Estes móveis tão úteis na decoração e organização da casa, podem ser mais úteis ainda se vc avaliar bem suas necessidades antes de mandar fazer ou comprar. Incialmente seria bom “dar uma geral” para doar ou jogar fora o que não usa / não gosta / não tem conserto.

Pense também na funcionalidade e na visibilidade:Vc deseja que a estante seja tbém uma divisória de ambientes ?

   achadosdedecoracaosala18 03-apartamento-pequeno-estante-divisoria

Estantes que também são divisórias: A da primeira foto dá maior privacidade para quem está no sofá. É ótima para criar um hall em frente à porta de entrada que dá diretamente na sala de estar, podendo ter prateleiras nos 2 lados (ela deve ser mais profunda neste caso) ou usando a parte posterior para quadros, etc.  Outra opção é a da 2a foto: Nichos abertos e fechados e alguns iluminados. Servem bem para 2 ambientes e permitem melhor circulação de ar e luminosidade.

06-apartamento-pequeno-estante-divisoria 06-quartos-de-casal-camas-confortaveis

Na 1a foto um detalhe da estante anterior, mostrando as gavetas inferiores e as diferenças de profundidade dos nichos. Já na 2a foto uma estante/divisória de 2 lados:Os nichos fechados do lado da sala podem ser abertos no quarto ou terem portas tanto de um lado quanto de outro. E colocar uma TV giratória no centro é uma possibilidade.

 Precisa “esconder” muita coisa? Precisa de gavetas para coisas pequenas ou para não “pesar” no visual (muitos cds, dvds e até livros, por sempre muito coloridos podem fazer isso) ? E precisa que a estante ou rack não seja um “monstrão” no ambiente ? Ou não se preocupa com isso, muito pelo contrário?

05-solucoes-produtos-incrementar-home-theater

24-ideias-criar-home-theater-09

2 soluções parecidas, mas que atendem necessidades diferentes: Os 2 móveis são brancos, da mesma cor que as paredes, o que as torna mais “leves” visualmente. Mas a primeira tem muitos compartimentos fechados (permitindo “esconder” muita coisa) e a 2a somente as gavetas inferiores. A escolha depende da sua necessidade.

24-ideias-criar-home-theater-19

24-ideias-criar-home-theater-20

Duas soluções bem diferentes: A primeira estante é o ponto focal da sala: As cores e formas chama a atenção e tem bastante espaços para guardar objetos e até funciona como office além de ter o espaço  para a TV. A outra tenta ser o máximo discreta, com cor similar à parede e tem pouca área fechada. O que aparece não é ela, mas o seu conteúdo. 24-ideias-criar-home-theater-05

05-tijolo-aparente-como-fazer

Aqui nada de imponência. As partes soltas umas das outras já não dão a idéia de “estante”, apesar de ter função similar. Observe que em todos os móveis mostrados há sempre, nas partes abertas, a preocupação com manter espaços vazios. Isso é muito importante para não dar a impressão de desorganização.

Então, sintetizando, para decidir como deve ser sua estante e/ou rack (e praticamente tudo na sua casa) é necessário:

a) olhar o que vc tem e selecionar o que é realmente necessário manter,

b) questionar se precisa de outra funcionalidade (office, divisória, etc) ,

c) ver o tamanho do espaço e tentar adequar o que tem à ele,

d)  decidir o tamanho do impacto que vc quer provocar com o móvel e

e)  o quanto vc quer expor ou não. A partir daí vc terá meios de escolher formato, cores, materiais, enfim, estas perguntas lhe darão a maior parte das respostas que precisa – e repetindo:

Este  “passos” servem prá decidir muita coisa na decoração de uma casa.

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril e AchadosdeDecoracao

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Anna!
    O amarelo e o azul combinam muito bem. Acredito que ficará bem o sofá no mesmo tom turqueza da poltrona. Para aumentar a combinação, as almofadas podem usar as outras cores da poltrona. O champanhe, sendo um amarelo, deve tbém funcionar bem. Outra opção seria uma das cores do tapete.
    Sugiro que vc não compre luminárias sem as ver. E acesas. Acabei de comprar uma e o efeito que esperava não aconteceu e se eu a tivesse visto saberia que não iria funcionar. Eu só compro on line abajures, mesmo assim se o tecido for informado (para saber o grau de transparência).
    Bjo
    rosana

  2. Amo estantes como divisórias, se um dia minha sala pedir uma dessas correrei atrás, essa com ponto de iluminação é maravilhosa!
    Há um bom tempo atrás, acho que deve estar fazendo uns 2 anos, você me deu várias dicas de decoração para minha sala, pois sofria para decorar por conta do pé direito alto. Agora espero fazer a pintura e trocar o tecido do sofá, pois tenhos gatinhos que afiam em tudo rs.
    O que você acha da paleta de cores bege, amarelo manteiga e turquesa? Fiz a poltrona e um pufe de 2 lugares numa estampa com um pouco de marrom mais de amarelo manteiga e com um toquinho indo para o azul turquesa, num fundo natural quase branco. O sofá hoje é café com leite claro, almofadas lisas turquesas e estampas num mix de turquesa/amarelo claro/marrom. O tapete é listrado em tons de natural, bege e marrom claro. Como queria por acquablock no sofá estava pensando num turquesa e a parede que hoje á branca queria ir para uma cor neutra mas com um toque de cor, como champanhe, o que você acha, essas cores funcionam?
    Estou procurando umas luminárias/pendentes, você tem algum site para indicar?
    Bjo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui