Ter ou criar um ponto focal no ambiente facilita muito a decoração. Uma forma de criá-lo é realçando a parede que vc escolher que vai ser o ponto focal, ou porque tem um formato diferente, ou  alguma outra tem um formato diferente que não lhe agrada ou porque é onde está um objeto (um sofá, uma obra de arte, enfim..) que vc deseja valorizar, etc.

Então, como podemos realçar esta parede? Aí vão 7 dicas, algumas óbvias e outras nem tanto.

1) Pintar com cor diferente – Esta é bem óbvia, mas a cor deve ser escolhida com cuidado: Cores quentes e vivas (vermelho, laranja, amarelo) fazem a parede “pular” prá frente, parecendo mais próxima do que realmente é. Logo, em salas muito estreitas é melhor usar cores frias (azul, verde), a não ser que o ambiente seja tbém comprido – aí vc pode usar em uma das paredes menores. Há quem prefira contrastes fortes (como 1 parede vermelha e as demais em branco). Eu acho mais sofisticado o conjunto menos contrastante formado por uma parede em vermelho e as demais em cinza claro.  É importante observar a cor dos objetos que colocar nesta parede

 Decoração - 7 formas de realçar uma parede 1

2) Pintar de forma diferente – Você pode, usando ou não a mesma cor das demais paredes, enfatizar uma delas com texturas, listras, enfim, criar uma textura ou padrão na parede que deseja realçar. Decoração - 7 formas de realçar uma parede 2

3) Usar papel de parede ou tecido – Neste caso, a escolha vai depender do seu objetivo: Se deseja um realce suave, use tons diferentes da mesma cor das demais paredes e/ou desenhos simples e menos chamativos. Mas se quiser impactar, use cores contrastantes ou desenhos fortes.

 Decoração - 7 formas de realçar uma parede 3

Decoração - 7 formas de realçar uma parede 4

4) Usar outros revestimentos – Pode ser madeira, pedra, laminado, cerâmica, enfim, há uma enormidade de revestimentos! Cuidado sempre com a harmonia, a iluminação (para realçar tbém o revestimento usado) e o efeito que o revestimento vai causar na sensação do ambiente (vai escurecer ? Parecer mais baixo? Mais alto? etc). Pode ser somente um painel ou toda a parede.

 Decoração - 7 formas de realçar uma parede 5

Decoração - 7 formas de realçar uma parede 6

Decoração - 7 formas de realçar uma parede 7

5) Usar quadros e iluminação adequada para eles – Quadros bem escolhidos (usar o estilo e algumas das cores do ambiente é uma forma segura de harmonizar) acrescidos de boa iluminação são fortes pontos focais.

 Decoração - 7 formas de realçar uma parede 8

6) Usar prateleiras ou estantes com livros e/ou objetos bem escolhidos  – Novamente, uma boa iluminação ajuda muito. E não exagere na quantidade de itens: Deixe espaços vazios e se usar fundos contrastantes vai enfatizar mais ainda.

 Decoração - 7 formas de realçar uma parede 9

interiordesignideasBrown-white-living-room-665x499

7) Usar adesivos, desenhos ou stencil – Fuja do óbvio e, se possível, crie ilusões, de forma que os adesivos pareçam objetos, ou pareçam exercer alguma funçao, por exemplo.

 Decoração - 7 formas de realçar uma parede 10

Decoração - 7 formas de realçar uma parede 11

E vc pode misturar as idéias, como por exemplo, a última foto: Cor contrastante e adesivos fizeram uma composição bem original.

Fotos dos sites e blogs: ArquiteturadoImovel, Ivillage, HomeDesigning, MadebyGirl, HomeEdit, CasaAbril, KikaReichert, (um que não consegui achar o lugar de onde tirei), BrabourneFarm, BarbaraGroen, ApartmentTherapy e LivingWithWhite

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Valéria,
    Eu não sei de que é a loja, mas veja o seguinte: Se os produtos que vc vende já são coloridos, tenha cuidado com o acréscimo de cores vivas. Uma ideia seria fazer alguma pintura na parede (que pode ser geométrica pois é o mais fácil e vc mesma pode fazer, usando somente tintas preta e branco (os cinzas vc consegue misturando as 2) e fita crepe,começando com as mais claras, esperando secar e colocando as mais escuras, uma por vez.
    O ideal é que esse desenho fique bem vísivel a partir da entrada da loja.
    Se os produtos não são coloridos, aí sim vc pode usar cores vivas no desenho.Mas muito cuidado com a mistura. Muitas cores vivas juntas chamam muita atenção em um ambiente em preto e branco. O ideial seria misturar uma ou 2 cores vivas e tons de cinza por exemplo.
    Outras ideias relativamente simples: um painel ripado em madeira, caixotes de feira pintados presos à algumas paredes para colocar produtos (se for o caso), Painel adesivo ou adesivos, nichos coloridos, papel de parede, tecido colado à parede, enfim. Há muitas ideias e todas dependem do que vc vende, do clima que deseja que o ambiente tenha para atrair o seu público (mais descontraído? Mais sério?).
    Caso tenha interesse em uma consultoria para lhe ajudar, envie fotos de todas as paredes da loja (e também uma da entrada da loja) de forma que eu tenha uma boa ideia de como ela é. Envie para [email protected].
    Aguardo vc
    abs
    ROsana

  2. olá …. Preciso de ajuda montei uma loja com poucos recursos e todas paredes sao brancas inclusive a dos fundos já era com textura simples a placa com nome da loja é preta com escrito branco , queria algo bem legal pra fazer aqui na loja e barato
    movéis tbm sao brancos

  3. Oi, Kyvia!
    Vc pode pintar a cabeceira ou colocar roupa de cama e objetos que tenham cores vivas (se o papel for colorido, use as cores dele). Isso deve ajudar.
    bjo
    ROsana

  4. Olá, preciso mt de uma ajuda
    Pintei meu quarto todo de uma cor bem clara, quase Branco.
    E na parede que fica a cama eu coloquei um papel de parede, o problema é que a cabeceira da cama é de mdf Branco e o papel de parede tbm é claro. Ou seja, ficou praticamente tudo do mesmo tom. Sendo que o papel não destacou sabe? Acho que ficou desvalorizado.
    Quero mt dá um up e valorizar meu papel de parede. O que eu faço ?
    Por favor
    Me ajude

  5. Oi, Fernanda!
    Obrigada!
    Sim, realmente o laranja (ou qquer cor quente) pode fazer isso, mas vc pode diminuir este efeito pintando somente uma parte da parede e não toda ela. Por exemplo: Na área onde está o sofá (marrom combina com laranja) e dos lados, ou manter as paredes brancas ou colocar um off white tendendo para o bege, bem clarinho. Outra idéia é pintar a parede de um laranja que não seja extremamente vivo e encher esta parede de quadros com fundo branco e molduras em bege, branco, azul, enfim… diminuindo a área visível pintada em laranja, entende?
    bjo
    Rosana

  6. Oi Rosana, quero dizer que adoro esse site e suas dicas sao otimas. Parabens!!!
    Bom, mesmo com todas as dicas tenho dificuldades e tambem medo na hora de decorar. Moro em um apartamento de 55m e minha sala é muito pequena. Gostaria de dar vida a essa sala pintando uma das paredes, mas nao sei qual cor usar. Gosto muito da cor laranja, mas tenho medo dessa cor ” pular” pra frente como voce disse e dar a impressao de ser ainda menor. Tenho um sofa marrom escuro, piso capuccino, cortina clara e as paredes brancas. Gostria de uma ajuda.
    Um grande abraço.

  7. Oi, Greycy,
    Se a sala é bem clara, vc pode fazer sim um parede mais escura (sugiro o cinza de médio para escuro) e as demais brancas e pode colocar nela quadros em branco e preto e mais uma cor do seu agrado q pode usar tbém na cozinha (vermelho, laranja, amarelo, são boas opções).
    bjo
    Ro

  8. OI gata, eu acabei de me mudar e a minha sala e pequena a cozinha mais ainda e o que separa uma das outras e uma meia parede a mesa de jantar fica na sala nao tenho sofar so um jogo de cadeiras brancas e minha cozinha tem acessorios brancos com preto queria pintar a casa de branca e queria fazer uma parede preta ou cinza escura, nao sei se vai ficar bonito pq como ja disse e pequeno mas e bem claro, me ajude..

  9. Oi, Shaianny,
    Todas as paredes são laranja ? Se forem, como esta cor é muito viva, acho que vc deve investir em móveis e itens grandes (sofá, tapete, etc) em cores neutras (bege, branco, cinza, marrom…) e nos itens pequenos (almofadas, objetos) vc pode colocar um pouco de cor, que pode ser: bege+azul+cinza OU marrom+azul+amarelo, OU bege+vermelho… bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui