Muitos leitores do Simples Decoração escrevem com dúvidas em relação à este assunto: Combinação de almofadas no sofá. Então, vamos falar sobre isso:

1) Sofá em tecido liso mas com cor NÃO neutra (que não é cinza, bege, cru..etc):

Decoração - Almofadas e sofá 1Decoração - Almofadas e sofá 2

 Neste caso, uma combinação que dá certo é a escolha de 1 ou 2 cores neutras do ambiente (na 1a. foto, o marrom do puff e o branco do piso), acrescentando ou não a própria cor do sofá. Nestas cores escolher algumas almofadas lisas e outras estampadas – floridas para um ambiente com toque feminino/descontraído ou listradas/geométricas para ambientes mais sérios ou masculinos.  Na 2a. foto, outra solução: as almofadas tem cores que combinam com a cor do sofá, um laranja quase vermelho. Por isso, as almofadas em vermelho e amarelo (as cores que formam o laranja). Um ambiente em cores neutras ganha mais vida com esta opção.

Decoração - Almofadas e sofá 3Decoração - Almofadas e sofá 4

Nas 2 fotos acima,  soluções  mais ousadas/descontraídas:  A 1a. usa cores também existentes no ambiente, mas NÃO neutras e a cor do sofá em estampas mais complexas. Na 2a. foto, as almofadas tem cores relacionadas à cor do sofá: azul, vermelho, lilás, magenta, roxo  e verde, que combina super bem (é complementar do magenta, logo, é realçado quando usado com ele).

2) Sofá liso em cor neutra:

Decoração - Almofadas e sofá 5Decoração - Almofadas e sofá 6

O sofá neutro e liso permite maior liberdade na escolha das cores e padrões das almofadas. Nas fotos acima, novamente  veja que as cores destas existem no ambiente – o que é uma garantia de harmonia. As almofadas da 2a. foto tem estampas floridas e geométricas, em composições simples e com poucas cores cada uma – praticamente todas neutras. Isso permite uma mistura maior de padrões diferentes.

Decoração - Almofadas e sofá 7Decoração - Almofadas e sofá 8

Sofás neutros, principalmente em ambientes também neutros, podem ter almofadas em cores vivas, que combinem entre si, lisas e/ou em estampas que tenham a ver umas com as outras. Estas cores podem existir ou não no ambiente neutro. Na primeira foto estampas geométricas em vermelho, laranja e azul (que ficam bem juntos) e na 2a. lisos e listrados em laranja, vermelho e branco (neutro).

3) Sofás estampados:

Decoração - Almofadas e sofá 9Decoração - Almofadas e sofá 10

Neste caso, há uma opção simples: Usar, em almofadas lisas, as cores da estampa do sofá, acrescentando ou não uma das cores existentes no ambiente. Se vc for mais ousado(a), use almofadas estampadas (prefira estampas simples) também com as cores dos sofá, acrescidas de outras, lisas, com uma das cores do sofá, como na 2a. foto.

As opções são muitas, mas observe que usar as cores do ambiente, em geral, garante o acerto na escolha.

Fotos dos sites e blogs: Decorati, Omovel, AchadosdeDecoracao, CasaCorSaoPaulo2012, AnIndianSummer, ApartmentTherapy  e CasaAbril

6 COMENTÁRIOS

  1. Não, muita gente tem! E entra no caso de Sofá liso em cor neutra… Almofadas com tons de marrom mais claros, azul, verde, vermelho, amarelo, todos ficam muito bem com sofá marrom escuro. Mas escolha aquelas que já existam no ambiente preferencialmente ou acrescente alguns pequenos objetos na cor que escolher para as almofadas .
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Simone!
    Como divisória vc pode usar, por exemplo: Biombos com aberturas (em metal ou não) ou estantes vazadas estreitas, que não ocupem tanto espaço e deixem passar a luz.
    Qto à luminárias, costumo sugerir, principalmente em ambientes pequenos, usar uma que “apareça” mais, normalmente na mesa de jantar e outra mais discreta (como um plafon) na área de estar. Mas se desejar chamar a atenção para as duas, sugiro que procure modelos que mesmo não sendo iguais, combinem entre si, tenham algo de similar ou igual (o estilo, cor, material, enfim), ok ?
    bjo
    rosana

  3. oi Ro eu quero decorar minha sala mas to com um problema ela é estar e jantar integrado tenho pouco espaço e queria fazer uma divisória usando alguma coisa a fim de que a luminária da mesa de jantar tenha destaque e a sala também tenha destaque mas como a casa é muito pequena acho que não vai ter espaço para a divisória vc acha que da para ter duas luminárias que se conversem e que as duas tenham brilho? se tiver alguma imagem em que isso aconteça pode por favor enviar para mim.

  4. Oi, Angelica,
    Como vc não falou a cor dos demais itens da sala, vou considerar somente o tapete, mas é importante observar que cor fica melhor tbém considerando as demais cores que possui.

    Cinza e preto são neutros, vc pode, na verdade escolher qualquer cor, desde que não seja escura demais, a não ser que seja preto. Cor fácil de combinar e que não fica pesado como o preto ficaria é o próprio cinza, prata e até branco. Acrescente mais 1 cor que goste (que pode ser azul, vermelho, amarelo… e use em diversos tons, acrescido de cinza e branco.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui