Virou moda a cozinha parecer mais um corredor que uma cozinha de verdade, não é mesmo? Então, como tirar o máximo desta situação?

1) Como já falei na página Guia Cozinha, este é um ambiente de trabalho. Logo, deve ser organizado para ser o mais funcional possível, seguindo o chamado “Triângulo de Trabalho” (que neste caso vamos chamar de “linha de trabalho” devido ao espaço) que é a sequência GELADEIRA – PIA – FOGÃO.  Como assim?

02-cozinha-e-lavanderia-integradas-bonitas-e-praticas

05-apartamento-pequeno-estante-divisoria

Estas 2 cozinhas seguem a sequência: Primeiro, o mais perto da entrada da cozinha possível, a GELADEIRA (para acesso rápido de todos sem atrapalhar quem trabalha). Depois a PIA e depois o FOGÃO. É super importante que haja bancada (como na 1a foto) dos 2 lados da pia, para apoio dos alimentos que vem da geladeira e das panelas que saem do fogão. Isso facilita a sua vida.

Se esta distribuição não for possível, tente não ter o fogão ao lado da geladeira ao menos (quente perto de frio, atrapalha o funcionamento dos 2!).

2) Use as paredes com armários aéreos (superiores), ganchos, escorredor de parede ou embutidos nos armários superiores, enfim, use as paredes! E atenção que os armários superiores são mais estreitos que os inferiores, principalmente se há armário acima da pia (vc quer bater com a testa no armário quando estiver lavando os pratos?) . Além disso, analise se precisa mesmo que os armários vão até o teto – ainda mais se for alto – vc tem tanta coisa que não usa todo dia que valha o investimento?

shelternesskitchen-rails-storage-ideas-18rosenbaumcombrlardocelar3

3) A cozinha recebe pouca iluminação natural ? Use bastante cor clara e deixe o colorido mais forte e/ou escuro para os detalhes. A cozinha vai parecer maior e não vai ser escurecida  e vc vai gastar menos energia. Se for possível, coloque um espelho que reflita a luz de outro ambiente.

4) Se quiser dividir a área de serviço da cozinha, faça como abaixo: Use materiais translúcidos para que a luz da janela chegue à cozinha e não leve a divisória até o teto, para manter a circulação de ar.

revista-minha-casa-janeiro-apartamento-falta-espaco-planejamento_04

5) Mas não adianta que cores claras não iluminam ambiente escuro. O que ilumina é iluminação farta, bem escolhida e bem colocada: Lâmpadas fluorescentes com luz branca ou amarela na iluminação geral e luz amarela na de tarefa (as lâmpadas que vc deve por abaixo dos armários superiores e, se houver, sobre a bancada de refeição. As fluorescentes fazem menos sombra e as luzes amarelas mostram melhor as cores.

 radardecoracaoDaliaTamlerimage014

Fotos dos sites e blogs: RadarDecoracao e  CasaAbril

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Janceane,
    São a melhor opção em lâmpadas. Mas atente para usar lâmpadas brancas frias para a iluminação geral (a central do ambiente) e brancas quentes (aquelas mais amareladas) para a iluminação acima do fogão e pia, pois estas lâmpadas mostram melhor a cor real dos alimentos.
    abs
    ROsana

  2. Oi, adorei as dicas. A cozinha do meu apt é exatamente como a do item 4 e meus armários estão muito parecidos… rs Agora tenho muita dúvida em relação a iluminação, tenho pensado em usar as lâmpadas led… o q vc acha?!

  3. Oi, Patricia,
    A 4a. foto (com portas em vermelho) foi retirada do site do Rosenbaum no Lar Doce Lar (http://www.rosenbaum.com.br/lar-doce-lar/) neste endereço: http://www.rosenbaum.com.br/lar-doce-lar/48-familia-rodrigues-itaim-paulista-sp/

    Já a foto do item 4 foi retirada da Casa.abril.com – Revista minha casa – neste endereço: http://casa.abril.com.br/materia/apartamento-de-36-m2-dribla-a-falta-de-espaco-com-muito-planejamento
    bjo
    Rosana

  4. oi, Juliana!
    Concordo com vc, é verdade. Mas neste caso é isso ou ficar com uma cozinha escura e sem circulação de ar, correto? Infelizmente criaram-se estes ambientes absurdos… como a “cozinha corredor com área mínima onde há o único ponto de ventilação”… Fazer o que ?
    bjo
    rosana

  5. Olá Boa tarde!
    Sobre o comentário número 4: usar materiais translúcidos e não levar a divisória até o teto.
    Dessa maneira quem entra na cozinha poderá se deparar com uma roupa íntima pendurada secando e caso cozinhe algo com fritura a gordura vai toda para a roupa limpa que está secando!
    bj

  6. São lindas as cozinhas mas a foto 4 ea 5 são meus sonhos de consumo pois acho estravagante cozinhas escuras ,acho que abusaria muito rapido

  7. Boas dicas! minha futura cozinha é daquelas tp galeria, tive bom aconselhamento da lj de sob medida, td igualzinho ao q vc nos passou! bjo!

    vivadecorativa.blogspot.com.br

  8. Oi, Ane,
    Segundo a reportagem da Casa Abril, de onde tirei esta foto, os armários são da Itatiaia. Veja em http://casa.abril.com.br/materia/cozinha-e-lavanderia-integradas-bonitas-e-praticas
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui