Sala de Estar

Decoração – Mesas de centro e apoio na sala

A leitora Adriana Gonçalo me deu a idéia do post de hoje: Nunca falei sobre mesas de centro, especificamente. Então, vamos falar sobre isso!

As mesas de centro e apoio são essenciais em uma sala de estar /home theather devido à sua função: Atender as pessoas sentadas nos sofás, cadeiras e poltronas, no apoio aos objetos que estejam usando. É muito chato vc tomar um cafezinho no sofá e não onde apoiar a xícara, não é mesmo ?

Para executar com eficiência e elegância sua função, as mesas precisam seguir algumas “regras”:

1) Elas não podem ficar distantes do assento a ponto de dificultar o seu uso, isso é, tem que estar à uma distância que seja confortável, a quem está sentado, esticar o braço e pousar o objeto sobre ela. 60 cm do sofá é o usual.

Estreitas e acompanhando a altura do sofá (apesar de que a primeira mesa poderia ser preta e/ou em metal – acho que harmonizaria melhor com a sala – veja que não há elemento algum em madeira no restante da sala)

2) Elas também não devem ser altas ou baixas demais de forma que fiquem desarmônicas e/ou dificultem seu uso (principalmente para idosos ou deficientes físicos). Elas devem seguir, mais ou menos, a altura do assento do sofá (uns 40cm)

Os puffs funcionam tbém como mesas de apoio.E na 2a foto, nem podemos chamar de mesa, mas é um apoio que não atrapalha a circulação

3) Elas devem fazer isso sem atrapalhar a circulação pela sala (60cm de distância é o usual para as de centro e considere este mesmo valor se houver área de circulação ao lado da mesa lateral). Em alguns casos a sala é pequena ou o sofá é grande para a sala e o que acontece é que simplesmente não há espaço para a mesa de centro. Neste caso, há algumas soluções: Usar puffs (com rodinhas são ótimos), apoios (marcenaria)  em volta do sofá (inclusive atrás – não é confortável, mas é melhor que nenhum e  com 15 cm já ajudam bastante), aquelas peças em madeira e outros materiais que encaixam nos braços do sofá, etc)

 

Um péssimo e outro ótimo exemplo de apoios para os assentos. Na 1a foto a mesa está distante e é baixa demais. Na 2a. o sofá está rodeado de apoios.

Mesas redondas, ovais e em formato orgânico são versáteis e dão movimento. Mesas que tem “filhotes” tbém são uma ótima e charmosa idéia.

Além disso, algumas dicas:

a) Mesas de vidro “pesam” menos (mas cuidado na escolha. Se tiver crianças em casa, principalmente). Cantos arredondados são mais seguros e evitam acidentes.

b) Não coloque tantos objetos decorativos na mesa que acabe ficando impossível usá-la como apoio para novos objetos.

c) Colocar uma iluminação que incida sobre a mesa dá um efeito sofisticado (mas cuidado com materiais reflexivos).

d) Nesta época de pouco espaço mesas com gavetas ou que permitam colocar puffs sob elas ou que sejam tbém assento extra, são muito bem vindas.

e) Se tem um canto de leitura, não esqueça de uma mesa ao lado.

f) As mesas de apoio tbém podem ser úteis em banheiros e closets (se possível).

Fotos dos sites e blogs: BrabouneFarm, iHeartOrganizating, ApartmentTherapy, AcervodeInteriores, CasaAbril, Tudoedimais e HouseAndHome

Posts relacionados

Comentários:

Fernanda Fonseca · 03 de maio de 2012 às 22:27

Boa noite!

Minha dúvida não é específica sobre este post.

Vou me casar e fechei com uma loja de planejados todos os móveis do meu apartamento.

Estou cheias de dúvidas e assim quero muito a ajuda de vocês sobre dicas para o projeto e também quais são os cuidados que devo tomar.

Me inspiro muito em todas as matérias do blog. Parabéns!!!!

Muito obrigada!!

Beijos.

Responder

rosana · 03 de maio de 2012 às 12:18

Oi, Fernanda,
Desculpe a demora na resposta… não sei se adianta. Mas se quiser enviar para mim os desenhos da empresa eu posso dar uma olhada. Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Ana · 03 de maio de 2012 às 14:31

Obrigada!Estava meio confusa, sem saber qual escolher.Vou usar as dicas.Bjo!

Responder

rosana · 03 de maio de 2012 às 19:12

Que bom que lhe ajudei, Ana,
bjo
Ro

Adriana Gonçalo · 03 de maio de 2012 às 17:57

obrigado por esclarecer nossas dúvidas,este site faz parte dos meus favoritos.leio sempre estamos a procura de algo melhor e confortável para nossas casas.

Responder

rosana · 03 de maio de 2012 às 01:18

Eu é que agradeço sua visita e comentário, Adriana!
bjo
Rosana

Ingrid · 03 de maio de 2012 às 13:05

Olá Rosana,

muito interessante seu post. Eu moro aqui na Alemanha e muitas família tem uma mesa de centro que na necessidade vira mesa de jantar. Muito bacana e prático. Eu gostaria de presentear minha Mae que mora em Sao Paulo com uma…porém nao acho nada aí…ou meu portugues nao é tao bom que ache as palavras corretas: mesa regulável e extensível????
Agradeco seu comentário de antemao. Ingrid

Responder

rosana · 03 de maio de 2012 às 12:39

Oi, Ingrid,
Acho que não é seu portugues. A questão é que é difícil mesmo encontrar estas mesas. Ela seria uma mesa multifuncional ou multiuso, não só extensível, mas tbém com 2 alturas.O que achei aqui que parece ser uma mesa multifuncional foi:
http://mobiliintelligenti.com.br/produto.php?id=45&mainline_id=3
http://www.meumoveldemadeira.com.br/moveis/mesas/mesas-de-centro/mesa-de-centro-x-branca
bjo
Ro

Deixe o seu comentário!