Fiz uma seleção das melhores dicas para ambientes pequenos. Leia e aproveite:

1) Os novos apartamentos também diminuiram em altura, o que contribui para parecerem menores ainda e prejudica a ventilação e iluminação. Portanto, evite forro de gesso se o pé direito for ficar menor que 2,60m. Uma boa opção para iluminar  são os pendentes , trilhos com spots direcionáveis, luminárias de pé e mesa  – Caso deseje iluminação embutida, coloque sancas discretas nos cantos, mantendo o máximo de área sem rebaixo. Para banheiros, até 2,40 é aceitável. Se não tiver jeito, 12 cm é o mínimo que o forro deve ter – abaixo disso é difícil encontrar luzes embutidas.

2) Integre: Quanto menos paredes, maior o espaço parece ser. Mas cuidado: Nunca derrube uma parede sem a aprovação de um arquiteto. Um só ambiente pode ser Sala de estar, sala de jantar, sala de tv e home office. Esta é a tendência atual.

Sala de Estar-SimplesDecoracao

3) Use um só tapete, preferencialmente na área de estar. Tapete na área de jantar tem que ser tão grande (para não atrapalhar a movimentação das cadeiras) que,  em ambientes pequenos,  não funciona.

4) Use o máximo de móveis suspensos ou que permitam boa visualização do piso abaixo deles.

5) Crie “linhas” horizontais se o teto não for baixo. Com móveis, quadros, prateleiras… Prefira prateleiras/estantes baixas e compridas àquelas que vão até o teto.

6) Não divida o ambiente com móveis altos. Isso divide e dificulta a ventilação e iluminação natural.

divisoria-sala-de-estar-SimplesDecoracao

apartmentsmall8_rect5401SimplesDecoracao

7) Não polua estantes (principalmente altas) com um monte de objetos pequenos espalhados por elas. Tenha poucos e bons objetos decorativos.

8) Pinte o teto de branco. Sempre.

9) Use espelhos, mas nunca de forma que os assentos estejam voltados para eles. É desconfortável conversar ou jantar se vendo no espelho.

10) Prefira que os espelhos sejam voltados para uma vista bonita (interna ou externa).

apartmenttherapy72SimplesDecoracao

sala de estar jantar pequena SimplesDecoracao

11) Nunca compre um móvel, principalmente se for grande, sem avaliar se ele é realmente necessário e se cabe no ambiente.

12) Ilumine muito bem!

13) Use as paredes, mas não encha todas as paredes com prateleiras, quadros, etc, etc… Deixe espaço vazio nas paredes.

14) Escolha móveis retos e simples. Fuja dos sofás volumosos e dos móveis cheios de detalhes e cores (isso “ocupa” espaço visual)

15) Escolha móveis de múltipla função (mesa de centro e  assento, por exemplo) , ou que embutem outros móveis, empilháveis e extensíveis.

aparador-SimplesDecoracao

27-linhas-horizontaismdemulherSimplesDecoracao

16) Escolha móveis que você realmente vai usar diariamente (mesa de 6 lugares não tem sentido – nem cabem – no apartamento de 50m2 do casal).

17) Compre primeiro os móveis que ocupam mais espaço (sofá, cama, etc)  e indispensáveis. Depois vá comprando o restante. Não tenha pressa.

18) Livre-se sempre de tudo que não é usado

19) Dê o máximo de atenção à luz natural: Janelas grandes, cortinas leves e claras.

20) E, como sempre: Nunca se esqueça dos espaços vazios. Eles são super importantes porque é por eles que você se movimenta na casa. Quanto mais espaço vazio você tiver, mais o ambiente vai parecer maior.

Fotos dos sites e blogs: MdeMulher, AssimeuGosto, apartmentTherapy, ArquiteturadoImovel e CasaAbril

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui