Infelizmente, mais uma vez, vou fazer um post inspirada pela dor de uma tragédia.

Meu objetivo ao criar este blog foi trazer informações fáceis de serem entendidas e úteis, relacionadas à arquitetura, decoração e design de interiores. A segurança de um ambiente tem muito a ver com estes assuntos. 

Então, vou falar sobre o que vc pode fazer para ajudar a evitar que este triste acontecimento que abalou a todos aconteça novamente.

1)  As exigências do Corpo de Bombeiros variam dependendo do Estado. Muitas delas seguem, no geral, as Normas criadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Por exemplo, a norma que estipula como devem ser as saídas de emergência é a NBR 9077. Normas são técnicas, difíceis de entender. Por isso, ao pensar em ter um estabelecimento comercial, o proprietário deve – por lei – seguir as exigências do Corpo de Bombeiros de sua cidade, desde o projeto do estabelecimento.

2) Mesmo depois da emissão do alvará é necessário manter em boas condições os equipamentos necessários à segurança (como os extintores), treinar os funcionários para caso de incêndios e outros acidentes, respeitar os limites de público, requisitar a autorização do Corpo de Bombeiros para eventos que possam trazer riscos, certificar-se de que mudanças no ambiente, instalação de revestimentos, decoração, enfim, modificações, não criarão situações perigosas (a simples instalação de cortinas em tecidos comuns diminui – e muito –  a segurança de um ambiente)

3)   Qto a nós todos, usuário de estabelecimentos comerciais: É difícil entender uma Norma Técnica, mas nossos instintos sempre percebem algo errado se estivermos atentos! Algumas coisas são óbvias demais para não se perceber que há algo errado, se prestarmos atenção. Vou usar somente 1 exemplo óbvio na Boate Kiss:

como-foi-acidentev2_620

Desenho retirado do G1, mostrando a planta da Boate Kiss – Não precisa ler qualquer norma para ver que só uma saída (que tbém é entrada…) em uma área tão grande, com tanta gente, é uma armadilha em caso de incêndio. Segundo a norma 9077, pelo que entendi, deveria haver 2 saídas no mínimo, sinalizadas, com fácil e rápido acesso (menos de 10m de distância para qquer pessoa dentro do recinto). Além disso, a porta deveria abrir para fora e estar desimpedida, o que não sei  se acontecia neste estabelecimento.

4) Vai contratar uma casa de festas ou similar ? Conheça o lugar, pergunte sobre saídas de emergência, extintores, treinamento, alvará… Percebeu algo estranho ? Não faça a festa neste lugar, se achar conveniente, informe ao proprietário porque não vai fazer e se achar que é o caso, Denuncie!

5) Achou algo estranho em um estabelecimento comercial que frequentou ? Denuncie, informe-se, não frequente o lugar e chame a atenção de todos que puder.

6) Te exigiram propina prá “não ver” os erros que seu estabelecimento possui ? Denuncie ! Se tem medo de denunciar e prefere pagar a propina – triste decisão… Mas, mesmo assim, aja! – descubra o que está errado, conserte e denuncie anonimamente. Fale com os meios de comunicação: eles estão loucos para manter este assunto no ar!

Aproveitem este momento em que todos estão de olho nestas questões e façam barulho!

Não deixem que quase 250 meninos e meninas no início da vida tenham morrido em vão! Isso é o que podemos fazer: Dar algum sentido útil para estas mortes absurdas e sem sentido.

Depois da tragédia da queda dos prédios no Rio de Janeiro o Conselho Regional de Engenharia intensificou a fiscalização em obras no centro da cidade (só no centro, infelizmente!). O número de denúncias de irregularidades é cinco vezes maior do que antes dos desabamentos.

Não podemos confiar cegamente (infelizmente) que os responsáveis por nossa segurança (e são muitos!) em um estabelecimento comercial estão fazendo corretamente o seu trabalho. Nem no fato de existem leis que deveriam ser respeitadas, porque, afinal, todos sabemos que inúmeras vezes não são.

Temos que observar, denunciar, exigir. É esse nosso papel como cidadãos, principalmente em um país com muitas leis e o dobro de formas de não cumpri-las.

Vamos correr o risco de acordar outro domingo e ver, horrorizados, o que vimos neste último e dar graças a Deus que não foi com nosso filho ou filha até quando ? Até quando for ?

Onde denunciar: Disque Denúncia , Corpo de Bombeiros de sua cidade

Leiam tbém:

 http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/ao-entrar-numa-casa-noturna-saiba-como-verificar-se-o-local-e-seguro.html

 http://paulooliveira.wordpress.com/2013/01/28/com-o-perdao-da-palavra-neste-momento/

http://arquitetandoideias.blogspot.com.br/2013/01/tragedias-anunciadas.html

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Janaína,
    Concordo totalmente com vc. Exceto em uma coisa: Nós temos ótimas normas. Infelizmente, como vc percebe facilmente, elas não são cumpridas. Por isso foquei o post na necessidade de que nós estejamos atentos e principalmente que denunciemos esta situação. Esta casa de festas por exemplo, denuncie, Janaína. Graças a Deus nada aconteceu com vc, sua família e amigos, mas um dia pode acontecer com outros. O Disque denúncia não recebe somente denúncias de crimes. Ele encaminha denúncias de qquer tipo. É o que está escrito lá na página deles (http://www.disquedenunciape.com.br/denuncie.php).
    Obrigada, viu ?
    Um beijo
    Rosana

  2. Não se preocupe não, Janaína que eu sou igualzinha. E nem precisa ter muita gente. Cinema, por exemplo, eu sempre olho tudo antes de apagarem as luzes.
    Se é loucura, é daquele tipo que nos afasta dos perigos…
    bjo
    Ro

  3. Vou te confessar uma coisa, sempre quando entro em lugares com mta gente, eu já fico olhando onde tem saídas de emergência e já elaboro na minha cabeça uma maneira de chegar até ela caso aconteça alguma coisa, ai ai… doidinha! Mas, é em situações tristes como esta que aconteceu que vemos o quão essas doidices são importantes, né?

    bjo!

  4. Na amadrugada de sábado para domingo, enquanto estava acontecendo o incêndio estava com minha família em uma festa de formatura. Quando vi as imágens no domingo fiquei horrorizada. Caso algum acidente tivesse ocorrido no local da festa onde estava, provavelmente muitos teriam morrido pois o salão era no segundo andar, com apenas uma porta, sem janelas, o palco no final do salão e muitas pessoas. Infelizmente só pensamos depois do ocorrido…Neste momento me solidarizo com aquelas famílias que perderam pessoas tão queridas que estavam apenas começando a viver. Não sou da área de construção mas penso que nosso país precisa de normas e ficalização para que sejam cumpridas pois os problemas identificadas na casa noturna pode ser constatados em igrejas, mercados, departamentos públicos, cimemas…Realmente espero que um dia a prevenção possa vir antes, mesmo que isso gere um custo a mais para o empresário, que é infinitamente menor que as tragédias decorrentes da negligência. Gosto muito do seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui