O que decoração tem a ver com saúde? TUDO! Selecionei  alguns cuidados e escolhas que você deve ter na hora de decorar. Assim, sua casa vai ficar mais bonita e saudável!

– Antes de comprar ou alugar um imóvel observe se a luz do dia ilumina bem, principalmente os quartos. Você vai ganhar em saúde e economizar na energia elétrica.

– Fique atento aos inúmeros lançamentos de tintas e outros produtos sem cheiro, anti-ácaro, etc. Vale a pena investir. Papéis de parede laváveis tbém são uma boa idéia.

Decoração e Saúde 1

aec281-108-cumaru envelhecido

– É claro que todo ambiente limpo, arejado e bem iluminado pela luz natural faz bem à alma e ao corpo. Mantenha as janelas abertas na maior parte dos ambientes, principalmente pela manhã.

– Escolha objetos e móveis fáceis de limpar. Não entulhe sua casa com objetos que só servem para acumular poeira.

– Persianas de alumínio e madeira são melhores que cortinas, principalmente para os alérgicos (pois acumulam menos pó e são fáceis de limpar). Fique atento(a)  aos novos materias repelentes de poeira.E se preferir cortinas, escolha tecidos leves, sem forro, fáceis de lavar e modelos que não sejam volumosos.

Decoração e Saúde 2

Decoração e Saúde 3

– Evite carpetes cobrindo todo o piso.Há diversas opções de revestimento de piso com tratamento contra ácaros. Cerâmicas, laminados,  vinílicos e tapetes de algodão são melhores para alérgicos.

– Livros? Mantenha a maioria em armários fechados.

– Lustres cheios de detalhes acumulam poeira e são difíceis de limpar.

– Prefira tapetes, travesseiros, almofadas, colchões e roupas de cama em geral antialérgicos e/ou com tratamento anti ácaros. Não esqueça de observar o estado interno dos travesseiros e almofadas: Manchas e odores desagradáveis ? Troque o recheio e/ou a capa interna. Troque frequentemente as capas externas das almofadas: Sua casa vai parecer diferente e vai estar mais limpa. Outra boa idéia: Colocar a roupa de cama no sol, logo de manhã. Acaba com os ácaros!

Decoração e Saúde 4

Decoração e Saúde 5

– Troque cobertores de lã por edredons e evite bichos de pelúcia.

Limpeza (que também é saúde!)

– Ventiladores e ar condicionados devem ser limpos frequentemente.

– Troque a roupa de cama semanalmente. Cuidado com produtos amaciantes, pois podem causar alergias nos mais suscetíveis.

– Evite produtos de limpeza tóxicos ou com cheiro forte. Use mais aspirador que vassoura.

– Animais em apartamentos devem ser mais observados e limpos ainda. Evite animais na cama, nos sofás, etc.

– No banheiro, mantenha a janela aberta para não acumular vapor. Se não houver janela e for possível, deixe uma fresta da porta aberta. Prefira toalhas que funcionem à toalhas lindas que não secam bem.

– É de uso, no mínimo, mensal e você não se usa faz mais que 6 meses ? Doe, recicle, enfim, livre-se.

– Sapatos devem ser limpos antes de guardados.

– Mora em casa? Atente para a frequência de limpeza de caixas d´agua e gordura. Em apartamentos também é bom ficar de olho se o síndico está fazendo as limpezas com a frequência devida.

– Não esqueça da troca dos elementos filtrantes dos filtros de água. Todos tem uma frequência de troca que deve ser respeitada.

– Não esqueça, de vez em quando, dê uma olhada naqueles “cantinhos escondidos” da casa.

Fotos dos sites e blogs: ApartmentTherapy, CasaAbril e Alkemie

5 COMENTÁRIOS

  1. Nossa! Que post bacana, Rosana!
    Fiz minha revisão para ver se estou me saindo bem como diva do lar atenta á saúde da família, e acredito que seu post é leitura obrigatória para quem quer mais que uma casa bonita e organizada. A saúde está, sim, em primeiro lugar! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui