Uma coisa é certa: Se vc decorar a sua casa lindamente e não pensar na iluminação vai desvalorizar bastante o que investiu. O ambiente pode ficar ótimo de dia, se for bem iluminado naturalmente, mas à noite, com somente uma lâmpada central… pense bem: Você já viu foto de ambientes desta forma ? Perca um tempinho e conte quantos pontos de luz vc vê nas salas abaixo:

02-responsabilidade-social-na-casa-cor-mato-grosso-2012a

nicetyDOTlivejournal544818a

decoist66untitleda

Se perdeu nas contas? Vou lhe ajudar, mostrando só as mais óbvias:

02-responsabilidade-social-na-casa-cor-mato-grosso-2012  nicetyDOTlivejournal544818 decoist66untitled

Não estou falando que vc precisa de um mundaréu de pontos de luz! Ainda mais se seu ambiente é pequeno, não há necessidade disso!

Na verdade, vc precisa de iluminação para 3 funções diferentes:

1) Iluminação geral direta e/ou indireta – É aquela que acendeu, a luz se espalha pelo ambiente de uma forma homogênea (ou quase), de forma que vc veja bem tudo (conforto e segurança são as palavras).  O que acho legal é misturar a direta e a indireta (que é aquela em que por exemplo, a lâmpada está voltada para o teto e a luz volta do teto para o ambiente, entende?)

 radardecoracaomg_

Iluminação geral indireta

2) Iluminação de tarefa – Aquela que vc liga para fazer determinada atividade: ler, jantar… Aqui também deve-se pensar em conforto e segurança).

3) Iluminação de destaque – Aquela que existe para realçar alguma coisa: Um quadro, uma parede, um detalhe arquitetônico interessante, o forro, a cortina… Aqui o que importa é o “clima” que vc deseja despertar. Nem sempre é luz prá toda hora, pode ser como o vestido de festa: Vc usa em momentos especiais.

revista-casa-claudia-abril-solucoes-apartamentos-pequenos-10revista-casa-claudia-maio-papel-parede-modelos-02

Iluminação de tarefa  e de destaque na cozinha e (fato engraçado que percebi agora) um spot que com certeza foi colocado antes do split…. E na foto ao lado, uma sutil (quem disse que precisa ser espalhafatosa?) e linda iluminação que destaca o papel de parede.

 Quantos pontos de luz colocar para cada um das funções é vc quem decide, observando conforto, segurança e o clima que deseja (não esquecendo o bom senso: Se não quer ou pode contratar um Lighting Designer para fazer isso bem feito, opte pela simplicidade), mas tão ruim como ter somente um plafon no centro do teto da sala é ter um forro com tanto spot que parece que levou um monte de tiros ou um ambiente “forçado”, cheio de “efeitos especiais” que brigam uns com os outros, criam reflexos desagradáveis, etc.

O

Não faça isso na sua sala…

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, decoist e nicetylivejournal

8 COMENTÁRIOS

  1. Quero parabenizar a autora pela ótima qualidade do site! acabei de o encontrar e já estou aki lendo há algumas horas! Com certeza vou aproveitar muito suas dicas para decorar meu apartamento novo! Um abraço e sucesso..

  2. Oi, Natalia,
    O que está em alta prá mim é a descrição.. nada de coisas muito cheias de detalhes, níveis diferentes, estas coisas. Simplicidade é o forte nos forros hoje.
    bjo e obrigada!
    Ro

  3. Ótima explicação das funções que a iluminação deve ter! com certeza sendo bem feita, pode melhorar demais o aspecto do ambiente e da decoração! bjo!

    vivadecorativa.blogspot.com.br

  4. Adorei as dicas sobre iluminação, me ajudou bastante.
    Estou fazendo pesquisas sobre gesso e iluminação e essas suas dicas foram ótimas, se houver dicas sobre gesso oque está em alta e oque fazer seria bem legal hehe… Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui