Resolvi escrever este post porque muitas vezes recebo comentários perguntando, por exemplo :” Que cor uso na parede onde estará o sofá que é marrom? E as almofadas? “.  Sempre tento ajudar mas para escolher uma cor é necessário muito mais que esta informação! Uma cor “funciona” dentro de um contexto… E “contexto” significa: cor do piso, das outras paredes, dos outros móveis, dos objetos,  iluminação do sol… enfim, tudo (inclusive…. que marrom é esse?), além do seu gosto pessoal e do “clima” que deseja que a sala tenha.

Então, vamos ver alguns exemplos (bem simples):Posso dizer à leitora da pergunta acima que use um cinza, uma cor neutra, na parede e almofadas em tons de azul turqueza, que, em geral, combinam bem com a maioria dos marrons:

Decoração - Uma cor sozinha não faz verão 1Decoração - Uma cor sozinha não faz verão 2Decoração - Uma cor sozinha não faz verão 3

No 1o. desenho, um tapete marrom chocolate que dá um toque quente aconchegante ao piso quase branco. Resulta uma boa e alegre  combinação com as almofadas azuis. Só que o tapete da leitora é azul escuro (2o. desenho) ! O ambiente com azuis desarmônicos fica frio (até o cinza parece mais frio)… Neste caso, melhor seriam almofadas em tons quentes vermelhos, por exemplo (3o desenho). Não ficou melhor assim?

Decoração - Uma cor sozinha não faz verão 4Decoração - Uma cor sozinha não faz verão 5

Mas vamos dizer que o piso da leitora é em madeira escura e o tapete marrom escuro tbém! A escolha cinza/azul para parede e almofadas faz com que o piso fique  “pesado” e quente em relação ao restante, percebe? Uma solução seria a do desenho seguinte: Tapete mais claro e “frio” que o piso, um cinza. Na  parede, um tom mais claro “puxado” do piso (um bege quente) e as almofadas em vermelho. Veja que o ambiente ficou mais aconchegante e quente, mas “equilibrado”, devido ao cinza do tapete, que diminui o “peso” do piso.

Usei exemplos simples demais e somente algumas poucas cores para vcs verem a diferença que o “contexto” faz. Uma cor só não faz verão!

37 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Eliziana,
    Eu não sei o tom destes marrons todos, mas para clarear uma sala escura é importante clarear as cores usadas ou “esconder” cores mais escuras. Por ex.: Se o piso é verde escuro, usar um tapete mais claro (bege ou cinza médio) vai clarear o ambiente. Se as paredes são escuras ou mal iluminadas: Pintar em cores mais claras ou colocar quadros, fotos,etc, com muito branco ou cinza ou bege bem clarinho. No sofá escuro: almofadas claras. Enfim, a ideia é acrescentar objetos em cores claras e luminosas. Sugiro usar bege, cinzas e verdes claros. Outra ideia é aumentar a quantidade de pontos de iluminação e/ou a potência das lâmpadas.
    bjo
    ROsana

  2. Eu preciso de um dica, sala da minha tem sofá marrom,tapete e marrom tbm, o rack e marrom tbm kkk. E piso e da cor verde.
    O q eu faço pra da uma clareada da sala dela. Por favor mi ajuda

  3. Oi, Fabianny,
    Sugiro vc usar nos móveis madeira clara (até cor de mel, não mais escuro). O sofá pode ser qquer cor clara que vc goste ou uma estampa com fundo claro (bege claro ou branco), que vai alegrar o ambiente e ser mais fácil de manter limpo. A poltrona em uma das cores claras da estampa que vc escolher (pode ser bege claro, fazendo um tom sobre tom com o piso).
    Se o ambiente é escuro, coloque luminárias (abajures, etc) espalhadas pela sala.
    bjo
    RO

  4. Olá, boa tarde! Estou precisando de uma ajuda sua. Meu piso é marron escuro brilhante e minha parede é branca. Vou comprar um sofá e sei que preciso dar uma clareada no ambiente. Que cor vc indicaria? E a cor dos outros móveis, como mesa de centro, poltrona individual, painel, estante, etc. As janelas e portas são de madeira estilo colonial. O ambiente é escuro. Se puder ajudar, ficarei muito grata. Tenho uma cortina bege.

  5. Oi, Ana,
    Use cores claras, pq sofá e tapete escuros em uma sala escura não dão contraste bastante (a não ser que o piso seja branco, por exemplo). Mas de qquer forma, use beges e cores vivas mas não escuras para levantar o astral da sua sala.
    bjo
    Ro

  6. Olá, adorei as dicas, tenho ficado tão envolvida na decoração da minha casa, mas não sei muita coisa.
    Queria uma dica sua, meu tapete é sofá são marrom chocolate, quais cores posso usar no restante da decoração? Minha sala é um pouco escura. Desde já, agradeço a atenção.

  7. Oi, Alexsandra!
    Marrom, bege claro e marfim são cores neutras. Vc pode escolher uma cor que vc goste entre muitas, como azul, verde, vermelho, laranja, lilás… todas estas cores ficam ótimas com as cores que vc possui.
    bjo
    Rosana

  8. ROSANA TENHO PAREDE PINTADA DE MARRON ,MEU PISO BEGE CLARO E SOFA TB GOSTARIA DE SABER QUE COR POSSO COLOCAR PRA DRA CONTRASTE,DAR MAIS VIDA ,QUERIA DAR UAM REPAGINADA NO MEU RACK Q E COR MARFIM POSSO PINTA LO DE ALGUMA COR PRA DAR MAIS VIDA?aGUARDOO ANSIOSA .

  9. boa tarde Rosana com vai?como a galerinha ai de cima preciso de um help para decorar minha sala de tv. Ela tem 3 janelas basculante branca quadriculada, uma parede vazada tipo bancada, piso antigo marrom(que quero trocar para um mais claro,mas só ano que vem),painel de tv marrom, e sofa marrom,estou com duvidas na cor das paredes,o que voce me sugere?ah e minha sala de jantar(ainda quase vazia) da para a sala com a parede vazada, tem uma porta balcão de entrada branca quadriculadinha, o piso igual da outra sala(antigo) também gostaria de sugestão da cor nas paredes, e se possivel que tipo/cores de cortinas para combinar,muita coisa né?rsrs mas se puder me dar uma ajudinha fico muito grata, bjs!

  10. Oi, Geisa,
    Como o sofá e a parede são escuros, acho que as almofadas devem ser claras: bege, azul, verdes claros lisas ou estampadas com estas cores provavelmente vão compor bem. Para a cortina eu sugiro bege ou marrom claro a médio.
    bjo
    Rosana

  11. Oi, Geisa!
    Eu gosto muito da combinação. Veja nesta página (sobre casamentos, na verdade mas que tem algumas combinações de azul hortência com verdes. https://br.pinterest.com/explore/casamento-azul-hort%C3%AAncia/?lp=true
    bjo
    ROsana

  12. Olá! Na minha sala tem uma parede pintada de verde musgo, o sofá é marrom escuro e o piso é bege claro. Quero saber que cor posso colocar na cortina e nas almofadas. Obrigada!

  13. Oi, Bianca,
    Provavelmente sim, visto que são cores que vem do amarelo e são praticamente neutros.
    De qquer forma, teste antes para ter certeza, pois tudo depende dos tons das cores e luminosidade da sua casa.
    bjo
    Rosana

  14. Oie gostaria de pintar a sala da minha casa de marrom e palha. Essas cores combinam? Sendo que em uma das paredes vou colocar piso imitando madeira!

  15. Oi, Jaqueline,
    Todas as cores que vc informou são neutras. Então pode usar muitas cores mesmo. Acredito que vc deve gostar de ambientes neutros. Então, use as cores que mais gostar , em tons vivos e claros, em almofadas e outros objetos Para o tapete eu sugiro um prata ou marrom claro. Mas pode ser tbém um listrado que tenha cores mais claras e escuras do sofá e painel (cinzas e beges e talvez uma cor que vc escolha para acrescentar vida à sala (azuis devem ficar bem com estas cores.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui