Estive pesquisando sites e blogs que explicam como combinar estampas/cores na decoração, esta atividade complicada. Tnto que já dediquei alguns posts, como este  e este aqui, sobre ela.  Achei um conjunto de “regras” sobre mistura de estampas que dizia assim:

” a) Pegue o padrão em maior escala e com muitas cores. Qto mais cores tiver, mais fácil encontrar tecidos que combinem com ele.

b) Pegue um padrão de média escala com algumas das cores encontradas no primeiro padrão (deve ter uma estampa diferente).

c) Agora pegue um padrão em escala menor com algumas ou uma das cores. Ele pode ter um motivo similar a um dos 2 primeiros.

d) Adicione, se desejar, uma ou mais padrões bem pequenos ou texturas.”

OK! Totalmente válido, mas complicou, né ? Figurinhas são ótimas para descomplicar.Vamos lá:

Digamos que achei este tecido lindo abaixo e quero forrar uma poltrona lá de casa com ele. Veja as principais cores.Observe que há rosas (cor que os homens torcem o nariz, em geral)…

Combinando estampas na Decoração 1ATENÇÃO AGORA: Antes de sair escolhendo os demais tecidos para compor o ambiente, tenho que pensar em algumas coisas a mais (muitas, na verdade) e o IMPORTANTÍSSIMO é: Para quem é este ambiente ? Qual o “CLIMA” que quero que o ambiente tenha ? Se meu marido não gosta de rosa, o que fazer para usar esta estampa e ele se sentir bem nesta sala?

Isso é que deve nortear nossas próximas escolhas, pq se vc seguir as regras e não pensar nisso, vai ter uma combinação linda que não combina com o seu estilo ou que alguns usuários do espaço simplesmente detestam!

Bem, pensando nisso, escolhi, dentre fotos que tinha aqui, algumas combinações para ambientes/climas completamente diferentes:

Combinando estampas na Decoração 2Combinando estampas na Decoração 3

A 1a combinação usa uma estampa listrada em um tecido grosso e 3 outros tecidos com textura proeminente. Este seria um bom conjunto para aquela sala em que seu marido (que não gosta de rosa) vai se sentir bem. O conjunto é masculino, tem um quê de étnico, há somente uma estampa: Listras que  “formalizam” o ambiente e tbém permitem que ele seja mais agradável aos olhos do marido…. Escolhi o “rosa” mais forte, um vinho, pq é o mais masculino destes tons no tecido.

Combinando estampas na Decoração 4Combinando estampas na Decoração 5

Mas vai que sua poltrona estará em um ambiente feminino, romântico, leve…Muda tudo! Escolhi agora uma estampa tbém floral, mas com o fundo escuro prá não ficar tão “mulherzinha” (rs!). O “rosa” é médio, sofisticado, feminino sem exageros. Há textura no tecido liso mais escuro e uma estampa tom sobre tom muito delicada no mais claro. O conjunto é leve, apropriado para um quarto de casal (mesmo sendo mais feminino), devido aos neutros e ao tom do rosa, mais “adulto”.

Combinando estampas na Decoração 6Combinando estampas na Decoração 7

Esta nova combinação seria para um ambiente tipo sofisticado/simples, mais neutro, onde se deseja maior claridade (outro ponto importante a considerar – ambientes mal iluminados precisam de tons claros). O  marrom mais escuro tem uma estampa, bem pequena, para não chamar demais a atenção mas ficar interessante. Os rosas não participam, para aumentar a neutralidade e “esfriar” o ambiente – observe que no tecido listrado o tom um tanto azulado do padrão inicial foi “puxado” para o azul – não temos que seguir absurdamente as cores da estampa inicial.

 Combinando estampas na Decoração 8Combinando estampas na Decoração 9

E por último, a poltrona vai para, por exemplo, o quarto de uma jovem, até uma menina – A estampa de “bolinhas” e a listrada são joviais sem serem infantis, os rosas aparecem no tom mais forte, mas aberto e no tom mais claro, bebê. Perfeito para a jovem menina, não acham ?

Então, combinar é uma arte difícil mas divertida e quanto mais vc treinar mais fácil será realizar. Mas não esqueça nunca o objetivo: A combinação tem que refletir o clima que vc deseja!

Outra observação: Qto mais estampas vc usar em uma combinação, mais difícil se torna executá-la e mais cuidado vc deve ter: Ambientes pequenos demais são difíceis mais ainda neste aspecto.

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Érika! Já lhe respondi no facebook, mas repetindo: A estampa floral usada no exemplo é, na verdade, um tapete vendido no exterior…
    bjo
    Rosana

  2. Olá! Aonde eu encontro esses tecidos lindos? Você pode me ajudar? Vou reformar um sofá para combinar com uma poltrona listrada e bem parecida com a estampa floral das fotos que você postou. Não estou encontrando na minha cidade! um beijo

    Obrigada

    Érika

  3. Oi, Denise,
    Para as cortinas é sempre mais fácil trabalhar com tons semelhantes às paredes ou neutros. Então, na combinação masculina poderia ser usado o tom mais claro para a parede e um tom similar (mais claro ou mais escuro) para as cortinas OU o marrom, caso se queira escurecer o ambiente. Na combinação femimina o tecido mais claro é um linho, apropriado para cortina. Mas tbém o bege mais escuro poderia ser usado. No caso de ambiente bem claro e se desejar “puxar” mais para o feminino, até o rosa ficaria bem.
    bjo
    Rosana

  4. Olá. Achei otima estas combinações. Qual a melhor cor entre as combinações masculino/forte e feminino delicado para usar como cortina em uma sala de estar?

    Att,Denise

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui