Eu recebo muitos e-mails e comentários de pessoas que, como a Débora, que escreveu o abaixo, fica assim, sem ideia, na hora de escolher a cor do tapete, do sofá… A Débora falou assim:

“Tenho uma sala com cozinha americana… As paredes cor porcelana, e uma única de cinza (meio escuro). Na parede cinza fica o home, um painel para a parede toda, cru com ranhuras marrom, cinza… e têm nichos e contorno pretos na parte de baixo.
A parede onde vai ficar o sofá é onde estão as banquetas pretas da cozinha americana. O chão é laminado na cor cru com tons mesclados de cinza, e um quase marrom. E a cortina de fora a fora também é cru. Fiz tudo muito claro com medo de errar.
E agora estou na maior dúvida de que cor deve ser o sofá e a mesa. Será que você pode me ajudar?” 

Bem, cru, cinza, bege… são cores que tem variações de tons enormes, e não tenho muita ideia de como é o espaço… então, simplificando, minha ideia básica do espaço e da distribuição das cores no ambiente fica assim :

combinando1

Parede do rack

combinando2

Acontece que esta base é totalmente neutra! quer dizer: os grandes elementos paredes, pisos, cortinas… tem cores neutras (cinza, branco, cru…). E eu sempre respondo: “Com uma base neutra você tem grande liberdade para escolher as cores dos demais elementos!” E vou mostrar aqui somente 3 opções das milhões possíveis com esta base:

1) Vamos dizer que a Débora gostaria de um sofá vermelho, uma cor quente

combinando3O bege café com leite nas cadeiras e almofadas e o cinza mais escuro (que usei para o tapete) são neutros com mais contraste que os neutros da base e ficam super bem com o vermelho, além de não sobrecarregar o ambiente pequeno com cores. A mesa tem uma madeira mais escura, em tons avermelhados. Aí é “só” salpicar (com algum critério) estas cores  pelo ambiente, em almofadas, lisas ou estampadas, quadros e objetos, tanto na área de estar como na de jantar. Garanto que fica legal! Olhe uma ideia similar a esta (em termos de cores!)

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 1

2) Mas vamos dizer agora que a Débora quer um sofá verde (cor oposta – ou complementar – ao vermelho):

combinando4Usei agora tons de cinza e  de terra, que ficam ótimos com o verde. Troquei a mesa por uma com pés em preto (para combinar com os pretos do painel) e tampo em vidro (para ficar mais leve). E as cadeiras com assento em verde tbém. E se você pensar bem, na verdade os tons usados no primeiro exemplo também ficariam bem com o sofá verde, sabia ? Novamente uma seleção de cores que não vai sobrecarregar o ambiente. Veja uma foto similar a esta ideia de cores:

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 2

3) Mas a Débora é indecisa e agora preferiu ficar com um sofá neutro também:

combinando5

Não há problema! Vamos usar mais cores vivas porque com o sofá neutro temos mais liberdade ainda para colocar cor! Então, que tal um lindo tapete listrado em azuis, verdes, cinzas e beges ? E já que estamos usando este tapete, vamos salpicar suas cores pelo ambiente ! E podemos acrescentar um tom terroso, um laranja “amarronzado”, para dar uma aquecida nestas cores frias, certo ? E outra foto similar em cores a esta ideia:

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 3

Bem, espero que vocês tenham entendido, mas o que quero mostrar é que com a base neutra é mais fácil combinar: a partir da escolha do maior item (no caso da Débora, o sofá) escolha um conjunto de cores que combinem bem com ela e acrescente as cores já existentes no ambiente. Se escolher o sofá com cor neutra também, vc pode usar um outro item (eu usei o tapete no 3o. exemplo) mais colorido e daí usar as cores dele para compor sua paleta de cores para todos os demais elementos do ambiente.

(Fiquei tão doida procurando fotos similares que esqueci de guardar a fonte. Quem souber, me avisa que coloco os créditos)

345 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Danielle,
    O móvel pode ser em madeira que não seja escura demais, a mesa de jantar pode acompanhar no mesmo material. O aparador tanto em vermelho qto amarelo ficará bem (eu prefiro o amarelo com o azul do sofá). Acrescente objetos nestas cores + lilás e laranja, por exemplo, q sua casa vai ficar bem alegre e cheia de vida!
    bjo
    Rosana

  2. Olá Rosana…
    È que eu estou montando minha sala agora
    Meu sofá é marrom escuro meu painel é preto com ciliego , que cores posso usar para almofadas , carpete, cortinas e decoração.
    Sendo que o meu piso é cor branco com preto.
    Desde ja agradeço
    (OBS: e-mail invalido, exclui o meu)
    Suzielle Fogaça

  3. Ola querida,
    por favor podes me ajudar,,
    minha sala e piso branco sofa branco, mesa vidro preta com cadeiras em laka preto e cinza, qual a cor de tapete poderia usar para colocar no ambiente da sala de estar, deveria colocar tapete também na sala de jantar que cores combinariam? ainda não comprei almofadas , tenho alguns quadros em azul e vermelho, preto e branco, mas anda não coloquei nas paredes porque acho que não combinam. se preferir posso te enviar uma foto da sala p ficar mais fácil.
    obrigada
    bjss

  4. OI ROSANA ,
    PRECISO MUDAR A CARA DA MINHA SALA ,ESTA TUDO MUITO NEUTRA.
    A SALA É CONJUGADA O SOFÁ É BEGE CLARO E A MESA DE JANTAR É TABACO COM VIDRO E CADEIRAS DE MADEIRA COM ESTOFADO NUM TOM BEGE MAIS ESCURO.QUAL A COR DE CORTINA E OUTROS DETALHES DEICHARIAM ESTE LUGAR + ACONCHEGANTE E AO MESMO TEMPO DELICADO.

  5. Olà,tdo bem?
    Estou de mudança e minha sala de estar està com um tom ,puxando para um lilàs claro,e meu sofà é bege claro,e minha dúvida é qual
    cor devo comprar p o Rack,Tapete,al
    mofada,
    sendo
    q o piso da casa é ardósia e a sala de jantar q està dividida pela porta balcão e està na cor verde !!

  6. Oi, Fabiana!
    Para manter a neutralidade (fora a parede turquesa o restante é neutro) e permitir mais cor nos objetos, quadros, almofadas,as cortinas poderiam ser neutras tbém. Como o sofá é preto, eu colocaria as cortinas em cinza claro. O tapete depende tbém da cor do piso, que vc nao informou, mas poderia ser, por exemplo, listrado em marrom, bege, cinza, azul turqueza (em menor quantidade) e nos objetos e almofadas vc poderia colocar estas mesmas cores acrescidas de algo em laranja ou amarelo para contrastar com o azul.Se quiser o tapete em uma só cor, poderia ser um bege ou marrom ou cinza médio.
    bjo
    Rosana

  7. oi, Muniky!
    Combina e muito! Eu adoro preto ou cinza com amarelo. Na verdade, gosto mais ainda do cinza com amarelo. Mas combina sim!
    bjo
    Rosana

  8. Boa tarde!!
    Primeiro gostaria de parabenizalos pelas dicas; e aproveitar para pedir uma sugestão, minha sala de estar no momento está com as paredes todas brancas, meu rack é marrom c/preto, tapetes e cortinas bege, 2 sofás marrons e um vermelho, minha dúvida é… Gostaria de trocar a cor das paredes e a parede que fica o sofá vermelho gostaria de destacar de alguma forma. O que me sugere? Desde já agradeço a atenção.

  9. Olá Rosana,
    Estou montando minha sala q é retangular numa medida de 5x3m….meu sofá é na cor azul (velujeans, paredes brancas, piso areia, cortina branca. Q cor coloco no rack, ou estante home theater? E na mesa de jantar? Posso colocar um aparador pequeno na cor vermelha ou amarela na parede continua a sacada, q vai para os quartos, e faz parte da sala de estar?
    Obrigada Daniella

  10. Olá Rosana,

    Adorei as dicas!!! Preciso de uma ajudinha.

    A minha sala é pequena e compõem-se de um sofá preto reclinável de 3 lugares, um painel de parede todo branco com madeira em cerejeira e detalhe em vidro, uma mesa em vidro retângular com 6 cadeiras em branco com os pés em tabaco. Gostaria de saber que cor de tapete e cortina comprar e quais cores de objetos de decoração usar. Lembrando que a sala é toda branca com uma parede em azul turquesa onde fica o painel. Gostaria de colocar algumas almofadas no sofá.

  11. Oi, Sabrina,
    Todas as cores que vc informou são neutras, portanto, vc pode acrescentar uma cor mais viva em uma das paredes e deixar o restante em branco ou um off white bem claro. Ou então, manter a neutralidade com um off white tendendo para o bege. E o tapete, como o sofá é marrom, sugiro um bege claro Ou então um estampado ou listrado que tenha marrom, bege, e mais uma ou 2 cores de sua preferencia, mais vivas (como azul e verde, ou vermelho e laranja..etc). acrescente objetos nestas cores mais vivas pela sala.
    bjo
    Rosana

  12. Marcia,
    Com tanto vermelho nas paredes, o ideal é que os móveis sejam em cores claras e neutras, como branco ou cinza. O tapete depende tbém da cor do piso, que não sei, mas um cru ou bege, assim como as cortinas, diminuiriam o impacto das paredes em vermelho. Vc pode tbém acrescentar quadros em cores claras e leves nas paredes.
    bjo
    Rosana

  13. Oi, Katrin,
    Pode ser azul turquesa ou azul bic, que ficam bem com roxo, verde claro e pink.Outra cor seria um verde oliva vivo.
    bjo
    Rosana

  14. Oi Rosana !!

    Adorei as dicas , mas como todas preciso de ajuda !!!

    Acabei de comprar minha casinha e estou com duvidas para montar minha sala , as paredes estam todas brancas e piso é bem claro um branco também , mas comprei meu sofá marrom com almofada de um lado marrom e outro meio florido cru com marrom meu rack e mesa de centro é bem neutro um ton de casca de arvore !! minha cortina comprei branco mas estou querendo pintar as paredes e comprar um tapete mas não sei o que faço em relação a cor !!! Me ajude ???

  15. olá Rosana!

    minha sala é pintada de erva verde e tem uma parede pintada de roxo e meu tapete é rosa pink…qual cor poderia colocar meu sofá? lembrando que não quero cor neutra pro sofá,quero cor mais viva!

    obrigada!

  16. gostaria de saber como decorar minha sala tenho uma parede riscada branca com vermelho e as outras trez em vermelho teto e aberturas brancas nao tenho nenhum movel nem tapete nem cortina ficaria muito feliz se me respondese

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui