Já falei sobre isso neste post, mas este assunto é tão interessante para mim (e espero que para vcs tbém)  que volto a ele: Como dar uma “identidade” à sua casa, simplesmente usando as cores? Esta tal “identidade” pode ser e depende de um monte de coisas, mas uma forma simples de fazer isso é usando cores…. Como assim?

Não é pintar tudo de uma cor só, não é repetir sistematicamente o mesmo conjunto de cores na mesma medida… É mais fácil dar um exemplo, para mostrar o que quero dizer: Peguei as fotos abaixo do site Apartment Therapy. Todas são de uma só casa, simples, mas que mostra o que quero dizer de uma forma bem clara, veja só:

foto1Taylor005_rect640

Esta é a sala da casa. As paredes são brancas. A cor em maior quantidade é o Azul (desde a porta). E temos o rosa/vermelho e a madeira clara, em tom médio, um mel. O azul, o rosa e o mel aparecem em diversos lugares. Assim como, em menor quantidade, o verde (plantas, almofadas, quadro…) e em menor ainda, o amarelo.

foto2Taylor006_rect640

Aqui a sala em outro ângulo. E veja que as mesmas cores que citei acima continuam

foto3Taylor014_rect640

Agora estamos na cozinha… e as cores continuam as mesmas: Rosa,azul (agora em detalhes), amarelo, mel, verde (em maior quantidade que na sala e no piso e armário em um tom mais claro).

foto4Taylor018_rect640

Chegamos ao banheiro e, olha que coisa! Rosa, azul, amarelo, mel,verde (desta vez ele em maior quantidade)

foto6Taylor021_rect640

E no quarto? Veja que as cores continuam as mesmas, algumas em tons um pouco diferentes e agora posso dizer que o mel / amarelo chama mais atenção, correto?

É uma casa “certinha”? Não ! Mantem as mesmas cores ? SIM! Mas nada “combinandinho”, nada óbvio! Mesmo assim o “fluir” de um ambiente ao outro mantendo uma harmonia causada, em muito, pela paleta de cores simples e “limitante”. Percebaram?

O que é importante entender?

a) As cores não precisam ser exatamente as mesmas, podem ser mais escuras, mais claras…

b) A quantidade de cada cor individualmente muda de ambiente para ambiente, de forma a não termos uma casa “azul’ ou uma casa “verde”, mas uma casa colorida!

c) Neste caso, o branco é um elemento fundamental para expor as cores mais vivas (o que é o papel das cores neutras).

Não é legal isso ? Então, escolha sua paleta de cores preferidas e mãos à obra, deixando espaço para sua criatividade e liberdade.

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Rose,
    É simples, pois as cores que possui são neutras e combinam com o turquesa. Então, a sala, sugiro que use cinza, marrom, turquesa. Na cozinha, acrescente elementos em turqueza. Já na suite, se desejar, pode tbém acrescentar itens em turquesa. e pronto!
    bjo
    Rosana

  2. Olá Rosana,
    Adorei seu espaço, tem muitas dicas que estão me ajudando muito. Tive um apartamento que foi um desastre em decoração, agora com a minha casa não quero errar. Parabéns por doar seu tempo para ajudar pessoas leigas que nem eu.

    Bom, entendi sua explicação da continuidade e a foto ajuda muito, mas ainda tenho dúvida quando não há muitas cores. No caso de cores bases por exemplo: Minha suíte (marrom) e a cozinha (cinza e preto); como ir de encontro a sala (cômodo do meio) que irei reformar? Lembrando que gostaria muito de colocar a cor turquesa como ponto de detalhes da sala.

  3. Bom dia Rosana tudo certo por ai?

    Achei incrível os dois quadros da primeira foto, parecem uma “janelinha” para outro cômodo da casa, uma coisa meio 3D

    abraço
    Daniel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui