A maioria das dúvidas dos leitores do Simples Decoração tem alguma relação com as cores das paredes dos ambientes. Então, vai aí uma lista de dicas para lhe ajudar na hora de escolher as cores para sua casa/apartamento.

1) Normalmente a tinta depois de seca fica mais escura que a cor que você vê na lata e até nos mostruários. Portanto, ao escolher uma cor, pense em um tom mais claro.

2) Uma boa ideia é pintar uma área de mais ou menos 1 x 1 na parede com a cor escolhida e ver como ela se comporta de dia e de noite… Você pode ter  surpresas. A luz natural e a incandescente vão torná-la mais quente (amarelada) e a luz fluorescente vai torná-la mais fria (azulada). Lâmpadas Halógenas ou incandescentes modificam menos as cores que as fluorescentes e leds (que estão melhorando bastante, mas ainda modificam as cores).

Cores - 10 Dicas rápidas para escolher bem 1Cores - 10 Dicas rápidas para escolher bem 2

Isso não é o bastante: Na 1a. foto as amostras são pequenas, estão com pouca cobertura e muito juntas (a sensação de uma cor interfere na outra) e na 2a. foto, deve haver uma janela no lado esquerdo, logo, luz. Assim, as cores do lado direito parecem mais escuras, mas com a luz da noite tudo pode mudar.

3) Cores neutras são ótimas pois dão liberdade para usar cores mais vibrantes no restante da decoração. Usar só cores neutras, principalmente se elas não tiverem muito contraste (escuro x claro), faz o ambiente ficar monótono.

4) Os neutros, e muito especialmente o cinza, “nasceram” para enfatizar e sofisticar o uso de cores vivas, como o amarelo, o vermelho, o azul,  o verde… O cinza “quebra” o forte contraste entre o branco e o preto. Logo, se quer um ambiente em branco e preto, use cinza também.

5) Apesar de serem neutros, o branco e o preto dão sensações bem diferentes: Muito branco faz  um ambiente parecer maior, mas também muito frio, necessitando de cores quentes para torná-lo confortável e o preto traz uma sensação de “quente”, devendo ser usado com moderação.

Cores - 10 Dicas rápidas para escolher bem 3

O cinza “ameniza” o contraste do branco/preto

Cores - 10 Dicas rápidas para escolher bem 4

veja o quanto o cinza enfatiza o vermelho.

6) Branco brilhante não é uma boa solução para um ambiente escuro – Ele vai parecer cinza.

7) Se você pintar um ambiente muito bem iluminado pela luz do sol (ou uma área externa) com tons neutros muito pálidos eles vão ficar mais pálidos ainda. Tente uma cor mais viva.

8 ) Uma cor pintada sobre textura vai parecer menos luminosa que pintada em parede lisa.

Cores - 10 Dicas rápidas para escolher bem 5

9) Não adianta gastar um dinheirão naquela cor fantástica para uma parede se você não enfatizá-la com uma boa iluminação. Somente uma iluminação central no teto “chapa” tudo!

10) Para os moderados, uma boa matemática: 80 % de cores neutras e 20% de cores vivas torna um ambiente agradável e passível de mudanças com facilidade em termos de cor (é só mudar os 20% que vc muda tudo!) Quando você usa muito de uma cor viva em um ambiente, automaticamente fica preso à ela… Tudo tem que combinar com ela. Com a maior parte do ambiente em tons neutros isso não acontece.

Fotos dos sites e blogs: Toda Perfeita, AtelierinBox, ApartmentTherapy, BlogdoEdueTati, BravoBebe

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de uma dica de transformação de um aparador que tenho e que acho ultrapassado: as bases são em mármore bege bahia e o tampo de vidro. As bases tem o formato de um L. não querome desfazer mas não aguento mais a carinha demodê dele (rs)
    Me ajudem!
    Grata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui