espaço.

gallery wall 1

Com o minimo de espaço, os quadrinhos mostram um pouco do carinho e alegria da casa, mesmo não sendo um Hall, é uma apresentação carinhosa

Decoração: Como decorar o Hall (ou criar um) ? 2

A escolha dos elementos e a cor do fundo trouxe sofisticação ao ambiente.

Decoração: Como decorar o Hall (ou criar um) ? 3

Aqui uma ideia em um projeto que fiz algum tempo atrás para uma leitora: Uma estante vazada “esconde” o sofá do olhar de quem está à porta.

 Fotos dos sites e blogs: Design Sponge, Nefotlak, Casa Abril, Myfirstlittlelplace, MyidealHome, MorningsLight, MadeByGirl, LiveCreatingYours, MartaStewart, Raenovate, RoomRemix e TheDecorista.

16 COMENTÁRIOS

  1. Olá ! Comprei um apartamento e ele possui uma sala conjugada (espaço para mesa de jantar e sala de Tv / estar. Acontece que ao abrir a porta já daremos de cara na mesa de jantar . Gostaria e ideia para criar um hall de forma a proteger a mesa de jantar dos olhares externos. Pensei em biombo ou uma parede de gesso ou algo similar

  2. Oi, Dayane,
    Vc não pode pintar as paredes de branco, por exemplo ? Se não, pode pintar ou forrar ous móveis com cores claras ? E colocar um tapete claro sobre o piso ? Não entendi direito a questão da sala. Se é o lugar mais usado, pq está tão vazia? Sinceramente, não compreendi.
    desculpe
    abs
    Rosana

  3. ola moro em casa alugada, minha antiga casa era pekena e possuo poucos moveis, nessa agora a casa e grande porem e escura pois as paredes e salmon e o piso e cimento queimado vermelho. A sala e um grande vazio pois não temos o costume de usar a sala e ela fika muito vazia pois so tenho uma estante de ferro uma tv varios livros e revistas e um sofa de dois lugares. o q eu faço para dar uma clareada na casa sem que mude muito pro dono não achar ruim??? e a sala eu desisto da sala e transformo em um grande escritorio??? ( pois e o lugar mais usado)

  4. Oi, Marli,
    O mais importante é vc encontrar uma paleta de cores que lhe agrade. Pense na cor que deseja ter de qualquer jeito na sala e depois escolha mais 2, uma mais neutra e acinzentada e outra que combine bem com a cor que vc decidir. A partir daí use estas cores para todos os objetos. Não precisa ser exatamente as mesmas cores, por exemplo: Se escolheu um azul, vc pode usar ele em variações de tons (mais claro, mais escuro) mas tente a mesma cor, fica mais fácil combinar com as outras 3, ok ?
    bjo
    Rosana

  5. ola
    comprei um ap ha pouco tempo mandei pintar ta lindo fiz umas reformas
    vou mudar em dezembro vou trocar meus moveis a duvida é sala de estar cores de sofa Rack e tapetes gosto de conforto mas nao quero deixar um charme adoro sala q as cores combinem sabe pode me ajudar com alguma sugestão.
    bjus

  6. Olá!
    A obra de reforma de minha casa vale muitos capítulos…Mas felizmente encontrei este blog. Descobri hoje que a posição da janela deveria ter sido a porta , portanto estou sem hall
    rs. Mas vou criá-lo a partir das idéias encontradas aqui. Heeeeelp!A porta de entrada da sala de 3m x 4m conjugada por um arco com a antiga sala (3m x3m)onde encontra-se a atual janela. Como posso criar meu hall?

  7. Oi, Katia,
    Ué! Do mesmo jeito!rs! Pense em um aparador simples em uma cor forte que exista na sala.A parede onde estará este aparador eu não sei se vc pode pintar, mas se puder, pinte em uma cor que contraste com a cor do aparador (por exemplo: Aparador em azul médio bem vivo e parede em marrom médio ou escuro). Se quiser colocar um espelho, coloque um com a moldura em uma cor que contraste com as cores usadas (usando o exemplo acima, moldura amarela ou laranja – se achar demais, coloque em branco ou cinza médio). Sobre o aparador objetos em cores contrastantes com a parede mas suaves (usando o mesmo exemplo: branco e algumas das cores já usadas, mas bem clarinhas).
    Bjo
    Ro

  8. Oi, Ro
    Fiquei com uma divida…
    como a minha sala é 3 ambiente a primeira parte é uma sala “de laser, descontraida” cheia de pufs coloridos como posso fazer um Hall que “seja parecido com esse ambiente ja que a decoração deve ter a decoração do próximo ambiente”…. aiiiii… me ajuda!rs

    bjus
    Ka

  9. Oi, Katia,
    Então, é por aí: Um movel alto, que naõ precisa ir até o teto e pode ser vazado totalmente ou não (estante, prateleiras ,biombo, etc. Na frente, uma mesinha com objetos e se o móvel tiver alguma parte fechada, um espelho preso á esta parte.
    bjo
    Ro

  10. Olá…

    Bom ja sou suspeita para falar que adoro o seu Site pois estou sempre visitando adorei esse post sobre o Hall tenho uma duvida morro de vontade de fazer um Hall na minha casa… a minha sala é uma sabe 3 ambientes ou seja totalmente aberta queria dar essa”privacidade” para entrada como devo fazer… gostei bastante da sua 3 foto do Biombo e do Projeto com a estante vazada pode me dar uma dica…

    obrigado
    Bjus
    Ka

  11. Bom diaaa!!! Acho lindo seu blog, esta matéria então é ótima. Vou começar a decorar minha casa nova, e venho aqui todos os dias pra tirar umas idéias. Todas elas são ótimas, feitas para nós meros mortais que podemos morar muito bem com dicas simples e maravilhosassss… Parabéns ^^

  12. Bom diaaa!!! Acho lindo seu blog, esta matéria então é ótima. Vou começar a decorar minha casa nova, e venho aqui todos os dias pra tirar umas idéias. Todas elas são ótimas, feitas para nós meros mortais que podemos morar muito bem com dicas simples e maravilhosassss… Parabéns ^^

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui