Se você pretende decorar sua casa em um estilo qualquer, principalmente os antigos, deve ter muito cuidado para não exagerar na dose. O ideal é manter o pé no presente e sinalizar com alguns elementos chave a sua preferência. Vamos ver como?

 Como decorar a sala em um estilo sem parecer forçado 1

Como decorar a sala em um estilo sem parecer forçado 2

Tudo bem que vc adora o estilo provençal. Ele é romântico, delicado, tem cores em tons delicados, estampas florais,Toile de Jouy, listras, adornos femininos… Quase tudo do que há nas 2 fotos acima. Mas veja que o primeiro ambiente é pesado e dá a impressão de um museu do provençal… não tem nada que o coloque na atualidade. Ao entrar em uma sala assim as pessoas em geral sentem estranhamento. E se o restante dos ambientes não seguirem o estilo é estranho…mas tbém é se seguirem!  Já no 2o., diria um estilo provençal atualizado, leve, com detalhes que mostram que ele está nos tempos atuais (os vasos na mesa são bem atuais).Ninguém se sente estranho em uma sala assim, além disso, o restante da casa não fica tão “amarrado”.

Veja mais 2 exemplos:

Como decorar a sala em um estilo sem parecer forçado 3

Como decorar a sala em um estilo sem parecer forçado 4

A decoração rústica tem como características a presença de texturas, o acabamento “grosseiro”, o uso de elementos naturais, presentes nos 2 ambientes acima. Mas veja novamente, a leveza e a inclusão de objetos fora do estilo (como a luminária) da 2a foto. Uma característica dos tempos atuais é esta “liberdade” em incorporar elementos atuais, seja qual for o estilo que você usar. Então, use esta liberdade e traga para sua decoração os elementos do estilo que lhe agrada, mas mantenha-se no presente. Sua casa vai parecer mais real.

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom o post, Rosana!
    É verdade que muitas de nós vive de amores pelo estilo provençal, por exemplo. Navegando pela blogosfera eu sinto como se ele fosse uma unanimidade. As blogueiras sempre postam as imagens que, para elas, seriam ambientes ideiais. Mas olhando bem, a gente percebe que estão deslocados do nosso tempo, de nossa realidade. Com esse post você mostra que é possível aderir a essa paixão por estilo decorativo sem parece antiquado. Ponto pra você! =)

    Beijos,
    Lidi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui