Eu trabalho em casa e sei o quanto é difícil, apesar de tão prazeroso, manter a rotina de trabalho, ser produtivo, quando tanta coisa pode distrair a gente. Por isso, aí vão 5 ideias, que uso e dão certo, para facilitar, decorar, organizar e tornar mais produtivo o seu cantinho de trabalho:

1) Escolha o local e o formato de acordo com a sua forma de ser:

Isso é: Se você precisa de silêncio e/ou se atrapalha com interrupções, crie seu ambiente de trabalho em uma área mais fechada e distante do ti-ti-ti da casa.

 Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 1

Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 2

Se isso não é possível, crie barreiras (estantes, biombos, etc) para ficar mais isolado(a)

Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 3

Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 4

Já se vc precisa ou deseja ver tudo que está acontecendo na casa e não tem problemas com interrupções, faça o contrário. Mas não se esqueça: tenha uma rotina de trabalho, um horário ou uma quantidade de horas diárias mínima e máxima para trabalhar e informe a todos sobre isso.

2) Busque o máximo de conforto

Não dá para trabalhar muito tempo sem que o corpo esteja confortável: Pense na melhor cadeira que puder comprar, em boa luminosidade (nem demais nem de menos – o ideal é que possa controlar),  na mesa compatível com o seu tamanho – seus pés devem estar apoiados, seus braços e joelhos dobrados em 90 graus sem “apertos”, a altura do monitor – se usar computador – igual à dos seus olhos com a cabeça em posição reta.

 Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 5

Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 6

3) Tenha tudo que usa à mão e organizado

Levantar toda hora prá buscar algo que usa sempre ou, pior, procurar porque não sabe onde está é super improdutivo. Se vc for daquelas pessoas bem organizadas, deixe à vista. Mas se tiver um tendência à bagunça (como eu, rs!) coloque em caixas ou opte por móveis fechados ou com áreas fechadas.

 Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 7

Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 8

Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 9

Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 10

4) Não confie em sua memória

Ter uma agenda à mão, e/ou um quadro com as atividades e compromissos é mesmo prioritário. Se for facilmente visível, melhor ainda.Eu tenho os 2 e ainda sou usuária compulsiva do post-it, que colo abaixo do monitor com aqueles lembretes super importantes que não dá para esquecer.

 Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 11

Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 12

Decoração - 5 sugestões para trabalhar em casa e ser feliz! 13

5) Separe (e cumpra) um tempo para relaxar, um horário para refeições, outro para exercitar-se e tempo para simplesmente jogar conversa fora, ver tv, ler um livro, ouvir música, ligar para um amigo, olhar a paisagem ou fazer outra coisa

Quando gostamos do que fazemos é normal esquecermos da vida e quando menos esperamos o dia acabou e fica aquele gostinho de “não vivi” que é bem triste. Não deixe isso acontecer. Posso dizer que os momentos em que tenho novas ideias criativas são, muitas vezes, aqueles em que não estou trabalhando. E atenção: NUNCA esqueça dos dias de descanso e respeite-os (Nem sempre eu faço isso, mas faça o que eu digo e não o que eu faço, ok ? rs!)

Fotos dos sites e blogs: NicetyLiveJournal, Alkemie, Shelterness, FourWallsAndARoof, Birch+Bird, CasaAbril,  HomeEdit, SmallPlaceStyle, TheBooAndTheBoy e CasaChaucha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui