Cozinha é  local de trabalho. Portanto, além de ter uma  bonita decoração, ela deve ser organizada para facilitar a execução das tarefas.

Na Página Guia Cozinha falo bastante sobre este assunto. Aqui vou mostrar exemplos de boas soluções e detalhes que fazem diferença no dia-a-dia da cozinha:

decorhappycozinha5

acervode interiorescozinhaintegra2

Tudo começa quando vc traz as compras do supermercado… Ter uma pequena bancada perto da entrada para apoiar o que irá guardar é muito bom. Se a geladeira e os armários estiverem perto, melhor ainda. Falando em geladeira, o ideal é que ela seja o primeiro eletrodoméstico ao acessar a cozinha. Assim, que for pegar um copo d´agua não irá atrapalhar quem estiver trabalhando na cozinha.

apartGreen6_rect540

arquiteturadoimovelIGDelasdebora3

Nas fotos acima, apesar da 1a cozinha ser bem maior, a disposição dos itens da 2a cozinha é a melhor: A pia entre a geladeira e o fogão evita que vc ande mais do que deve: Imagine retirar o alimento da geladeira, apoiar em uma pequena bancada, levar à pia para lavar, preparar em  uma bancada e levar ao fogão (um procedimento do dia-a-dia) nestas 2 cozinhas e vc perceberá a diferença: A 2a cozinha é mais funcional.

AndrewGrintonsmallplacestyle

casaejardim

casaabrcoz_71

Uma pequena bancada entre a geladeira e a pia permite que você apoie os alimentos que acabou de retirar da geladeira. Assim como outra bancada entre a pia e o fogão ajuda a próxima fase de preparação dos alimentos. Na 2a. foto veja que a posição do microondas não é boa: abaixo da linha da cintura e agarrado à pia seu acesso é difícil.

aec-266-84-integracao05

apartamento-solteiro-4lojasKD

Ter acessórios bem acessíveis facilita muito na hora de preparar a comida. Para isso, use as paredes. Se houver forno separado do fogão e for possível colocá-lo mais alto (assim como lava-louças), permitindo abrir sem ter que se abaixar também facilita a vida. Na verdade, com o tamanho das cozinhas de hoje sabemos que é quase impossível o ambiente ideal. Mas organizar a cozinha tendo em mente as atividades que irá executar permitirá que vc consiga a cozinha mais funcional possível no seu espaço.E não esqueça que se tiver crianças e idosos na casa os cuidados com segurança e funcionalidade devem ser redobrados

fotos dos sites e blogs: lojasKD, CasaAbril, CasaeJardim, SmallPlaceStyle, ArquiteturadoImóvel, ApartmentTherapy, AcervodeInteriores e DecorHappy

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui