Ói que parece milagre uma coisa destas, não é ? Mas não… Se vc está construindo ou escolhendo uma casa ou apartamento para comprar ou alugar, se prestar atenção em algumas coisas pode ter um lar assim para chamar de seu….Vamos lá ver como é isso:

O que influencia a condição térmica  de uma casa/apartamento ? Um monte de coisas: Os materiais e características das suas paredes (principalmente as externas) e telhadoscomo é posicionada a casa/apto em relação ao Sol, o posicionamento, formato e material das janelas e aberturas com vedação vidros por exemplo – ou não, a altura da casa ou andar do prédio, o que tem em volta dela/dele, a direção normal dos ventos, até a cor das paredes externas e teto tem influência! Dá para fazer um livro! (mais um, pq existe um monte!) Mas vou tentar ser sucinta:

Para o Brasil, a melhor posição da casa em relação ao sol é a chamada “Face Norte”. E o que é isso? É projetar a casa de forma que os cômodos principais sejam voltados para o Norte. E porque ? Veja abaixo:

insolac-crop1

 No Inverno, aqui no Brasil, o sol mesmo ao meio-dia, é um pouco inclinado para o Norte. No verão passa mais alto no céu (sempre de Leste para Oeste, claro!). Por isso, com os ambientes principais voltados para o Norte, no inverno a luz do Sol “entra” mais na casa (pelas aberturas) ou “bate” mais nas paredes deste lado, aquecendo a casa. Isso também acontece com a casa voltada para o Leste ou para o Nordeste, mas um pouco menos.  As piores posições são face oeste (recebe o sol depois de meio-dia, terrível no verão) e a sul (recebe pouco sol no inverno principalmente).

É claro que, se em volta da casa ou apartamento, há prédios altos ou qquer coisa que não permita a luz do sol chegar às paredes, a posição não vai adiantar.

Materiais atérmicos ou isolantes térmicos nas paredes e tetos, assim como em cores claras ou teto verde (com plantas) e vidros com proteção solar nas janelas  (leia neste link sobre vidros especiais) tbém diminuem a temperatura dentro de casa.

As aberturas (janelas) devem ser posicionadas de forma a facilitar a entrada do vento e para isso vc precisa saber  qual a direção usual dos ventos no local onde vai construir sua casa. (veja este texto, de onde tirei os desenhos abaixo)

construcao-ventosconstrucao-ventos2

 Os desenhos acima mostram exemplos de ventilação cruzada horizontal e vertical. Saber de onde vem normalmente o vento é fundamental para posicionar as janelas e portas. E se dentro não houver “caminho” para o vento entrar por um lado e sair pelo outro, ele não vai entrar. Vento ocupa espaço,  para entrar, algum tem que sair! E o vento quente sobe, o vento frio desce. Por isso, aberturas superiores são interessantes.

Outra coisa é o formato da janela: As do tipo Max Air e as pivotantes são ótimas pq o vento quente pode sair por cima enquanto o frio entra por baixo. E as de correr  diminuem o espaço realmente aberto para ventilação.

Bem, o texto pode ser chatinho, mas é de grande importância, viu ?

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Jacinta!
    Para isso a posição do Sol deve ser a mesma (pois mesmo sendo um lugar frio, a entrada do Sol na casa é super importante – talvez até mais!). No entorno da casa o ideal é que vc deixe que o Sol bata nas paredes (portanto, plantas baixas e árvores mais distantes, de forma que a sombra delas não atrapalhe o Sol de esquentar as suas paredes).
    A ventilação tbém é importante, pq casa fria sem circulação de vento nenhuma faz o ar ficar parado, o q não é bom para a saúde. Mas vc pode diminuir a quantidade de janelas fazendo ventilação cruzada – só um pouco, ou aumentar as janelas onde estão as saídas de ar. Assim o “vento passa” mais “devagar”. E o mais importante: Cortinas mais grossas, janelas com boa vedação, tapetes, revestimento de madeira nas paredes, por exemplo, paredes externas grossas. Enfim, tudo que aquece.
    Um beijo e boa construção!
    ROsana

  2. Quero construir e quero uma casa quente o ano todo.. kkk sou muito friolenta e moro em lugar frio
    Não aguento mais casa fria e vento..
    Quero uma casa quente e iluminada..

  3. Rafaela,
    Realmente não sei o que seria Lado A ou Lado B. O importante é vc ver qual o imóvel que tem melhor ventilação (janelas por onde vc sinta que o vento “entra” mesmo na casa são importantes) e luminosidade. É bom quando quartos e sala ficam voltados para o sol da manhã.
    bjo
    ROsana

  4. OI, Eli!
    A face oeste recebe o sol da tarde, então esquenta. Mesmo no inverno a tendência é que ela esquente mais que a face norte. Mas isso vai depender muito do entorno… Se por acaso houver um prédio que não deixe o sol bater diretamente nas paredes na face oeste, tudo se modifica…É preciso analisar bem também as posições das janelas e direção do vento.
    abs
    ROsana

  5. Oi, Sandra!
    Talvez neste caso, seja a direção do vento. Se ele, em geral, bate nas laterais e não pela frente ou fundos, vc não terá vento. Observe isso.
    Se este for o caso, a única forma (ao meu ver) seria fazer alguma abertura nas laterais, na parte superior da parede q vc escolher. mesmo pequena ela funcionaria.
    bj
    Rosana

  6. O meu apto comprei em maio o sol entra do meio dia pra tarde do lado oeste e tem uma pracinha do mesmo lado as janelas das salas e quartos e tmbm do mesmo lado e não entra vento de jeito nenhum. E o sol bate tmbm na parte de trás. Meu ap e no térreo e as duas laterais e o fundo sãolivres de outro apto. So a saída que é pra escada. Nessa praça tem árvores e é bem ventilada. Não entendo porque não entra vento se meu ap fica de frente pra praça e tem duas janelas na cozinha que é paralela à sala.

  7. Vinicius,
    Cada caso é um caso. Ás vezes dá para fazer alguma coisa, outras não dá. Se quiser dicas para seu caso, descreva mais detalhadamente a sua situação (é uma casa geminada? Está no canto ou no meio do terreno ? Tem outra casa “agarrada” a ela ? Onde faz mais calor? Onde o sol bate ? E o vento ? Tem uma planta ou pode fazer um desenho da casa, com a posição das portas, janelas e mostrando onde há quintal e onde há outras casas, etc ? As paredes são estruturais ou não ? ) em um e-mail para [email protected]
    abs
    Rosana

  8. po legal, bela iniciativa mas tem como enviar dicas pra quem ja tem a casa em um lugar errado e no verao faz um calor insuportavel rsrsrs. obg boa noite

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui